Exposição com trabalho de Sebastião Salgado abrirá programação do Cais das Artes

Governador Renato Casagrande confirma inauguração do espaço para dezembro; museu terá gestão da Fundação Roberto Marinho e da OEI

O governador Renato Casagrande anunciou nesta sexta-feira (17) que a primeira grande exposição do Cais das Artes será “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado, com abertura prevista para o primeiro trimestre de 2026. A informação foi dada durante coletiva de imprensa realizada no espaço, em Vitória.

Atualmente, a exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, está em exibição na COP30, em Belém (PA). Após o encerramento do evento, a mostra será desmobilizada na capital paraense e remontada em Vitória, no Cais das Artes, marcando a estreia do museu no circuito nacional de grandes exposições.

Casagrande destacou que o governo já iniciou o planejamento da programação cultural e o envolvimento da comunidade capixaba com o novo equipamento.

“Nós já estamos fazendo aqui o planejamento, todo o debate, toda a programação e todo o envolvimento da comunidade capixaba com relação ao Cais. O Cais é de todos. A gente quer que esse equipamento seja apropriado pela sociedade capixaba.”

A obra do museu segue em ritmo acelerado

O governador explicou que, a partir do seminário realizado nesta sexta-feira, o Estado passa a definir as diretrizes de ocupação e uso do museu, com visitas monitoradas e atividades abertas ao público.

“A partir deste seminário fazemos o planejamento e o envolvimento. A gente vai ter aqui já a programação da primeira grande exposição, e vamos publicar um edital nos próximos dias para que também capixabas possam apresentar propostas e expor seus trabalhos no museu.”

Para Casagrande, o Cais das Artes coloca o Espírito Santo em posição de destaque no cenário cultural nacional e internacional, abrindo espaço para mostras, peças teatrais e apresentações musicais e de dança.

“É um equipamento que coloca o Estado numa posição de destaque da cultura nacional e internacional. Podemos entrar no roteiro de diversos eventos e temos que aproveitar ao máximo isso para valorizar a cultura e gerar oportunidades econômicas para os capixabas.”

A gestão do museu será compartilhada entre a Fundação Roberto Marinho e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), em parceria com o Governo do Estado.

“Um equipamento do tamanho deste exige um passo assertivo. A OEI, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Governo do Estado, vai fazer deste espaço um grande equipamento para atender a população capixaba e quem vem nos visitar”, afirmou Casagrande.

A ocupação do museu será feita de forma gradativa, com a programação sendo ampliada ao longo de 2025.

“À medida que a gente inaugura, vai ocupando gradativamente com essa programação que passa a ser discutida a partir de hoje”, disse o governador.

Além das exposições artísticas, o Cais das Artes poderá receber outras atrações culturais, apresentações musicais e eventos ligados à economia do mar e à inovação, aproveitando sua localização privilegiada na Enseada do Suá, em Vitória.

Secretário destaca “construção coletiva”

O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, destacou que o momento marca o início de um processo de escuta e construção coletiva com a comunidade cultural e a sociedade capixaba em torno do novo equipamento.

“Há uma grande expectativa em torno desse espaço, esse monumento arquitetônico do Paulo Mendes da Rocha. Com a parceria da Fundação Roberto Marinho e o acordo internacional com a OEI, temos a possibilidade de ativar muitas ações e frentes, potencializando esse espaço para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

Segundo Noronha, o seminário que deu início à programação do Cais das Artes representa uma oportunidade para troca de ideias e definição de diretrizes para os próximos anos.

“Esse é um momento de escuta, de troca. Vamos sair daqui com mais ideias, mais informações, mais possibilidades e frentes de trabalho para esse potente espaço do Espírito Santo”, disse.

Ele ressaltou ainda que a experiência da OEI na gestão de espaços culturais, como o Museu de Arte do Rio, será fundamental para o êxito do projeto capixaba.

“A experiência da OEI sem dúvida nenhuma vai contribuir muito para o planejamento e a execução dos próximos anos. Precisamos responder à altura da monumentalidade desse espaço, expressão do grande arquiteto Paulo Mendes da Rocha, um espaço plural e pulsante”, concluiu o secretário.

O legado de Sebastião Salgado

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em 8 de fevereiro de 1944, na cidade de Aimorés (MG), e foi um dos fotógrafos mais importantes do Brasil e do mundo. Formado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo e com pós-graduação em São Paulo e Paris, ele trabalhava como economista antes de dedicar-se à fotografia nos anos 1970. A partir de então, viajou por mais de 120 países, produzindo séries documentais marcantes sobre migrações, trabalho, meio ambiente e populações vulneráveis. Em 1998, ele e sua esposa Lélia fundaram o Instituto Terra, dedicado à restauração ambiental em sua terra natal, evidenciando também seu compromisso com causas ambientais. Sebastião Salgado faleceu em 23 de maio de 2025, em Paris, deixando um legado visual e humanitário reconhecido internacionalmente.

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.