Serra aposta em tecnologia para transformar história em experiência turística

Por Rachel Martins

O município da Serra carrega como herança importantes marcos que contam sua história através dos tempos. Além disso, possui uma infraestrutura turística, como hotéis, pousadas, hostels, restaurantes, centros gastronômicos e bares. Outra opção no município são as áreas de proteção ambiental.

Para tornar esses atrativos mais conhecidos pelos capixabas e visitantes, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra (Setur), está criando um site específico totalmente voltado para as questões turísticas e culturais da cidade, visando criar maior interação com o público.

Nesta entrevista exclusiva, a secretária da Setur, Wanessa Bruno, explica que o site vem de encontro a uma divulgação mais tecnológica dos atrativos, incluindo a colocação de QR Code nos equipamentos culturais, turísticos e também os patrimônios. A ideia é que o visitante, ao chegar nesses locais, possa se relacionar diretamente com a história, gerando uma maior aproximação e também ajudando a propagar esse legado.

A Secretária da Setur, do município da Serra, é a primeira entrevistada da Região Metropolitana, de uma série de entrevistas que a coluna “na EStrada” está realizando.

NEWS ES – Quais são os atrativos turísticos mais relevantes da Serra e de que forma a Setur trabalha para fortalecer a identidade do município como destino turístico, considerando praias, áreas naturais e patrimônio histórico-cultural?

São vários os locais na Serra que representam marcos importantes da história do município, desde a catequese indígena e a colonização até a resistência contra a escravidão. Alguns destaques são:

Centro de Interpretação Aldeia de Reis Magos – Igreja e Residência dos Reis Magos (Nova Almeida): Construída por volta de 1580 por jesuítas e índios tupiniquins, é um dos principais símbolos da presença jesuíta no Brasil. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1943. A edificação passou por um amplo processo de adaptação litúrgica e restauro em 2024, que incluiu o banco, os objetos litúrgicos, o retábulo e o púlpito. Abriga a tela “Adoração dos Reis Magos”, considerada a primeira pintura a óleo sobre madeira feita no Brasil. É um dos principais pontos turísticos do município.

Ruínas de São José do Queimado (foto) e Sítio Arqueológico: palco de uma das maiores revoltas de escravizados do Brasil em 1849. É composto pelas Ruínas da Igreja de São José e resquícios arqueológicos do antigo povoado. O local foi reconhecido em 2025 como patrimônio nacional. Foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1993 e está em fase final de tombamento pelo IPHAN.

Capela de São João Batista, em Carapina (foto): Construída em 1584, é uma das edificações mais antigas do Brasil. Foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984 e integra o projeto do Parque Arqueológico de Carapina.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Serra Sede): Construída em 1769. É o local onde acontece a tradicional “Fincada do Mastro” durante a Festa de São Benedito.

Museu Histórico da Serra (Serra Sede): Instalado em um casarão que pertenceu à tradicional família Castelo, é um dos poucos remanescentes da arquitetura do século XIX. Foi construído em 1862 e preserva um valioso acervo mobiliário, artístico e documental da história local.

Estátua do líder negro Chico Prego (Serra Sede): Localizada próxima à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, homenageia um dos líderes da Insurreição do Queimado.

NEWS ES – Em termos de infraestrutura turística e sustentabilidade, quais ações estão sendo implementadas pela Setur para garantir um crescimento ordenado e responsável do turismo?

Quanto à infraestrutura turística, a Serra conta com uma gama de equipamentos, tais como hotéis, pousadas, hostels, restaurantes, centros gastronômicos e bares. Além disso, está em uma localização estratégica, próximo à capital, ao aeroporto e às rodovias que ligam o estado e o país. Possui o parque de exposição, onde ocorrem várias feiras e eventos durante o ano. Possui também toda a estrutura de apoio ao turismo, como agências, guias, transportadoras, locadoras de veículos, entre outros. Conta com excelente infraestrutura pública e particular.

Quanto à sustentabilidade e acessibilidade, o município, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), lançou o programa Praia Sem Barreiras, promovendo a experiência do banho de mar assistido para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, lançado em janeiro de 2025. Os atendimentos foram ampliados e realizados de quarta-feira a domingo, das 7 às 15 horas.

Além disso, o município conta com áreas de proteção ambiental, promovendo o turismo consciente, através da capacitação de condutores ambientais, em parcerias com escolas profissionalizantes. Também participa de debates para a implantação de formas de turismo com baixo impacto no meio ambiente, como, por exemplo, o turismo de caminhadas.

NEWS ES – A Serra possui importantes marcos históricos, como igrejas, sítios arqueológicos e comunidades tradicionais. Como a Setur atua na preservação desse patrimônio e na sua transformação em produtos turísticos acessíveis e bem estruturados, levando em consideração, principalmente, a nova forma de pensar do turismo: uma experiência única e de pertencimento com as comunidades locais?

