Vila Velha foi escolhida como uma das cinco cidades do Brasil – e a única do Espírito Santo – a participar do projeto-piloto de teleodontologia, conduzido pelo Ministério da Saúde. A iniciativa visa modernizar os atendimentos odontológicos no SUS com o uso de videochamadas, nos moldes da telemedicina.
Com previsão de implantação em 2026, o serviço permitirá a realização de triagens, telediagnósticos e orientações remotas, reduzindo o tempo de espera por atendimento e otimizando o fluxo nas unidades de saúde. Inicialmente, a teleodontologia será aplicada nas filas do Centro de Especialidades Odontológicas e em unidades com maior demanda.
O projeto é coordenado pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP).
Quatro profissionais da rede municipal de saúde serão capacitados por meio de aulas ao vivo e conteúdos on-line. Nos dias 16 e 17 de setembro, eles participam de encontros presenciais com docentes da USP e representantes do Ministério da Saúde.
Foto: PMVV