A partir desta sexta-feira (12), todos os prazos processuais serão contados com base exclusivamente nas publicações no Domicílio Judicial Eletrônico ou no Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN), plataformas oficiais para a publicação de atos judiciais do Poder Judiciário. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está orientando que todos os tribunais e conselhos do Brasil informem magistrados, magistradas, servidores e servidoras sobre as novas regras para a contagem de prazos processuais. Para facilitar a divulgação, o CNJ disponibilizou um comunicado padrão, que deve ser publicado nos sites das respectivas cortes. A partir de 16 de maio, todos os prazos processuais serão contados com base exclusivamente nas publicações no Domicílio Judicial Eletrônico ou no Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN), que são as plataformas oficiais para a publicação de atos judiciais do Poder Judiciário. De acordo com a Resolução CNJ nº 569/2024, todos os tribunais devem se integrar a esses serviços até 15 de maio. O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) já está integrado ao Domicílio Judicial Eletrônico desde 31/01/2025 e ao DJEN desde 30/01/2025. Mudanças nas Regras As modificações ocorreram após a atualização da Resolução CNJ nº 455/2022, que regulamenta o uso do Domicílio Judicial Eletrônico. Com as novas diretrizes da Resolução nº 569, o sistema será utilizado exclusivamente para o envio de citações e comunicações processuais destinadas às partes ou a terceiros. Nos casos em que a legislação não exigir vista ou intimação pessoal, os prazos processuais serão contados com base na publicação no DJEN. O novo regulamento também trouxe alterações no prazo para leitura das citações por pessoas jurídicas de direito público e privado. Contagem de prazos no domicílio judicial eletrônico Citação eletrônica confirmada: O prazo começa a contar no 5º dia útil após a confirmação da leitura. Citação eletrônica não confirmada: Para pessoas jurídicas de direito público, o prazo se inicia 10 dias corridos após o envio da citação ao Domicílio Judicial Eletrônico. Para pessoas jurídicas de direito privado, o prazo não começa. Nesse caso, a citação deve ser refeita, e a ausência de confirmação deve ser justificada, sob pena de multa. Demais intimações e comunicações processuais: Confirmadas: O prazo começa a contar a partir da data da confirmação. Se esta ocorrer em dia não útil, o prazo se inicia no próximo dia útil. Não confirmadas: O prazo começa a contar 10 dias corridos após o envio da comunicação. Contagem de prazos no DJEN O prazo processual começa no primeiro dia útil seguinte à data da publicação no DJEN. A publicação considera como data oficial o dia seguinte à disponibilização da comunicação no sistema. Domicílio Judicial Eletrônico O Domicílio Judicial Eletrônico oferece a cada pessoa jurídica um endereço eletrônico seguro, no qual todas as comunicações processuais são centralizadas e acessadas em um único sistema. As informações são enviadas pelos tribunais de todo o país. Por meio dessa plataforma, as pessoas de direito público e privado podem consultar e acompanhar comunicações processuais eletronicamente, substituindo o envio de cartas ou a atuação de oficiais de justiça. Os destinatários devem acessar a plataforma para visualizar as comunicações e confirmar o recebimento. A plataforma é 100% digital e gratuita, integrando os esforços do Programa Justiça 4.0, que visa garantir acesso ágil, prático e eficiente aos serviços do Poder Judiciário. Programa Justiça 4.0 Criado por uma parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Programa conta com o apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O desenvolvimento do Domicílio Judicial Eletrônico contou também com a participação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Grande Vitória terá semana de clima ameno com sol e pancadas de chuva isoladas
