A partir desta sexta-feira (01/08), Vitória passa a contar com uma nova opção de transporte rodoviário. A capital capixaba é uma das primeiras cidades do país a receber a operação da BusCo, mobitech criada pelos grupos Águia Branca e JCA que aposta em tecnologia, preços acessíveis e uma experiência totalmente digital para transformar o setor de viagens de ônibus no Brasil.
A promessa da empresa é a de aliar qualidade de atendimento a preços competitivos no mercado, com veículos sempre novos, cupons de desconto em postos usados como paradas nas estradas, entre outras vantagens. Para os destinos mais próximos, se o tíquete for comprado com antecedência superior a um mês, o passageiro pode encontrar valores a partir de R$ 49,90.
A viagem inaugural parte da Praça do Papa, em Vitória, nesta sexta-feira, com destino ao Terminal Tietê, na capital paulista. Para esta, o valor médio das passagens saiu por R$ 130,00. O trajeto de volta segue o mesmo percurso. A escolha de Vitória como um dos primeiros pontos de embarque reforça a importância estratégica do município no plano de expansão da nova operadora.
“Vitória marca o início de uma nova fase do transporte rodoviário no Brasil. É uma das primeiras capitais a receber nossa operação, o que reforça seu papel estratégico em nosso plano de expansão”, afirma Claudio Souza, CEO da BusCo.

Em entrevista coletiva à imprensa nesta quarta-feira (30), ele informou também que a empresa tem planos para instalar uma estrutura de atendimento aos clientes na Praça do Papa, ponto de partida das viagens na Capital. “Queremos oferecer mais segurança no local e já estamos vendo essa questão com a prefeitura. Nosso objetivo é dar mais suporte e conforto aos passageiros”, informou.
Um outro diferencial citado por Cláudio é que, mesmo que as viagens nunca serão canceladas, mesmo que a empresa não consiga ocupar um número mínimo de poltronas nos ônibus. “Vamos dar essa segurança aos nossos clientes”, completou.
Mais conectividade para o turismo capixaba
Com praias urbanas, gastronomia premiada e fácil acesso à Região Serrana, Vitória ganha ainda mais visibilidade como destino turístico. A expectativa é que a nova rota incentive o aumento no número de visitantes, impactando positivamente setores como hotelaria, gastronomia e passeios culturais.
Compra digital e viagem prática
Todo o processo de viagem pela BusCo é digital: desde a compra até o embarque. Os bilhetes estão disponíveis no site oficial www.busco.com.br e em plataformas parceiras como ClickBus, QueroPassagem, Wemobi, Águia Flex e BlaBlaCar. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou Pix.
Expansão já em agosto
Com investimento inicial de R$ 50 milhões, a BusCo prevê transportar 200 mil passageiros no primeiro ano e alcançar R$ 100 milhões em receita. Ainda neste mês, a malha rodoviária será ampliada com rotas para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Campinas. Em setembro, entram destinos como Curitiba, Londrina, Maringá, Florianópolis, Balneário Camboriú, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teixeira de Freitas e São José do Rio Preto.
Sobre a BusCo
A BusCo é uma mobitech de baixo custo, fruto da parceria entre os grupos Águia Branca e JCA. A empresa utiliza inteligência artificial, algoritmos e outros recursos digitais para oferecer um serviço rodoviário interestadual mais eficiente, seguro e acessível — tudo em conformidade com as normas do setor.
Fotos: Gabriel Lordello e equipe News ES
