O Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (29), 13 novas viaturas à Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) para ampliar as ações de prevenção à violência doméstica e fortalecer o atendimento especializado às mulheres em situação de vulnerabilidade. Os veículos serão utilizados pela Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher (CIMU), com atuação em todas as regiões capixabas. Durante a solenidade de entrega, o governador Ricardo Ferraço destacou que o investimento faz parte da estratégia de fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e de modernização das forças de segurança. “Seguimos estruturando, fortalecendo e dando os meios para que nossa Companhia Independente de Proteção às Mulheres cumpra seu papel, que é combater esse crime covarde. Com novos equipamentos, temos mais eficiência na resposta que precisamos dar à sociedade, que é acabar com a violência contra a mulher. Vamos seguir fazendo investimentos concretos e robustos, trabalhando por um Espírito Santo cada vez mais seguro”, afirmou. O investimento total foi de R$ 3,75 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública repassados ao Governo do Estado. As novas viaturas, do modelo Trailblazer, foram escolhidas por sua capacidade de atuação em diferentes tipos de terreno, incluindo áreas rurais e localidades de difícil acesso. Segundo a Polícia Militar, a ampliação da frota permitirá maior agilidade nas ocorrências, ações preventivas, visitas tranquilizadoras e atendimentos especializados às vítimas de violência doméstica e familiar, especialmente em municípios do interior e regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. Para o comandante-geral da PMES, coronel Ríodo Rubim, a entrega representa um reforço importante na estrutura de atendimento às mulheres capixabas. “O enfrentamento à violência contra a mulher exige estrutura adequada, presença do Estado e capacidade de resposta rápida. Com essas novas viaturas, ampliamos as condições de trabalho da CIMU e fortalecemos uma política pública fundamental para garantir proteção, acolhimento e segurança às mulheres capixabas”, destacou. Os veículos contam com câmbio automático, elevada altura em relação ao solo, motorização robusta e espaço interno ampliado para o transporte de equipamentos, efetivo policial e acolhimento de vítimas. As viaturas também receberam grafismo na cor lilás, em referência à atuação especializada da unidade no combate à violência contra a mulher. A comandante da CIMU, major Jaqueline Pandolfi, ressaltou que o investimento permitirá ampliar o alcance dos serviços prestados pela companhia em todo o território estadual. “O objetivo principal é ampliar a capacidade de pronta resposta da CIMU fora dos grandes centros urbanos, garantindo que mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o território capixaba recebam assistência especializada com agilidade”, afirmou. A entrega das viaturas integra o conjunto de investimentos realizados pelo Governo do Estado para fortalecer a segurança pública e ampliar a rede de proteção às mulheres, oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais militares e expandindo o atendimento especializado em todas as regiões do Espírito Santo.
Robô-garçom já faz parte da rotina de restaurante na Serra e mostra avanço da automação
Tecnologias que antes pareciam restritas aos filmes de ficção científica estão cada vez mais presentes no cotidiano das empresas. Na Serra, um restaurante adotou um robô-garçom para auxiliar no atendimento aos clientes, reforçando uma tendência que ganha espaço em diferentes setores da economia: o uso da automação para aumentar a eficiência operacional e aprimorar a experiência do consumidor. O equipamento está em operação no restaurante Mahai, localizado no Shopping Aldeia da Serra, em Civit II. O investimento foi de aproximadamente R$ 100 mil e teve como objetivo complementar o trabalho da equipe humana, agilizando processos e oferecendo uma experiência diferenciada aos frequentadores do estabelecimento. Batizado de “Aloha”, o robô circula de forma autônoma entre as mesas, realiza entregas de pedidos e chama a atenção principalmente das crianças, mas também desperta a curiosidade dos adultos. Segundo o CEO do Grupo Mahai, Fábio Ferreira Borges, a tecnologia foi incorporada para agregar valor ao atendimento sem substituir os profissionais. “O principal foco foi melhorar a experiência do cliente, mas, sem dúvidas, também agrega bastante na agilidade operacional. Não substitui a atenção e zelo do trabalho humano, mas é um excelente suporte no desempenho das atividades”, afirma. De acordo com o empresário, a receptividade do público foi positiva desde os primeiros dias de funcionamento. O interesse dos clientes pelo equipamento acabou se tornando um atrativo adicional para o restaurante. “Muitos clientes nos visitam querendo conhecer o robô. As