Como parte das ações do programa Moderniza-ES, a Secretaria da Justiça do Espírito Santo (Sejus) adquiriu 150 computadores que serão destinados às salas de videoaudiência das 37 unidades prisionais do Estado. O investimento é de R$ 919,5 mil, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Segundo o coordenador-geral da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira, a renovação dos equipamentos será acompanhada por melhorias estruturais nas salas. A expectativa é que, nos próximos seis meses, a capacidade de realização de videoaudiências aumente em 40%, atendendo à crescente demanda do Poder Judiciário.
“É um passo decisivo na modernização da nossa infraestrutura. Ganhamos em segurança, agilidade e economia”, afirmou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.
O Moderniza-ES é um programa de abrangência estadual, com investimentos totais de mais de US$ 102 milhões, financiados pelo BID. As ações contemplam ressocialização de internos, modernização tecnológica, ampliação da infraestrutura penitenciária e sustentabilidade ambiental. Entre os destaques estão a construção de Centros de Reintegração Social em Linhares e Cachoeiro de Itapemirim e a implantação de sistemas de gestão e cibersegurança.