A Prefeitura de Vitória segue promovendo a restauração e modernização da identificação de monumentos históricos da capital por meio do projeto “RenovAção”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A iniciativa, que teve início no começo de 2025, contempla 62 peças do patrimônio público da cidade.
Após a entrega do monumento à Yemanjá, totalmente restaurado em janeiro deste ano na orla de Camburi, os trabalhos agora se concentram no monumento em homenagem a Getúlio Vargas, localizado na praça que leva o nome do ex-presidente, no Centro da capital.
A intervenção, iniciada neste mês de julho, é ampla e técnica, e respeita as características originais da escultura, feita em bronze e assentada sobre pedestal de granito cinza andorinha apicoado. Entre as ações previstas estão o reparo de fissuras e deformações, a substituição de elementos faltantes – como a carta e o escudo com as armas da República – e a restauração de detalhes desgastados pelo tempo.
Também será feita a instalação e substituição de placas de identificação e letreiros, além de intervenções na base para garantir a integridade da peça restaurada. A previsão é que os serviços, executados pelo escultor capixaba José Nilson de Araújo Almeida, o Nilson Camizão, sejam concluídos em 60 dias.
Mudança de local
Outro destaque dessa etapa do projeto é a realocação do Monumento à Lei de Deus, também situado na Praça Getúlio Vargas. A peça ganhará nova base e será deslocada dentro da própria praça, que passará por obras de revitalização. O monumento permanecerá acessível ao público, com sua função simbólica e religiosa preservada.
Investimentos e cronograma
O projeto “RenovAção” já concluiu a recuperação do monumento à Yemanjá, com investimento de R$ 25 mil, e atualmente trabalha no restauro de outras importantes obras, como o Monumento Homenagem ao Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, o Monumento à Grécia, o Monumento ao Ano Internacional da Paz e cinco bustos históricos localizados na Praça Costa Pereira.
Esses cinco bustos, que homenageiam Dr. Costa Pereira, Muniz Freire, Florentino Avidos, Jerônimo Monteiro e Afonso Cláudio, já têm orçamento aprovado para restauração.
Até o momento, os investimentos no programa somam cerca de R$ 250 mil, e a expectativa é de que todas as 62 peças previstas sejam restauradas até o final de 2026, fortalecendo o compromisso da capital com a preservação de sua memória.
Patrimônio valorizado
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Edu Henning, o “RenovAção” representa uma nova fase na valorização do patrimônio cultural da cidade.
“Estamos tratando nossos monumentos com o respeito e a atenção que eles merecem. O projeto ‘RenovAção’ é um compromisso firme com a memória da cidade. Já restauramos, estamos restaurando e continuaremos a restaurar. É um plano que já abraçou Vitória como um todo”, destacou o secretário.
Além do trabalho de restauração, a Semc também estuda a implantação de QR codes junto às peças, com informações históricas e culturais acessíveis à população, como forma de ampliar o conhecimento e o envolvimento dos moradores com o patrimônio público da capital.
Foto: PMV