crianças adoram e, para a equipe, o Aloha é um grande aliado”, destaca. A adoção da tecnologia, entretanto, exige planejamento estrutural. Como o robô utiliza sistemas de mapeamento para se deslocar pelo ambiente, os espaços precisam ser projetados para garantir sua circulação adequada. “Para o bom funcionamento do robô é importante que o layout da unidade já seja feito com esta previsão. Os corredores entre as mesas precisam ser largos. Então adotaremos somente em unidades novas”, explica Fábio. Para a gerente interina de Inovação do Sebrae/ES, Isabella Calmon, exemplos como esse demonstram que a automação está se tornando cada vez mais acessível para empresas de diferentes portes e segmentos. “Automatizar não significa substituir pessoas, mas usar a tecnologia para apoiar operações e tornar alguns processos mais eficientes. Muitos negócios enfrentam desafios relacionados à contratação e retenção de mão de obra, especialmente em setores de atendimento, e a tecnologia pode ajudar justamente nesse equilíbrio entre produtividade e experiência do cliente”, ressalta. Tecnologia será destaque no ESX 2026 O avanço da automação e o impacto das novas tecnologias nos negócios estarão entre os temas centrais do ESX 2026 – Innovation Experience Espírito Santo, considerado um dos principais eventos de inovação do Estado. Durante os três dias de programação, o público também poderá conhecer de perto um robô-garçom semelhante ao utilizado pelo restaurante. O equipamento, chamado Robô Nik, estará presente nos espaços Café e Business Lab, auxiliando no atendimento de convidados e participantes. Desenvolvido pela Futuremedia, o robô possui inteligência artificial programada para interação com as pessoas e opera de forma totalmente autônoma em trajetos previamente definidos. Segundo Isabella Calmon, a transformação digital e o avanço da inteligência artificial estão modificando a forma como empresas se relacionam com clientes e organizam suas operações. “O consumidor passou a valorizar experiências diferentes e inovadoras. Quando usada de forma estratégica, a tecnologia pode ajudar empresas a se tornarem mais competitivas e preparadas para o futuro do trabalho”, afirma. Realizado pelo Sebrae/ES e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o ESX reúne startups, investidores, empresas, pesquisadores e especialistas em uma programação voltada à inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de negócios. ESX 2026 – Innovation Experience Espírito Santo Data: 11, 12 e 13 de junho Local: Praça do Papa, em Vitória Horários: Quinta e sexta-feira: das 13h às 21h Sábado: das 9h às 17h Inscrições gratuitas: https://esx.com.es/inscricao/
Semana começa com tempo firme, mas previsão indica possibilidade de chuva na Grande Vitória
A primeira semana de junho começa com tempo estável na Grande Vitória, mas a previsão dos institutos meteorológicos indica mudanças graduais ao longo dos próximos dias, com aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva em alguns períodos. De acordo com o Climatempo, esta segunda-feira (1º) será de sol entre poucas nuvens e sem previsão de chuva na região metropolitana. As temperaturas devem variar entre 19°C e 26°C em Vitória, mantendo o clima típico de outono, com manhãs mais amenas e tardes agradáveis. As previsões indicam que a terça-feira (2) pode registrar aumento da umidade e chance de chuva fraca em alguns momentos do dia. As temperaturas permanecem estáveis, com máximas próximas dos 26°C e ventos moderados soprando do litoral. Entre quarta-feira (3) e quinta-feira (4), o cenário deve alternar períodos de sol, muitas nuvens e possibilidade de pancadas isoladas. A atuação de sistemas de circulação marítima e ventos do oceano favorece o aumento da nebulosidade sobre a faixa litorânea do Espírito Santo. Apesar disso, não há previsão de acumulados significativos de chuva para a Grande Vitória. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) destaca que o início de junho será marcado por temperaturas dentro da média para a época do ano no Espírito Santo, sem previsão de frio intenso ou eventos meteorológicos extremos para a região metropolitana nos próximos dias. Já o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informa que o ar seco ainda predomina sobre o Estado neste começo de semana, favorecendo o tempo aberto e a estabilidade atmosférica. A tendência é de temperaturas variando entre 19°C e 28°C na Grande Vitória, com ventos fracos a moderados ao longo dos próximos dias. Previsão resumida para a Grande Vitória: Segunda-feira (1º): sol entre poucas nuvens, sem chuva. Mínima de 19°C e máxima de 26°C. Terça-feira (2): aumento de nuvens e possibilidade de chuva fraca isolada. Quarta-feira (3): muitas nuvens e períodos de sol. Quinta-feira (4): possibilidade de pancadas rápidas de chuva. Sexta-feira (5): tempo mais estável, com sol entre nuvens e temperaturas amenas.
