Foi lançada nesta segunda-feira (8), no Hotel Senac, a Associação dos Empresários de Vitória (Assevix), entidade criada para representar o setor produtivo da Capital, promover diálogo qualificado com o poder público e articular pautas estratégicas para o desenvolvimento econômico do município. O encontro de apresentação reuniu cerca de 100 empresários e teve como foco os impactos e desafios da Reforma Tributária.
Inspirada em modelos já consolidados em outros municípios capixabas, a Assevix nasce como um movimento apartidário, com o propósito de construir um espaço permanente de convergência empresarial e defesa técnica de interesses coletivos. “Temos muitos desafios e precisamos trabalhar para trazer mais investimentos. Estamos comprometidos em apoiar todas as ações da associação”, afirmou Paulo Henrique Corrêa, da Valor Investimentos.

A vice-prefeita de Vitoria Cris Samorini prestigiou o evento e ressaltou a importância da Associação
Lucas Richa, CFO do Grupo Comprocard e um dos articuladores da iniciativa, reforçou que o cenário econômico exige adaptação constante do setor privado. “Os mercados evoluem e estamos nos adaptando às novas dinâmicas. Juntar a voz dos empresários, como estamos fazendo agora, é importante. O associativismo fortalece e cria um ambiente propício para o crescimento da cidade”, destacou.
O presidente do Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação, Fernando Saliba, pontuou que a nova entidade chega alinhada às discussões estaduais sobre competitividade e desenvolvimento. “Acreditamos no poder do associativismo e na importância de fortalecer a voz do empresariado. A Assevix chega como um diferencial”, disse.

A diversidade de perfis entre os participantes foi apontada como um dos trunfos do grupo. “Podemos contribuir com expertises de áreas diferentes para ajudar no crescimento da cidade. Cada um traz sua trajetória e seu conhecimento. Quero que contem com minha contribuição na área educacional”, afirmou o empresário Alexandre Theodoro.
Presente ao evento, a vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, ressaltou o papel da associação diante da nova realidade imposta pela Reforma Tributária. “A união em uma associação é fundamental. Vitória tem um grande desafio com a reforma tributária e também um enorme potencial. Temos muitos investimentos para fazer em 2026. Acredito muito nesta associação, que chega para somar”, destacou.

A programação incluiu um debate conduzido por Felipe Rizk (foto), Marcelo Altoé e Tarek Moysés, que trouxe análises sobre efeitos da Reforma Tributária em diferentes setores econômicos, reforçando a necessidade de uma atuação empresarial estruturada e informada.
Com mais de 30 empresas envolvidas na sua criação, a Assevix inicia as atividades com foco em competitividade, infraestrutura, inovação e ambiente regulatório. A escolha da primeira diretoria está prevista para 2026, quando a entidade deve consolidar seu planejamento institucional e ampliar sua atuação.
