Vitória conquistou o topo do ranking nacional da qualidade das contas públicas, ao alcançar a nota A+, o mais alto nível de excelência na avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (15), durante a 3ª edição do Prêmio de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, em Brasília.
Além do desempenho de destaque no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, o município também obteve nota A na avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag) — indicador que mede a saúde fiscal de estados e municípios com base em critérios como endividamento, poupança corrente e liquidez.
A classificação máxima reforça o reconhecimento de Vitória como uma das cidades mais organizadas e transparentes do Brasil em sua gestão fiscal. A análise do Tesouro Nacional leva em conta a precisão, integridade e consistência dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais (Siconfi).
O prefeito Lorenzo Pazolini celebrou a conquista. “Esse prêmio comprova que nosso planejamento e organização financeira garantem investimentos contínuos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, beneficiando diretamente os moradores de Vitória”, afirmou.
O secretário municipal da Fazenda, Régis Mattos, representou o município na cerimônia e recebeu a premiação das mãos do Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron. “Esse resultado é fruto do compromisso da gestão com a boa aplicação dos recursos públicos. É uma vitória que se reflete nas ruas, nas escolas e em toda a cidade”, destacou Mattos.
Foto: PMV
