A bandeira tarifária das contas de energia passará para vermelha, no patamar 1, no mês de junho, anunciou nesta sexta-feira (30) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, os consumidores terão custo extra de R$ 4,463 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. “Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas”, esclarece a Aneel. Em maio, a Aneel acionou a bandeira amarela, em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano, e as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média. “Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel. Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Bandeiras Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica.Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta de energia sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Na bandeira amarela, o acréscimo é de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A bandeira vermelha tem dois patamares. No primeiro, a tarifa sofre acréscimo de R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido. No patamar dois, o valor passa para R$ 7,877 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido.
Serra promove Conferência das Cidades com foco em desenvolvimento sustentável
A Prefeitura da Serra realiza no próximo dia 12 de junho, das 8h às 18h, a 7ª Conferência Municipal das Cidades, no auditório do Hospital Materno Infantil, em Civit II. O evento vai reunir representantes do poder público e da sociedade civil para discutir propostas que contribuam para um futuro urbano mais inclusivo, sustentável e democrático. Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”, a conferência será marcada por painéis temáticos, grupos de trabalho e debates sobre mobilidade, acessibilidade, tecnologia urbana e justiça social. Durante a programação, os participantes também irão formular propostas e eleger os delegados que representarão o município nas próximas etapas do processo em nível estadual e nacional. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Claudio Denicoli, que também preside o Conselho da Cidade, o diálogo entre diferentes setores da gestão e a população é essencial. “A troca de ideias é fundamental para construirmos cidades mais acolhedoras para todos”, destacou. A participação na conferência é aberta ao público, mas requer inscrição prévia por meio do formulário disponível neste link: Formulário de Inscrição. No ato da inscrição, o interessado deve indicar o grupo temático no qual deseja contribuir.
Vila Velha anuncia climatização de todas as salas de aula da rede municipal
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (2) por meio das redes sociais O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, anunciou na manhã desta segunda-feira (2), por meio de suas redes sociais, que todas as salas de aula das escolas da rede municipal de ensino receberão aparelhos de ar-condicionado. A medida busca garantir mais conforto térmico para alunos e professores durante o período letivo, especialmente nos dias mais quentes. “Ar-condicionado nas escolas. Acabei de publicar no Diário Oficial do município a aquisição, a instalação e a manutenção do ar-condicionado para todas as salas de todas as escolas municipais. Uma demanda antiga que nós estamos atendendo com muito sacrifício, com muito ajuste fiscal e agora a gente vai proporcionar aos professores e aos nossos alunos o maior conforto, e principalmente para que os nossos alunos possam aprender cada dia mais. Viva a educação, viva Vila Velha”, disse o prefeito em seu perfil no Instagram. Atualmente, a rede municipal de ensino atende mais de 55 mil alunos, distribuídos entre escolas de educação infantil e ensino fundamental.
Sol, calor e pancadas de chuva: veja como fica o tempo nesta semana na Grande Vitória