Workshop discute a formação de professores e a qualidade da educação no ES
Representantes do setor educacional, gestores públicos e integrantes da sociedade civil participaram, nesta sexta-feira (29), em Vitória, do Workshop de Educação – Formação de Professores: práticas e caminhos para o fortalecimento da Educação, promovido pelo Comitê de Educação do ES em Ação. O encontro teve como foco os desafios da educação básica e o papel da formação docente na melhoria da aprendizagem. Realizado no BASE27, na Fucape Business School, o evento reuniu cerca de 50 educadores e especialistas para debater temas considerados estratégicos para o desenvolvimento do Espírito Santo, entre eles a qualidade do ensino, as políticas voltadas aos profissionais da educação e iniciativas para fortalecer a aprendizagem por meio da valorização dos professores. A programação contou com a participação do Movimento Profissão Docente, iniciativa nacional dedicada à valorização da carreira docente. O diretor-geral do movimento, Haroldo Rocha, apresentou dados e experiências relacionadas aos desafios da educação brasileira e destacou a importância dos professores para a melhoria dos indicadores educacionais. “O professor é a peça central da aprendizagem e é uma categoria que precisa ser cada vez mais desenvolvida, sobretudo nas competências pedagógicas. Quando pensamos na melhoria da qualidade da educação no Brasil, e particularmente no Espírito Santo, vemos o professor no centro do ensino”, afirmou Haroldo Rocha. O diretor-presidente do ES em Ação, Fernando Saliba, ressaltou a importância de promover debates voltados à formação de lideranças e ao fortalecimento da educação. “Sabemos que a educação é a base para o desenvolvimento de qualquer unidade, seja municipal ou estadual, e do país. Precisamos ter os melhores docentes para poder contribuir na qualidade da formação do estudante, do cidadão”, declarou. A diretora de Educação do ES em Ação, Tatiana Tristão, destacou os avanços obtidos pelo Espírito Santo na ampliação das matrículas em escolas de tempo integral e apontou a necessidade de concentrar esforços na qualidade do ensino. “O Espírito Santo fez o dever de casa na ampliação das matrículas nas escolas em Tempo Integral. Agora entendemos que o foco precisa ser a qualidade do ensino, com o professor na base dessa discussão”, disse. A diretora de Políticas Públicas do Movimento Profissão Docente, Maria Cecília Gomes, apresentou dados sobre o impacto da atuação docente no desempenho dos estudantes e defendeu a ampliação do acesso a professores qualificados em todas as regiões do Estado. A secretária de Estado da Educação, Andréa Guzzo, avaliou que a formação inicial e continuada dos professores está entre os principais desafios da área e destacou a diversidade dos participantes presentes no encontro. “A pluralidade do encontro foi um dos diferenciais do debate, ao reunir representantes do setor público, privado e do terceiro setor. Quanto mais especialistas nessa discussão, melhor para criarmos novas soluções”, afirmou. Já a secretária municipal de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, enfatizou a importância do engajamento da sociedade na defesa da educação pública e na valorização dos profissionais da área. “É preciso que toda a sociedade se comprometa com a educação pública. Sabemos que 80% das crianças estão na escola pública, e pensar nesse direito à aprendizagem, na eficiência dessa entrega, é muito importante”, destacou. Além das apresentações e painéis temáticos, o workshop promoveu discussões sobre o cenário da educação básica no Brasil e no Espírito Santo, diagnósticos das políticas docentes e uma atividade colaborativa voltada à construção de propostas para o fortalecimento da formação de professores e da qualidade do ensino.
