Connected Smart Cities 2025 acontece desta terça (23) a quinta (25), em São Paulo, e contará com a participação do prefeito Arnaldinho Borgo como palestrante
Vila Velha será destaque no Connected Smart Cities 2025, o mais importante evento sobre cidades inteligentes da América Latina, que acontece de terça (23) a quinta-feira (25), no Expo Center Norte, em São Paulo. A cidade capixaba será representada pelo prefeito Arnaldinho Borgo, que participará como palestrante em dois painéis do evento, apresentando iniciativas de transformação digital, mobilidade urbana e gestão pública inovadora.
Na quarta-feira (24), das 9h às 10h30, ele participa do painel “Governos que inovam: como fomentar uma cultura pública transformadora”, no qual será apresentado o programa “Vila Velha Ágil”. Lançada em junho deste ano, a iniciativa reduziu a burocracia para empreender na cidade, integrando processos de todas as secretarias em uma única plataforma digital. O sistema dobrou a velocidade dos trâmites administrativos e trouxe mais precisão, transparência e segurança jurídica para investidores.
Esse painel também contará com Ricardo Pereira Trefiglio, professor da Universidade de São Caetano do Sul (SP); Marcos Aquino, CEO da Ágape Consultoria; Michel Oliveira Araújo, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Eusébio (CE); e Paula Consalter Campos, secretária de Governo e Comunicação de Ponta Porã (MS).
Na quinta-feira (25), das 11h às 12h30, Arnaldinho participa do painel “Sinalização semafórica inteligente: casos reais”, destacando os impactos sociais e econômicos da tecnologia adotada em Vila Velha. A cidade é uma das pioneiras na integração da sinalização semafórica inteligente com outros sistemas de mobilidade urbana. O recurso, utilizado em parceria com a empresa Atman Systems, já tem gerado avanços na segurança viária e na fluidez do trânsito.
A comitiva de Vila Velha no evento conta ainda com os secretários Everaldo Colodetti (Desenvolvimento Econômico), Abel Neto (Tecnologia e Inovação) e major Rogério Gomes dos Santos (Defesa Social e Trânsito).
Estrutura do evento
Com 20 mil m² de área, 120 expositores, 20 palcos simultâneos e cerca de 450 palestrantes, o Connected Smart Cities 2025 deve reunir aproximadamente 8 mil participantes ao longo dos três dias de programação. O evento busca integrar governos, empresas, universidades e sociedade civil em torno de soluções inovadoras para tornar as cidades mais sustentáveis, inclusivas e resilientes.
Entre os nomes confirmados estão João Henrique Caldas (prefeito de Maceió), a deputada federal Tabata Amaral, o especialista em tecnologia Ronaldo Lemos, a CEO da COP30 Ana Toni e o fundador do Porto Digital, Claudio Marinho.
Foto: PMVV
