O Parque da Cidade, em Laranjeiras, é palco da 2ª edição do Serra Beer Festival, que vai até domingo (1º). Com entrada gratuita e programação diária das 17h às 23h30, o evento reúne música ao vivo, cervejarias artesanais, gastronomia variada, área kids, roda gigante e atrações para toda a família. Realizado pela Associação das Cervejarias Artesanais da Serra (ASCES-ES) com apoio da Prefeitura da Serra, o festival terá duas atrações musicais por noite e cerca de 40 expositores locais. A expectativa é receber entre 20 e 30 mil visitantes e movimentar mais de R$ 500 mil em vendas. Entre as marcas confirmadas estão Wild West, Kombeer, Ambronelli, Incrível, Baumler e Cia Marítima, com rótulos como pilsen, IPA, red ale e stout. A gastronomia vai de hambúrgueres e churrascos a acarajé, doces e drinks. Também haverá espaço para o artesanato local. “O Serra Beer Festival é uma vitrine para a produção local e um ponto de encontro para diversão e networking”, destaca Jean Soares, presidente da ASCES-ES. Para o secretário de Turismo da Serra, Anderson Madeira, o evento ajuda a impulsionar o turismo e a economia da cidade. Já a secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Lamas, ressalta que a Prefeitura seguirá apoiando ações que gerem renda e entretenimento.
Praia da Costa recebe torneio internacional de beach tennis a partir desta quinta (29)
A Praia da Costa, em Vila Velha, será o centro das atenções do beach tennis a partir desta quinta-feira (29), com o início do BT 200, um dos maiores torneios internacionais da modalidade, válido pelo ranking da International Tennis Federation (ITF). A competição vai até domingo (1º), com disputas em diferentes horários e uma arena montada em frente à Farmácia Santa Lúcia, na Avenida Antônio Gil Veloso. A etapa capixaba reunirá 500 atletas das categorias masculino e feminino, entre profissionais e amadores. O BT 200 é um torneio de alto nível que integra o circuito internacional da ITF, reunindo nomes da elite do beach tennis e oferecendo pontuação válida para o ranking mundial. Além da competição profissional, o evento também contará com o Campeonato Amador de Beach Tennis, com disputas em duplas e individuais, nos naipes masculino e feminino. O torneio é realizado pela Associação Brasileira de Esporte na Natureza e Aventura (ABENA) e pela Federação Espírito-Santense de Tênis, com chancela da Confederação Brasileira de Tênis e da ITF, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Vila Velha. “Vila Velha vem recebendo diversas competições esportivas de grande porte, isso demonstra que o esporte está evoluindo cada dia mais no município. Além disso, sediar um evento internacional contribui significativamente para o desenvolvimento dos atletas capixabas”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Anadelso Pereira. Premiação Os atletas profissionais disputarão uma premiação total de R$ 90 mil. Já nas competições amadoras, as duplas classificadas nas três primeiras colocações receberão troféus e medalhas. Programação Quinta-feira (29/05) – das 10h às 18h Sexta-feira (30/05) – das 18h às 22h (categoria Amador) Sábado (31/05) – das 8h às 22h Domingo (01/06) – das 8h às 17h 📍 Local: Arena montada na Praia da Costa, em frente à Farmácia Santa Lúcia (Av. Antônio Gil Veloso)
Grande Vitória terá período prolongado de instabilidade com chuvas frequentes
Prepare o guarda-chuva: os próximos dias na Grande Vitória prometem ser de tempo instável, com pancadas de chuva praticamente diárias. Segundo as previsões dos principais serviços meteorológicos, como ClimaTempo e INMET, a capital capixaba e municípios vizinhos enfrentarão um período prolongado de céu nublado, alta umidade e possibilidade de temporais isolados. A mudança de padrão ocorre após semanas de clima predominantemente seco e ensolarado na região metropolitana. Essa sequência de dias chuvosos surpreende muitos moradores, especialmente pela persistência da instabilidade: são ao menos sete a oito dias seguidos com possibilidade de chuva, o que pode afetar desde o trânsito até o planejamento de atividades ao ar livre. Apesar de algumas aberturas de sol entre um dia e outro, a tendência é de que a chuva continue marcando presença até pelo menos o final da próxima semana. Previsão Detalhada para os Próximos Dias Quinta-feira (29/05): O dia será marcado por algumas pancadas de chuva, com temperatura máxima de 28°C e mínima de 22°C. A umidade relativa do ar estará elevada, variando entre 73% e 95%. Sexta-feira (30/05): Previsão de chuvas ocasionais e