Vports conclui dragagem em portos capixabas e destaca avanços na Modal Expo 2024

A Vports vai apresentar na Modal Expo 2024 os avanços e investimentos que vem realizando ao longo de quase três anos à frente da gestão dos portos capixabas. Um dos destaques é a conclusão das obras de dragagem nos portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, com testes de batimetria que confirmam a eficiência da intervenção.

A Modal Expo, feira de negócios voltada aos setores de logística, transporte e comércio exterior, acontece entre os dias 3 e 5 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra. O evento tem como objetivo impulsionar a inovação e conectar soluções para posicionar o Espírito Santo como um hub logístico estratégico no Brasil.

“Os testes de batimetria confirmam que atingimos nosso objetivo. No caso do complexo portuário de Vitória, nossa meta era garantir a manutenção do calado nos 12,5 metros. Já em Barra do Riacho, passamos de 8,6 metros para 11 metros”, afirma o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão.

As obras de dragagem somaram R$ 30 milhões em investimentos nos dois portos. Segundo a concessionária, em Vitória, a intervenção garante operação plena, sem restrições, atendendo aos critérios de qualidade e eficiência. Em Barra do Riacho, essa foi a primeira campanha de dragagem já realizada no local, o que representa um passo estratégico para atrair novos parceiros e investidores.

Capacidade ampliada para embarcações Panamax

Os resultados da dragagem e dos estudos técnicos desenvolvidos pela equipe da Vports permitiram ampliar em 70% a capacidade de recepção de embarcações do tipo Panamax no Porto de Vitória. O limite de carga, medido pelo Deadweight Tonnage (DWT), passou de 70 mil para 83 mil toneladas, o que aumenta significativamente o potencial de movimentação de cargas do complexo portuário.

Investimentos e crescimento acima da média nacional

Desde o início da concessão, Vports e empresas parceiras já aportaram aproximadamente R$ 580 milhões em obras e melhorias, com foco em modernização e eficiência. Entre os investimentos realizados, está a revitalização da estrutura ferroviária dentro do porto de Vila Velha. A ferrovia é conectada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), permitindo a criação de uma nova rota logística entre o Espírito Santo e regiões como o Centro-Oeste, Goiás e o Triângulo Mineiro.

Os reflexos desses investimentos já são visíveis nos números. Em 2024, o complexo portuário de Vitória movimentou 8,4 milhões de toneladas de produtos, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior — bem acima da média nacional, que foi de 1,2%. Já a movimentação de contêineres cresceu 30%, alcançando 228 mil TEUs no acumulado do ano.

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Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

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