Nesta semana, a Grande Vitória enfrentará variações climáticas típicas do outono capixaba. A combinação de sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva será uma constante, especialmente no início e no final do período. As temperaturas permanecerão amenas, oscilando entre mínimas de 20°C e 21°C e máximas de 25°C a 26°C. A umidade relativa do ar estará moderada, favorecendo uma sensação térmica confortável, apesar da possibilidade de chuvas esparsas. As condições climáticas são ideais para atividades ao ar livre, sobretudo nos dias de sol predominante, mas é aconselhável ter sempre uma capa de chuva à mão, pois as pancadas podem surgir de forma isolada. Confira, a seguir, a previsão detalhada para cada dia da semana: ☀️ Segunda-feira (12/05) A semana começa com tempo instável. Em Vitória, a previsão indica sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira durante o dia. À noite, muitas nuvens, mas o tempo permanece firme. 🌥️ Terça-feira (13/05) O tempo segue semelhante ao dia anterior, com sol entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuva isoladas, principalmente à tarde e à noite. As temperaturas variam entre 21°C e 25°C. 🌦️ Quarta-feira (14/05) Na quarta-feira, o sol aparece entre nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia. As temperaturas mantêm-se estáveis, com mínima de 21°C e máxima de 25°C. 🌤️ Quinta-feira (15/05) A quinta-feira será de sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva rápida durante o dia e à noite. As temperaturas variam entre 20°C e 25°C. 🌦️ Sexta-feira (16/05) Na sexta-feira, o sol predomina, mas há aumento de nuvens ao longo do dia e possibilidade de pancadas de chuva à noite. As temperaturas oscilam entre 20°C e 26°C. ☀️ Sábado (17/05) O sábado será de sol com algumas nuvens e sem previsão de chuva. As temperaturas variam entre 21°C e 25°C. 🌤️ Domingo (18/05) No domingo, o sol aparece entre nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva à noite. As temperaturas mantêm-se estáveis, com mínima de 20°C e máxima de 25°C. 🌡️ Resumo da Semana A semana na Grande Vitória será marcada por variação climática típica do outono, com períodos de sol intercalados por pancadas de chuva isoladas. As temperaturas permanecerão amenas, favorecendo um clima agradável para atividades ao ar livre, especialmente nos dias de céu aberto. A previsão é de estabilidade térmica, sem oscilações bruscas de temperatura. Para mais informações e atualizações, consulte os sites do Climatempo e do INMET.
João Gualberto: “Para que serve a literatura? Ou Reinaldo Santos Neves”
Reinaldo Santos Neves retrata, com maestria, as contradições e evoluções da sociedade capixaba em narrativas que desafiam o tempo e os costumes. É óbvio que essa questão pode comportar várias respostas, mas, por certo, também é difícil encontrar uma resposta absolutamente funcional: como linguagem artística a literatura tem na vida humana um papel que cada um dimensiona no seu universo subjetivo. Para mim a literatura, por exemplo, é vida: uma forma de eu me abstrair do mundo pequeno a que estamos invariavelmente sujeitos e mergulhar em sentimentos e emoções. Tenho usado a literatura, entretanto, de uma outra forma, para estudar a vida social, para compreender como se configura o cotidiano de uma sociedade em determinado momento. Em A Invenção do Coronel, livro originado da minha tese de doutorado em sociologia política, retirei de obras literárias muitos elementos para explicar o coronel, ícone portador de violência e progresso, na sociedade brasileira do início do século XX. Podemos observar esses elementos tanto em Mundinho Falcão, personagem de Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, quanto no Dr. Rodrigo Cambará, de Érico Verissimo, em O Tempo e o Vento. Mais recentemente tenho estudado autores capixabas para compreender o nosso cotidiano e as raízes de nossa construção imaginária. Foi assim que, nos últimos meses, li mais atentamente Renato Pacheco, Getúlio Neves, Pedro Nunes, Luiz Guilherme Santos Neves, Adilson Vilaça e Ezequiel Ronchi Neto, todos grandes autores capixabas. Fiz apontamentos sobre as leituras – publiquei inclusive alguns neste espaço e no meu blog – para escrever um livro sobre as raízes do imaginário capixaba a partir da nossa literatura. Até avancei nesses artigos sobre a fofoca e a violência como duas marcas históricas de nossa sociedade. Agora comecei a ler, com a mesma finalidade, a extraordinária produção literária de Reinaldo Santos Neves. O primeiro passo foi analisar a trilogia Graciano, que é como o próprio autor denomina os três livros: Poema Graciano, As Mãos no Fogo: o romance Graciano e a Ceia Dominicana: Romance Neolatino. São obras que tratam das aventuras de Graciano Daemon, o personagem principal de todos eles, no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. O Romance Graciano se passa na ilha de Vitória, já Ceia Dominicana é uma aventura rápida, rica e cheia de emoções, que se passa na vila de Manguinhos, em apenas três dias. É uma continuação do Romance Graciano e um desdobramento de um casamento fracassado. A Ceia se