A primeira semana de junho será de variações no clima da Grande Vitória, com alternância entre dias ensolarados, temperaturas elevadas e possibilidade de pancadas de chuva isoladas. A previsão indica um início de semana mais úmido, com tempo instável, e um período mais seco e quente a partir de quarta-feira (5). Segundo dados do Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem oscilar entre 20°C e 30°C na capital capixaba e nos municípios vizinhos. A umidade relativa do ar seguirá alta, principalmente nas manhãs e noites, o que favorece a formação de nuvens e névoa, especialmente nos horários mais frios do dia. A partir de quinta-feira, o tempo firme deve predominar em toda a região metropolitana, com céu aberto e calor mais intenso. No sábado, porém, há chance de retorno das chuvas passageiras. Para quem planeja atividades ao ar livre, a dica é aproveitar os dias mais estáveis no meio da semana e ficar atento às mudanças rápidas nas condições meteorológicas. Segunda-feira (2 de junho) Temperatura: mínima de 20°C e máxima de 26°C Chuva: 2,5 mm (probabilidade de 87%) Umidade: entre 81% e 93% Condições: Sol com pancadas de chuva à tarde e à noite Terça-feira (3 de junho) Temperatura: mínima de 21°C e máxima de 27°C Chuva: 2,6 mm (probabilidade de 81%) Umidade: entre 79% e 95% Condições: Sol com pancadas de chuva à tarde e à noite Quarta-feira (4 de junho) Temperatura: mínima de 21°C e máxima de 28°C Chuva: 0 mm (sem previsão de chuva) Umidade: entre 65% e 95% Condições: Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer; noite com poucas nuvens Quinta-feira (5 de junho) Temperatura: mínima de 21°C e máxima de 29°C Chuva: 0 mm (sem previsão de chuva) Umidade: entre 67% e 91% Condições: Sol o dia todo sem nuvens no céu; noite de tempo aberto Sexta-feira (6 de junho) Temperatura: mínima de 21°C e máxima de 30°C Chuva: 0 mm (sem previsão de chuva) Umidade: entre 61% e 92% Condições: Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado; noite com muitas nuvens Sábado (7 de junho) Temperatura: mínima de 22°C e máxima de 24°C Chuva: 0,4 mm (probabilidade de 36%) Umidade: entre 83% e 96% Condições: Sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia; noite com muitas nuvens, mas tempo firme
João Gualberto: “O parlamento dos invisíveis”
O grande historiador e sociólogo francês Pierre Rosanvallon – diretor de estudos na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e conferencista no Collège de France – é autor de dezenas de livros da maior importância no campo das ciências sociais. É dele um pequeno livro que me parece particularmente importante nesse momento: O Parlamento dos Invisíveis, que foi publicado originalmente em francês em 2014, cuja primeira edição brasileira é de 2017. O texto do sociólogo contém uma proposta muito interessante: fazer avançar a democracia, partindo do princípio de que é preciso dar voz ao cidadão comum. Argumenta que é necessário ter uma rede de informações digital que capte o sentimento de todos sobre a vida social, revitalizando o fazer democrático e construindo plataformas com o vigor de um sistema baseado em múltiplos relatos, que seriam como livros de menor tamanho. O princípio geral em que se baseia o autor é o de que as instituições responsáveis por dar voz ao povo estão em baixa. Ele inclui aí os sindicatos, a imprensa tradicional, os partidos políticos e todos os chamados espaços de socialização das atividades políticas. Esses espaços encolheram muito, segundo Rosavallon, que propõe então seu ingresso na arena digital para facilitar sua operação no mundo de hoje, até porque as plataformas digitais favorecem o diálogo e a troca. Chamou minha atenção a valorização da encenação dos relatos da literatura através dos tempos na análise do grande pensador. Afinal, tenho enorme interesse na forma de expressão que a literatura faz de uma certa sociologia do cotidiano, como sabem os que vêm acompanhando os meus artigos. A literatura, para Rosanvallon, torna mais sensível o mundo, ao exprimir sem falsas aparências as indeterminações e a complexidade dos sentimentos morais. Ele registra que o romance foi por muito tempo o gênero que se mostrava o mais poroso às diferentes modalidades de conhecimento do homem e da sociedade. Balzac, Hugo, Flaubert e Zola, para ele, exploraram o íntimo e o coletivo, superando o registro entre ficção e pensamento. O projeto de Rosanvallon chamado Contar a Vida pretende retomar esse viés de conhecimento pela escrita, pela investigação, pelo testemunho. A proposta pretende romper todas as hierarquias de gênero ou estilos em um site que agregue todas as contribuições de vastos setores sociais, hoje invisíveis porque impossibilitados de se expressarem. O site raconterlavie.fr, que