Serra dá passo histórico e assume gestão de trecho estratégico da BR-101

Avenida Mestre Álvaro: Serra assume trecho da BR-101 e projeta transformação urbana da via
Municipalização permitirá corredor de ônibus, mergulhões, ciclovias e pacote de melhorias em mobilidade e segurança

A Serra avança para um novo patamar de infraestrutura e mobilidade urbana com a municipalização de um trecho estratégico da BR-101, que dará origem à futura Avenida Mestre Álvaro. O acordo que transfere a gestão da via para o município foi assinado na manhã desta sexta-feira (12), no auditório do Hotel Serra Grande, em Laranjeiras, com a presença do prefeito Weverson Meireles, do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Romeu Scheibe, do vice-governador Ricardo Ferraço, além de outras autoridades.

A nova avenida será requalificada com semáforos sincronizados, corredor exclusivo para ônibus, calçadas acessíveis, ciclovias, conceito de avenida inteligente, além de intervenções em drenagem e pavimentação. O projeto prevê investimentos superiores a R$ 500 milhões, com recursos próprios do município, parcerias com o Governo do Estado e captação externa. Ao todo, serão contemplados cerca de 32 quilômetros, entre os bairros Belvedere e Alphaville.

“Estamos vivendo um dia histórico para a Serra, com uma das maiores entregas e também um dos maiores desafios da história do município. A Avenida Mestre Álvaro será uma grande mola propulsora do nosso desenvolvimento. É uma conquista que vai melhorar a qualidade de vida da população, com mais segurança no trânsito e mobilidade. Vamos avançar também na sinalização, com todos os semáforos sincronizados e uma grande avenida inteligente. Essa será uma das primeiras diferenças que a população vai sentir”, afirmou o prefeito Weverson Meireles.

Entre as iniciativas em estudo está a implantação do projeto Avenida Inteligente ao longo do trecho urbano da via, com a instalação de controladores de tráfego para otimizar a sincronia dos semáforos, ampliar a fluidez e reforçar a segurança de motoristas e pedestres.

O vice-governador Ricardo Ferraço destacou o caráter estratégico da intervenção e a importância da cooperação entre Estado e município. “Nós estamos juntos. Este é um projeto estratégico não só para a Serra, mas para o Espírito Santo. Tudo o que fazemos pela Serra é uma forma de devolver o que o município contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. A Serra é o município com o maior Produto Interno Bruto e que gera as maiores riquezas”, ressaltou.

Corredor de ônibus e intervenções estruturais

O corredor exclusivo para ônibus está sendo desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e deverá ligar Carapina a Laranjeiras, com impacto direto na redução do tempo de deslocamento. A previsão é de um investimento de R$ 150 milhões. A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, explica que o projeto inclui obras de grande porte.

“O projeto, que está em fase final de desenvolvimento pelo Governo do Estado, prevê também um túnel com dois mergulhões, em uma engenharia semelhante à da rotatória da Eldes Scherrer. Quem segue para Vitória ou chega da Capital vai passar por baixo, eliminando semáforos e resolvendo um gargalo histórico na saída da ArcelorMittal, na altura da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes”, explicou.

Segundo a secretária, o município está estruturado para assumir a gestão da via e enfrentar desafios antigos de forma gradativa. “A Avenida Mestre Álvaro é o coração da cidade. Com ela, vamos melhorar a conectividade entre os bairros e modernizar todo o parque semafórico. Já substituímos sete controladores integrados à nossa central, o que permitirá a sincronização dos sinais”, destacou.

Mais intervenções

A Prefeitura também estuda a restrição do tráfego de caminhões pesados na via. Antes da definição, o município dialoga com o setor empresarial para buscar soluções que conciliem mobilidade urbana e as necessidades do setor produtivo, como explica o prefeito.

“Precisamos de um planejamento que aperfeiçoe o setor produtivo da Serra, mas que também melhore a qualidade de vida do trabalhador, encurtando o tempo no transporte público e ampliando o tempo de convivência com a família. Nosso olhar é para as pessoas. Além disso, teremos aqui a maior avenida comercial do Estado”, afirmou Weverson Meireles.

Outra intervenção prevista envolve ajustes no Viaduto de Carapina, com correções no traçado para eliminar pontos de estrangulamento no trânsito. Entre as mudanças estão a correção de uma curva acentuada no acesso entre o Contorno do Mestre Álvaro e a BR-101, além da integração com a via marginal no sentido Vitória–Serra. O objetivo é transformar o trecho em uma avenida linear, sem estreitamentos.

Segurança e fiscalização

Para reforçar a segurança viária, o município vai implantar bases móveis de fiscalização, ampliar o número de viaturas e motocicletas do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) e investir na melhoria da sinalização vertical e horizontal. A Serra também reforçou o efetivo de agentes de trânsito, com a convocação de 33 novos profissionais, publicada no Diário Oficial em 5 de dezembro. A expectativa é que eles comecem a atuar até o fim de janeiro.

“Todas as ações têm como objetivo garantir uma transição segura e organizada, assegurando uma operação de qualidade na Avenida Mestre Álvaro, com avanços graduais na mobilidade e na segurança viária. Segurança se faz com inteligência e presença. Por isso, estamos reforçando o DOT com mais 33 agentes”, destacou a vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno.

Iluminação e paisagismo

A Secretaria de Serviços (Sese) será responsável por ações de limpeza urbana, como roçada, varrição, poda de árvores, recolhimento de entulhos e manutenção da drenagem, além de tapa-buracos, manejo de animais e conservação da iluminação pública.

A nova Avenida Mestre Álvaro contará ainda com um projeto de paisagismo e modernização da iluminação em toda a sua extensão, contribuindo para um ambiente urbano mais sustentável, seguro e agradável, com tecnologia eficiente e economia de energia.

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.