O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, divulgou na manhã de hoje (28/08) um vídeo para apresentar a nova orla que está em construção entre Nova Ponta da Fruta e Morada do Sol. No vídeo, ele destaca a importância da obra:
“Uma obra gigante, calçadão de Nova Ponta da Fruta até o bairro Morada do Sol… este local que era abandonado agora tem luz e está recebendo investimento que vai mudar a vida das pessoas, valorizar o turismo… dar dignidade a quem mora aqui… você vai poder sair do Libanês (Praia da Costa) e chegar até a divisa com Guarapari pela ciclovia… Vila Velha é linda por natureza. Viva Vila Velha, viva Espírito Santo!”
O projeto, fruto de parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado, foi oficializado em dezembro de 2024, com a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito e pelo governador Renato Casagrande. Com investimento de mais de R$ 28 milhões, as obras abrangem 6,5 quilômetros entre Nova Ponta da Fruta e Interlagos, contemplando drenagem, calçamento, ciclovia e equipamentos de lazer. O prazo de execução é de 540 dias e os trabalhos estão sob responsabilidade da empresa Engevil Engenharia, vencedora da licitação.
Integração, mobilidade e potencial turístico
A nova orla vai interligar bairros antes isolados e ampliar a mobilidade de moradores e turistas, que poderão pedalar ou caminhar desde o Alibanês até a divisa com Guarapari. Além da infraestrutura viária e urbanística, o projeto contempla espaços de convivência, equipamentos públicos e melhorias em vias como a avenida Atlântica, avenida Antônio Leite e avenida Sílvio Baratella.
Ao falar sobre o projeto, em dezembro de 2024, o prefeito afirmou que a iniciativa representa a realização de um dos principais compromissos de sua gestão.
“Fizemos o projeto, buscamos a parceria do Estado, licitamos e agora estamos dando a ordem de serviço. É uma satisfação viver esse momento, fruto de uma gestão pautada no planejamento”, afirmou.
Já o governador Renato Casagrande destacou o impacto turístico e econômico da obra: “Estamos fechando o ano com muito resultado. O Espírito Santo é exemplo para todo Brasil e Vila Velha faz parte disso. A gente melhora a região, atende à comunidade e arruma a casa para receber bem quem vem nos visitar”.
Com a urbanização da orla, a expectativa é de valorização imobiliária, incremento do turismo e mais qualidade de vida para os moradores da Região 5, que historicamente reivindicavam investimentos estruturantes.
Fotos: reprodução do vídeo da PMVV