está no ar na França há alguns anos, pretende, com essa visão, ter uma dimensão comunitária, sendo produtor de laços sociais, tanto pela dinâmica de intercompreensão e de curiosidade pelo outro, que lhe serve de base, quanto pelas trocas e formas de ajuda que favorece. Alcança, assim, uma dupla dimensão: local e de laços, permitindo desenvolver as virtualidades democráticas da internet e ao mesmo tempo recuar seus usos estreitos e desconstrutivos. Desse modo, faz sua contribuição ao desenvolvimento das redes sociais de essência cidadã. São pequenas obras que se concentram essencialmente na exploração de três conjuntos: 1. os relatos e trajetórias de vida, mesclando perfis e histórias singulares; 2. os lugares de produção ou expressão do social, que podem ser espaços exemplares de um novo modo de vida, lugares reveladores de uma crise social, de fluxo ou ainda lugares de trabalho, e 3. os romances de vida, aqueles que resultam de uma guinada, como o fim dos estudos, uma separação, um acidente ou a perda de um emprego. A ideia é compreender a sociedade a partir de suas zonas de ambiguidade ou de inflexão e ainda as dinâmicas singulares que refazem a trajetória dos indivíduos. Tudo apreendido através de histórias singulares, mostrando essa maneira de lidar com a diversidade, a superação de elementos como o racismo, o machismo e todas as formas de preconceito que ameaçam uma sociedade igualitária e democrática. Fiquei encantado com a ideia de discutir na nossa sociedade essa espécie de Parlamento dos Invisíveis, que, apoiando-se em um futuro site Contar a Vida, poderá incluir outras ferramentas, como as de imagem e som, além de criar um espaço para discutir as obras. A ideia é ter um espaço virtual de edição de todos os relatos de vida e as discussões e comentários produzidos pelo conjunto dos usuários. Nós precisamos criar espaços abertos, democráticos e livres, onde as individualidades invisíveis possam se expressar e fazer avançar espaços de construção de novas identidades, como contraponto e superação dos permanentes ataques a um projeto de sociedade ancorado na igualdade. João Gualberto Vasconcellos é mestre e professor emérito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Doutor em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciência Política de Paris, na França, Pós-doutorado em Gestão e Cultura. Foi secretário de Cultura no Espírito Santo entre 2015 e 2018. *A opinião do articulista é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a posição do portal News Espírito Santo
Vitória abre inscrições para expositores no Festival Gastronomia Dá Samba
Estão abertas as inscrições para quem deseja participar como expositor do Festival Gastronomia Dá Samba, evento que promete agitar o Centro de Vitória com muita música, cultura e empreendedorismo nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2025. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Vitória e do Instituto Panela de Barro, com parceria do Sebrae, e convida empresas e empreendedores dos setores de alimentos e bebidas, artesanato, economia criativa, agroindústria, agricultura familiar, comércio e serviços a se inscreverem gratuitamente para fazer parte da programação. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de junho, pelo link: 👉 Formulário de Inscrição Oportunidade para diversos segmentos Ao todo, serão disponibilizadas 49 vagas para expositores, divididas entre a praça de alimentação e os estandes da feira. 18 vagas serão destinadas a negócios da área de gastronomia, como bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, docerias e bebidas. 31 vagas contemplam empreendimentos de artesanato, agroindústria, economia criativa, comércio e serviços em geral. Quem pode participar? Podem se inscrever empresas e empreendedores individuais legalmente constituídos, com atuação comprovada nos seguintes segmentos: Gastronomia e bebidas (incluindo food trucks e bebidas artesanais) Artesanato em diversas técnicas e materiais Economia criativa (moda, design, arte, cultura etc.) Agroindústria e agricultura familiar Comércio e serviços Como será a seleção? A escolha dos expositores seguirá os critérios definidos no edital, como: ✔ Adequação à proposta do festival ✔ Qualidade dos produtos