A capital capixaba volta a sediar, depois de três décadas, o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2025, considerado o maior evento acadêmico da área na América Latina. O encontro acontece de 1º a 5 de setembro, na FAESA, e deve reunir cerca de 2.500 participantes entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de todo o país.
Com o tema “(Re)pensar a Comunicação: ensino, pesquisa e extensão”, o congresso terá cinco dias de programação com conferências internacionais, apresentações científicas, fóruns, debates e premiações.
Abertura oficial no Sesc Glória
Embora as atividades já comecem na segunda-feira (1º), a abertura oficial será no dia 3 de setembro, às 9h, no Teatro Sesc Glória, no Centro de Vitória. Logo em seguida, às 10h, o jornalista e professor da University of Texas, Rosental Calmon Alves, diretor do Knight Center for Journalism in the Americas, fará a conferência inaugural sobre “(Re)pensar a Comunicação como campo de conhecimento, formação e práticas profissionais”, com mediação de Antonio Hohlfeldt (UFRGS/Intercom).
Já no primeiro dia do evento, a programação traz o Colóquio Brasil x Estados Unidos, às 8h30, no campus da FAESA. A sessão contará com a participação de Silvio Waisbord, professor da George Washington University e presidente da International Communication Association (ICA), que vai abordar o tema “Entre informação e influência: economia da atenção, comunicação e democracia na sociedade digital”.
Premiações e marcos para o Espírito Santo
Além das conferências, o congresso vai premiar produções científicas e trabalhos de destaque na área. Entre os destaques estão o Prêmio Luiz Beltrão, que reconhece lideranças e grupos inovadores; o Prêmio Intercom de Comunicação, voltado para estudantes de graduação, mestrado e doutorado; e a Expocom, que valoriza projetos experimentais desenvolvidos por alunos.
A escolha da FAESA como sede marca também os 30 anos do curso de Jornalismo, os 25 anos de Publicidade e Propaganda e os 5 anos de Design Gráfico da instituição. Para a coordenadora dos cursos de Comunicação e Design da FAESA, Marilene Mattos, receber o Intercom é motivo de orgulho:
“É uma oportunidade única de troca de experiências com pesquisadores de referência nacional e internacional. O congresso enriquece o debate acadêmico e profissional da área da comunicação e dá visibilidade ao Espírito Santo.”
A programação completa está disponível no site oficial: www.intercom2025.com.br