O Museu Vale preparou uma programação especial e gratuita para a 24ª Semana Nacional de Museus, com quase 20 horas de atividades em Vitória. Entre os dias 19 e 23 de maio, o público poderá participar de debates, experiências educativas e apresentações musicais realizadas no Parque Botânico Vale, em mais uma etapa da atuação extramuros da instituição. A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus e, neste ano, traz o tema “Museus: unindo um mundo dividido”, incentivando ações culturais e educativas voltadas à aproximação entre diferentes públicos e os espaços museológicos. As inscrições para as atividades promovidas pelo Museu Vale já estão abertas. De 19 a 22 de maio, o educativo do Museu Vale realiza a atividade “Dinâmica entre gerações: pensando um novo Museu”, na Sala MV Extramuros, localizada no Parque Botânico Vale. A proposta é promover reflexões sobre museologia social e o papel dos museus como espaços de construção coletiva de memórias, experiências e pertencimento. A mediação será conduzida pela arte-educadora Ana Luiza Bringuente, que atua nas áreas de arte-educação e curadoria. Encerrando a programação, no dia 23 de maio, o Parque Botânico Vale recebe o espetáculo “HeptaSopro – Origens”, do flautista Matheus Viana. A apresentação reúne 12 composições autorais executadas ao lado de Luciano Furtado, no violão de 7 cordas, e Samuel Nascimento, na bateria, em um repertório que mistura choro, sonoridades brasileiras e influências do jazz contemporâneo. O projeto foi selecionado pelo Edital Convocatória de Programação Museu Vale 2026. Segundo a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso, a participação da instituição na Semana Nacional de Museus reforça o atual momento de atuação extramuros do museu. “Receber a programação no Parque Botânico Vale fortalece a proposta de ocupar diferentes espaços da cidade com experiências culturais e educativas. As atividades foram pensadas para estimular o encontro entre públicos diversos, criando conexões entre identidade, arte e território por meio de vivências acessíveis e participativas”, destacou. Atualmente em atuação extramuros, o Museu Vale segue promovendo ações culturais, educativas e artísticas em praças, parques, escolas e instituições culturais de diferentes municípios do Espírito Santo. A proposta mantém o compromisso da instituição com a preservação da memória cultural e o fortalecimento das produções capixabas. Entre as exposições recentes promovidas pelo Museu Vale estão “Línguas Africanas que fazem o Brasil”, “Quebra-mapa”, “Quem Tem Medo de Bicho Pau?”, “Vidas em Cordel”, “Transitar o Tempo”, “Folhear”, “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, “Memórias do Futuro – Um olhar sobre a coleção do IHGB” e “De onde surgem os Sonhos – Coleção Andrea e José Olympio Pereira”, que juntas reuniram mais de 220 mil visitantes. Confira a programação: 19 a 22 de maio – Dinâmica entre gerações: pensando um novo Museu Local: Sala MV Extramuros – Parque Botânico Vale Horários: 9h às 11h e 14h às 16h Inscrições até 15 de maio, às 12h, pelo e-mail: educativo.mv@institutoculturalvale.org 23 de maio – Espetáculo HeptaSopro – Origens Local: Parque Botânico Vale Horário: 10h Mais informações: (27) 99252-7525 e museuvale.org
Amarildo Santos – “Diploma estrangeiro sem revalidação pode transformar sonho em frustração profissional”
O aumento de brasileiros em universidades fora do país expõe um problema ainda marcado por desinformação, burocracia e insegurança jurídica Nos últimos anos, acompanhei de perto o crescimento do número de brasileiros que decidiram buscar formação acadêmica no exterior. São estudantes movidos por sonhos legítimos, seja pelo acesso a universidades renomadas, mensalidades mais acessíveis em alguns países, experiências internacionais ou pela expectativa de ampliar oportunidades profissionais no Brasil. Mas, junto com esse movimento, também aumentou uma percepção equivocada que tem causado frustração em muitos profissionais. Existe uma falsa ideia de que concluir um curso fora do país garante automaticamente o direito de exercer a profissão no Brasil. E é importante esclarecer isso com responsabilidade, pois