Entrega conecta Nova Palestina e Resistência e integra nova etapa do programa Vitória de Frente para o Mar A região da Grande São Pedro, em Vitória, ganhou neste sábado (16) uma nova área de lazer, convivência e mobilidade urbana com a entrega de mais uma etapa da reurbanização das orlas de Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência. A intervenção conecta os bairros Nova Palestina e Resistência por meio de um novo corredor urbano voltado para pedestres, ciclistas, moradores e visitantes, ampliando os espaços de convivência e aproximando a população da Baía de Vitória e do manguezal da região. A entrega faz parte do programa Vitória de Frente para o Mar, que vem promovendo a requalificação das áreas costeiras da capital capixaba. O novo trecho possui aproximadamente dois quilômetros de extensão e inclui Parque Kids, campo de futebol com grama sintética, áreas de permanência, ciclovias, calçadas, pistas de rolamento, estacionamentos, paisagismo, iluminação pública, drenagem, recuperação do manguezal e novos espaços voltados à prática esportiva e ao lazer. A ligação entre Nova Palestina e Resistência também foi fortalecida pela implantação da ciclopassarela, ampliando a integração urbana da região e facilitando o deslocamento entre os bairros. Durante a entrega, a prefeita de Vitória, Cris Samorini destacou que a obra representa mais do que uma intervenção urbana e reforça o compromisso da administração com a valorização da Grande São Pedro. “É uma obra de extrema importância, porque traz dignidade para este local e potencializa aquilo em que a gente acredita dentro do programa Vitória de Frente para o Mar: turismo, geração de emprego, novas oportunidades e condições para que as pessoas conheçam de perto as nossas belezas naturais”, afirmou. A prefeita também ressaltou a proposta de integração urbana e valorização dos moradores da região. “O que a gente entrega aqui é a mesma qualidade que estamos levando para outras áreas da cidade. Queremos uma Vitória pensada de uma única forma, com acesso urbano, mobilidade segura, prática de esporte e valorização das pessoas. É também uma forma de o morador se apropriar do território onde vive e reconhecer a potência da sua própria história”, completou. Moradora do bairro Resistência, Lia de Almeida comemorou as transformações promovidas pela obra. “Quando eu cheguei aqui, ainda não tinha nada disso. Depois começaram as obras e eu vejo que ficou muito bom para a população. As pessoas fazem caminhada, eu também caminho por aqui, e ficou muito bacana. É uma coisa positiva para o bairro, para as crianças e para todo mundo”, contou. O secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, destacou que a entrega faz parte de uma política urbana voltada à valorização das comunidades e à reconexão da cidade com suas áreas de orla. “Essa é mais uma etapa do programa Vitória de Frente para o Mar. São mais dois quilômetros entregues, ligando Resistência à ciclopassarela, com a intenção de avançar até o final do primeiro semestre para concluir essa etapa da Grande São Pedro, saindo de São Pedro e chegando até Joana D’Arc”, afirmou. Segundo ele, a obra fortalece o papel da Grande São Pedro no desenvolvimento urbano da capital. “Isso muda o olhar de Vitória para o Brasil. É uma entrega importante para a comunidade, para a cidade e para o Estado, porque valoriza a Grande São Pedro e consolida essa região como parte essencial do desenvolvimento urbano da capital”, disse. O secretário de Governo, Luciano Forrechi, também destacou o simbolismo da intervenção em uma área marcada por histórias de luta e pertencimento popular. “Essa intervenção permite que Vitória avance em um novo modelo de mobilidade, com a possibilidade de caminhar, correr e pedalar cada vez mais pela orla, integrando os bairros e aproximando as pessoas da cidade”, ressaltou. Entre os moradores históricos da região, a entrega teve significado especial. Maria Isabel Rodrigues Chaves, conhecida como Tia Baiana, moradora de Resistência desde 1984 e liderança comunitária local, destacou a importância das melhorias. “É uma mudança muito grande. Coisas que a gente nem esperava mais. Hoje, Resistência está de parabéns. É gratidão por ver a nossa comunidade recebendo esse olhar, essa valorização e esse reconhecimento de que nós também merecemos direitos e qualidade de vida”, afirmou. O projeto completo prevê 4,04 quilômetros de intervenções urbanísticas, incluindo ciclopassarela e reurbanização das vias próximas ao manguezal. O investimento total é de R$ 107,7 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras fazem parte do programa Vitória de Frente para o Mar, que já acumula mais de R$ 200 milhões em investimentos na Grande São Pedro. Em 2024, outra etapa da reurbanização da orla da região já havia sido entregue pela Prefeitura de Vitória, contemplando trechos dos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras. Entre as principais intervenções desta etapa estão Parque Kids, campo de futebol com grama sintética, ciclovias, decks, arquibancadas alagáveis, rampas para barcos, Academias de Idosos, Academias de Jovens, espaços de convivência, paisagismo e recuperação ambiental do manguezal. As próximas etapas do projeto vão ampliar a integração entre os bairros da Grande São Pedro, consolidando um novo corredor urbano, turístico e ambiental às margens da Baía de Vitória.
