Programa de Reconhecimento dos Legislativos Municipais foi apresentado por Fernando Saliba, presidente do ES em Ação
Os vereadores de Vitória conheceram, nesta quarta-feira (15), o Programa de Reconhecimento dos Legislativos Municipais, iniciativa apresentada pelo presidente do ES em Ação, Fernando Saliba, durante a Tribuna Livre da Câmara Municipal. O projeto propõe uma metodologia de avaliação do trabalho parlamentar baseada em critérios de transparência, integridade, sustentabilidade e participação social.
Segundo Saliba, o objetivo do programa é contribuir para o aprimoramento do mandato dos vereadores e fortalecer a governança pública nos municípios. “O ES em Ação é uma instituição apartidária. Não discutimos ideologia, mas buscamos formas de aprimorar o desempenho dos legislativos municipais por meio de uma metodologia técnica e colaborativa”, afirmou.
Durante a apresentação, ele também destacou os avanços observados no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, desenvolvido pelo ES em Ação em parceria com a Transparência Capixaba. Entre 2022 e 2025, o número de municípios com classificação “ótima” saltou de 11 para 44, incluindo Vitória. “Isso mostra que o controle social e o trabalho conjunto têm gerado resultados concretos”, ressaltou Saliba.
A metodologia do programa foi construída com o apoio de órgãos como a Transparência Internacional, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e representantes da sociedade civil. Ela envolve duas etapas: uma análise institucional, que avalia o funcionamento da Câmara como um todo, e outra aplicada aos gabinetes, considerando a atuação individual dos vereadores.
O presidente da Câmara, Goggi (sem partido), manifestou apoio à adesão ao projeto. “Somos uma das Câmaras mais atuantes do Brasil, com grande número de sessões e conquistas como o Selo Diamante”, destacou. Os vereadores Pedro Trés (PSB), Aylton Dadalto (Republicanos) e Dárcio Bracarense (PL) também elogiaram a iniciativa e confirmaram interesse em participar do programa.
Informações e foto: CMV