não podemos afirmar essa garantia. Muitas pessoas chegam ao meu escritório acreditando que basta traduzir documentos, apresentar certificados ou realizar apostilamentos para que o diploma passe a ter validade plena em território nacional — e não funciona assim. O diploma estrangeiro possui legitimidade acadêmica no país onde foi emitido, mas isso não significa que ele produzirá efeitos legais imediatos no Brasil. Tenho insistido nesse tema porque a desinformação ainda é enorme. A ausência de registro em plataformas ligadas ao Ministério da Educação não anula o diploma. Apesar de o documento continuar existindo, o problema está na eficácia jurídica e profissional dessa formação perante a legislação brasileira. Sem a devida revalidação, o profissional pode enfrentar impedimentos para assumir cargos públicos, participar de concursos, ingressar em determinadas áreas do mercado formal ou exercer profissões regulamentadas. E essa exigência não existe por mero excesso de burocracia. A legislação brasileira estabelece critérios específicos para garantir que a formação obtida no exterior tenha compatibilidade curricular, carga horária adequada e condições técnicas equivalentes às exigidas no país. Em áreas como medicina, enfermagem, odontologia, engenharia e direito, essa análise se torna ainda mais rigorosa porque envolve responsabilidades que impactam diretamente a sociedade. Falta de informação ainda gera prejuízos e insegurança O grande problema é que muitos estudantes só descobrem essa realidade depois de anos de investimento financeiro, dedicação pessoal e expectativa profissional. Já acompanhei casos de profissionais extremamente qualificados que retornaram ao Brasil acreditando estar aptos para atuar imediatamente e encontraram um processo lento, desgastante e, muitas vezes, desorganizado. A revalidação ainda enfrenta problemas estruturais importantes. Há demora excessiva nas análises, número reduzido de vagas nas universidades responsáveis pelo processo e exigências complementares que variam conforme cada instituição. Isso gera insegurança, ansiedade e, em alguns casos, prejuízos profissionais significativos. Também percebo uma confusão recorrente entre reconhecimento, registro e revalidação. São procedimentos distintos, com finalidades específicas, mas frequentemente tratados como se fossem a mesma coisa. Essa falta de clareza acaba alimentando falsas expectativas e aumentando o número de profissionais frustrados. Em profissões regulamentadas, atuar sem a devida regularização pode trazer consequências sérias. Não estamos falando apenas de uma questão administrativa. Existem implicações civis, éticas e até criminais dependendo da situação. Defendo, inclusive, que o debate sobre revalidação avance no país. O sistema precisa ser mais transparente, mais eficiente e menos desigual. Não é razoável que profissionais aguardem anos por uma resposta ou enfrentem critérios tão diferentes entre instituições públicas. Por isso, sempre oriento que o planejamento comece antes mesmo da matrícula em uma instituição estrangeira. É fundamental pesquisar se a universidade possui reconhecimento oficial no país de origem e quais são as reais possibilidades de revalidação no Brasil. Essa análise prévia pode evitar prejuízos financeiros e emocionais no futuro. Estudar fora pode ser uma experiência extraordinária e transformadora. Mas nenhuma decisão acadêmica deve ser construída apenas pela emoção ou pela promessa de facilidade. Quando o assunto é diploma estrangeiro, informação não é detalhe. É proteção jurídica, profissional e financeira. *Amarildo Santos é especialista em Direito do Magistério
Mais de 20 milhões de contribuintes ainda não entregaram declaração do IR