Prefeitura entrega praça revitalizada no coração da Glória, em Vila Velha
Espaço ganhou novas áreas de lazer, convivência e esporte após obras de requalificação realizadas pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado A Prefeitura de Vila Velha inaugurou, nesta sexta-feira (15), a revitalização da Praça Egno Siqueira, conhecida pelos moradores como Praça do Meio, um dos espaços mais tradicionais da Glória, na região central do bairro. A obra foi realizada em parceria com o Governo do Estado e integra o conjunto de intervenções urbanas promovidas no município para ampliar áreas de convivência, lazer e prática esportiva. Requalificada, a praça passou a contar com playground, academia ao ar livre, quadra esportiva, arquibancada, nova iluminação, paisagismo, acessibilidade e espaços de convivência voltados para moradores de diferentes faixas etárias. Moradora da região, Maria da Penha Caiado destacou os impactos positivos da revitalização, especialmente na segurança e na movimentação do comércio local. “Ficou tudo muito bonito e mais iluminada. Isso traz mais segurança para gente e também ajuda as barracas, o comércio à noite”, afirmou. Durante a inauguração, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo ressaltou a importância histórica e afetiva da praça para os moradores da Glória e citou outros investimentos realizados recentemente no bairro, como a revitalização da Praça Meyerfreund, conhecida como Praça do Chocolate, além das obras de pavimentação da Rua Agenor Barbato. “Estamos entregando uma praça totalmente revitalizada no coração da Glória, um espaço pensado para as famílias, para o lazer, para o esporte e para a convivência. A Glória vem recebendo uma série de investimentos importantes, como a revitalização da Praça Meyerfreund e melhorias em mobilidade e infraestrutura. Esse trabalho faz parte da transformação que estamos realizando em Vila Velha, levando mais qualidade de vida e dignidade para os moradores”, destacou o prefeito. A programação de inauguração também contou com a participação da Mocidade Unidade da Glória, tradicional escola de samba do município.
João Gualberto – “A morte da terceira via”
Escrevi, há algumas semanas, que o todo-poderoso presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, estava em perfeitas condições de indicar um candidato do seu partido como alternativa à polarização entre Lula e os Bolsonaro nas eleições que se aproximam. O movimento feito por ele no início do ano foi inteligente e chegou a criar condições para o surgimento de uma candidatura capaz de substituir a de Tarcísio de Freitas, atropelada politicamente por Flávio Bolsonaro. Havia governadores bem avaliados cotados para ocupar esse espaço: Ratinho Junior, do Paraná; Ronaldo Caiado, de Goiás; e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Por diversos motivos, o movimento acabou não prosperando. Ratinho Junior desistiu da disputa em razão de questões ligadas à política paranaense. Eduardo Leite preferiu concentrar esforços na manutenção de sua liderança no Rio Grande do Sul. Sobrou Ronaldo Caiado, nome histórico da direita goiana. Não me parece, contudo, que o resultado tenha sido satisfatório. Cito pelo menos dois motivos: o legado de enfrentamento ao crime marcado por forte endurecimento policial e a distância dos grandes centros decisórios do processo eleitoral brasileiro. A tendência é de uma candidatura pequena, semelhante à de Simone Tebet em 2022. O fracasso das articulações de Kassab deixou um vazio no cenário político. Neste momento, quem tenta ocupar esse espaço é o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, apoiado em sua imagem de político não extremista e na boa aceitação entre setores da direita que resistem a aderir ao candidato ligado à família Bolsonaro. Não sei se Zema conseguirá consolidar uma candidatura competitiva, mas é evidente que ganhará projeção nacional e, nesse movimento, tem pouco a perder. O dado mais interessante é que as pesquisas vêm apontando, de maneira geral, cerca de 