passa quando deveria se passar a lua de mel do personagem. Eles são uma extraordinária radiografia da moral provinciana de nossas elites, já que o circuito social dos romances é todo o das classes mais próximas ao poder regional. A família do protagonista da série é descendente de um antigo governador de nosso estado. Um irmão seu disputa o cargo de reitor da Ufes no Romance Graciano, enquanto ele próprio foi nomeado professor da mesma universidade no departamento de letras e só não iniciou as aulas porque recebeu grossa herança e foi viver sua vida. Graciano é obcecado por “cabaços”, como ele próprio relata inúmeras vezes, e tem até mesmo um episódio pouco edificante com uma sobrinha adolescente, história que depois vem a público de forma vergonhosa para ele. Abandonara a noiva na noite de núpcias porque não era mais virgem, porém ele mesmo tinha rompido com a virgindade dessa jovem e desamparada sobrinha. Enfim, uma confusão de procedimentos dentro de um código moral machista tóxico. Ler Reinaldo nos deixa bem próximos desses tempos de grandes mudanças em nosso país. Os militares se despediam do poder, a democracia impunha o fim de tradições ultrapassadas e o velho machão corria riscos. Com relação a outras obras do autor, Suely ainda o traz preso a critérios rigorosos em seus personagens, sendo ele próprio o protagonista do livro. O mesmo se dá em Muito Soneto Para Nada. São obras que mostram como funciona o mundo intelectual do Espírito Santo no mesmo período, com as mesmas formas de expressão do amor masculino. Entretanto, em Kitty aos 22: divertimento Reinaldo já mostra uma família de classe média alta de Vitória, moradora da Mata da Praia, habitando outra realidade. O pai é separado da família mas lhe garante um alto padrão de vida, enquanto vive seu novo casamento com um homem em Buenos Aires. Kitty é totalmente liberada e vive sua sexualidade em completa liberdade, mostrando o salto moral de procedimentos que a ilha viveu em pouco mais de 20 anos, ingressando sem dó no mundo das drogas, do sexo e do rock, que é o estilo musical preferido de Kitty. Um livro extraordinário, que mostra como a literatura diverte, informa e nos faz refletir sobre a essência de tudo. O Espírito Santo precisa conhecer melhor os seus grandes escritores, entre eles Reinaldo Santo Neves, um autor maior e que nos ajuda a entender o que somos como sociedade. João Gualberto Vasconcellos é mestre e professor emérito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Doutor em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciência Política de Paris, na França, Pós-doutorado em Gestão e Cultura. Foi secretário de Cultura no Espírito Santo entre 2015 e 2018. *A opinião do articulista é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a posição do portal News Espírito Santo
Debate na Ufes discute conjuntura econômica nacional e internacional
O Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) recebeu, na última quarta-feira (8), um debate sobre a conjuntura econômica nacional e internacional, promovido pelo Arandu Instituto e pelo Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES), com apoio da Ufes. O evento contou com a presença do economista Fabrício Augusto de Oliveira, doutor em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Unicamp e professor da Escola do Legislativo de Minas Gerais. Durante a palestra, Fabrício abordou as incertezas econômicas no cenário global, especialmente no contexto pós-Trump, e analisou os impactos das políticas comerciais adotadas pelo governo dos Estados Unidos. Segundo Fabrício, após a imposição de tarifas adicionais para 57 países, permanece a imprevisibilidade sobre os próximos passos da política econômica norte-americana. “Tudo pode acontecer”, comentou o economista, destacando a volatilidade das decisões que impactam diretamente as relações comerciais globais. O debate, que contou com participação do professor emérito da Ufes Paulo Nakatani, também trouxe reflexões sobre as negociações comerciais que permanecem em andamento, mas que ainda não têm confirmação de avanços significativos. Fabrício Augusto de Oliveira enfatizou que, apesar das tarifas adicionais de sobre produtos importados, as incertezas continuam dominando o cenário econômico internacional. O evento reuniu estudantes, professores, economistas e interessados no tema, que lotaram o auditório do CCJE para acompanhar as discussões e debater os desafios econômicos contemporâneos e as consequências para as economias emergentes, como o Brasil.