Prazo final termina no dia 29 de maio, às 23h59; veja quem é obrigado a declarar em 2026 Faltando poucos dias para o fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2026, cerca de 20 milhões de contribuintes ainda não enviaram as informações à Receita Federal. Neste ano, a expectativa é de que sejam recebidas aproximadamente 44 milhões de declarações. O prazo termina no dia 29 de maio, às 23h59. A declaração de 2026 é referente aos rendimentos recebidos ao longo de 2025. Segundo a contadora e consultora tributária e de benefícios fiscais Emanueli Cristini, uma das dúvidas mais comuns envolve a nova faixa de isenção para quem recebe até R$ 5 mil por mês. “Muitas pessoas acreditam que não precisam declarar agora por causa da isenção implementada em 2026. No entanto, essa isenção somente será válida para a declaração de 2027, referente aos valores recebidos em 2026. A declaração de 2026 é referente aos valores de 2025. Portanto, quem recebeu mais de R$ 2.900,00 por mês no ano de 2025 precisa entregar a declaração agora em 2026”, explica. Os investidores também devem ficar atentos. De acordo com Emanueli, quem obteve ganho de capital com venda de ativos ou realizou operações no mercado financeiro pode estar obrigado a declarar, mesmo sem lucro. No caso da Bolsa de Valores, a obrigatoriedade vale para quem realizou operações cuja soma ultrapassou R$ 40 mil ou teve ganhos sujeitos à tributação. Quem possui investimentos no exterior também deve informar os valores à Receita. Com a Lei 14.754/2023, rendimentos de aplicações financeiras e lucros no exterior passaram a ser tributados à alíquota de 15% uma vez por ano, diretamente na Declaração de Ajuste Anual, sem necessidade de Carnê-Leão mensal. Investidores com mais de US$ 1 milhão no exterior também devem entregar a Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior ao Banco Central. Veja três dicas para quem ainda não entregou a declaração: Caso utilize a declaração pré-preenchida, confira atentamente todas as informações com os informes de rendimentos, pois erros podem levar o contribuinte à malha fina. Não deixe para enviar na última semana. Instabilidades no gov.br podem dificultar a entrega dentro do prazo. Em caso de dúvida, procure um profissional da área contábil. Isso reduz o risco de erro e aumenta a segurança no preenchimento. A entrega fora do prazo gera multa mínima de R$ 165,74. A falta de envio também pode causar pendências no CPF, dificultando movimentações bancárias, inscrições em concursos, admissão em novo emprego e outras situações que exigem regularidade cadastral. Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2026: Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584,00 em 2025; Quem obteve rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil; Quem teve ganho de capital sujeito à incidência do imposto; Quem realizou operações em Bolsa acima de R$ 40 mil ou teve ganhos sujeitos ao imposto; Quem obteve receita bruta acima de R$ 177.920,00 com atividade rural ou pretende compensar prejuízos; Quem tinha posse ou propriedade de bens e direitos em valor superior a R$ 800 mil; Quem passou à condição de residente no Brasil em 2025; Quem optou pela isenção do ganho de capital na venda de imóvel residencial para compra de outro imóvel no prazo de 180 dias; Quem optou por declarar bens de entidade controlada no exterior; Quem tinha, em 31 de dezembro de 2025, titularidade de trust regido por lei estrangeira; Quem teve rendimentos ou compensou perdas em aplicações financeiras no exterior; Quem recebeu lucros ou dividendos no exterior.
Parceria entre Shopping Vila Velha e ONG já garantiu novo lar para mais de 750 animais
A parceria entre o Shopping Vila Velha e a Associação Albergue Espaço Esperança segue transformando a vida de centenas de cães e gatos no Espírito Santo. Próximo de completar dois anos e meio no empreendimento, o tradicional evento de adoção de pets já garantiu um novo lar para 754 animais. Somente na última edição, realizada no dia 2 de maio, foram adotados 13 cães e 16 gatos. Diante do crescimento da procura e do engajamento do público, maio contará com uma edição extra da ação. O próximo evento acontece neste sábado (16), das 10h às 16h, no espaço Nossa Vila, localizado no Piso L1 do shopping. Segundo a gerente de marketing do Shopping Vila Velha, Kamilla Carvalho, a iniciativa vai além da adoção de animais e fortalece a conscientização sobre a causa animal. “Receber um projeto como esse no Shopping Vila Velha é motivo de muito orgulho para nós. Mais do que oferecer visibilidade para a causa animal, buscamos criar conexões reais entre os pets e