João Gualberto – “Henrique Nunes Coutinho”
O escritor Romulo Felipe, autor de obras de ficção histórica de sucesso no mercado editorial, é hoje um dos grandes biógrafos em atuação no Espírito Santo. Ele lançou nos últimos tempos obras sobre a vida de políticos e empresários ainda em atividades, como Theodorico de Assis Ferraço, Eval Galassi, Coronel Gabriel Alckmin e Martinho Demoner, para citar apenas alguns exemplos. São, ao todo, quatorze biografias escritas e publicadas. São muito importantes esses regastes históricos, mesmo com personagens vivos, porque reúnem informações que poderiam ser esquecidas. Há grandes nomes da nossa história cujas famílias não cuidaram o seu acervo, como, por exemplo, Muniz Freire, nosso primeiro presidente eleito, em 1892. Nenhum familiar preservou seu acervo, e elementos de sua história, como cartas a outros políticos e familiares ou sua biblioteca, perderam-se na bruma do tempo. Na contramão dessa tendência, temos o caso do cuidado da estudiosa da cultura de sua região, Ivilisi Soares, psicanalista e filha do grande empreendedor do sul do estado, o Coronel Soares. Ele foi não apenas proprietário do trapiche do Porto da Barra do Itapemirim, mas também um dos grandes batalhadores pelo desenvolvimento de seu município. Lutou por toda a vida para que fossem feitos os investimentos que assegurassem a construção do cais, de modo a dar escala ao seu empreendimento e a trazer o desenvolvimento para Itapemirim. Volto à história do Coronel Soares oportunamente. Hoje, quero me deter no biografado por Romulo Felipe, Henrique Nunes Coutinho, chamando a atenção, em primeiro lugar, para a seriedade das pesquisas que envolvem registrar, em livro, uma trajetória de vida repleta de realizações, de afetos, mas também de desentendimentos e rupturas. É preciso método, disciplina e amor ao que se faz para lidar com centenas de documentos, fotos, depoimentos. Henrique Coutinho herdou seu nome de um antepassado importante na nossa história, seu homônimo que dirigiu o Espírito Santo entre 1904 e 1908 e que foi muito importante por destravar as negociações para a venda da nossa Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo para o capital inglês. Essa operação organizou as finanças públicas capixabas e possibilitou o governo empreendedor de seu sucessor, Jerônimo Monteiro. Coutinho, que foi prefeito de Colatina entre 1948 e 1951, veio de uma família de políticos importantes. Tinha nas veias esse sangue da política. Entretanto, sua grande obra está no campo da eletrificação. Fazendeiro com terras entre os municípios de Santa Tereza e Colatina, montou uma pequena usina hidroelétrica no Rio Santa Maria, para possibilitar a mecanização do beneficiamento de suas colheitas e das de seus vizinhos. Em agosto de 1940, teve autorização do governo federal para a ampliação de sua usina, na margem esquerda do mesmo rio, e concluiu suas obras em 1945. Ocorre que, nessa época, era prefeito o médico Silvio Ávidos – por sua vez filho de Florentino Avidos, que também fora presidente do Estado –, e ele propôs a Henrique Coutinho distribuir a energia excedente na zona urbana Colatina. Nasceu assim a empresa de Luz e Força Santa Maria, que foi transformada em companhia autônoma em 1959. Desde então, detêm a distribuição de energia elétrica para toda a região no entorno da cidade, contribuindo para o progresso extraordinário de toda aquela área. Hoje está presente em 11 municípios do Noroeste do nosso Estado. Venho afirmando sempre que o Espírito Santo é um Estado empreendedor, que tem entre os fundadores de seu progresso um time de grandes personagens, ousados e com espírito da modernidade que hoje temos. Seguramente, Romulo Felipe conseguiu descrever para o seu leitor os movimentos pioneiros de Henrique Nunes Coutinho desde que resolveu produzir energia para a sua propriedade, a fim de ganhar escala de produção, e depois transformar a empresa então criada em ativo sólido e prestador de serviços, inicialmente para Colatina e, depois, para vários municípios. A empresa seguramente é um dos pilares do crescimento da região Noroeste do Espírito Santo. Nasceu do sonho de um homem empreendedor, com capacidade para produzir bons resultados para os que também puderam prosperar ao seu redor. Os mais jovens nem sempre são capazes de compreender a diferença que faz um lugar iluminado, com aparelhos eletrodomésticos, com o conforto dos ambientes ventilados e refrigerados; assim, talvez não possam mensurar a diferença das ações desse homem na região onde viveu sua vida adulta. Muito também fez a família que possibilitou essa empreitada intelectual, muito bem desenvolvida pelo talentoso Romulo Felipe. *João Gualberto Vasconcellos é mestre e professor emérito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Doutor em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciência Política de Paris, na França, Pós-doutorado em Gestão e Cultura. Foi secretário de Cultura no Espírito Santo entre 2015 e 2018.
