Com público recorde de mais de 18 mil pessoas, a quinta edição do Sustentabilidade Brasil 2025 foi encerrada neste sábado (14), na Praça do Papa, em Vitória. Durante quatro dias de intensa programação gratuita, o evento promoveu mais de 40 painéis, com a participação de 120 painelistas, além de grupos de trabalho e atividades voltadas à educação ambiental, cultura, inovação e economia verde.
Na solenidade de encerramento, o governador Renato Casagrande recebeu o termo de compromisso do relatório final do evento, que será entregue em setembro ao Ministério das Relações Exteriores, à Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) e à organização da COP 30. “O Espírito Santo se tornou o centro de um importante debate sobre a construção de um Brasil e de um estado mais sustentável. Agradeço e parabenizo o Instituto e o Elias pela condução desse evento”, declarou Casagrande.
O diretor-presidente do Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB), Elias Carvalho, destacou que o documento reúne as propostas dos painéis e grupos de trabalho formados por 300 especialistas. “Superamos as expectativas de público e relevância das discussões. Em 2026, vamos trabalhar os temas que serão abordados na COP 30”, afirmou.
Os dados do relatório incluem indicadores de diversidade, com destaque para a maioria feminina entre os painelistas (52,5%) e significativa participação de pessoas negras, indígenas e amarelas. O Espírito Santo concentrou 54,5% da representação geográfica, seguido por São Paulo (32,7%).
Entre os painéis, destacou-se o debate sobre políticas públicas regenerativas para os litorais, com participação de Sérgio Xavier, do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. “Precisamos redesenhar os modelos econômicos que estão por trás da destruição ambiental”, defendeu. Também chamou atenção o painel sobre arte e território, com participação da cantora indígena Siba Puri, que leu manifestos do povo Puri que serão anexados ao relatório para a COP.
A Jornada Científica premiou os melhores trabalhos acadêmicos voltados à sustentabilidade. Em primeiro lugar, o projeto “Toque sustentável”, que propõe educação inclusiva com materiais recicláveis. O segundo lugar foi para o estudo “Entre práticas instituídas e percepções vividas”, sobre gestão sustentável de recursos humanos.
Realizado pelo ISB, o evento se consolidou como um dos principais fóruns nacionais sobre sustentabilidade. “A edição de 2025 reforçou o papel do Espírito Santo como referência no debate climático. Transformar é preciso”, afirmou Elias Carvalho.
A programação foi organizada em 13 trilhas temáticas, com curadoria de Dani e Mariana Klein, abordando desde economia azul e infraestrutura verde até justiça climática e mercado ESG.
Outra novidade foi o espaço EcoCriativo, que reuniu exposições, atividades educativas e empreendedoras. O encerramento musical ficou por conta do cantor capixaba Amaro Lima, com o show “Noite Manimal”, reunindo artistas locais e o tradicional Congo de São Benedito.
Foto: Thiago Guimarães