famílias dispostas a oferecer um novo lar. Ver que mais de 750 animais já foram adotados ao longo dessa parceria reforça o impacto positivo que iniciativas como essa podem gerar para toda a comunidade”, destacou. De acordo com a Associação Albergue Espaço Esperança, os resultados positivos refletem o envolvimento do público e a visibilidade conquistada dentro do shopping, especialmente durante eventos de grande circulação, como o “Degusta Beer”, realizado há 10 anos no estacionamento do empreendimento. Os números mostram o avanço da iniciativa ao longo dos últimos anos. Em 2024, foram 170 animais adotados em sete eventos. Já em 2025, o total mais que dobrou, chegando a 365 adoções em 13 edições. Em 2026, a ação já contabiliza 248 animais adotados apenas nos cinco primeiros meses do ano, consolidando a iniciativa como uma das principais ações de incentivo à adoção responsável na Grande Vitória. Histórias que emocionam Entre as histórias marcantes está a da estudante Maria Olivia Hastenreiter Santos, de 24 anos. Ela descobriu, por meio de uma amiga, que um dos gatos disponíveis para adoção poderia ser Frederico, seu gatinho desaparecido desde fevereiro deste ano. O animal, preto e branco, havia sido resgatado ainda filhote dentro do motor de um carro. Mesmo com a residência protegida por telas, ele acabou fugindo enquanto Maria Olivia viajava e estava sob os cuidados dos pais, junto com outros quatro gatos. “Fiquei animada pela semelhança na aparência dos dois e logo mandei mensagem para o número, mas, infelizmente, não era ele. Só que, como eu já tinha feito o contato e gostamos muito dele, optamos por adotar praticamente na hora”, contou. Ela também destacou o cuidado adotado durante o processo de adoção. “Fico muito feliz por ser assim, porque animais são para pessoas realmente comprometidas e que vão cuidar deles. Não são brinquedos. Eles vão viver por anos com o adotante e merecem uma boa vida, ainda mais esses, que são resgatados de situações muito sofridas”, afirmou. Serviço Data: 16 de maio Horário: das 10h às 16h Local: Nossa Vila – Piso L1, Shopping Vila Velha
Bodyboarder carioca vence nas bancadas perigosas do D2, em Vila Velha
O D2 voltou a mostrar sua força nas ondas pesadas da Praia da Costa, em Vila Velha, e foi nesse cenário extremo que o niteroiense Kalani Lattanzi (foto acima) conquistou o título da terceira edição do Slab Bodyboarding Contest 2026, realizado nesta quarta-feira (13), nas bancadas de pedra localizadas a cerca de 1,2 quilômetro da orla capixaba. O campeonato reuniu 20 atletas especialistas em ondas pesadas dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro em uma única manhã de competição, após dias de monitoramento das condições de mar, vento e ondulação. Com séries sólidas e desafiadoras quebrando no D2, a organização confirmou a realização de mais uma edição do evento, considerado um dos mais autênticos e extremos do bodyboarding nacional. A grande final reuniu três capixabas e um dos principais nomes das ondas pesadas do planeta. Além de Kalani Lattanzi, disputaram a decisão os capixabas Lucas Nogueira, campeão da primeira edição do campeonato, Adeilson Fernandes, vencedor histórico no D2 em 2011, e Ronieris Viana, representante de Vila Velha em uma final marcada por alto nível técnico. Durante toda a bateria decisiva, as ondas proporcionaram drops críticos, linhas criativas e manobras de impacto. Kalani mostrou experiência e leitura precisa da bancada ao encontrar, em sua terceira onda, a combinação perfeita para assumir a liderança da final com nota 6,83. A disputa, porém, permaneceu aberta até os minutos finais. Adeilson Fernandes protagonizou a melhor onda da bateria ao encaixar um tubo seguido de backflip, arrancando nota 7,60 — a maior da decisão — e levantando o público presente. Mesmo assim, Kalani manteve a consistência e confirmou o título com vantagem de apenas 2,24 pontos sobre o capixaba. Ronieris Viana (foto acima) e Lucas Nogueira (foto abaixo) completaram o pódio de uma das finais mais técnicas já realizadas no D2. Se o título foi para o Rio de Janeiro, a onda mais marcante do campeonato teve assinatura capixaba. Lucas Nogueira protagonizou