Tarifaço dos EUA: Findes pede mais diálogo para proteger exportações capixabas

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) reagiu nesta quinta-feira (31) à divulgação da lista de produtos brasileiros isentos da nova tarifa imposta pelos Estados Unidos. O chamado “tarifaço”, que entrará em vigor no próximo dia 6 de agosto, eleva de 10% para até 50% o imposto de importação sobre centenas de produtos brasileiros, gerando forte impacto sobre a economia capixaba.

Segundo a nota da presidência da Findes, assinada por Paulo Baraona, a exclusão de alguns produtos da tarifa cheia representa um alívio parcial para a indústria do Espírito Santo, mas ainda está longe de ser uma solução satisfatória. Isso porque, mesmo os itens isentos da tarifa adicional ainda pagarão 10% para entrar no mercado americano, enquanto os demais — que não constam na lista — sofrerão taxação integral de 50%.

Exportações capixabas em alerta

Os Estados Unidos são o principal destino das exportações do Espírito Santo, respondendo por 28,6% do total exportado pelo Estado em 2024, conforme dados do Observatório Findes. Ainda de acordo com o órgão, o Espírito Santo exportou, no ano passado, 74 dos 694 produtos brasileiros incluídos na lista de isenção parcial, o que correspondeu a 47,1% do total comercializado com os EUA.

Entre os produtos capixabas beneficiados com a taxação reduzida de 10% estão pedras de cantaria, celulose, minério de ferro e ferro fundido. No entanto, produtos estratégicos como aço, granitos acabados, mármores, travertinos, café e derivados de café ficaram de fora da lista de exceções — e serão impactados com a tarifa cheia.

Indústria já sente os efeitos

Desde o anúncio inicial das tarifas, em 9 de julho, os efeitos já começaram a ser sentidos pelo setor produtivo. Uma pesquisa preliminar realizada pelo Observatório Findes entre os dias 21 e 29 de julho mostrou que 81% das empresas respondentes, em sua maioria do setor de rochas ornamentais, já tiveram exportações suspensas ou canceladas para os Estados Unidos.

Além disso, foram relatados aumentos nos preços de exportação, dificuldades logísticas, instabilidade cambial, atrasos nos embarques e elevação de custos operacionais — fatores que comprometem a competitividade da indústria capixaba no mercado externo.

Findes pede articulação estratégica

A Federação das Indústrias considera que o tarifaço imposto pelos EUA representa um novo “choque econômico” internacional, impulsionado por um ambiente global cada vez mais protecionista. Diante desse cenário, Paulo Baraona defende a ampliação do diálogo e da negociação com o governo norte-americano, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Comitê de Enfrentamento das Consequências do Aumento das Tarifas de Importação (Cetax) — coordenado no Espírito Santo pelo vice-governador Ricardo Ferraço.

A Findes afirma que continuará monitorando os impactos da medida, mobilizando sua estrutura técnica e institucional para apoiar as empresas, construir alternativas viáveis e preservar empregos, investimentos e a competitividade da economia capixaba.

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.