O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) anunciou, como parte do “Mês da IA no TJES”, o lançamento de uma ferramenta de transcrição automática de áudios e vídeos com uso de Inteligência Artificial. A tecnologia permitirá a transcrição rápida de trechos de audiências e sessões, com o objetivo de agilizar o trabalho de servidores e magistrados.
De acordo com o tribunal, uma das funcionalidades principais da ferramenta é a velocidade: uma hora de conteúdo pode ser transcrita em cerca de seis minutos. A tecnologia também oferece resumos automáticos de vídeos e áudios, identificação de tópicos principais e busca por palavras-chave, permitindo acesso direto ao ponto exato do conteúdo onde os termos foram mencionados.
A ferramenta ainda é capaz de identificar interlocutores por meio da alternância de vozes e realizar buscas contextuais de informações, além das semelhanças sintáticas.
“O objetivo é aumentar a eficiência, a transparência, garantir a precisão dos dados e a imparcialidade dos sistemas, sempre gerenciado pelo olhar humano e com base em princípios éticos”, afirmou o presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr.
Durante o mês de agosto, outras ferramentas baseadas em Inteligência Artificial devem ser lançadas pelo TJES. Segundo o tribunal, o foco está na automação de tarefas repetitivas, análise de dados em grande volume e previsão de resultados, com atenção às implicações legais e à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).