o momento mais explosivo do evento ao surfar, ainda na semifinal, uma onda perfeita que lhe rendeu nota 10 unânime, garantindo o prêmio de melhor onda da competição e entrando para a história do Slab Bodyboarding Contest. Além dos troféus exclusivos, o evento distribuiu R$ 2.500 em premiação entre os quatro primeiros colocados. Mais do que uma competição, o Slab Bodyboarding Contest reforça sua identidade como um evento voltado à valorização dos atletas especializados em condições extremas, da produção independente, da segurança marítima e do respeito ao meio ambiente, movimentando também o turismo esportivo e a economia criativa de Vila Velha. O coletivo organizador Slab BB é formado pelos empreendedores Romeritto Lopes, Vinícius Boriri e Thiago Abul, que chegam à terceira edição acumulando imagens históricas, grandes ondas e o desafio permanente de realizar um campeonato em uma arena natural de alta complexidade. Resultado final 1º – Kalani Lattanzi (RJ) 2º – Adeilson Fernandes (ES) 3º – Ronieris Viana (ES) 4º – Lucas Nogueira (ES) 5º – Diego Estevão (ES) 5º – Thiago Abul (ES) 7º – Edson Júnior (RJ) 7º – André Paiva (RJ) Resultados completos: Slab Bodyboarding Contest 2026 – resultados oficiais Crédito das fotos: 📷 De kalani Lattanzi e Ronieris Viana – Vitor Barbosa 📷 De Lucas Nogueira, Ari Fotos Esportivas 📷 Da foto geral do D2- Heriberto Simões
FINDES e CNI avaliam que fim da “taxa das blusinhas” pode prejudicar indústria e empregos
A Federação das Indústrias do Espírito Santo e a Confederação Nacional da Indústria avaliam que o fim da cobrança de imposto sobre importações de até US$ 50 poderá trazer impactos negativos para a indústria brasileira, o comércio nacional e a geração de empregos. Para as entidades, a decisão do governo federal representa um desequilíbrio concorrencial em favor de produtos estrangeiros. Segundo o presidente da FINDES, Paulo Baraona, a medida tende a criar condições desiguais entre produtos fabricados no Brasil e mercadorias importadas, especialmente em setores que já enfrentam dificuldades de competitividade. “O fim dessa taxa fará com que o país tenha um desbalanceamento concorrencial. Ou seja, crie condições diferentes entre produtos nacionais e importados em prejuízo dos varejistas e das indústrias nacionais. Precisamos valorizar e criar mecanismos para que a nossa indústria seja mais competitiva e não o oposto”, afirmou. Na avaliação do presidente da CNI, Ricardo Alban, o impacto deverá atingir principalmente micro e pequenas empresas, além de afetar postos de trabalho em diversos segmentos da economia. “Permitir a entrada de importações de até 50 dólares sem tributação é o mesmo que financiar a indústria de países como a China, principal exportador de produtos de baixo valor para o Brasil, especialmente no setor têxtil. O prejuízo é direto a quem fabrica e comercializa em território brasileiro”, declarou. Ricardo Alban também argumenta que a isenção para produtos estrangeiros, enquanto itens produzidos nacionalmente seguem sujeitos à tributação, compromete a competitividade da indústria brasileira e reduz estímulos a investimentos no país. A CNI considera a decisão anunciada nesta terça-feira (12) um retrocesso. A entidade destaca que a chamada “taxa das blusinhas” passou a vigorar gradualmente nos últimos anos, com a cobrança de ICMS estadual em 2023 e, posteriormente, a incidência de 20% do imposto federal de importação em 2024 sobre compras internacionais de pequeno valor. Segundo estudo da confederação, a taxação teria evitado a entrada de aproximadamente R$ 4,5 bilhões em produtos importados no país, contribuindo para a preservação de mais de 135 mil empregos e quase R$ 20 bilhões movimentados na economia brasileira. “Fica claro que o objetivo dessa taxação quando criada não foi tributar o consumidor, mas proteger a economia. A medida anunciada hoje vai na contramão do bom senso, pois tornar a indústria brasileira competitiva é primordial para que possamos manter empregos e gerar renda. Não somos contra as importações. Elas são bem-vindas e aumentam a competitividade, mas é preciso que entrem no Brasil em condições de igualdade”, concluiu Ricardo Alban.