20% do eleitorado alinhado ao bolsonarismo raiz e outros 20% ligados diretamente à liderança de Lula. Isso significa que existe mais da metade do eleitorado fora dos extremos ideológicos. Nos ambientes em que circulamos, é evidente o desejo de uma terceira via forte, uma alternativa aos dois polos que dominam a política nacional. Enquanto isso, Lula e Flávio Bolsonaro se movimentam para tentar conquistar justamente esse eleitor moderado, que não gostaria, em princípio, de votar em nenhum dos dois. Há sinais claros de que o candidato do PL busca se aproximar do centro. Tem afirmado que “Bolsonaro toma vacina”, enquanto sua esposa costuma dizer que o “reeducou” em temas mais sensíveis. O movimento mira principalmente o eleitorado feminino, considerado decisivo para a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula, por sua vez, tenta reforçar sua presença entre grupos que historicamente votam no PT: mulheres mais pobres, trabalhadores e eleitores do Nordeste. Mas enfrenta dificuldades para dialogar com mudanças recentes da sociedade brasileira. O presidente parece não compreender completamente os anseios da juventude pobre que trabalha sem garantias formais, busca prosperidade e tenta ascender socialmente. Também encontra barreiras para se conectar com os evangélicos e outros segmentos que ganharam relevância nos últimos anos. E o tempo para se reinventar politicamente é curto. Todo esse cenário torna a próxima eleição extremamente imprevisível. Os movimentos dos dois principais candidatos tendem a ser difíceis, enquanto a terceira via ainda não conseguiu se consolidar. Zema é quem mais tenta ocupar esse vazio, mas ainda não possui uma imagem capaz de atrair os moderados com a mesma intensidade que Tarcísio de Freitas. Ainda assim, é cedo para avaliar até onde poderá chegar eleitoralmente. Já Flávio Bolsonaro convive com um ambiente político delicado no Rio de Janeiro. O atual governo estadual, comandado por um desembargador que tenta se afastar das práticas políticas tradicionais do Estado, cria um contexto de risco para uma candidatura associada a investigações e denúncias que envolvem rachadinhas e relações de antigos assessores com milicianos e personagens do submundo carioca. Além disso, um adversário do bolsonarismo desponta como favorito na disputa pelo governo estadual, o que amplia o potencial desgaste político. Também seguem em andamento diversas investigações e episódios que podem ganhar repercussão nacional, incluindo as denúncias envolvendo Ciro Nogueira e o Banco Master. Para Eduardo Paes, do PSD, aliado de Lula e adversário da direita no Rio de Janeiro, qualquer nova revelação envolvendo escândalos terá forte exploração política. Na minha avaliação, esse é um risco considerável para uma candidatura de extrema direita que tenta se apresentar como moderada, tanto pelos efeitos eleitorais no berço político da família Bolsonaro quanto pela repercussão nacional. Tudo isso torna o quadro eleitoral extremamente confuso e dificulta qualquer previsão mais segura. Caso o eleitor moderado conclua que Lula representa o menor risco diante desse cenário turbulento, sua candidatura tende a ganhar viabilidade eleitoral. Mas, se não enxergar segurança no petista e Flávio Bolsonaro permanecer preso às armadilhas da política fluminense, candidatos menores poderão crescer. No fim, todos parecem o touro grego perdido em seu labirinto, onde a força bruta não basta. Será preciso muita estratégia. Ainda há outro fator importante: eleitores de Zema e Caiado no primeiro turno tendem a rejeitar tanto Lula quanto Bolsonaro, o que significa que podem migrar para qualquer um dos lados em uma eventual segunda etapa da disputa. Uma enorme confusão política. *João Gualberto Vasconcellos é mestre e professor emérito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Doutor em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciência Política de Paris, na França, Pós-doutorado em Gestão e Cultura. Foi secretário de Cultura no Espírito Santo entre 2015 e 2018.
