A 26ª edição do Vitória com Você foi realizada neste sábado (20), levando cidadania, atendimento e inclusão social para a comunidade de Maria Ortiz. A ação aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes e mobilizou uma estrutura que reuniu 40 serviços públicos gratuitos, prestados por diversas secretarias da Prefeitura de Vitória e instituições parceiras.
Durante toda a manhã, moradores da região e de outros bairros puderam acessar atendimentos nas áreas de cidadania, saúde, assistência social, emprego, habitação, direitos humanos e bem-estar animal. Esta foi a segunda vez que o projeto passou por Maria Ortiz, ampliando ainda mais a presença do poder público nos territórios da capital.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e tem como principal objetivo facilitar o acesso da população aos serviços da administração pública, promovendo inclusão, acolhimento e resolutividade em demandas do dia a dia.
“Levar ações de cidadania aos bairros é uma forma de aproximar a comunidade dos serviços públicos e oferecer, em um sábado, a oportunidade para que muitas pessoas que trabalham de segunda a sexta possam resolver suas demandas, esclarecer dúvidas e acessar informações. Dessa forma, fortalecemos ainda mais as ações do município de Vitória, em parceria com diversas instituições, no atendimento às políticas públicas”, destacou o secretário municipal Luciano Forrechi.
Atendimentos diversos e para todas as idades
Entre os serviços mais procurados estiveram os atendimentos do Procon Vitória, informações sobre programas habitacionais, intermediação de vagas de emprego com o Sine, orientações jurídicas e emissão de documentos. A estrutura também contou com ações da Casa Rosa e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), oferecendo suporte especializado às mulheres.
Na área da saúde, foram disponibilizados testes rápidos de ISTs, vacinação e orientações preventivas. Já os tutores de animais de estimação puderam cadastrar seus pets para o serviço de castração gratuita, além de participar de palestras informativas sobre cuidados com os bichinhos.
Participação da comunidade
A ação atraiu moradores do bairro e também de outras regiões da cidade. O morador de Jardim Camburi, José Roberto, acompanhou mais uma edição do mutirão:
“Já participei de outras edições e vim prestigiar mais essa entrega da Prefeitura. É uma iniciativa muito válida, um grande momento de integração entre as comunidades”.
Para Natália, moradora de Maria Ortiz, foi a primeira experiência com o projeto:
“Estou achando tudo muito bem organizado. Gostei bastante das iniciativas voltadas à documentação. Muitas vezes, as pessoas deixam de realizar esses serviços por falta de tempo ou por acharem que são pagos, e aqui não. Os serviços vêm até nós e nos dão todas as informações necessárias”.
