Sessão de encerramento acontece nesta quinta-feira (24), no Teatro Glória, com exibição de filme, presença da diretora Helena Ignez e celebração dos destaques das mostras competitivas
O 32º Festival de Cinema de Vitória chega ao fim nesta quinta-feira (24) com uma programação especial para marcar o encerramento de um dos maiores eventos audiovisuais do país. O destaque da noite será a homenagem nacional ao artista Ney Matogrosso, que receberá o Troféu Vitória, símbolo máximo do festival, durante cerimônia no Teatro Glória, a partir das 19h. Os ingressos estão esgotados.
Ícone da música brasileira e com forte presença no cinema autoral, Ney será celebrado também com o lançamento de uma publicação biográfica inédita, o Caderno do Homenageado, assinada pelos jornalistas Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos. O artista acumula quase 20 participações em curtas e longas-metragens, com destaque para Sonho de Valsa (1987), de Ana Carolina, e Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), de Helena Ignez e Ícaro C. Martins — obra que será exibida na Sessão Especial de Encerramento, com a presença de Helena Ignez.
Além da homenagem, a noite será marcada pela premiação dos vencedores das 11 mostras competitivas, com entrega de troféus em 33 categorias. Os ganhadores foram escolhidos pelo Júri Técnico, formado por especialistas do audiovisual, e pelo Júri Popular, que votou nas sessões ao longo do festival.
Seis dias de cinema gratuito
Desde o último sábado (19), o festival transformou Vitória na capital do cinema nacional, exibindo 106 produções gratuitas entre mostras especiais e competitivas. Os filmes apresentados são um recorte da produção audiovisual contemporânea brasileira, com obras realizadas em 2024 e 2025.
Programação desta quinta-feira (24)
Pela manhã, o Hotel Senac Ilha do Boi recebe o debate com realizadores da 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 15ª Mostra de Longas, às 10h. À tarde, o Sesc Glória sedia duas exibições paralelas:
📽️ 14h – Sessão Especial Longas Capixabas com o documentário Meu Pai e Eu, de Thiago Moulin, e bate-papo com a equipe.
🎵 14h – 9ª Mostra Nacional de Videoclipes, com obras de artistas e realizadores de diversos estados, incluindo capixabas como Victor Ramos, Monique Rocha, Gustavo Macacko e MC Fredone.
🗞️ 14h – Coletiva de imprensa com Ney Matogrosso e lançamento do Caderno do Homenageado, no Hotel Senac Ilha do Boi.
Às 19h, no Teatro Glória, acontece a Sessão Especial de Encerramento, com a exibição do longa Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha, seguida da homenagem a Ney Matogrosso e da premiação oficial do festival.
🏆 Sobre o Festival
O 32º Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e apoio institucional do Instituto Cultural Vale e Banestes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também apoia o evento a TV Gazeta, Rede Gazeta, Carla Buaiz Jóias, Canal Brasil, Hotel Senac Ilha do Boi, TVE, Fórum dos Festivais, além da parceria com o Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).