A Prefeitura de Vila Velha realiza, nesta sexta-feira (18), uma operação de fiscalização nas praias do município com o objetivo de identificar e notificar embarcações abandonadas ou em situação irregular. A ação, que começa às 8h30 na Praia da Costa, busca preservar o meio ambiente, reforçar a segurança pública e garantir o ordenamento da orla.
Os proprietários das embarcações com irregularidades terão um prazo de 20 dias para retirá-las. Caso não cumpram a determinação, poderão ser multados, ter as embarcações removidas de forma compulsória e responder legalmente. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca em parceria com a Coordenação de Posturas da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu).
“Nosso foco é garantir que os espaços públicos da cidade sejam bem cuidados e seguros. Embarcações abandonadas comprometem o uso adequado da praia e representam riscos à população. Atuamos com firmeza para evitar esse tipo de situação”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento.
O subsecretário de Agricultura e Pesca, Fábio Barcellos, destacou que a medida busca assegurar a limpeza das praias e o cumprimento da legislação ambiental. “Essa é uma medida essencial para proteger nossas praias, garantir a segurança da população e o respeito à legislação ambiental e urbana”, pontuou.
Já o secretário Douglas Pinheiro reforçou os benefícios da operação: “O ordenamento de nossa orla traz benefícios para todos. Essa atividade, em conjunto com a Coordenação de Posturas da Secretaria de Serviços Urbanos, é fundamental para proporcionarmos mais tranquilidade para a população”.