Museu Vale leva programação gratuita ao Parque Botânico durante Semana Nacional de Museus
Com quase 20 horas de atividades em Vitória, programação reúne debates, experiências educativas e apresentação musical O Museu Vale participa da 24ª Semana Nacional de Museus com uma programação especial gratuita em Vitória, reunindo quase 20 horas de atividades entre os dias 19 e 23 de maio. As ações acontecerão no Parque Botânico Vale e incluem experiências educativas, debates e apresentação musical, reforçando a atuação extramuros da instituição cultural. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus acontece em todo o país com o tema “Museus: unindo um mundo dividido”, propondo reflexões sobre o papel dos espaços museológicos na construção de diálogos, memórias e conexões sociais. Em Vitória, as inscrições para as atividades promovidas pelo Museu Vale já estão abertas. Entre os dias 19 e 22 de maio, o educativo do Museu Vale realizará a atividade “Dinâmica entre gerações: pensando um novo Museu”, na Sala MV Extramuros, no Parque Botânico Vale. A proposta é estimular discussões sobre museologia social e sobre o papel dos museus como espaços de construção coletiva de experiências e memórias. A mediação será conduzida pela arte-educadora Ana Luiza Bringuente, que atua nas áreas de arte-educação e curadoria. Encerrando a programação, no dia 23 de maio, o Parque Botânico Vale recebe o espetáculo “HeptaSopro – Origens”, do flautista Matheus Viana. A apresentação reúne 12 composições autorais executadas ao lado de Luciano Furtado, no violão de sete cordas, e Samuel Nascimento, na bateria, em uma mistura entre o choro, sonoridades brasileiras e elementos do jazz contemporâneo. O projeto foi selecionado por meio do Edital Convocatória de Programação Museu Vale 2026. Segundo a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso, a participação na Semana Nacional de Museus acompanha o atual momento de atuação itinerante da instituição. “Receber a programação no Parque Botânico Vale reforça a proposta de ocupar diferentes espaços da cidade com experiências culturais e educativas. As atividades foram pensadas para estimular o encontro entre públicos diversos, criando conexões entre identidade, arte e território por meio de vivências acessíveis e participativas”, afirmou. Sobre o Museu Vale Em seu momento extramuros, o Museu Vale vem ampliando suas ações para além de sua sede, promovendo atividades em praças, parques, escolas e instituições culturais, alcançando novos públicos em diferentes municípios do Espírito Santo. A atuação da instituição mantém o foco na preservação da memória cultural e no desenvolvimento de ações de pesquisa, educação, comunicação e formação artística, valorizando produções capixabas. Entre as exposições recentes promovidas pelo Museu Vale estão “Línguas Africanas que fazem o Brasil”, “Quebra-mapa”, “Quem Tem Medo de Bicho Pau?”, “Vidas em Cordel”, “Transitar o Tempo”, “Folhear”, “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, “Memórias do Futuro – Um olhar sobre a coleção do IHGB” e “De onde surgem os Sonhos – Coleção Andrea e José Olympio Pereira”, mostras que, juntas, receberam mais de 220 mil visitantes. Confira a programação 19 a 22 de maio – Dinâmica entre gerações: pensando um novo Museu Local: Sala MV Extramuros – Parque Botânico Vale Horários: 9h às 11h e 14h às 16h Inscrições até 15 de maio, às 12h, pelo e-mail: educativo.mv@institutoculturalvale.org 23 de maio – Espetáculo HeptaSopro – Origens Local: Parque Botânico Vale Horário: 10h Mais informações: (27) 99252-7525 e museuvale.org foto: Heptasopro
Jantar beneficente em Santa Maria de Jetibá une esporte e transformação social de jovens
Evento do Pró Physical Esporte Clube vai arrecadar recursos para manter projeto que atende gratuitamente crianças e jovens com futsal e jiu-jitsu Muito além das quadras, o Pró Physical Esporte Clube vem transformando vidas em Santa Maria de Jetibá, na região Central Serrana do Espírito Santo. O projeto social, desenvolvido pela Associação SMJ Esportes, utiliza o esporte como ferramenta de inclusão, disciplina e formação cidadã para dezenas de crianças e jovens do município. Atualmente, cerca de 60 participantes, com idades entre 6 e 25 anos, recebem gratuitamente aulas de futsal e jiu-jitsu. A iniciativa existe há quatro anos e nasceu com o propósito de criar oportunidades e fortalecer valores por meio do esporte. “Tudo nasceu do sonho de transformar a academia de ginástica em um celeiro de cidadãos. Lugar onde a disciplina do tatame e a garra das quadras se transformam em lições. Já temos relatos de muitos pais afirmando que os filhos evoluíram muito depois que passaram a frequentar o projeto. É a esperança de dias melhores para toda a nossa cidade”, destacou Marcelo Krause, idealizador e presidente da Associação SMJ Esportes. Além do impacto social, o clube também acumula resultados expressivos nas competições esportivas. O Pró Physical Esporte Clube conquistou títulos como a Copa Serrana de Marechal Floriano e a Copa Capixaba