possibilidade de tempestades. As temperaturas oscilarão entre 21°C e 23°C, com umidade relativa do ar entre 89% e 94%. Sábado (31/05): O dia terá nuvens baixas, sem previsão significativa de chuva. As temperaturas variarão de 20°C a 26°C, e a umidade relativa do ar ficará entre 79% e 89%. Domingo (01/06): Há previsão de tempestades em partes da região, com temperaturas entre 20°C e 28°C. A umidade relativa do ar estará entre 73% e 92%. Segunda-feira (02/06): Algumas pancadas de chuva rápidas são esperadas, com temperaturas variando de 20°C a 25°C. A umidade relativa do ar estará entre 84% e 93%. Terça-feira (03/06): Nebulosidade variável ao longo do dia, com temperaturas entre 20°C e 27°C. A umidade relativa do ar ficará entre 73% e 92%. Quarta-feira (04/06): O dia será predominantemente ensolarado, com temperaturas variando de 18°C a 29°C. A umidade relativa do ar estará entre 73% e 92%. Quinta-feira (05/06): Previsão de tempo predominantemente ensolarado, com temperaturas entre 18°C e 28°C. A umidade relativa do ar ficará entre 73% e 92%. Sexta-feira (06/06): O dia será predominantemente nublado, com temperaturas variando de 18°C a 29°C. A umidade relativa do ar estará entre 73% e 92%. Sábado (07/06): Previsão de chuvas escassas, com temperaturas entre 19°C e 27°C. A umidade relativa do ar ficará entre 73% e 92%.
Assembleia quer exigir registro e limitar velocidade de bicicletas elétricas
Falta de controle e de regras mais claras tem provocado risco nas vias da Grande Vitória A Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) encaminhou uma série de propostas para combater a crescente violência no trânsito. Entre elas, estão a regulamentação do uso de bicicletas elétricas, com controle de velocidade em ciclovias, proibição da circulação em áreas de pedestres e a exigência de registro desses veículos para fins de fiscalização. As medidas foram debatidas durante reunião virtual realizada na manhã desta terça-feira (27), com a participação de 15 representantes de órgãos públicos estaduais, municipais e da sociedade civil organizada. A comissão também deliberou pelo envio de uma indicação à bancada federal capixaba – composta por dez deputados e três senadores – para que proponham a atualização da legislação nacional sobre o tema. Segundo o presidente da comissão, deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), a falta de regras específicas para bicicletas elétricas tem provocado riscos nas vias urbanas. “Aumentou muito o número desses veículos, que não têm nenhum tipo de regulamentação de uso e invadem espaços de pedestres e trafegam nas ciclovias em alta velocidade”, alertou Bahiense. Trânsito mata mais que a violência armada Durante a reunião, o parlamentar deu destaque ao número alarmante de mortes no trânsito no Espírito Santo. Pela primeira vez na série histórica, os óbitos causados por sinistros viários superaram as vítimas de homicídios no estado. Em 2024, foram 973 mortes no trânsito contra 852 assassinatos. Os dados do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo mostram que, em comparação com 2023, o número de mortes no trânsito cresceu 17,9%. Apenas nos quatro primeiros meses de 2025, já são 260 vítimas fatais – um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado. “É urgente que a violência no trânsito seja tratada como um problema de saúde pública, demandando mais educação das pessoas desde os primeiros anos de vida. Temos defendido que o tema educação para o trânsito entre para o currículo das escolas públicas e privadas do Espírito Santo nas primeiras séries. As crianças educadas corrigem os pais sem educação”, afirmou Bahiense. Fiscalização e educação lado a lado As ações do movimento “Maio Amarelo” também foram destacadas na reunião como fundamentais para a conscientização da população. O deputado, no entanto, reforçou que apenas campanhas educativas não bastam. “Educar é muito importante, mas é preciso também aumentar a fiscalização de irregularidades”, acrescentou. De acordo com os dados debatidos, motociclistas continuam sendo as principais vítimas dos sinistros. Dos 672 acidentes fatais registrados em 2024, 498 envolveram motocicletas – o equivalente a quase três em cada quatro ocorrências. A comissão também cobrou maior rigor na fiscalização sobre o uso correto da Terceira Ponte, especialmente no que diz respeito ao desrespeito à faixa exclusiva para motos, ônibus e táxis. “Alguns deixam a faixa exclusiva, circulam entre os carros particulares e trafegam até na faixa da esquerda”, disse o deputado.
