O município de Vila Velha dá mais um passo importante em direção à inclusão e à dignidade das pessoas com deficiência. Neste sábado (2), às 9 horas, será inaugurado o Centro Integrado Familiar para Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo Aloísio Borgo, no bairro Araçás. A solenidade contará com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo e do governador do Estado, Renato Casagrande.
Construído pela Prefeitura de Vila Velha em parceria com o Governo do Estado, o novo equipamento público ocupará uma área de 12 mil m², com quase 5 mil m² de área edificada, e está localizado na Rua Lima, nº 01, em Araçás. O espaço foi projetado com base nos princípios da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), garantindo acessibilidade plena – atitudinal, arquitetônica, instrumental e metodológica.
Capacidade ampliada e atendimento humanizado
Com a inauguração do Centro, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vila Velha, que assumirá a gestão da unidade por meio de concessão de uso autorizada pela Lei Municipal nº 7.195/2025, poderá ampliar significativamente sua capacidade de atendimento. O número de pessoas assistidas passará de 481 para 1.400.
A Apae de Vila Velha, que atua há 22 anos no município, é certificada pelos conselhos municipais e reconhecida pelo trabalho sério e comprometido junto às pessoas com deficiência.
O espaço foi cuidadosamente planejado para oferecer uma estrutura completa e acolhedora, com quadra poliesportiva, piscina terapêutica aquecida, centro educacional, área verde, centro de convivência, espaço para famílias e uma unidade especializada de atendimento psicossocial.
Participação da sociedade e resposta a uma demanda histórica
O projeto teve apoio técnico da Apae de Vila Velha e da Federação das Apaes, além da participação ativa das famílias de pessoas com deficiência, por meio de audiências públicas e reuniões comunitárias.
A criação do Centro Integrado surge como resposta a uma demanda histórica da cidade e reforça o compromisso da atual gestão com políticas públicas de inclusão.
De acordo com a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Vila Velha é o segundo município capixaba com maior número de pessoas com deficiência, com 22.836 moradores nessa condição.
Foto: PMVV