Sub-19, além de campanhas de destaque no futsal estadual, incluindo uma semifinal do Campeonato Estadual e o vice-campeonato da Copa das 3 Santas 2026. Ainda neste ano, os atletas terão novos desafios importantes pela frente, como a disputa da Taça Cidade ES e do Campeonato Estadual de Futsal. Apesar do crescimento do projeto, a manutenção das atividades ainda enfrenta dificuldades financeiras. “Nosso maior adversário ainda é a falta de recursos para comprar chuteiras, uniformes e pagar o transporte que leva esse sonho para outras cidades”, afirmou Krause. Para ajudar a manter o projeto em atividade, o clube promoverá no dia 13 de junho um jantar beneficente especial em comemoração ao Dia dos Namorados. O evento será realizado a partir das 18h, no Recanto dos Ipês, em Santa Maria de Jetibá, com apresentação do cantor Samuel Quintino, de São Paulo, além de buffet completo preparado especialmente para a ocasião. “Participar desse jantar não é apenas comprar um convite, é dizer a cada um desses 60 jovens que a comunidade acredita neles. O que realmente importa não são os títulos conquistados, mas ver jovens que antes estavam em situação de risco ostentando a faixa de capitão ou a disciplina de um atleta de elite”, ressaltou Marcelo Krause. Toda a renda arrecadada será destinada à continuidade das atividades do Pró Physical Esporte Clube. Serviço Jantar Beneficente do Dia dos Namorados – Pró Physical Esporte Clube Data: 13 de junho de 2026 Horário: 18h Local: Recanto dos Ipês (Daniel Holz), Santa Maria de Jetibá Informações e convites: Instagram @pec-smj
Arte coletiva transforma contêiner do Café dos Reis em galeria permanente em Nova Almeida
Intervenção artística reuniu artistas visuais e alunos de escola pública em ação cultural ao lado da Igreja dos Reis Magos O Café dos Reis, espaço localizado ao lado da histórica Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, ganhou um novo elemento artístico integrado à paisagem local. O contêiner utilizado como depósito de materiais e estrutura de apoio para os banheiros do espaço foi transformado em uma obra de arte coletiva assinada pelos artistas visuais Luciano Feijão, Gabriel Albuquerque e Patrick Trugilho, com participação de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Virgínio Pereira. A intervenção foi inspirada nas obras do artista abstrato neerlandês Piet Mondrian, reconhecido mundialmente pelo uso de formas geométricas e cores primárias. A proposta buscou criar uma composição vibrante, marcada por contrastes visuais e referências ao patrimônio histórico e cultural da região. Segundo Luciano Feijão, a própria Igreja dos Reis Magos serviu como elemento central de inspiração para a construção da obra. “A própria Igreja dos Reis Magos também se tornou uma importante fonte de elementos visuais. Aspectos marcantes de sua arquitetura e identidade ajudaram a construir graficamente aquilo que viríamos a apresentar na pintura”, afirmou o artista. Os estudantes do 5º ano da Escola Virgínio Pereira participaram do processo criativo por meio de desenhos produzidos a partir da observação do espaço. Parte desse material foi incorporada à composição final da pintura, trazendo espontaneidade e identidade coletiva ao trabalho. Para a presidente do Instituto Modus Vivendi, Erika Kunkel, a iniciativa ultrapassa a proposta estética e reforça o papel da arte como ferramenta de transformação social e educativa. “Acreditamos que a arte tem o poder de transformar espaços, fortalecer vínculos e despertar novos olhares nas crianças e na comunidade. Essa pintura no contêiner vai muito além da revitalização visual: ela representa aprendizado, expressão criativa e a oportunidade de aproximar os alunos do universo artístico de forma prática e inspiradora”, destacou. A execução da obra utilizou tintas nas cores laranja, azul-marinho, azul-claro e branco, além de técnicas de isolamento com fita-crepe e aplicação com aerógrafo e compressor, garantindo precisão nos traços e acabamento. Os artistas também optaram por materiais de alta durabilidade para preservar a intervenção artística diante da ação do tempo. Com a conclusão do projeto, o contêiner passou a integrar permanentemente o cenário cultural do Café dos Reis, funcionando como uma espécie de galeria a céu aberto em meio ao patrimônio histórico de Nova Almeida. Quem é Luciano Feijão? Natural de Vitória, Luciano Feijão é artista visual formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde também concluiu mestrado em Artes. Ao longo da carreira, participou de exposições individuais e coletivas de desenho, ilustração e gravura em diferentes estados brasileiros e no exterior, com trabalhos apresentados em cidades como Recife, Maranhão e São Paulo, além de mostras no México, Espanha e Eslováquia. Entre os destaques de sua trajetória estão as exposições Torções, realizada no Museu Capixaba do Negro, em 2016; Antianatomia Tropical, ao lado da artista Rosana Paulino, na OÁ Galeria, em 2018; e Greve Negra Já!, apresentada no Museu de Arte do Espírito Santo, em 2026.