Banco do Brasil amplia Pix Automático para todos os clientes
A partir desta quinta-feira (29), todos os clientes do Banco do Brasil (BB) poderão usar o Pix automático. A instituição financeira foi a primeira a completar a fase de testes no Banco Central (BC). Nova função que facilita pagamentos recorrentes a empresas, o Pix Automático permite o agendamento de despesas periódicas, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura. O sucesso nos testes permitiu que o BB lance o Pix automático cerca de três semanas antes das demais instituições financeiras. Pelo cronograma oficial, a ferramenta será lançada por outros bancos em 16 de junho, com pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras. A ferramenta deve substituir o débito automático e o boleto bancário. O Banco do Brasil oferecerá diferenciais, como o agendamento de cobranças com até 90 dias de antecedência. Pelos critérios do BC, as cobranças podem ser agendadas com dois a dez dias de antecedência. O BB também permitirá que a empresa divida o recebimento dos Pix em até seis contas diferentes O débito automático requeria convênio da empresa com os bancos, o que na prática restringia a ferramenta a grandes empresas ou a empresas com tecnologia avançada. Já o Pix Automático continuará a requerer convênio das empresas com os bancos, mas os procedimentos serão mais simples e automatizados. Acesso Para poder cobrar Pix Automático, a empresa deve ativar um convênio com o BB para administrar o recebimento dos recursos pelo BB Digital PJ, a versão do site do banco destinada a pessoas jurídicas. O processo pode ser feito via Interface de Programação de Aplicações (API) ou por arquivos padronizados. No BB Digital PJ, a criação de uma cobrança pode ser feita em poucos passos, com o cliente pagador recebendo no celular uma notificação do tipo push com o pedido de autorização. Uma vez autorizada, a cobrança passa a ser automática, com valores fixos ou variáveis. A cobrança também poderá ser ativada por meio de Códigos QR, que podem ser usados para adesão direta ao Pix Automático. O recurso permite tanto a adesão imediata para pagamento da primeira cobrança recorrente como o pagamento inicial, com convite posterior para adesão à cobrança periódica No caso do pagador, o cliente pode acompanhar, alterar ou cancelar as autorizações ativas diretamente pelo aplicativo do BB. O banco também manterá comunicação constante com os usuários sobre o status das transações, incluindo avisos de liquidação e notificações sobre saldo insuficiente. Pix agendado O Pix Automático não se confunde com o Pix Agendado, lançado em 2024 e que também permite pagamentos recorrentes a empresas. Obrigatório desde outubro de 2024 a todos os bancos, o Pix Agendado Recorrente dispensa a abertura de convênio por parte da empresa. Nessa modalidade, o cliente digita a chave Pix do cobrador, mas a digitação do valor, do número de pagamentos e da periodicidade do débito cabe ao pagador. Apesar de mais usado por micro e pequenas empresas, o Pix Agendado Recorrente era suscetível a erros de digitação por parte do pagador, com divergências em relação ao tipo de cobrança da empresa. No caso do Pix Automático, os valores e as datas de pagamento são definidas pelo cobrador, com o pagante apenas autorizando o débito.
Vila Velha anuncia construção do Complexo do Agro durante evento nesta sexta
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Vila Velha (Semap) realiza nesta sexta-feira (30), a partir das 9h, o “Dia de Campo”, na Fazenda Paraíso, localizada na comunidade do Xuri. O evento reunirá produtores rurais, pescadores, investidores, autoridades e representantes do Governo do Estado, que anunciarão a construção do Complexo do Agro no município. O novo equipamento público será erguido na região do Xuri e tem como objetivo reunir diversos serviços voltados para os produtores rurais locais. O projeto prevê a construção de um galpão com estrutura para oferecer orientações técnicas, espaço voltado ao empreendedorismo rural, capacitações específicas e outras atividades ligadas ao desenvolvimento do campo. Entre os participantes confirmados estão deputados estaduais, secretários municipais, lideranças do setor e moradores da região. Para o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Douglas Pinheiro, o anúncio representa mais um passo importante na valorização da zona rural do município. “A construção do Complexo do Agro vai atender a várias demandas de produtores e da comunidade rural do município. Será um importante equipamento que vai auxiliar o homem do campo a desenvolver ainda mais o potencial agrícola canela-verde”, afirmou. Após o anúncio do repasse de recursos para a implantação do complexo, está prevista uma reunião com representantes do setor produtivo local. A iniciativa dá continuidade a encontros anteriores promovidos pela Semap desde o início deste ano. “Nos dois encontros realizados recebemos cerca de 500 pessoas, entre agricultores, pescadores, lideranças, empresários e autoridades, todos com o objetivo de alavancar o setor no município. Na próxima sexta-feira esperamos ampliar essa participação, recebendo sugestões e colocando ideias que vão auxiliar no desenvolvimento da área rural e pesqueira da nossa querida Vila Velha”, completou Douglas Pinheiro.