Assembleia debate tecnologia para reduzir 40% da emissão de pó preto
A Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo realizará nesta terça-feira (13), às 9h, uma reunião para discutir uma tecnologia que promete reduzir a emissão do pó preto em até 40% e de partículas menores (PM 2.5 e PM 10) em até 70%. O encontro acontecerá no Plenário Rui Barbosa. O equipamento, chamado Pure Sky, é de origem indiana e já está em uso no Chile e em países asiáticos. No Brasil, ele é representado pela empresa capixaba IST Ambiental, com sede em Vitória. A tecnologia utiliza ondas magnéticas geradas por wi-fi para criar um campo de proteção que impede que partículas poluentes permaneçam suspensas no ar. Segundo o diretor-presidente da IST Ambiental, Iussef Maia, o sistema funciona de forma contínua e pode ser instalado próximo às fontes emissoras, como indústrias ou áreas de tráfego intenso. De acordo com Maia, o equipamento cria um campo magnético que faz com que as partículas poluentes decantem, evitando que permaneçam no ar. “O sistema funciona 24 horas por dia e pode cobrir uma área com raio de pelo menos 500 metros”, explicou. O presidente da comissão, deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), destacou que a reunião será uma oportunidade para conhecer melhor a tecnologia e avaliar seu potencial de aplicação no Espírito Santo. “Vamos ouvir, debater e buscar caminhos para que ela possa ser adotada pelas empresas”, afirmou o parlamentar. A reunião terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Assembleia Legislativa.
Nova parceria incentiva compartilhamento de energia solar no ES
A Rede Meridional, do grupo Kora Saúde, firmou parceria com a FIT Energia, empresa do grupo Santander especializada em energia renovável, para oferecer aos capixabas acesso à energia solar compartilhada. A iniciativa promete economia de até 12% na conta de luz, sem a necessidade de instalação de equipamentos nas residências. A proposta utiliza o modelo de geração distribuída compartilhada, que permite aos consumidores usufruírem de energia renovável de forma prática e acessível. A parceria está disponível para toda a população do Espírito Santo, incluindo colaboradores e pacientes da Rede Meridional. Segundo Lelio Cunha, coordenador do Comitê Consultivo de ESG da Kora Saúde, o objetivo é promover práticas sustentáveis. “Queremos que a sustentabilidade esteja presente em todas as nossas decisões, gerando impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade”, afirmou. Como participar Os interessados podem se cadastrar no site da FIT Energia e começar a receber créditos de energia gerados por fontes renováveis, o que contribui diretamente para a redução dos custos com eletricidade. A adesão é 100% digital, gratuita e pode ser feita pelo link: Clique aqui Estratégia ambiental A iniciativa faz parte da política ambiental da Kora Saúde, que já conta com sistemas de energia solar em suas unidades e possui certificações internacionais que reconhecem o uso de fontes renováveis. A ação também integra os projetos do Comitê ESG da empresa, criado para consolidar a sustentabilidade como pilar central da companhia. Sobre a Kora Saúde A Kora Saúde é a maior rede hospitalar privada do Espírito Santo, Ceará e Tocantins, com presença também em Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás. A empresa conta com mais de 10 mil colaboradores, cerca de 2.000 leitos (500 de UTI) e mais de 10 mil médicos, oferecendo serviços hospitalares de excelência.
