Turismo capixaba lidera crescimento nacional e tem melhor resultado dos últimos 11 anos

Espírito Santo foi o Estado que mais cresceu no setor em julho, enquanto o Brasil registrou retração.

O mês de julho foi histórico para o turismo capixaba. Enquanto o Brasil registrou queda de 0,7% nas atividades do setor, o Espírito Santo avançou 2% em relação a junho, alcançando o melhor desempenho para o mês em 11 anos e liderando o ranking nacional. A combinação entre clima de inverno nas montanhas, férias escolares e a realização de grandes eventos consolidou o Estado como um destino cada vez mais competitivo e diversificado.

Os dados fazem parte do levantamento do Connect Fecomércio-ES, com base na pesquisa do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), do IBGE. No comparativo entre julho de 2025 e julho de 2024, o Espírito Santo apresentou crescimento de 0,8%, retomando a trajetória positiva após a leve retração do mês anterior. No acumulado do ano, o volume de atividades turísticas já registra alta de 5,5%.

“Em 12 dos últimos 13 meses o volume de atividades turísticas foi superior ao mesmo período do ano anterior, mostrando a resiliência do setor e a capacidade do Estado de se manter atrativo em diferentes épocas do ano”, destacou André Spalenza, coordenador do eixo Observa do Connect Fecomércio-ES, o Observatório do Comércio.

Transporte aéreo tem recorde de movimentação

O Aeroporto de Vitória também registrou o maior movimento do ano, com 156.605 passageiros em julho — um aumento de 14,8% em relação ao mesmo período de 2024 e superior a todos os meses do ano passado. No acumulado de 2025, já são mais de 944 mil desembarques, representando um crescimento de 12% frente ao ano anterior.

O transporte por ônibus fretado, segmento diretamente ligado ao turismo por atender excursões, passeios e eventos, também avançou 2,5%, com 44,5 mil passageiros no mês.

“O crescimento dos desembarques aéreos reforça a importância da infraestrutura aeroportuária para atrair visitantes e diversificar o público turístico, sobretudo em um mês marcado por festivais e eventos que movimentaram tanto a capital quanto o interior”, avaliou Spalenza.

Montanhas capixabas e eventos impulsionam resultados

O turismo de inverno foi o grande destaque. As montanhas capixabas — com cidades como Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante e a região do Caparaó — atraíram visitantes em busca de clima frio, gastronomia típica, agroturismo e turismo ecológico.

“Esse perfil diversificado amplia a competitividade do Espírito Santo e diferencia o Estado de destinos vizinhos, como Bahia e outros estados do Nordeste”, explicou Spalenza.

Além das belezas naturais, grandes eventos também contribuíram para o bom desempenho. A ESX – Innovation Experience, em Vitória; a Feira dos Municípios, na Serra; e os festivais de inverno em Guarapari, Domingos Martins e Itaúnas movimentaram milhares de turistas, fortalecendo hotéis, bares e restaurantes em todo o Estado.

“A queda do desemprego e o fortalecimento do consumo das famílias, especialmente nos gastos com lazer, somados aos investimentos em promoção do turismo, consolidaram julho como um mês estratégico para o Espírito Santo. O desafio agora é sustentar esse crescimento e seguir ampliando a visibilidade do Estado como destino nacional”, completou Spalenza.

A pesquisa completa está disponível no site portaldocomercio-es.com.br.

Sobre o Sistema Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no Estado e 652 mil empregos. Com presença em todos os municípios capixabas, o Sistema atua por meio de mais de 30 unidades fixas e itinerantes, representando 24 sindicatos empresariais. O projeto Connect, responsável pelo levantamento, é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

Foto: Envato

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.