ESX 2026 reúne Sérgio Sacani, João Branco, Nina Silva e mais de 150 palestrantes em Vitória
O Espírito Santo vai sediar, entre os dias 11 e 13 de junho, a sexta edição do ESX – Innovation Experience Espírito Santo, considerado o maior evento de inovação do Estado e um dos principais do país. Realizado na Praça do Papa, em Vitória, o encontro deve reunir cerca de 20 mil participantes ao longo dos três dias, além de mais de 150 palestrantes e 200 startups. A programação contempla temas como inteligência artificial, tecnologia, negócios, criatividade, liderança, diversidade e futuro do trabalho, promovendo conexões entre empreendedores, investidores, empresas e representantes do ecossistema de inovação. Entre os principais nomes confirmados estão o divulgador científico Sérgio Sacani, a executiva e investidora Nina Silva e o especialista em marketing João Branco. Além deles, o evento contará com a participação de André Barrence, da futurista Daniela Klaiman, do professor e palestrante Gil Giardelli, do empresário Rafael Milagre, do especialista em inovação Andrea Iorio e de André Vernareccia. Segundo o diretor-técnico do Sebrae Espírito Santo, Eurípedes Pedrinha, a proposta do ESX é aproximar conhecimento, tecnologia e negócios em um ambiente favorável à geração de oportunidades. “A proposta do ESX é aproximar conhecimento, tecnologia, negócios e pessoas que buscam transformar novas ideias em valor real. A curadoria de conteúdo e de palestrantes é preparada com muita intenção e assertividade para que leve a melhor experiência para as pessoas visitantes. Queremos que as palestras, painéis e demais atrações ofereçam insights, inspiração e coragem para esse público que está ávido por oportunidades para seu desenvolvimento pessoal ou de sua empresa”, afirmou. Ambiente para inovação e novos negócios Além das palestras, o ESX 2026 contará com rodadas de negócios, feira de startups, mentorias, experiências imersivas, conexões entre investidores e empreendedores, espaços voltados à economia criativa e iniciativas de educação empreendedora. O analista de Inovação do Sebrae/ES, Igor Melo, destaca que a programação acompanha a evolução do ecossistema capixaba e dialoga com tendências que vêm transformando o mercado. “O ESX 2026 vai focar em tendências como inteligência artificial na prática, tecnologias que conectam aparelhos do dia a dia, a cultura do ‘faça você mesmo’ e o talento humano como o grande diferencial competitivo nos negócios. Esses temas têm tudo a ver com o atual momento do Espírito Santo, que conta com um investimento recorde de mais de R$ 300 milhões do Governo do Estado em ciência e inovação. O evento mostra que o Espírito Santo virou um polo maduro, que atrai investimentos, estimula a criatividade e transforma tecnologia em emprego e renda”, destacou. O ESX é realizado pelo Sebrae Espírito Santo e pela Mobilização Capixaba pela Inovação, com correalização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional. Destaques da programação Sérgio Sacani Criador do canal Space Today e um dos maiores comunicadores científicos do Brasil, deve abordar os impactos da ciência e da tecnologia na transformação da sociedade e na geração de novas oportunidades econômicas. João Branco Reconhecido como um dos principais nomes do marketing brasileiro, ganhou projeção nacional durante sua atuação à frente do marketing do McDonald’s Brasil, consolidando a marca Méqui e tornando-se referência em branding e relacionamento com consumidores. Nina Silva CEO do Movimento Black Money e fundadora da D’Black Bank, possui mais de duas décadas de atuação internacional nas áreas de tecnologia, inovação e finanças, com destaque para projetos ligados à inclusão e transformação digital. André Barrence Passou dez anos à frente do Google for Startups na América Latina, acelerando centenas de startups e liderando iniciativas voltadas à diversidade no empreendedorismo, como o Black Founders Fund. Daniela Klaiman Especialista em futurismo e inovação, integra atualmente o Board de Inteligência Artificial da Samsung e é colunista da Fast Company. Gil Giardelli Professor, escritor e palestrante, acumula mais de 1.500 apresentações realizadas no Brasil e no exterior, além de passagens por instituições como MIT e Stanford. Rafael Milagre Empresário e referência em inteligência artificial aplicada aos negócios, é fundador da plataforma Viver de IA, criada integralmente com uso de inteligência artificial. Andrea Iorio Ex-CEO do Tinder para a América Latina e ex-Chief Digital Officer da L’Oréal, é um dos principais especialistas em liderança, inovação e inteligência artificial do país. André Vernareccia Atua na liderança de Seller Marketing do TikTok Shop Brasil, auxiliando marcas e vendedores a expandirem seus negócios por meio do live commerce e da compra por descoberta. Serviço ESX 2026 – Innovation Experience Espírito Santo 📅 11, 12 e 13 de junho 📍Praça do Papa Horários Quinta e sexta-feira: das 13h às 21h Sábado: das 9h às 17h As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento: ESX 2026.
