Vitória atingiu um marco histórico na Educação Infantil, sendo a capital brasileira com a maior taxa de atendimento para crianças de 0 a 3 anos, com 72,2%, segundo levantamento da ONG Todos Pela Educação — muito acima da média nacional de 41,2%. Além disso, Vitória e Teresina são as únicas capitais que garantem universalização na pré-escola, com 100% das crianças de 4 a 5 anos matriculadas.
A secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, destaca que o resultado é fruto de um trabalho contínuo, focado em ampliar o acesso com qualidade. O prefeito Lorenzo Pazolini ressalta o crescimento das escolas em tempo integral, que passaram de 4 para 41 unidades, contribuindo para o desenvolvimento das crianças e apoio às famílias.
A prefeitura também investiu em infraestrutura, inaugurando e reformando diversas escolas e ampliando a climatização, passando de 9 para 42 unidades climatizadas, com obras em andamento para mais melhorias.
No quesito aprendizagem, Vitória é a 2ª capital no ranking nacional de alfabetização infantil, segundo o MEC, com 73,2% das crianças alfabetizadas até os 7 anos, superando as metas do Ministério para 2024, 2025 e 2026.
Foto: PMV