Verônica Gomes será homenageada capixaba no 32º Festival de Cinema de Vitória
A atriz, diretora, produtora e ativista Verônica Gomes será a Homenageada Capixaba no 32º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 19 a 24 de julho, na capital capixaba. Reconhecida como uma das figuras mais emblemáticas da produção cultural no Espírito Santo, Verônica possui uma trajetória marcante nos palcos e, nos últimos anos, vem consolidando sua presença no audiovisual, além de se destacar na militância cultural capixaba. Surpresa com o convite, Verônica expressou sua alegria ao receber a homenagem: “Eu tenho um carinho muito grande pelo festival. Mas não esperava essa homenagem, fui pega de surpresa. Acho que todo artista quer ser reconhecido, principalmente em vida. E parece que valeu a pena, sabe? A resistência, a gente não ter desistido. Acho que foi uma das coisas mais lindas que aconteceu na minha vida, no meu tempo de atriz, em quase 40 anos de atuação artística.” Como parte da homenagem, Verônica receberá o Troféu Vitória e o Caderno da Homenageada, uma publicação biográfica assinada pelos jornalistas Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos, que aborda sua vida e trajetória profissional. Do teatro ao audiovisual: uma trajetória multifacetada Nascida em Aracruz, Maria Verônica do Nascimento Gomes mudou-se para Vitória aos quatro anos, em 1964. Desde pequena, esteve próxima do universo cultural, especialmente pela influência musical dos tios. Durante a adolescência e juventude, envolveu-se com dança, poesia e teatro. Sua estreia profissional nos palcos aconteceu em 1986, com a peça A Gang do Beijo, de José Louzeiro. Na mesma época, conciliou o teatro com a graduação em Comunicação Social (Jornalismo), concluída em 1989, e trabalhou como produtora de TV e jornalista na TV Educativa do Espírito Santo. Verônica acumulou experiências como atriz, produtora e diretora. Entre os trabalhos marcantes estão as peças Eu Sou Vida, Eu Não Sou Morte (1987), Auto de Frei Pedro Palácios (1987), O Riso (1988) e Negritude (1988). Nos anos 1990, destacou-se como diretora de produção e atriz em espetáculos como Grades Suspensas (1996) e A Mulher Que Matou Os Peixes (1996). Nos anos 2000, estabeleceu parcerias artísticas de destaque, como nos espetáculos Caso Herzog (2000) e Uma Casa Brasileira Com Certeza (2001), ambos dirigidos por Robson de Paula. De 2000 a 2010, atuou no projeto Rádio Terra, produzindo textos da autora Margareth Maia. Mais recentemente, Verônica participou do projeto Eluzartes e encenou a peça Meu Lugar, Meu Umbigo no Centro do Mundo (2012). Em 2015, protagonizou o solo O Mistério da Casa Amarela, adaptação de Mulher Sozinha, de Dario Fo e Franca Rame. Cinema e militância cultural No cinema, Verônica Gomes se destacou como uma das protagonistas do longa-metragem Margeado (2025), de Diego Zon, interpretando Yara, personagem que vive as consequências do rompimento de uma barragem. Sua atuação foi elogiada pela crítica. A estreia no audiovisual aconteceu em 1993, quando foi produtora de elenco e assistente de direção no filme Lamarca, de Sérgio Rezende. Posteriormente, participou dos curtas Ciclo da Paixão (2000), Insurreição de Queimado (2004) e Cais dos Cães (2012). Em 2019, atuou em Uma Faca só Lâmina, de Luiz Carlos Lacerda, e no premiado longa Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira. Verônica também tem forte atuação na militância cultural. Em 1988, participou da fundação do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Espírito Santo (Sated), onde atuou como diretora e presidente em dois mandatos (2009-2012 e 2013-2017). Desde 2019, preside o Centro de Apoio e Memória ao Circo do Espírito Santo. Festival de Cinema de Vitória O 32º Festival de Cinema de Vitória (FCV) ocorrerá de 19 a 24 de julho, apresentando produções inéditas do audiovisual brasileiro. Além das mostras competitivas, haverá sessões especiais, debates, oficinas e homenagens, consolidando Vitória como um polo do cinema nacional. O evento conta com o patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, além do apoio da TV Gazeta e da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). Toda a programação será gratuita.
Suzano registra receita líquida de R$ 11 bi, a maior para um 1º trimestre na história
A Suzano, maior produtora mundial de celulose, registrou receita líquida de R$ 11,6 bilhões no primeiro trimestre de 2025 (1T25), aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado supera o recorde anterior para o período, que havia sido registrado em 2023, com R$ 11,3 bilhões. O desempenho foi influenciado pelo câmbio favorável às exportações, pelo aumento no volume de vendas de celulose após o início da operação da nova fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS) em julho de 2024 e pela aquisição de fábricas de papelcartão nos Estados Unidos, concluída no final de 2024. No entanto, o trimestre também foi marcado por paradas de manutenção em unidades como Três Lagoas (MS), Mucuri (BA), Aracruz (ES) e na Unidade Ribas do Rio Pardo. As vendas totalizaram mais de 3 milhões de toneladas, crescimento de 12% em relação ao primeiro trimestre de 2024, com 2,7 milhões de toneladas de celulose e 390 mil toneladas de papéis, alta de 10% e 25%, respectivamente. O EBITDA ajustado da companhia foi de R$ 4,9 bilhões, alta de 7% na comparação anual. A geração de caixa operacional somou R$ 2,6 bilhões, um aumento de 5%. O lucro líquido foi de R$ 6,3 bilhões, impactado pela variação cambial na dívida e nas operações de hedge. A relação entre dívida líquida e EBITDA ajustado encerrou o trimestre em 3 vezes. A empresa também destinou R$ 2,2 bilhões ao pagamento de juros sobre capital próprio e investiu R$ 3,6 bilhões em manutenção, modernização e expansão de ativos.