Ybera realiza live de 72 horas no TikTok Shop e pode entrar para o Guinness
A Ybera Group está promovendo uma das maiores iniciativas de live commerce já realizadas no setor da beleza e pode conquistar um lugar no Guinness World Records™️. A empresa realiza uma transmissão ininterrupta de 72 horas diretamente de sua sede, em Vitória, em uma ação que está sendo auditada para possível reconhecimento como a live shop de marca mais longa da história. A iniciativa, que comecou na última quarta-feira (27) e termina neste sábado (30), marca a estreia da Ybera Group no TikTok Shop e reúne dezenas de criadores de conteúdo de diferentes regiões do Brasil ao longo da programação. A ação também conta com a participação da comunidade digital da marca, formada por mais de 40 mil influenciadoras distribuídas em mais de 50 países. Johnathan Alves, CEO da Ybera Batizada de Super Live Ybera, a transmissão foi concebida para se tornar um case de creator economy, live commerce e influência digital em escala internacional. Durante as 72 horas ininterruptas, os participantes acompanham uma programação que combina vendas ao vivo, produção de conteúdo em tempo real, bastidores da empresa, visitas à fábrica e ativações especiais. A operação acontece dentro do TikTok Shop, plataforma de comércio eletrônico integrada à rede social que vem transformando a relação entre entretenimento, influência e consumo. O modelo, conhecido como discovery commerce, permite que os consumidores descubram produtos durante a navegação por vídeos e transmissões ao vivo, concluindo a compra sem sair da plataforma. Globalmente, o TikTok Shop tem se consolidado como um dos principais motores do social commerce, segmento que movimenta bilhões de dólares por ano e cresce impulsionado pela creator economy e pelos novos hábitos de compra digital. A expectativa da empresa é consolidar a ação como uma das maiores iniciativas de live commerce já realizadas no segmento de beleza. Além de mobilizar milhares de espectadores simultaneamente, a Super Live Ybera pretende ampliar o debate sobre o futuro do varejo digital, o papel dos criadores de conteúdo na jornada de compra e as novas formas de conexão entre marcas e consumidores no ambiente digital. Caso seja homologada pelo Guinness World Records™️, a transmissão poderá colocar a Ybera Group e o Espírito Santo em destaque internacional como protagonistas de uma iniciativa inédita no universo do live commerce
Festival Botecos de Guarapa movimenta Guarapari com gastronomia e shows até este domingo (31)
Além da gastronomia, a programação cultural segue movimentando a Orla do Canal neste fim de semana. Neste sábado (30), o festival abre os portões às 18 horas e recebe o cantor Anfrísio, às 19 horas, com um repertório repleto de brasilidades. Às 21 horas, o samba toma conta do palco com Tunico da Vila e Na Intimidade do Samba. O encerramento da noite será comandado pela cantora Luiza Andrade, que sobe ao palco às 23 horas com sucessos do sertanejo. No domingo (31), último dia do Festival Botecos de Guarapa, a programação começa ao meio-dia com a roda de samba do grupo Bambala. Às 15 horas, Graciella D Ferraz apresenta o projeto “O Baile da Graci”, reunindo diferentes ritmos e muita animação. O encerramento do evento ficará por conta do grupo Comichão, que leva o tradicional forró ao público a partir das 17 horas. Com entrada gratuita, o festival reúne opções gastronômicas para todos os gostos, valorizando os sabores da terra e do mar, além de fortalecer o turismo, a cultura e os pequenos empreendedores de Guarapari. Programação deste sábado (30) 18h – Abertura do evento 19h – Anfrísio (Brasilidades) 21h – Tunico da Vila e Na Intimidade do Samba 23h – Luiza Andrade (Sertanejo) Programação deste domingo (31) 12h – Abertura do evento 12h – Bambala (Roda de Samba) 15h – Graciella D Ferraz (O Baile da Graci) 17h – Comichão (Forró) Serviço Festival Botecos de Guarapa Data: até 31 de maio de 2026 (domingo) Local: Ao lado do Supermercado Perim, na Orla do Canal, em Guarapari Realização: Instituto Panela de Barro Apoio: Prefeitura de Guarapari e Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte Entrada: Gratuita
Nova estação do Aquaviário entra em operação e amplia integração do transporte metropolitano
