Vitória conquistou, nesta terça-feira (23), o primeiro lugar no ranking nacional do Connected Smart Cities (CSC) 2025, premiação que reconhece as cidades brasileiras com as melhores iniciativas voltadas à inovação, conectividade e qualidade de vida. O anúncio foi feito durante evento realizado em São Paulo (SP), reunindo mais de 8 mil participantes, entre gestores públicos, especialistas e representantes do setor privado.
A capital capixaba alcançou a nota 61,27 e superou cidades como Florianópolis (SC), Niterói (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), que completaram o Top 5 da lista. Vitória também conquistou o 1º lugar no Sudeste e liderou entre os municípios com menos de 500 mil habitantes. Na edição anterior, em 2024, a cidade havia ficado na segunda posição geral.
Além do destaque no ranking principal, Vitória recebeu o prêmio Banco do Brasil – Experiência do Cidadão (Sudeste), que valoriza ações voltadas à centralidade do cidadão nas políticas públicas, com serviços mais acessíveis, eficientes e humanizados.
O prefeito Lorenzo Pazolini participou do evento e comemorou os resultados.
“O ótimo resultado alcançado por Vitória reforça a cidade como um centro de inovação e abre oportunidades para novas parcerias. A troca de conhecimento no evento consolida o compromisso da gestão com a busca contínua por melhorias para a população. Esse conceituado ranking comprova que as medidas que têm sido aplicadas tornam a nossa capital ainda mais conectada e sustentável”, afirmou.
Avaliação completa
O Ranking CSC considera diversos eixos temáticos. Vitória se destacou em áreas como:
Telecomunicação: 100% dos domicílios com cobertura 5G, mais de 133 mil acessos móveis e 39 mil acessos à internet por 100 mil habitantes.
Educação: 128% da população feminina e 125% da população em idade escolar matriculadas em instituições de ensino.
Saúde, agricultura urbana e segurança alimentar: 701 médicos por 100 mil habitantes e 80% das escolas com internet banda larga.
Ao todo, foram analisadas 11 categorias: educação; resíduos sólidos, esgoto e água; economia e finanças; habitação e planejamento urbano; saúde e segurança alimentar; condições sociais; inovação e empreendedorismo; energia; governança; meio ambiente e mudanças climáticas; mobilidade urbana; segurança e telecomunicação.
A Avanços da gestão
Desde 2021, Vitória vem implementando mudanças estruturais que impactaram positivamente diversos indicadores:
Ajuste fiscal: redução pela metade dos cargos comissionados e corte de privilégios administrativos.
Educação: salto de 4 para 41 escolas em tempo integral; 2º lugar no país em alfabetização até a 2ª série; exames oftalmológicos para todos os alunos da rede e distribuição gratuita de óculos; distribuição de frutas para os alunos como lanche adicional.
Saúde: redução significativa nas filas por exames e consultas especializadas; fila de mamografia totalmente zerada.
Assistência social: o programa municipal de erradicação da extrema pobreza já beneficiou 19 mil pessoas.
Segurança pública: redução de 50% nas mortes violentas e de mais de 60% nos feminicídios; no primeiro semestre de 2025, Vitória não registrou nenhum caso de feminicídio.
