Teatro Carnavalesco: Bloco Surpresa encena “guerra” pelo Palácio Anchieta

Com Cavalo de Tróia e duelo entre Medusas e Guerreiras, bloco da Barra do Jucu completa 40 anos revelando sátira sobre a sucessão estadual de 2026

A surpresa foi revelada, mas o desfecho ainda é mistério. O tradicional Bloco Surpresa, que em 2026 celebra quatro décadas de irreverência, transformou as ruas da Barra do Jucu num palco a céu aberto sobre a corrida eleitoral ao Governo do Espírito Santo em 2026, disputa que promete ser uma das mais emblemáticas em cerca de 30 anos.

O enredo “No Reino Barrense, a Coroa é do Povo” trouxe, nesse domingo (15) para a avenida um imponente Cavalo de Tróia – “presente de grego” para o governador Renato Casagrande – e um castelo cenográfico que representa a sede do governo capixaba. Nesse castelo, os soldados Arnaldinho Borgo, Lorenzo Pazolini, Ricardo Ferraço e Helder Salomão estão prontos para tentar tomar o posto do rei (Casagrande).

A encenação, que faz parte do DNA de sátira do bloco, responsável por ironizar figuras como FHC e Bill Clinton no passado, dividiu o desfile em duas alas estratégicas. De um lado, as Medusas, postadas à frente do castelo com a missão de petrificar os invasores e defender o Reino. Do outro, as Guerreiras, que desembarcaram do Cavalo de Tróia para surrupiar o palácio.

Um dos momentos mais emblemáticos foi a participação de Mauro do Castelo, figura folclórica e proprietário do castelo que é ponto turístico da Barra do Jucu. Mauro desfilou sobre o Cavalo de Tróia, unindo a realidade do balneário à ficção política do enredo. O veredito final sobre quem ficará com a coroa – se o Rei manterá ou perderá o Reino – será conhecido no desfile de terça-feira (17).

Coordenador-geral do Bloco Surpresa, Carlos Magno Receputi reforça o propósito da festa como um projeto comunitário que preserva raízes e exalta a cultura de Vila Velha e do Espírito Santo. “E nós sempre tivemos a característica de alfinetar a política com irreverência, humor e perspicácia”, registra.

O CarnaBarra 2026 envolve 400 profissionais diretos, entre produtores, artesãos, artistas e comunicadores. Com investimento de R$ 500 mil – patrocínio da Kurumá Toyota por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) -, a folia apresenta estrutura de primeira: posto médico, banheiro químico, área kids, feira gastronômica e muito mais. O Carnaval da Barra conta ainda com o apoio da Prefeitura de Vila Velha, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) e do Governo do ES.

Quatro décadas de história e irreverência

A história do Bloco Surpresa começou em 1986, quando um grupo de amigos decidiu resgatar a tradição dos antigos mascarados. Naquela época, os foliões se escondiam na restinga de Jacarenema para se fantasiar longe de olhares curiosos, surgindo de surpresa na avenida. O que começou como uma brincadeira comunitária logo se transformou em um teatro carnavalesco de peso.

Ao longo de 40 anos, o bloco imortalizou episódios folclóricos da Barra do Jucu, como o “Ônibus do Desarranjo”, inspirado em uma excursão acidentada, e o “Monstro Marinho”, baseado em relatos de pescadores locais de que uma criatura teria invadido o balneário. A criatividade do grupo não conheceu fronteiras: o Surpresa já satirizou desde figuras locais até FHC o ex-presidente americano Bill Clinton, desfile que rendeu ao bloco uma transmissão ao vivo no programa Fantástico, da Rede Globo.

Na verdade, ninguém escapou das marchinhas coletivas do Bloco Surpresa. Um dos casos mais emblemáticos foi o enredo inspirado no então governador Max Mauro: “Tartaru Max”. A sátira foi tão bem recebida que o próprio governador entrou na brincadeira, chegando a confeccionar um broche com o tema para usar em sua camisa. Outro alvo frequente e folclórico era o ex-prefeito Vasco Alves, cujas ambições políticas e trejeitos eram transformados em versos cantados por toda a comunidade.

A engenhosidade das alegorias sempre foi um marco. Foliões ainda lembram da famosa vaca voadora, que sobrevoou o público de forma surpreendentemente realista. A audácia técnica também brilhou no enredo “Tanque U”, que recriou uma espécie de “guerra fictícia” dentro da Barra do Jucu, utilizando efeitos cenográficos que simulavam disparos e explosões.

Programação – Segunda e terça

16/02 – SEGUNDA-FEIRA

Praça Pedro Valadares: 10h (Feira Gastronômica e Área Kids), 11h (DJ XL), 13h (Batucada Surpresa) e 18h (Banda Barratuque).

Canto do Barrão: 09h (Bloco dos Arteiros) e 16h (Bloco das Mascaradas).

Kintal (Av. Anderssem Pereira Fidalgo, 24, no final da Praia do Barrão): 15h (Banda de Congo Mestre Alcides) e 15h30 (Trio com a Banda Siri de Tamanco).

Final da Praia do Barrão: 16h (Bloco da Vaquinha, Mulinha e Mascarados).

17/02 – TERÇA-FEIRA

Praça Pedro Valadares: 10h (Feira Gastronomica e artesanato + Área Kids), 11h (DJ XL), 13h (Bloco Casa da Égua) e 18h (Banda Casaca).

Kintal: 14h30 (Banda de Congo Mestre Honório), 15h (Bloco Surpresa + Teatro Carnavalesco com alegoria e Bonecos Gigantes).

Rua Vasco Coutinho: 15h (Bloco da Comunidade).

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.