O Governo do Estado colocou em operação, nesta sexta-feira (29), a nova estação do Sistema Aquaviário localizada no complexo da Rodoviária de Vitória. A estrutura, denominada Estação Élcio Álvares, passa a integrar oficialmente a rede de transporte aquaviário da Grande Vitória, ampliando as alternativas de deslocamento para a população e fortalecendo a conexão entre diferentes modais de transporte da Região Metropolitana. A inauguração contou com a participação do governador Ricardo Ferraço, que destacou os impactos da iniciativa para a mobilidade urbana e para o turismo na Capital. “É mobilidade, qualidade de vida e fortalecimento do turismo. Queremos ampliar a cada momento para que sirva de alternativa para os trabalhadores e, nos fins de semana, potencialize o turismo. Vamos ampliar para explorar todo o potencial da Baía de Vitória. A Estação da Rodoviária passa a operar dando uma opção a mais para quem faz o trajeto de Porto de Santana à Praça do Papa. É mais uma alternativa para o capixaba se locomover e também uma oportunidade para diminuirmos os veículos das ruas”, afirmou o governador. Com a entrada em funcionamento da nova estrutura, o sistema aquaviário passa a contar com quatro estações de embarque e desembarque: Porto de Santana, em Cariacica; Prainha, em Vila Velha; Rodoviária de Vitória; e Praça do Papa, também na Capital. A instalação da estação em uma das áreas de maior circulação de passageiros da cidade é considerada estratégica para ampliar o acesso ao transporte aquaviário e reforçar a integração com o sistema de ônibus urbanos e intermunicipais. A principal alteração operacional ocorre na linha 401, que passa a incluir a Rodoviária de Vitória em seu itinerário. Com isso, o trajeto entre Porto de Santana e a Praça do Papa passa a contar com parada na nova estação. As demais linhas do sistema permanecem sem mudanças. Para o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a expansão representa mais um avanço na consolidação de um sistema de transporte integrado na Grande Vitória. “Essa ampliação é mais um passo importante na construção de uma mobilidade integrada e eficiente na Grande Vitória. A chegada à Rodoviária insere o sistema em um ponto estratégico da Capital, ampliando a conectividade e facilitando o acesso da população, com mais opções de deslocamento e conforto”, comentou. Integração com o Transcol A operação da nova estação também trouxe mudanças na integração com o Sistema Transcol. Algumas linhas de ônibus tiveram seus trajetos ajustados para facilitar o acesso dos passageiros ao terminal aquaviário. A linha 184 (Mário Cypreste/Jardim da Penha via Maruípe) passou a ter como ponto final a Rodoviária de Vitória, ampliando a conexão da região central da Capital com o sistema aquaviário. Já a linha 742 (Terminal Campo Grande/Terminal São Torquato via Expedito Garcia/Terminal Jardim América) teve seu percurso estendido até a Rodoviária de Vitória, permitindo ligação direta entre usuários atendidos por três terminais urbanos e a nova estação do Aquaviário. Foto: Goveno ES
Hospital Santa Rita inaugura tecnologia inédita no ES para radioterapia de alta precisão
O Hospital Santa Rita deu mais um passo na modernização do tratamento oncológico no Espírito Santo com a inauguração do acelerador linear Versa Full HD, equipamento considerado um dos mais modernos do país e que passa a oferecer recursos inéditos no Estado para tratamentos de radioterapia de alta precisão. Adquirido por meio de Termo de Fomento firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com apoio da então senadora Rose de Freitas, o equipamento recebeu investimento total de R$ 12 milhões, incluindo contrapartida de R$ 3,5 milhões do hospital. O diferencial da nova tecnologia está na integração de sistemas avançados que ampliam significativamente a precisão da radioterapia, permitindo atingir tumores com maior exatidão e reduzindo a exposição de tecidos saudáveis à radiação. Entre os principais recursos estão a mesa robótica HexaPOD e o sistema ExacTrac Dynamic Surface. Segundo o médico rádio-oncologista Carlos de Freitas Rebello (foto abaixo), os equipamentos elevam os padrões de segurança e eficácia dos tratamentos realizados na instituição. “Vamos oferecer mais segurança, menos efeitos colaterais, proteção de órgãos, conforto e rapidez. Durante a aplicação, câmeras especiais acompanham continuamente o posicionamento do paciente. Se houver qualquer movimentação fora do planejado, o sistema detecta imediatamente. Esse nível de monitoramento não está presente em todos os centros de radioterapia. Então, este passa a ser o grande diferencial que o Hospital Santa Rita vai oferecer para seus pacientes”, explica. Antes do início da aplicação da radiação, a mesa HexaPOD realiza ajustes em seis direções para garantir alinhamento milimétrico do paciente. Já durante o tratamento, o ExacTrac monitora continuamente a superfície corporal por meio de câmeras e sensores capazes de identificar até mesmo movimentos mínimos provocados pela respiração. Em caso de qualquer alteração, o sistema corrige automaticamente o posicionamento ou interrompe a aplicação para evitar falhas. “Essa combinação permite atingir