Assembleia do ES recebe evento internacional sobre inovação legislativa e inteligência artificial
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo sedia nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) o LegisTech, evento internacional voltado à modernização dos parlamentos e ao uso da inteligência artificial no ambiente legislativo. O encontro será realizado na sede da Ales, em Vitória, reunindo representantes de diversos países para troca de experiências sobre transformação digital, transparência e inovação institucional. Promovido pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo com apoio da Bússola Tech, o evento contará com participantes do Canadá, Austrália, Alemanha, Argentina, Portugal, África do Sul, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil. A programação prevê painéis, apresentações de cases internacionais e debates sobre os desafios enfrentados pelos parlamentos diante das novas tecnologias. O presidente da Ales, Marcelo Santos, destacou que a inovação tecnológica passou a ser uma necessidade dentro do serviço público. Segundo ele, o objetivo é aproximar cada vez mais a população do trabalho do Legislativo, ampliando o acesso à informação e a participação cidadã por meio da tecnologia. Entre os temas centrais do LegisTech estão a integração de sistemas legislativos, o uso da inteligência artificial para simplificar o acesso às informações públicas, automação de processos internos, transparência ativa e preparação dos servidores para a nova realidade digital. O diretor de Transparência, Inovação e Projetos Especiais da Ales, Marcos Aquino, afirmou que a inteligência artificial aplicada ao Legislativo será o principal destaque do encontro. Durante o evento, a Assembleia apresentará iniciativas desenvolvidas pelo programa IA.LES, criado em 2025 para estruturar o uso responsável da inteligência artificial dentro do Parlamento capixaba. Entre as ferramentas já implantadas estão o “Ales Explica”, que resume projetos e leis em linguagem simples para a população, o “IA.LES Play”, plataforma de vídeos e transcrições das sessões legislativas, e o “IA.LES GPT”, sistema interno de apoio à elaboração e análise de documentos legislativos. O diretor-executivo da Bússola Tech, Luis Kimaid, ressaltou que, apesar das diferenças culturais e políticas entre os países, os parlamentos enfrentam desafios semelhantes na transformação digital. Segundo ele, a cooperação internacional fortalece as instituições democráticas, amplia a transparência e contribui para o aprimoramento técnico do Poder Legislativo. O LegisTech já passou por instituições como o Congresso Nacional do Brasil, o Congresso dos Estados Unidos, a Câmara dos Deputados do Chile e a Organização dos Estados Americanos (OEA). Após a edição em Vitória, o evento seguirá para o Parlamento da Irlanda, em Dublin, na primeira semana de junho. A TV Ales transmitirá toda a programação ao vivo pela televisão e pelo canal oficial da emissora no YouTube. As inscrições presenciais são restritas a representantes e profissionais ligados ao setor legislativo e tecnológico.
Lula vem ao Espírito Santo no dia 21 participar de evento nacional de Cultura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença na 6ª TEIA Nacional – Pontos de Cultura pela Justiça Climática, o maior evento de cultura do Brasil, que será realizado no Espírito Santo, no Sesc Praia Formosa, em Aracruz, no próximo dia 21. Também estarão presentes, acompanhando o presidente, a ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e a deputada federal pelo ES Jack Rocha. De acordo com a assessoria da deputada, Lula participará do evento pela manhã. A TEIA é o espaço mais importante no país de articulação, troca de experiências e fortalecimento da cultura viva. Esta edição convida a rede a refletir sobre a defesa do meio ambiente do bem viver diante do cenário de emergência climática, com foco na diversidade cultural, na força comunitária e nos saberes ancestrais com o objetivo na construção de um Brasil mais sustentável. As inscrições para o evento estão abertas: https://www.gov.br/culturaviva/pt-br/rede-cultura-viva/teia-2026/6a-teia-nacional-dos-pontos-de-cultura.