STJ mantém redução de carga horária para professora temporária cuidar de filho com autismo
Decisão reforça direitos de mães atípicas e pode servir de referência para casos semelhantes em todo o país Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reacendeu o debate sobre os direitos de mães atípicas no Brasil ao garantir a uma professora contratada em regime temporário o direito de reduzir a carga horária sem sofrer perda salarial para cuidar do filho diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O entendimento da Corte manteve a decisão já proferida pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e pode abrir precedente para que outros servidores temporários em situações semelhantes também recorram à Justiça em busca do mesmo direito. O caso ganhou repercussão por abordar uma realidade enfrentada diariamente por milhares de famílias brasileiras: a dificuldade de conciliar a rotina de trabalho com os cuidados intensivos exigidos no acompanhamento de crianças autistas, que muitas vezes envolvem terapias frequentes, consultas médicas e suporte especializado. A discussão ocorre em meio ao crescimento dos diagnósticos de TEA no país. Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 2,4 milhões de brasileiros foram diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, o equivalente a 1,2% da população. Entre crianças de 5 a 9 anos, o índice chega a 2,6%, faixa etária em que a participação da família no acompanhamento terapêutico costuma ser ainda mais necessária. Outro dado que chama atenção é o impacto dessa rotina na vida profissional das famílias atípicas. Levantamento divulgado pela Agência Brasil mostrou que 30,4% dos cuidadores de pessoas autistas estão desempregados ou sem renda. Entre os responsáveis entrevistados, mais de 92% eram mães. Para o advogado da professora, Amarildo Santos, especialista em Direito do Magistério, a decisão representa um avanço importante no reconhecimento dos direitos das famílias atípicas. “Essa decisão reconhece que o cuidado com uma criança diagnosticada com TEA exige tempo, presença e acompanhamento constante. O STJ entendeu que a proteção à criança deve prevalecer acima de questões burocráticas”, afirmou. Segundo o especialista, o julgamento também reforça que servidores temporários não podem receber tratamento inferior quando estão em discussão direitos fundamentais relacionados à infância e à saúde. “Muitas mães acabam deixando o trabalho ou enfrentando jornadas exaustivas para conseguir acompanhar terapias e tratamentos dos filhos. Essa decisão mostra que o Judiciário está atento a essa realidade”, destacou. O recurso havia sido apresentado pelo Estado do Espírito Santo, que sustentava que servidores temporários não poderiam receber o mesmo tratamento concedido aos efetivos nesse tipo de situação. Por unanimidade, os ministros rejeitaram o pedido. Para Amarildo Santos, o entendimento firmado pelo STJ pode servir de base para novos casos em todo o Brasil. “Não se trata apenas de uma vitória individual. É uma decisão que fortalece o debate sobre inclusão, dignidade e o direito das famílias de terem condições reais de cuidar dos filhos”, completou. A decisão também amplia as discussões sobre a necessidade de políticas públicas voltadas ao acolhimento de famílias atípicas, especialmente mães que, na maioria das vezes, assumem a principal responsabilidade pelos cuidados diários.
