Vitória ocupa a primeira colocação entre todas as cidades brasileiras no pilar “capital humano” do Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (20) pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e aponta que a ampliação da qualificação da mão de obra é fator decisivo para elevar a produtividade, a competitividade e o desenvolvimento econômico e social em nível local.
Complementar ao pilar Educação, o indicador avalia de forma mais direta a preparação dos indivíduos para o mercado de trabalho. Entre os critérios analisados estão a taxa bruta de matrícula no ensino técnico, profissionalizante e superior, além do nível de qualificação dos trabalhadores em empregos formais.
Com peso de 7,6% no Ranking de Competitividade dos Municípios, o pilar evidencia a relevância do investimento em pessoas como base para um crescimento sustentável. Para o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o desempenho do município é resultado de um conjunto de fatores. “Isso se deve a vários aspectos, como o funcionamento eficiente da máquina pública, a boa gestão fiscal e um ambiente regulatório mais favorável. A qualificação profissional é um caminho poderoso para transformar vidas, e muitos cidadãos de Vitória têm tido a oportunidade de seguir por ele”, afirmou.
As ações de qualificação profissional são coordenadas pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), que oferece oportunidades de crescimento e autonomia para centenas de moradores da capital. Desde 2022, mais de 5.700 vagas foram disponibilizadas, resultando na qualificação de quase 4 mil pessoas para o mercado de trabalho formal e para o empreendedorismo.
Os cursos abrangem áreas como tecnologia digital, gastronomia, mecânica automotiva e de motos, elétrica automotiva, mecânica de refrigeração, mecânica de ar-condicionado, metalmecânica, educação, beleza, saúde, confecção, gestão administrativa, construção civil, ciências humanas e comércio.
Entre as iniciativas está o programa “Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado”, lançado em 2023, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos nas unidades do Senai e do Senac, instituições reconhecidas nacionalmente pela excelência no ensino. Segundo o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, o projeto tem impacto direto na vida dos participantes. “A iniciativa tem mudado a realidade de muitas pessoas ao unir formação de qualidade e acesso gratuito ao conhecimento, fortalecendo o mercado de trabalho e melhorando o atendimento ao consumidor”, destacou.
Outro destaque é o QualificaVix Comunidades, que amplia o acesso à capacitação profissional em todas as regiões da cidade, inclusive por meio de carretas itinerantes, e estimula novas oportunidades de geração de renda, especialmente entre os jovens. Os cursos de marketing e redes sociais preparam os alunos para um mercado cada vez mais digital, com foco em comunicação, empreendedorismo e qualificação profissional.
O Projeto Futuro Brilhante também integra esse conjunto de ações e apresenta um diferencial importante ao oferecer transporte gratuito, material didático e uniforme aos alunos, garantindo condições iguais de acesso e permanência nos cursos.
Os recursos que financiam todos esses programas são provenientes do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. Vitória é o único município do Espírito Santo que utiliza o fundo para investir diretamente em ações de qualificação, promovendo o aprimoramento das relações de consumo entre prestadores de serviços e clientes.
Foto: PMV
