No próximo sábado (9), o Shopping Vitória receberá a 7ª edição da campanha “Irmão de Medula” para cadastramento de novos doadores, organizada pelo Instituto Índio Jorge em parceria com o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes). O atendimento será gratuito, das 13h às 19h.
A iniciativa tem o objetivo de ampliar o número de voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), o que pode aumentar as chances de pacientes com leucemia, linfoma e outras doenças hematológicas encontrarem um doador compatível.
Segundo os organizadores, a chance de compatibilidade fora da família é baixa — estimada em 1 a cada 100 mil pessoas. Por isso, ampliar o número de cadastrados é visto como fundamental.
Para participar, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em boas condições de saúde e apresentar documento oficial com foto. Durante o cadastro, serão coletados 5 ml de sangue para análise genética e inclusão no Redome. Caso haja compatibilidade com algum paciente, o voluntário será procurado para avaliação da possibilidade de doação.
“A medula óssea é responsável pela produção de células do sangue, e o transplante pode ser a única esperança de cura para muitos pacientes. O processo de cadastro é simples e rápido”, disse Índio Jorge, idealizador do projeto e sobrevivente de leucemia.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Hemoes: (27) 3636-7920 ou pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br.