A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) acaba de receber um reforço importante para garantir ainda mais segurança à população. A corporação agora conta com 250 novas armas de choque taser, adquiridas nos Estados Unidos.
Esses dispositivos elétricos são capazes de imobilizar temporariamente um indivíduo, ampliando as opções dos guardas no uso progressivo da força. Essa foi a primeira compra internacional realizada pela Prefeitura de Vitória, buscando equipamentos de maior qualidade.
“Fizemos essa aquisição pensando no que há de melhor no mercado e vamos continuar com essa estratégia. Se for necessário buscar fornecedores internacionais para garantir o melhor material para a Guarda, faremos isso”, destacou Kaio Rodrigues, responsável pela Gerência Administrativa, Orçamentária e Financeira (Gaof) da Secretaria de Segurança Urbana (Semsu).
As novas armas de choque, utilizadas por forças de segurança em todo o mundo, chegaram no final de fevereiro. Segundo Kaio, essa compra abre caminho para futuras aquisições internacionais. “Estamos analisando novas possibilidades. O mundo está cada vez mais globalizado, e é essencial estarmos atentos a esse mercado”, afirmou.
Para o secretário de Segurança Urbana, Amarilio Boni, os novos equipamentos garantem mais alternativas na atuação da Guarda. “A arma de choque permite que os agentes tomem decisões mais seguras em diferentes situações, reduzindo a necessidade do uso da arma de fogo, que é sempre o último recurso”, explicou.
Atualmente, parte do efetivo já utiliza esse tipo de armamento não letal. Os novos equipamentos serão distribuídos após a conclusão do treinamento específico para seu uso.
Informações e foto: PMV