Um levantamento divulgado por Veja Negócios, em parceria com a agência de classificação de risco Austin Rating, apontou Vitória como a melhor cidade do Brasil na primeira edição do ranking “As Melhores Cidades do Brasil”. A publicação foi tema de reportagem especial da revista e destaca a capital capixaba como referência em gestão fiscal, qualidade de vida, educação e segurança pública.
Além da vitória geral, Vitória também liderou entre os municípios de grande porte. Segundo o ranking, a cidade apresenta taxa de escolarização de 99,24% entre crianças de 6 a 14 anos e 92,69% dos domicílios com acesso à internet. O estudo cita ainda que, conforme o Índice Firjan de Gestão Fiscal, o município mantém pelo menos 12% do orçamento anual destinado a áreas essenciais como educação, saúde e segurança.

Foto publicada na matéria da revista citando o centro de educação infantil da cidade / (divulgação)
A reportagem da Veja relembra que, quando o prefeito Lorenzo Pazolini assumiu o cargo em 2021, havia pouco mais de R$ 6 milhões em caixa. De acordo com a publicação, ajustes fiscais, extinção de 700 cargos comissionados e renegociação de contratos contribuíram para que a cidade alcançasse, hoje, mais de R$ 2 bilhões em investimentos.
Entre as ações listadas pela revista como determinantes para o bom desempenho da capital estão o programa Vitória de Frente para o Mar, que promove a modernização da orla com ciclovias, calçadões, deques e estacionamentos — incluindo a nova orla de São Pedro — e iniciativas voltadas à educação, como a distribuição de tablets para estudantes da rede municipal.
A segurança pública também aparece como um dos destaques da matéria. A Veja cita que o número de câmeras de vigilância na cidade passou de 34 para 1.128 nos últimos quatro anos e que a taxa de homicídios (16,4 por 100 mil habitantes) está entre as menores do país. A reportagem também menciona o período superior a 500 dias sem registro de feminicídios no município.
O texto destaca ainda projetos de inovação, como o Laboratório Urbano Vivo, que estimula empresas a desenvolverem soluções tecnológicas para desafios da cidade, e o Vix+Cidadania, programa municipal que utiliza cartão social para combater a extrema pobreza, garantindo recursos para alimentação e itens básicos.
A publicação conclui afirmando que, diante dos avanços, “dá mesmo para sonhar em se tornar uma Nova York tropical” — frase atribuída ao ranking.
Em nota, o prefeito Lorenzo Pazolini afirmou que o resultado “reforça Vitória como centro de inovação e mostra que o município está no caminho certo”. Segundo ele, o desempenho é reflexo do trabalho conjunto entre gestão municipal, servidores públicos e a população.
Todos os dados mencionados são da reportagem publicada por Veja Negócios em 28 de novembro de 2025.