Modal Expo 2026 abre inscrições e espera movimentar R$ 100 milhões em negócios no ES
A maior feira de logística, transporte e comércio exterior do Estado acontece em junho, na Serra, reunindo lideranças nacionais, empresas e especialistas do setor O Espírito Santo volta a ser palco de um dos principais encontros do setor logístico brasileiro. A Modal Expo 2026 abre inscrições a partir desta semana para sua segunda edição, que será realizada entre os dias 16 e 18 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra. A expectativa da organização é movimentar cerca de R$ 100 milhões em negócios ao longo da feira, consolidando o evento como um dos mais relevantes ambientes de conexão, conteúdo e geração de oportunidades do segmento no país. O credenciamento será gratuito e exclusivo para empresários e profissionais ligados às áreas de logística, transporte e comércio exterior, mediante comprovação de vínculo profissional. Durante os três dias de programação, a feira reunirá executivos, operadores logísticos, transportadoras, investidores, importadores, exportadores e especialistas para discutir temas estratégicos que impactam diretamente o futuro da logística nacional. Entre os assuntos em pauta estão os efeitos da geopolítica global nas cadeias de abastecimento, inovação aplicada ao transporte de cargas, infraestrutura logística, eficiência operacional, competitividade, reforma tributária, comércio exterior, inteligência de dados, gestão de riscos e os desafios relacionados à mão de obra do setor. A edição deste ano também terá espaço para debates sobre os novos corredores logísticos do Brasil, a expansão dos centros de distribuição e o papel estratégico do Espírito Santo dentro da infraestrutura nacional e das operações de comércio exterior. A programação contará com palestras magnas, painéis e arenas temáticas voltadas aos segmentos de transporte, cadeia de abastecimento e comércio exterior, promovendo discussões sobre tendências, soluções e oportunidades que vêm transformando o mercado logístico brasileiro. Entre as empresas já confirmadas estão importantes nomes da logística, infraestrutura portuária, transporte e armazenagem, como Imetame Porto, Portocel, Vports, TVV (Login) e Grupo Águia Branca. Grandes montadoras também participarão da feira, entre elas Volvo, Volkswagen, Mercedes-Benz e Iveco. A Modal Expo contará ainda com a presença de transportadoras e operadores logísticos de atuação nacional, como Continental, Poloni, Transcherrer e TMQ, além de empresas ligadas à armazenagem, infraestrutura logística e comércio exterior, como Terca Zilli e GDL. Para o diretor da feira, Marcos Milaneze, o evento nasce alinhado às transformações do setor e à necessidade de ambientes voltados à troca de conhecimento, networking e negócios. “Mais do que uma feira, a Modal Expo é um ponto de encontro estratégico para a logística brasileira, conectando empresas, promovendo debates sobre tendências e criando oportunidades reais de negócios”, destacou. Na primeira edição, realizada em 2025, a Modal Expo reuniu mais de 7 mil visitantes de 22 estados brasileiros, movimentou mais de R$ 65 milhões em negócios e contou com mais de 100 marcas expositoras. A Modal Expo é promovida pelo Sindiex, Sincades e Transcares, com realização da Milanez & Milaneze e Liga de Marketing. Serviço Modal Expo 2026 Data: 16 a 18 de junho de 2026 Local: Pavilhão de Carapina, Serra (ES) Credenciamento gratuito e exclusivo para profissionais do setor a partir de 15 de maio Site: modalexpo.com.br/credenciamento O acesso será exclusivo para empresários e profissionais dos setores de logística, transporte e comércio exterior, mediante comprovação de vínculo profissional.