Polícia realiza incineração recorde de drogas em Linhares: mais de 600 kg
Quase 600 quilos de entorpecentes apreendidos ao longo de 12 meses foram destruídos. A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN), da Delegacia Regional de Linhares e da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Linhares, com o apoio de policiais civis de outras delegacias do município, realizou a maior incineração de drogas da história da Delegacia Regional de Linhares. Durante a ação, foram destruídos quase 600 quilos de entorpecentes, incluindo maconha, crack, cocaína e outras substâncias ilícitas, sendo mais de 300 quilos apenas de maconha. “Todo esse material foi apreendido ao longo dos últimos 12 meses em Linhares, resultado de ações integradas da Polícia Civil, do 12º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), da Guarda Municipal de Linhares, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de outras forças de segurança. O resultado expressivo reflete o aumento significativo das operações policiais na região, como o cumprimento de diversos mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, além da prisão de centenas de traficantes”, destacou o chefe da Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo. A incineração foi acompanhada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e pela Vigilância Sanitária do município, garantindo a legalidade e a transparência do processo. Informações e foto: Sesp
Macrodrenagem no Canal do Congo vai beneficiar 70 mil moradores em Vila Velha
As obras de macrodrenagem do Canal do Congo seguem em ritmo acelerado, com intervenções previstas em 13 bairros que irão beneficiar diretamente cerca de 70 mil moradores. O projeto busca melhorar o escoamento das águas da chuva, reduzir alagamentos, complementar o sistema de microdrenagem já em andamento e preparar as vias para receber pavimentação e urbanização. Com um investimento total superior a R$ 49 milhões, sendo aproximadamente R$ 31 milhões provenientes do governo federal e o restante de recursos municipais e estaduais, a iniciativa está organizada em três grandes frentes de trabalho. As intervenções estão concentradas na Região 5, em ruas e avenidas estratégicas. Lote 1: As obras estão em andamento na Rua Machado de Assis, além de vias como Marinhas, Graciliano Ramos, Olavo Bilac, Euclides da Cunha e Primavera. Também está sendo fechado um canal aberto entre as ruas Ita e Oiti. Lote 2: As melhorias ocorrem nos bairros Ulisses Guimarães e Barra do Jucu, com intervenções em pontes, canais e áreas que recebem contenção em gabião. Uma nova ponte está sendo construída entre as ruas 7 de Julho e Oiti. Lote 3: As avenidas Brasil, Santa Tereza e Transamazônica recebem novas galerias de concreto e redes tubulares para ampliar a capacidade de drenagem pluvial. Planejamento técnico para melhor escoamento A obra de macrodrenagem segue um estudo hidrológico que define a bacia hidrográfica responsável por captar as águas das chuvas. Essa bacia é dividida em sub-bacias, facilitando o planejamento dos sistemas de escoamento. Os chamados talvegues — caminhos naturais da água — determinam os pontos mais baixos, onde são implantadas as estruturas principais. O Canal do Congo é resultado da retificação de um antigo rio, o Rio Draga, que nasce fora da área urbana e deságua na Barra do Jucu. Devido à geografia plana de Vila Velha, foram necessários divisores artificiais e redes condutoras para organizar o fluxo da água até o canal principal, garantindo um escoamento eficiente até a foz. Com as obras em andamento, a expectativa é que as melhorias tragam mais segurança e qualidade de vida para os moradores da região, especialmente em períodos de chuvas intensas. Informações e foto – PMV