Advogado Hélio João Pepe toma posse como juiz titular do TRE-ES
O advogado Hélio João Pepe de Moraes foi empossado nesta quarta-feira (28) como juiz titular do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), na vaga destinada à classe dos juristas. A nomeação foi feita pela Presidência da República e o mandato será válido para o biênio 2025/2027. A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, e transmitida ao vivo pelo canal oficial do tribunal no YouTube. A vice-presidente e corregedora em exercício, desembargadora Janete Vargas Simões, deu as boas-vindas ao novo membro da Corte. Em seguida, Hélio João proferiu seu discurso de posse. Diversas autoridades prestigiaram o evento, incluindo o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, representando o presidente da Corte, além de outros magistrados do TJES e do TRE-ES, membros suplentes, o procurador regional eleitoral Alexandre Senra, e o diretor-geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento. Também estiveram presentes o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos; o procurador-geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal; e a presidente da OAB-ES, Érica Neves. Promotores, advogados e familiares do empossado também acompanharam o ato solene. Composição do Pleno O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo é formado conforme o artigo 120 da Constituição Federal de 1988. A Corte é composta por dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, dois juízes de direito escolhidos pelo TJES, um juiz do Tribunal Regional Federal e dois juristas nomeados pelo Presidente da República a partir de lista tríplice elaborada pela OAB. Foto: TRE-ES
Equipe de Cachoeiro é campeã internacional de robótica no México
O Espírito Santo acaba de conquistar um lugar de destaque no cenário mundial da robótica educacional. A equipe Tech Dragons, formada por estudantes do Sesi Cachoeiro de Itapemirim, venceu o FTC Premier Event México, uma das mais importantes competições internacionais da modalidade, realizada entre os dias 22 e 24 de maio, em Monterrey. O torneio reuniu 22 times de cinco países e integra o circuito da First Tech Challenge (FTC), promovido pela organização internacional FIRST. Os capixabas brilharam e levaram para casa o Inspire Award, principal reconhecimento do evento, dado à equipe que se destaca em todas as frentes: engenharia, programação, inovação, espírito de equipe e valores da competição. A Tech Dragons é composta pelos alunos Alicia Lima Carari, Laura Gomes Roberte Silva, Henrique Silva Sant’Anna, Gabriel Fragoso Ferreira, Eduardo Cereza Rodrigues e João Vitor Miranda de Oliveira, todos com idades entre 15 e 16 anos. A orientação é dos professores Leandro Bayerl e Natanael Tomazeli. A conquista no México veio após a equipe garantir vaga internacional ao vencer o “Innovate Award” na etapa nacional da FTC. Na competição, os estudantes enfrentaram provas técnicas, rounds de batalha entre robôs e entrevistas com juízes internacionais — e mostraram que talento capixaba vai longe. “Receber o Inspire Award é mais do que vencer. É saber que nosso trabalho em equipe, dedicação e esforço nos levaram além dos nossos limites. Foi inesquecível”, celebrou Alicia Lima, aluna do 2º ano. De volta ao Brasil desde o dia 26 de maio, os alunos foram recebidos com orgulho pela comunidade escolar e já são considerados inspiração para outros estudantes. Para o superintendente do Sesi-ES e diretor regional do Senai-ES, Geferson dos Santos, a conquista é um exemplo claro de como a educação com propósito transforma realidades: “Eles mostraram competência técnica, colaboração e maturidade. É isso que buscamos ao formar jovens preparados para resolver os desafios do mundo real.”