e serviços ✔ Regularidade fiscal A lista dos selecionados será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura de Vitória e do Instituto Panela de Barro. Muito além da gastronomia: música, cultura e inovação O Festival Gastronomia Dá Samba vai unir o melhor da culinária capixaba à energia contagiante do samba, criando uma experiência única no coração da capital. A programação inclui apresentações culturais, rodas de samba, oficinas e atividades voltadas ao fortalecimento da economia criativa. Além de expor e comercializar seus produtos, os empreendedores terão a chance de ampliar sua visibilidade, conectar-se com novos públicos e integrar cadeias produtivas que valorizam a inovação e o desenvolvimento local. Anote na agenda: 📍 Local: Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 435, Centro de Vitória – ES 📅 Datas e horários: Sexta (18/07): 18h às 00h Sábado (19/07): 16h às 00h Domingo (20/07): 11h às 18h Foto: PMV
Comércio varejista capixaba lidera crescimento no Sudeste no 1º trimestre de 2025
Vendas aumentaram 3,9% no Espírito Santo, acima da média nacional e de todos os estados da região O Espírito Santo registrou o maior crescimento do comércio varejista entre os estados do Sudeste no primeiro trimestre de 2025. De janeiro a março, o volume de vendas avançou 3,9% em relação ao mesmo período de 2024, superando com folga a média nacional (1,2%) e a regional (0,8%). Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE e analisados pelo Connect Fecomércio-ES. No comparativo com os demais estados da região, Minas Gerais cresceu 1,8%, São Paulo ficou praticamente estável (0,2%) e o Rio de Janeiro teve queda de 2,7%. Somente no mês de março, o varejo capixaba cresceu 1,2%, enquanto o Brasil recuou 1% e o Sudeste, 1,8%. Para o coordenador de pesquisa do Observatório do Comércio, André Spalenza, o desempenho reforça o bom momento da economia local: “O aumento no volume de vendas do comércio varejista tende a impactar positivamente outros setores, como o mercado de trabalho e a renda. Os resultados sugerem uma tendência positiva para a economia capixaba.” Ao analisar o acumulado dos últimos 12 meses até março, o crescimento do Espírito Santo foi de 2%, próximo ao registrado no Sudeste (1,65%) e abaixo da média nacional (3,1%). Outro dado de destaque é o índice de volume de vendas em março, que chegou a 106,4 pontos — o maior nível para o mês desde o início da série histórica, em 2000. Já a média das vendas no primeiro trimestre também foi a mais alta já registrada no período. Com esse desempenho, o Espírito Santo ficou na 5ª posição entre os estados brasileiros com melhor resultado no varejo entre janeiro e março de 2025. Setores que mais cresceram Os segmentos com maior crescimento no trimestre foram: Artigos farmacêuticos, médicos, perfumaria e cosméticos: +11,2% Outros artigos de uso pessoal e doméstico: +8,9% Hipermercados, supermercados, alimentos, bebidas e fumo: +4,5% Já o varejo ampliado — que inclui setores como materiais de construção e veículos — cresceu 3,7% em março, mais uma vez superando a média nacional (1,9%) e a do Sudeste (1,8%). Os destaques foram: Atacado de alimentos, bebidas e fumo: +22,4% Material de construção: +5,9% Veículos, motocicletas, partes e peças: +5,2% Projeções otimistas Com base nos dados da PMC, a expectativa é que o varejo capixaba movimente cerca de R$ 6,98 bilhões em junho, o que representa um crescimento de 8,23% frente ao mesmo mês do ano passado. Em março, a estimativa é que as vendas tenham alcançado R$ 7,2 bilhões, alta de 7,44% em relação a 2024. Para abril e maio, as projeções ficaram na casa dos R$ 7 bilhões, com crescimento em ambos os meses. A análise completa está disponível no portal do comércio: portaldocomercio-es.com.br. 📊 Sobre o Sistema Fecomércio-ES A Fecomércio-ES representa 405 mil empresas e responde por 58% da arrecadação de ICMS no estado, com impacto direto na geração de mais de 652 mil empregos. Com mais de 30 unidades fixas e ações itinerantes, o Sistema atua em todos os municípios capixabas, seja de forma presencial ou on-line. O projeto Connect é realizado em parceria com a Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti, Fapes e MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação).