Cinco refúgios nas montanhas capixabas para desacelerar e aproveitar o friozinho
Por Rachel Martins As temperaturas baixas, pelo jeito, estão começando a despontar no Espírito Santo. E nada melhor do que planejar um bate e volta para a Região de Montanhas do nosso Estado. São várias opções de categoria para curtir aquele friozinho — às vezes, até abaixo de zero — em meio à natureza, com uma lareira e um bom vinho para brindar — e agradecer — a vida. Confira cinco dicas imperdíveis: Eco Lodge Natureza (foto acima) Com uma proposta totalmente diferente, a Reserva Ambiental Águia Branca, criada em 2017, tem como principal objetivo a proteção do maior remanescente florestal de Mata Atlântica da região de Alto Castelinho, em Vargem Alta. São mais de 2.225 hectares e uma riquíssima biodiversidade, com registro de várias espécies da fauna e da flora, algumas raras e ameaçadas de extinção. Na Reserva, por meio de agendamento, é possível se hospedar, além de realizar trilhas (sempre com guia e toda segurança), desfrutar de cachoeiras e de uma natureza divina. A ideia é integrar pessoas e natureza para mover o mundo deixando um legado de paz e equilíbrio entre os seres vivos. O local oferece apartamentos, que comportam duas pessoas, os Chalés do Lago, para quatro pessoas, o Chalé da Montanha Luxo Superior, para três pessoas, e o Chalé da Montanha Luxo Premium, para duas pessoas. A infraestrutura conta com piscina aquecida, sauna, campo de golfe, quadra de beach tennis e tradicional, quadra poliesportiva, salão de jogos, parquinho e brinquedoteca, além de espaço de convivência. Já a gastronomia, como não poderia deixar de ser, é uma forma prazerosa de conectar alimento e vida saudável, e essa união está sob a batuta do restaurante d’Bem, que aposta em ingredientes integrais, locais, sazonais, frescos e orgânicos. Reservas: (28) 99966-9580 (telefone ou WhatsApp) Onde: Alto Castelinho, Vargem Alta Insta: @naturezaecolodge Chalé Azzul Localizado em Santa Teresa, no Circuito Caravaggio, a ideia é proporcionar o luxo e o prazer de viver sem pressa. Com apenas um chalé totalmente privativo, com duas suítes, não é uma hospedagem no meio do mato pra chamar de experiência, é a escolha de um destino mais rural que oferece algo que vai muito além de paisagem bonita. É para os hóspedes sentirem o corpo desacelerar, saborear algo que tem origem, ouvir o som da natureza de verdade e dormir sem ruído mental. Quem vivencia essa experiência ganha um menu degustação de boas-vindas “azzuis”. O café da manhã é opcional, servido no jardim ou dentro do chalé nos dias mais frios. O local pratica a economia colaborativa, privilegiando produtos da região. O menu pode ser personalizado para pessoas com alguma restrição alimentar. Combina proteínas (ovos do galinheiro próprio, iogurte e queijo), fibras (granola e pães de fermentação natural), gorduras saudáveis (azeite, castanhas, frutas da estação e avocado), entre outros itens. Dependendo do período, o hóspede ainda pode ser presenteado com a experiência @ladolcevitaallimoncello. E para os pais de “filhos de quatro patas”, saiba que o local é pet friendly e seu cãopanheiro será muito bem recebido. Onde: Estrada do Caravaggio, s/nº, Circuito Caravaggio Reservas: (27) 99742-0612 Insta: @chaleazzul Solar do Lagarto Localizada em Muqui, a hospedaria fica dentro de uma casa centenária, de 1927, toda restaurada. A ideia é levar os hóspedes a vivenciar uma experiência única, com imersão nesse universo vintage. Além da arquitetura antiga, todo mobiliário, objetos de decoração e louça são antigas, remetendo às mais tenras memórias afetivas dos hóspedes. São quatro quartos de tamanhos diferentes, e o diferencial é que nas paredes deles e dos ambientes coletivos, como hall, sala e biblioteca, há obras do pintor italiano José Monti, pintadas à mão nas paredes da casa. É hospedar-se em meio a essas obras de arte. As janelas e portas — também entalhadas à mão pelo escultor José Derci, em 1927 — reproduzem o desenho de corações, pulmões e costelas, fazendo uma referência direta à profissão do primeiro dono, que também foi um dos primeiros médicos de Muqui. A experiência sensorial está por todos os cantos. Os calçados ficam no alpendre e o hóspede pode sentir o contato com o piso todo em peroba amarela e jacarandá. À noite, após acomodar-se no quarto, é possível ouvir um vinil original em um toca-discos antigo, ao sabor de queijos e vinhos que