Cuidados com a pele: efeito “Glass Skin” vira tendência e já é aplicado no ES
A busca por uma pele perfeita e luminosa tem um novo aliado: o Lha La Peel, peeling sul-coreano que vem conquistando nomes como Demi Moore e Lady Gaga e já começa a se popularizar também no Brasil. O tratamento promete o desejado efeito “glass skin” — ou “pele de vidro” — caracterizado por uma pele lisa, vívida, iluminada e sem imperfeições aparentes. Segundo a dermatologista Karina Mazzini, o diferencial do Lha La Peel está no uso do Lipo-Hidroxi-Ácido (LHA), uma forma mais avançada e estável do ácido salicílico. “É ideal para quem busca resultados rápidos, pois melhora a textura da pele, reduz poros dilatados e combate a acne, tudo isso enquanto clareia manchas e proporciona um brilho saudável”, explica a médica. Diferente de outros peelings, o Lha La Peel não provoca irritações nem exige tempo de recuperação. “Tudo que os pacientes querem hoje é um procedimento eficaz e sem downtime, e esse peeling, diferente dos outros, não causa descamação e vermelhidão, permitindo que as pessoas obtenham uma pele radiante sem os desconfortos de outros tratamentos”, completa a dermatologista. De acordo com Karina, o procedimento chegou à clínica em 2024 e tem tido alta procura. “Os tratamentos sul-coreanos sempre são revolucionários e com ótimos resultados, e este não poderia ser diferente. Todo mundo quer uma pele como a das celebridades”, afirma.
Ney Matogrosso será homenageado no 32º Festival de Cinema de Vitória
Ícone da cultura brasileira, Ney Matogrosso será o grande homenageado da 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória (FCV), que será realizado entre os dias 19 e 24 de julho, na capital capixaba. Em reconhecimento à sua trajetória artística múltipla, Ney receberá o Troféu Vitória e será tema do Caderno do Homenageado, publicação biográfica inédita que destaca sua vida e carreira. 50 anos de carreira solo O ano de 2025 marca os 50 anos de carreira solo de Ney Matogrosso, que conquistou o país em 1973 como vocalista do grupo Secos & Molhados, com sucessos como Sangue Latino e Rosa de Hiroshima. Em 1975, deu início à carreira solo com o álbum Água do Céu – Pássaro e, desde então, se firmou como um dos artistas mais ousados e influentes da música brasileira. Com um repertório diversificado, Ney emplacou canções como Seu Tipo, Tanto Amar, Bandido Corazón (presente de Rita Lee), Pro Dia Nascer Feliz (primeira gravação de uma música de Cazuza) e o forró Homem com H, um dos maiores sucessos de sua carreira. Ney no cinema e no teatro Além da música, Ney Matogrosso construiu uma sólida trajetória no cinema e nas artes cênicas. Sua estreia nas telas ocorreu em Sonho de Valsa (1987), de Ana Carolina, e desde então participou de quase 20 produções, entre curtas e longas-metragens. No audiovisual, destaca-se por atuações em obras experimentais e de cinema autoral, como Sol Alegria (2018), de Tavinho Teixeira; Primeiro Dia de um Ano Qualquer (2013), de Domingos de Oliveira; Gosto de Fel (2012), de Beto Besant; e o sensível Depois de Tudo (2008), de Rafael Saar, no qual interpreta um dos membros de um casal que vive sua sexualidade de forma reservada. Um dos papéis mais marcantes de Ney foi em Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), de Helena Ignez, no qual vive o personagem-título. A partir dessa parceria, ele participou de outras produções da diretora, como Poder dos Afetos (2013), Ralé (2015) e A Alegria é a Prova dos Nove (2023). No teatro, Ney atuou como diretor de espetáculos desde os anos 1980. Dirigiu a peça Estrela de Cinco Pontas, com o grupo Hombu e a cantora Bia Bedran. Em 1999, dividiu a direção do musical Somos Irmãs com Cininha de Paula, estrelado por Suely Franco e Nicette Bruno. Em 2010, voltou aos palcos como diretor de Dentro da Noite, monólogo estrelado por Marcus Alvisi, inspirado em contos de João do Rio. Por trás dos palcos Ney também teve papel decisivo na direção e iluminação de grandes espetáculos da música brasileira. Em 1986, dirigiu o histórico show Rádio Pirata, da banda RPM, que lotou estádios e gerou um álbum ao vivo com mais de 3 milhões de cópias vendidas. Em 1988, foi o responsável pela direção do show Ideologia, de Cazuza, que originou o disco ao vivo O Tempo Não Para (1999), último registro do cantor nos palcos. Festival de Cinema de Vitória O Festival de Cinema de Vitória chega à sua 32ª edição consolidado como um dos principais eventos do audiovisual brasileiro. De 19 a 24 de julho, Vitória se transforma na capital do cinema, com uma programação gratuita que inclui mostras competitivas, sessões especiais, formações, debates e homenagens. O evento conta com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da TV Gazeta, Rede Gazeta e Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).