Setor de serviços capixaba cresce pelo terceiro mês seguido e lidera alta nacional entre os estados

Serviços voltados às famílias, como lazer, alimentação e turismo, registram crescimento de 17,9% em maio e colocam Espírito Santo na dianteira nacional

Pelo terceiro mês consecutivo, o setor de serviços do Espírito Santo manteve trajetória de crescimento. Em maio, o volume de atividades no estado avançou 0,3% em relação a abril, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE e analisada pelo Connect Fecomércio-ES.

O grande destaque do mês foi o desempenho dos serviços prestados às famílias, que englobam áreas como lazer, alimentação fora do lar, hospedagem, cuidados pessoais e atividades recreativas. Na comparação com maio de 2024, esse segmento apresentou alta de 17,9% — o maior crescimento registrado entre todos os estados brasileiros.

Além da variação mensal positiva, o índice de volume de serviços capixaba alcançou 113,3 pontos, superando a média nacional de 108,3 pontos. Na comparação anual, o setor também teve desempenho superior: crescimento de 1,1% frente a maio do ano passado, mesmo sobre uma base estatística já elevada.

Para o coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, os dados confirmam o protagonismo do estado no setor:

“A sequência de resultados positivos consolida a força do consumo local e mostra a resiliência do setor, mesmo diante dos desafios econômicos, e suas boas perspectivas para os próximos meses. Serviços como alimentação fora do lar, cuidados pessoais, lazer e turismo – que são voltados para as famílias – continuam aquecidos, sustentando a recuperação do setor.”

Segundo o relatório, o bom desempenho dos serviços às famílias foi impulsionado por fatores como o fortalecimento do calendário de eventos locais, o aumento do turismo interno e o crescimento da renda disponível da população, o que tem favorecido o consumo presencial.

Com esse desempenho, o Espírito Santo superou estados como Santa Catarina (10,9%) e Ceará (6,3%) no ranking nacional de crescimento do segmento.

“O Espírito Santo demonstra uma capacidade notável de manter o dinamismo econômico regional por meio da prestação de serviços de alta relevância social e econômica. O setor permanece como uma das principais engrenagens de geração de renda e movimentação da economia”, analisou Spalenza.

Apesar de oscilações em segmentos específicos, o Connect Fecomércio-ES considera que o setor de serviços segue em trajetória de reorganização e crescimento gradual.

“Há um cenário de estabilização e, se mantidos os estímulos ao consumo e ao investimento em serviços locais, o estado seguirá como referência nacional em dinamismo e inovação no setor”, concluiu o coordenador.

A pesquisa completa está disponível no site https://portaldocomercio-es.com.br.

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Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

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