A Prefeitura da Serra trabalha em parceria com o Poder Público Estadual criando termos de colaboração com organizações sociais para a gestão dos equipamentos. Atualmente, boa parte dos equipamentos culturais e turísticos do município estão sendo administrados pelo poder público em parceria com entidades sociais do campo cultural e turístico com expertise para que haja a manutenção e a preservação desses espaços, fazendo com que o município mantenha toda a estrutura bem cuidada, diminuindo o impacto em relação às avarias e tendo constante manutenção, limpeza e preservação para que possamos receber tanto os moradores de nosso município como também nossos visitantes.

O município desenvolve, dentro dos equipamentos culturais e históricos, ações educativas para a comunidade local e visitantes. O município também está aberto para dialogar com artistas locais e visitantes que tenham interesse em criar manifestações e apresentar propostas. Além disso, a Setur trabalha na manutenção das festas e dos fazeres tradicionais do município, como a Festa de São Benedito, Folia de Reis, Bandas de Congos, entre outras.

NEWS ES – Existem projetos de educação patrimonial ou turismo pedagógico que aproximem estudantes e moradores da história da Serra? E como essas iniciativas podem fortalecer o sentimento de pertencimento e atrair visitantes?

Em 2025, a Setur levou mais de cinco mil estudantes da Serra e de outros municípios a equipamentos históricos importantes, como o Sítio Histórico São José do Queimado e a Igreja Reis Magos. As visitas foram acompanhadas por educadores e agentes culturais e contaram com tour cultural, visita guiada pelas Ruínas de Queimado, parada para lanche, apresentações de dança e jogos.

O projeto tem como objetivo promover a valorização dos patrimônios históricos e culturais do município, resgatando histórias, identidades e memórias de nossos ancestrais, além de destacar a importância dos movimentos de resistência e de luta na formação do povo serrano. Para 2026, a ideia é dar continuidade ao projeto com a ampliação de seu alcance para outras cidades da Região Metropolitana.

NEWS ES – Com o verão, período de maior fluxo turístico, quais ações a Setur têm desenvolvido para garantir a segurança e a qualidade da experiência dos visitantes, especialmente no que diz respeito à balneabilidade das praias, fiscalização, limpeza e comunicação com a população?

A Prefeitura da Serra, por meio da Setur, lançou oficialmente a Arena Verão 2026. Um espaço esportivo com aulões, torneios, apresentações culturais e shows. O espaço esportivo da temporada está montado próximo à praça Encontro das Águas, na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacaraípe.

A arena funciona de quinta a sábado, das 8 às 22 horas, e aos domingos das 8 às 18 horas, com atividades esportivas, culturais e de lazer para toda a família. A Arena de Verão é uma ação tradicional. Além das atrações esportivas e culturais, o espaço conta com aferição de pressão e glicose, testagens, vacinação, área de alimentação, área de empreendedorismo e espaço kids aos domingos. Trata-se de um importante instrumento de incentivo ao esporte e ao lazer, tanto para a população quanto para turistas, promovendo saúde, convivência e diversão durante o verão na Serra.

A Serra também está promovendo o Festival de Verão com shows musicais em Jacaraípe, Manguinhos e Nova Almeida. Com entrada gratuita, tem atrações para todos os gostos e para todas as idades, com uma diversidade de ritmos como sertanejo, pop, samba, axé e forró. Em Jacaraípe, os shows são realizados na Praça Encontro das Águas. Em Manguinhos, as apresentações acontecem na Vila de Manguinhos, enquanto em Nova Almeida no palco montado na Praça dos Pescadores.

NEWS ES – Quais são as principais metas e projetos prioritários da Setur para os próximos anos e como a população e a iniciativa privada podem participar ativamente do desenvolvimento turístico, cultural e esportivo da Serra?

A Prefeitura da Serra, por meio da Setur, está criando um site específico para tratar das questões turísticas e culturais da cidade, visando criar maior interação com o público, onde faremos a introdução de uma tematização mais tecnológica, utilizando as plataformas digitais, incluindo os QR Code dos equipamentos culturais, turísticos e também dos patrimônios. A ideia é que o visitante, ao chegar a esses equipamentos, possa se relacionar diretamente com a história, gerando uma maior aproximação e também ajudando a propagar essa informação.

Atualmente, trabalhamos dentro dos nossos equipamentos a temática variada da cultura com foco no programa de desenvolvimento turístico, chamado Turistando na Serra, que visa levar tanto o público interno, que são moradores, como também os visitantes a conhecer mais a cultura da Serra. Nessas ações, temos um momento de instrução, onde são fornecidas informações sobre a história local, sobretudo tudo o que gerou a construção e também a manutenção desses equipamentos, permitindo que novas interpretações aconteçam.

A iniciativa privada tem voz ativa junto à Setur, através dos conselhos, principalmente o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que é o espaço em que os empresários e as entidades têm para colocar suas ideias e contribuir com o crescimento e o desenvolvimento do turismo do município.Foto da secretária: Leonardo Medeiros

Foto da secretária: Leonardo Medeiros

Fotos dos pontos turísticos: Edson Reis / PMS

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.