O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) inaugura nesta quarta-feira (25), às 13h30, o seu Centro de Capacitação e Inovação, localizado no prédio anexo à sede do Tribunal. A iniciativa reforça o compromisso do TRE-ES com o uso de novas tecnologias e da inteligência artificial (IA) na modernização da Justiça Eleitoral e no aprimoramento do processo eletrônico de votação.
Coordenado pelo juiz federal e membro titular do Pleno, Alceu Mauricio Junior, o novo centro contará com dois espaços distintos: a Sala de Capacitação, sob responsabilidade da Escola Judiciária Eleitoral, e o Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial, gerido pela Secretaria de Tecnologia da Informação. O objetivo é desenvolver e testar novas ferramentas digitais para aplicação nas próximas eleições.
Durante o evento de inauguração, será realizada a palestra “Direito Digital e Cidadania: a inovação a serviço da Justiça”, com participação do advogado e professor Walter Aranha Capanema, da tabeliã Fabiana Aurich, do perito em Segurança da Informação Gilberto Sudré e da juíza federal Cristiane Chmatalik. A mediação será feita pelo juiz Alceu Mauricio Junior.
O presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, será homenageado pelo incentivo à criação da ferramenta Asha, que otimizou o registro de candidaturas para as Eleições 2024. A tecnologia buscou 27.359 certidões negativas em diferentes instâncias do Judiciário, acelerando o processo de análise e julgamento eleitoral e contribuindo para a segurança das informações.
Outro homenageado será o diretor-geral do Tribunal, Alvimar Dias Nascimento, reconhecido pela participação no desenvolvimento do aplicativo Pardal, que permite ao cidadão denunciar propaganda eleitoral irregular, com base nas regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.
Informações e foto: TRE-ES