O setor de turismo do Espírito Santo segue em trajetória de crescimento e registrou, em maio, o melhor desempenho para o mês nos últimos 11 anos — atrás apenas do recorde de 2023. O volume de atividades turísticas subiu 6,9% em relação a maio de 2024 e teve alta de 1,7% frente a abril deste ano, enquanto a média nacional sofreu queda de 0,7% no mesmo período.
Com isso, o Espírito Santo teve a terceira maior variação positiva entre os 17 estados analisados, ficando atrás apenas de Paraná (2,6%) e Rio de Janeiro (2,3%). Os dados são do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), elaborado pelo IBGE e analisado pelo Connect Fecomércio-ES.
Maio também foi o segundo melhor mês para o turismo capixaba em 2025, atrás apenas de janeiro, que concentra a alta temporada. No acumulado do ano, o setor cresceu 8,2%, desempenho acima da média brasileira (7%).
Outro destaque positivo é que, desde julho de 2024, todos os meses registraram movimentação turística superior aos respectivos períodos do ano anterior, reforçando a consolidação do Espírito Santo como destino em alta.
Mais acessível e atrativo
A pesquisa apontou também queda nos preços de produtos turísticos. As passagens aéreas na Grande Vitória caíram 16,85% em maio, enquanto os pacotes turísticos recuaram 1,48%. No acumulado do ano, as reduções são de 26,3% e 9,86%, respectivamente. Já os preços de bares e restaurantes se mantiveram estáveis, com variação de apenas 0,07%.
Para o coordenador do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, a tendência favorece o setor:
“A redução nos preços de passagens e pacotes turísticos contribui para tornar o Espírito Santo um destino mais acessível, especialmente para visitantes de outras regiões. Esse cenário reforça a competitividade do estado e favorece o crescimento do fluxo de turistas, com impactos positivos na economia do setor.”
Aeroporto de Vitória bate recorde no ano
O Aeroporto de Vitória movimentou 141.929 passageiros em maio, o maior volume mensal de 2025 até agora. O número supera a movimentação de 11 dos 12 meses de 2024, ficando atrás apenas de dezembro. Em relação a maio do ano passado, o crescimento foi de 21,6%. No acumulado de janeiro a maio deste ano, 644.509 desembarques foram registrados, alta de 11,6% sobre o mesmo período de 2024.
Potencial no turismo de inverno
Com o fim da alta temporada de sol e praia, o turismo capixaba volta a se destacar com experiências ligadas ao inverno, montanhas, natureza e gastronomia, atraindo visitantes de todo o Brasil.
Segundo Spalenza, o Espírito Santo tem um diferencial competitivo nesse período:
“A Região das Montanhas Capixabas se destaca por reunir natureza, cultura, gastronomia e atividades ao ar livre, tornando-se um destino especialmente atrativo nesta época do ano. Isso nos posiciona à frente de estados vizinhos, como a Bahia, no turismo de inverno.”
O presidente da Câmara Empresarial do Turismo (CET-ES), Raimundo Nonato, também celebrou os avanços:
“O desempenho de maio comprova que o turismo capixaba está cada vez mais diversificado e estruturado. Isso é fruto da soma de esforços entre o setor produtivo, as entidades e o poder público.”
📊 A pesquisa completa está disponível no site da Fecomércio-ES: portaldocomercio-es.com.br