o próprio hóspede leva. Há também o café especial da agricultura familiar de Muqui, premiado nacionalmente, com queijo da roça, pães e bolos caseiros. Onde: Rua Vieira Machado, 685, Centro Reservas: (27) 99911-7868 Insta: @solardolagarto Pousada Rabo do Lagarto Em Aracê, Domingos Martins, oferece uma experiência única quando se pensa em luxo, com muito charme, e sem perder aquela simplicidade que remete às mais tenras memórias afetivas dos tempos de nossas avós, mas com toda sofisticação, inclusive com referências internacionais. São 16 acomodações, em cinco categorias: três com aquecedor elétrico e varanda; cinco estúdios com sala, lareira e varanda; seis lofts com hidro ou ofurô, sala, lareira e varanda; e uma premium com cinco ambientes, sala com lareira e varanda, suíte com cama super king, piscina, banheira de imersão, varanda, lareira giratória e banheiro duplo. Todas as acomodações incluem lençóis de algodão egípcio, peças de enxoval compostas por robes de seda da Índia, roupões atoalhados da Trousseau, sandálias personalizadas, secador de cabelo, sais de banho, amenities de marcas variadas incluindo Bulgari, Trousseau e Alexandre Herchcovitch, frigobar, Smart TV e máquina de café Nespresso. Além disso, oferece o Bistrô Chez Lagarto, com cardápio conduzido pessoalmente pelos proprietários a partir das suas experiências em viagens pelo mundo, o Petit Spa com cardápio de massagens relaxantes e banho aromático de ofurô no deque externo, com uma vista de encher os olhos para a Pedra Azul, com mesas para refeições e poltronas para contemplação da natureza e observação dos pássaros. Onde: Rodovia Geraldo Sartório, ES-164, Km 70, São Paulo do Aracê, Domingos Martins Reservas: (27) 3238-2383 ou (27) 99942-6121 Insta: @pousadarabodolagarto Sítio Conduru Em Afonso Cláudio, traz uma proposta, digamos, mais aventureira. O local sugere uma experiência de imersão total na natureza, mas com todo
Paulo Baraona – “Fortalecer a indústria é fortalecer o Espírito Santo”
Fortalecer a indústria não é apenas uma escolha, mas uma estratégia essencial para o desenvolvimento de qualquer estado ou país. É assim que ampliamos oportunidades, geramos empregos e elevamos a competitividade de forma sustentável. Na Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), atuamos de forma estruturada para construir um ambiente de negócios mais favorável, com participação ativa de empresas e sindicatos em todas as regiões do Estado. Contribuímos com ações que fortalecem o associativismo, qualificam agendas estratégicas, ampliam o acesso a mercados e conectam soluções às necessidades reais das empresas de diferentes portes e segmentos. A indústria é um dos pilares da economia capixaba. Representa quase um terço do PIB estadual, reúne mais de 21,4 mil empresas e gera cerca de 280 mil empregos formais diretos. É também o setor que mais investe em pesquisa, desenvolvimento e inovação no país, desempenhando papel central na transformação econômica e tecnológica. Nossa atuação é orientada por dados, inteligência e resultados. A área de Defesa de Interesses da Indústria da FINDES mobiliza seis Câmaras Setoriais e dez Conselhos Temáticos, formados por especialistas e lideranças empresariais, garantindo representatividade e qualificação técnica às agendas prioritárias da indústria. Esse trabalho é fortalecido pela inteligência do OBSERVATÓRIO FINDES, que subsidia decisões com análises consistentes e visão de futuro, além do apoio do Centro de Desenvolvimento do Associativismo (CDA), do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), da área de Internacionalização e Negócios e do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia. A indústria segue como indutora do desenvolvimento estadual e agente de transformação do território capixaba. Até 2031, estão previstos mais de R$ 100 bilhões em investimentos no Espírito Santo, sendo cerca de 60% provenientes de projetos industriais. Onde a indústria se instala, impulsiona cadeias produtivas, dinamiza o comércio e os serviços, gera empregos, amplia a renda e fortalece a arrecadação. Seguiremos trabalhando diariamente por um Espírito Santo mais competitivo, integrado regionalmente e preparado para o futuro. Continuaremos atuando ao lado dos sindicatos industriais e das indústrias para que esse ciclo virtuoso continue avançando e gerando resultados concretos para toda a sociedade capixaba. *Paulo Baraona é presidente da FINDES