Bluzz Saúde fecha patrocínio com a Desportiva e entra no universo do futebol capixaba
A operadora Bluzz Saúde é a nova patrocinadora oficial da Desportiva Ferroviária, clube de tradição e apaixonada torcida no Espírito Santo. O anúncio da parceria marca um passo importante na estratégia de expansão da marca, que passa a reforçar sua conexão com o esporte e com o público capixaba. Com identidade jovem, inovadora e 100% local, a Bluzz tem se destacado no mercado por oferecer planos de saúde corporativos focados em atenção primária, cuidado contínuo e acompanhamento próximo dos beneficiários. Ao investir no futebol, a empresa busca ampliar sua visibilidade, fortalecer a marca e dialogar com novas audiências. “A Desportiva é um grande clube capixaba, com excelente público, e essa crescente atual nos dá muita visibilidade de marca. Entendemos que, conforme o clube cresce, nós crescemos junto”, afirma o CEO da Bluzz, Márcio de Oliveira Almeida. Segundo ele, o que motivou o investimento foi a “tradição inquestionável da Desportiva, sua imensa torcida e o projeto legalizado e profissional do clube”. Pelo lado do clube grená, a chegada da Bluzz representa mais do que um patrocínio. “É um compromisso conjunto com o bem-estar e a performance. Um clube forte começa com atletas e profissionais saudáveis. Ter ao nosso lado uma empresa inovadora do setor da saúde reforça nossa visão de longo prazo”, destaca Vinícius Domingues, diretor geral da Desportiva. Com o acordo, a marca da Bluzz será estampada nos uniformes da Desportiva e estará presente em ações promocionais e institucionais. A parceria também reforça uma tendência no mercado: empresas capixabas apostando no esporte como plataforma de engajamento, construção de marca e impacto social positivo.
Programa Nota Vitória já devolveu mais de R$ 17,5 milhões aos contribuintes
Desde a sua criação, o programa Nota Vitória já repassou mais de R$ 17,5 milhões diretamente para a conta corrente dos moradores da capital que participam da iniciativa. O objetivo é incentivar o consumidor a solicitar a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e, com isso, recuperar parte do valor pago em impostos. Podem gerar créditos as notas emitidas em academias, escolas, creches e faculdades particulares, cursos de idiomas, lavanderias, salões de beleza, hotéis, oficinas mecânicas e lojas de conserto de eletrodomésticos — desde que os estabelecimentos estejam situados em Vitória. De acordo com o regulamento, os participantes recebem 30% do valor do ISS (Imposto Sobre Serviço) efetivamente recolhido pela empresa prestadora do serviço. Como participar O processo é simples: basta pedir a nota fiscal de serviço e solicitar que ela seja emitida com o seu CPF. Depois, o usuário deve se cadastrar no Portal Nota Vitória (nota.vitoria.es.gov.br) para acompanhar os créditos e fazer os resgates. Os valores acumulados podem ser depositados diretamente em conta corrente do titular do CPF ou usados para abatimento no IPTU do ano seguinte. O programa é uma forma de estimular a cidadania fiscal e, ao mesmo tempo, devolver ao contribuinte parte do tributo que ajuda a movimentar a economia da capital. Foto: PMV
Sábado de vacinação e atendimentos de saúde em shoppings de Vila Velha
A Prefeitura de Vila Velha realiza neste sábado (31) uma série de ações de saúde para a população, com serviços em dois shoppings da cidade e na Unidade de Saúde de Santa Rita. Nos shoppings Boulevard e Praia da Costa, das 11h às 18h, haverá vacinação sem necessidade de agendamento. Um dos destaques é a aplicação da vacina pneumocócica 13, voltada a idosos com mais de 65 anos que ainda não tomaram nenhuma dose desse tipo de imunizante. Também serão ofertadas vacinas contra gripe, covid-19 e outras doenças, conforme a faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde. Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto. No caso das crianças, a carteira de vacinação é obrigatória. Agendamento online disponível Quem preferir se vacinar com horário marcado pode fazer o agendamento nesta sexta-feira (30), a partir das 15h, pelo site oficial da Prefeitura de Vila Velha. As doses agendadas serão aplicadas durante a semana nas unidades de saúde de referência. Sábado + Saúde em Santa Rita A Unidade de Saúde de Santa Rita também recebe, das 8h às 15h, mais uma edição do programa Sábado + Saúde, com atendimentos médicos, odontológicos e coleta de exame preventivo. Os atendimentos são destinados a pacientes que já realizaram agendamento prévio.