Equipes da Vigilância Sanitária vistoriaram 36 estabelecimentos neste fim de semana em regiões de grande circulação. Até o momento, não há casos suspeitos na capital.
A Vigilância Sanitária de Vitória intensificou as ações de orientação e fiscalização em bares, restaurantes, distribuidoras e outros estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas na capital. O objetivo é prevenir casos de contaminação por metanol, substância altamente tóxica utilizada irregularmente na adulteração de bebidas.
As equipes inspecionam rótulos, lacres, embalagens e notas fiscais, além de conferir a procedência dos produtos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), não há registros, até o momento, de casos em investigação relacionados ao consumo de bebidas contaminadas com metanol em Vitória. A ação, portanto, tem caráter preventivo.
Foco nas regiões mais movimentadas da cidade
Durante o fim de semana, a Vigilância Sanitária vistoriou 36 estabelecimentos localizados em áreas de grande movimentação, como a Curva da Jurema, a Rua da Lama, em Jardim da Penha, e a região do Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto.
De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Viviani Barreto, os produtos estavam dentro dos padrões exigidos:
“As garrafas, rótulos, lacres e notas fiscais estavam dentro das normas. Os proprietários foram receptivos e já estão cientes da situação. Essas ações têm o objetivo de garantir a segurança do consumidor, uma vez que o consumo de produtos adulterados representa um grave risco à saúde”, afirmou.
População deve ficar atenta
A orientação da Vigilância Sanitária é clara: somente adquira bebidas alcoólicas em locais regularizados. É fundamental observar a integridade da embalagem e do lacre, e desconfiar de qualquer sinal de adulteração.
Casos suspeitos ou irregularidades podem ser denunciados de forma anônima pelo serviço 156.
“Estamos reforçando tanto a fiscalização quanto a orientação junto aos estabelecimentos, além de alertar a população sobre os cuidados necessários”, reforçou Viviani.