uma precisão submilimétrica — algo que impacta diretamente na eficácia e na segurança do tratamento. Ao concentrar a radiação exclusivamente no tumor, reduz-se a exposição de órgãos e tecidos saudáveis, o que diminui efeitos colaterais como fadiga, náuseas e irritações na pele, além de reduzir riscos de complicações mais graves”, destaca o especialista. Outro benefício apontado é o maior conforto durante o tratamento. Com o monitoramento contínuo por imagem e superfície, há menor necessidade de marcações invasivas na pele, tornando o processo menos desconfortável e mais humanizado. A tecnologia é especialmente indicada para casos que exigem alta precisão, como tumores cerebrais, câncer de pulmão — cuja movimentação é influenciada pela respiração —, além de tumores de próstata, mama e lesões na coluna. No entanto, a versatilidade do equipamento permite sua utilização em diversos outros tipos de câncer. Com a aquisição do Versa Full HD, o Hospital Santa Rita passa a contar com quatro aceleradores lineares, consolidando sua posição como uma das principais referências em radioterapia no Espírito Santo e aproximando-se dos centros mais avançados do país. “Nosso serviço utiliza tecnologias avançadas de posicionamento e monitoramento em tempo real, incluindo mesa robótica e câmera de superfície, permitindo tratamentos mais precisos, seguros e personalizados. Assim como aviões modernos possuem sistemas inteligentes de navegação, nossa radioterapia utiliza câmera de superfície e mesa robótica para garantir máxima precisão durante o tratamento”, afirma Carlos de Freitas Rebello. Como funciona a radioterapia A radioterapia é um tratamento que utiliza radiação ionizante de alta energia para destruir células tumorais e preservar ao máximo os tecidos saudáveis. Pode ser empregada de forma isolada ou em conjunto com outras modalidades terapêuticas, como cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia, terapia-alvo e imunoterapia. “A radiação tem como mecanismo de ação levar a um dano celular gerando radicais livres em grandes quantidades na área de tratamento. Esses levam danos ao DNA das células tumorais que sofrem tanto que a célula tumoral é induzida à morte. Já as células normais têm mecanismos de reparo mas, mesmo com toda sofisticação, podemos ter reações que vão ocorrer de acordo com áreas específicas que estão sendo tratadas, porém, quanto mais preciso conseguirmos ser, menores serão essas reações”, explica o médico. “A oncologia, de maneira geral, vem em constante evolução. E as máquinas de radioterapia vêm sendo cada vez mais precisas e eficazes, levando doses elevadas de irradiação diretamente no tumor, garantindo segurança e minimizando efeitos colaterais. Com a nova máquina podemos fazer tratamentos mais precisos e seguros”, conclui. Hospital investe R$ 11 milhões na ampliação e modernização da radioterapia Luiz Augusto Fagundes, cirurgião oncológico e diretor clínico do Hospital Santa Eita Além da aquisição do novo acelerador linear, o Hospital Santa Rita investiu R$ 11 milhões na ampliação e modernização completa do setor de radioterapia. A reforma foi realizada para adequar a estrutura ao novo equipamento e ampliar a capacidade de atendimento da unidade, que poderá receber cerca de 80 novos pacientes por dia. A proposta foi criar um ambiente mais amplo, acolhedor, humanizado e preparado para oferecer mais conforto, segurança e eficiência em todas as etapas do tratamento. O setor passou a contar com 1.223 metros quadrados, representando um aumento de 34% em relação à estrutura anterior. Também foram ampliados os consultórios, modernizadas as áreas de espera e criados novos espaços de apoio assistencial voltados à melhor experiência de pacientes e acompanhantes. Como parte da estratégia de oferecer uma jornada mais integrada ao paciente oncológico, o novo espaço passou a contar ainda com um consultório odontológico dedicado aos pacientes em tratamento. O acompanhamento odontológico é considerado fundamental, especialmente nos casos de tumores de cabeça e pescoço. “Mais do que a entrega de uma nova área física, o investimento amplia as possibilidades terapêuticas com tecnologia de ponta, maior precisão nos tratamentos e ganho de capacidade assistencial, contribuindo diretamente para a redução das filas de espera e para o acesso mais rápido dos pacientes ao tratamento oncológico”, afirma Marilucia Dalla, presidente da Afecc-Hospital Santa Rita. A nova estrutura também fortalece a atuação multiprofissional e amplia a capacidade operacional do serviço, garantindo mais agilidade, segurança e qualidade assistencial aos pacientes. A cerimônia de entrega da nova estrutura e do equipamento foi realizada na noite do último dia 26 de maio e