Reserva Natural Vale recebe 8ª edição da Meia Maratona do Verde e das Águas em Linhares
A Reserva Natural Vale, em Linhares, será palco da 8ª edição da Meia Maratona do Verde e das Águas no próximo dia 24 de maio, a partir das 7h30. O evento une esporte, natureza e lazer em meio à Mata Atlântica, proporcionando uma experiência que vai além da competição esportiva. A programação contará com percursos de 21 quilômetros, 7 quilômetros e categoria kids, reunindo atletas profissionais, corredores amadores e famílias em um dos cenários ambientais mais importantes do Espírito Santo. As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento, que também disponibiliza informações sobre premiação e troféus. Promovida pelo Campeão Time, a corrida tem patrocínio da Vale, Brametal, Sicoob, Unimed Norte Capixaba e Laboratório Linhares. Segundo o organizador do evento, Lúcio Caliman, a prova já se consolidou entre os corredores do Espírito Santo e também de outros estados. “A Meia Maratona do Verde e das Águas, na Reserva Natural Vale em Linhares, já está no calendário dos corredores de todo o Estado e também do Brasil. Nós conseguimos fazer a junção perfeita entre esporte e natureza em um lugar lindíssimo e organizado. Possui várias atrações para quem também vem assistir. É a única meia maratona totalmente dentro de uma floresta de Mata Atlântica no Espírito Santo”, destacou. Além da corrida, a programação inclui atrações voltadas para toda a família. Um dos destaques será a Feira Empreendedora, com participação de integrantes do programa Reserva Sustentável, promovendo geração de renda por meio da venda de produtos artesanais. O público também poderá aproveitar os espaços da Reserva Natural Vale, como parquinho, laguinho e coleções vivas. Para as crianças, haverá atividades especiais, incluindo pintura no rosto, pula-pula e piscina de bolinhas. De acordo com Laila Medeiros, coordenadora da Reserva Natural Vale, o evento reforça a importância da conexão entre esporte, bem-estar e preservação ambiental. “Receber mais uma edição da Meia Maratona do Verde e das Águas na Reserva Natural Vale reforça nosso compromisso com experiências que unem esporte, natureza e saúde. Acreditamos que o esporte é essencial porque emociona, conecta pessoas e gera pertencimento, especialmente quando acontece em um ambiente que valoriza a conservação ambiental e o bem-estar coletivo”, afirmou. O percurso da prova passa por trechos preservados de Mata Atlântica, reforçando a proposta de integração entre atividade física e contato com a natureza. Sobre a Reserva Natural Vale Com aproximadamente 23 mil hectares, a Reserva Natural Vale está localizada em Linhares, no norte do Espírito Santo, e integra o Complexo Florestal Linhares/Sooretama, conjunto de áreas protegidas que reúne cerca de 50 mil hectares e representa aproximadamente 11% da Mata Atlântica remanescente no Estado. A Reserva integra a Rota do Verde e das Águas, atua como Jardim Botânico da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e faz parte do Patrimônio Natural da Costa do Descobrimento, reconhecido pela Unesco. O espaço é considerado estratégico para a conservação da biodiversidade e para o desenvolvimento de pesquisas científicas. No local, já foram catalogadas cerca de 3,4 mil espécies de plantas, 1,5 mil espécies de insetos, 132 espécies de mamíferos, 126 espécies de anfíbios e répteis e 438 espécies de aves. Serviço 8ª Meia Maratona do Verde e das Águas Data: 24 de maio Horário: 7h30 Local: Reserva Natural Vale, Linhares Percursos: 21 km, 7 km e Kids Inscrições: www.campeaotime.com.br
Fecomércio-ES se posiciona contra suspensão da “taxa das blusinhas”
A Fecomércio-ES se posicionou contra a suspensão da alíquota de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50, anunciada pelo Governo Federal por meio de Medida Provisória publicada nesta semana. A medida altera o Decreto-Lei nº 1.804/1980 e reacende o debate em torno da chamada “taxa das blusinhas”. Em alinhamento com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a entidade afirma que a tributação aplicada às remessas internacionais de pequeno valor representa, atualmente, um mecanismo mínimo de equilíbrio competitivo para o comércio nacional diante do avanço das plataformas estrangeiras de vendas online. Segundo a Fecomércio-ES, que representa mais de 450 mil empresas capixabas dos setores de comércio, serviços e turismo, a manutenção de regras equilibradas é fundamental para garantir um ambiente de negócios sustentável, preservar empregos e fortalecer a economia local. A entidade ressalta que a defesa da taxação não representa oposição ao comércio internacional, mas sim uma tentativa de reduzir distorções que impactam diretamente empresas brasileiras, especialmente diante da concorrência com produtos importados de baixo custo. Na avaliação da federação, o Brasil — e o Espírito Santo em particular — pode ampliar sua dependência externa e fragilizar cadeias produtivas locais caso o debate sobre importações seja conduzido apenas sob a ótica do consumo imediato, sem considerar os efeitos econômicos estruturais. A Fecomércio-ES e a CNC defendem que decisões relacionadas ao tema considerem os impactos sobre empresas, trabalhadores e os diversos segmentos ligados ao comércio em todo o país. A entidade também solicitou que o Congresso Nacional analise com responsabilidade a possibilidade de devolução da Medida Provisória ao Governo Federal, permitindo uma discussão mais ampla, técnica e plural sobre o assunto. “A Fecomércio-ES reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico do Espírito Santo e do Brasil, permanecendo à disposição das autoridades e da sociedade para contribuir com propostas que promovam competitividade, geração de empregos e crescimento sustentável”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro.