Para muitos, um café fresquinho faz parte da rotina, seja para começar o dia, após o almoço ou no lanche da tarde. Mas será que o preço do café moído tradicional está pesando no bolso? Para ajudar os consumidores a entender as variações de valores, o Procon Vitória realizou um levantamento nos supermercados da cidade.
A pesquisa analisou o preço da embalagem almofada de 250g de oito marcas de café em nove supermercados de diferentes regiões de Vitória. A coleta de dados aconteceu nos dias 6, 7, 10 e 11 de março de 2025 e considerou apenas produtos disponíveis em, pelo menos, dois estabelecimentos. Os preços foram retirados diretamente das gôndolas, garantindo que refletem o valor real para o consumidor final, sem considerar promoções pontuais ou descontos exclusivos para clientes fidelizados.
Diferença de preços pode chegar a 57,63%
O levantamento revelou que a diferença de preço entre o menor e o maior valor encontrado de um mesmo produto chegou a 57,63%. Já a média de preços das marcas pesquisadas variou entre R$ 13,36 e R$ 18,74.
O café moído foi o segundo item com maior variação na pesquisa de itens de primeira necessidade realizada pelo Procon Vitória em março de 2025. Entre janeiro e março, a alta acumulada foi de 26,16%, ficando atrás apenas dos ovos, que registraram um aumento de 54,88% no mesmo período.
Pesquisa para economizar
O gerente do Procon Vitória, Breno Panetto, reforça a importância de comparar preços antes de comprar. “As pesquisas ajudam os consumidores a fazer escolhas mais conscientes e evitar gastos desnecessários”, afirma.
Quer conferir a pesquisa completa? Acesse a página do Procon Vitória Clique aqui e fique por dentro das variações de preços para fazer escolhas mais vantajosas e evitar o endividamento.
Dicas do Procon Vitória para economizar
✅ Monitore os preços periodicamente, pois os valores podem mudar conforme a época do ano.
✅ Compare preços em diferentes supermercados para encontrar as melhores ofertas.
✅ Fique atento às condições de pagamento e à qualidade dos produtos.
✅ Planeje suas compras com antecedência e evite compras por impulso.
Informações e foto: PMV