O Espírito Santo alcançou, em abril de 2025, o menor número de homicídios para o mês nos últimos 29 anos. Foram registrados 52 casos, contra 89 no mesmo período de 2024 — uma redução de 41%. Com esse resultado, abril deste ano se consolida como o segundo mês com menor número absoluto de homicídios desde o início da série histórica, em 1996. No acumulado dos quatro primeiros meses de 2025, o estado contabiliza 253 homicídios, uma queda de 20,9% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 320 casos. Até então, 2024 já representava o melhor resultado desde 1996. Os dados refletem a continuidade de uma trajetória consistente de redução da violência letal no estado, impulsionada por investimentos do Governo do Estado, especialmente por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, em vigor desde 2019. As ações incluem realização de concursos para recomposição do efetivo policial, aquisição de equipamentos modernos, novas viaturas e armamentos, além da modernização dos processos investigativos por meio da ampliação do parque tecnológico da segurança pública. “Seria impossível manter esta curva de redução por tanto tempo sem a atenção que o governador Renato Casagrande dedica à área de Segurança Pública. É ele quem conduz pessoalmente este trabalho, e o resultado é este que vemos hoje: capixabas mais seguros. Hoje temos uma polícia tecnológica, com recursos que nos colocam em posição de enfrentar e coibir a criminalidade violenta de forma eficaz. Este trabalho é contínuo e planejado, portanto, continuamos trabalhando diariamente com a certeza de que este é o caminho. O Espírito Santo é o Brasil que dá certo”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno. Outro destaque é a queda da taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Em 2009, o Espírito Santo registrava uma das taxas mais altas do país, com 58,3 homicídios por 100 mil. Em 2025, a taxa parcial do primeiro quadrimestre caiu para 18,5 homicídios por 100 mil habitantes, consolidando os avanços das políticas públicas de prevenção à violência. Queda em todas as regiões Os dados por região mostram que todas as cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) registraram redução nos homicídios em abril: Região Metropolitana: 26 homicídios (47 em abril de 2024). No acumulado do ano, 117 casos, uma queda de 26% em relação aos 158 do ano passado. Região Norte: 9 homicídios (10 em abril de 2024). No acumulado, 57 registros contra 62 em 2024, redução de 8,1%. Linhares registrou três homicídios no mês. Região Sul: 3 homicídios (6 em abril de 2024). No quadrimestre, 24 homicídios contra 33 em 2024 — uma queda de 27,3%. Os municípios de Alegre, Itapemirim e Anchieta não tiveram nenhum registro no mês. Região Noroeste: 11 homicídios (17 em abril de 2024). No acumulado, 44 casos, ante 47 no mesmo período do ano anterior — redução de 6,4%. Colatina encerrou o mês sem registros. Região Serrana: 3 homicídios (9 em abril de 2024). No acumulado do quadrimestre, foram 11 casos, uma queda expressiva de 45% frente aos 20 registrados no ano anterior. Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá também não registraram homicídios em abril. Informações e foto: Sesp
MPES e Prefeitura de Vitória vão ampliar atendimento a consumidores superendividados
Termo de Cooperação Técnica fortalece ações conjuntas entre o Ministério Público e o Procon Municipal para garantir mais dignidade e apoio a quem enfrenta dívidas Em uma iniciativa voltada à proteção dos consumidores superendividados, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e a Prefeitura de Vitória assinaram, nesta terça-feira (29), um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de ampliar e aprimorar o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade financeira na capital. A assinatura aconteceu na sede do Executivo Municipal. O acordo fortalece a atuação do Núcleo de Atendimento ao Superendividado (NAS) do MPES em Vitória e estabelece diretrizes para ações coordenadas com o Procon Municipal. A proposta é promover renegociações de dívidas, orientar financeiramente os consumidores e oferecer um atendimento mais humanizado e eficaz. Mais dignidade para o cidadão endividado Durante o encontro, o procurador-geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal, destacou a importância da parceria. “Esse trabalho conjunto fortalece a atuação do Ministério Público e leva mais dignidade ao cidadão que passa por um momento difícil”, afirmou. A coordenadora do NAS, promotora de Justiça Sandra Lengruber da Silva, lembrou que as questões financeiras lideram o ranking de demandas dos consumidores brasileiros e que o número de famílias endividadas e inadimplentes continua em alta. “Essa cooperação é essencial para ampliar o alcance das ações do NAS e oferecer soluções efetivas à população”, completou. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, parabenizou a iniciativa do MPES e ressaltou o papel das políticas públicas nesse contexto. “Estamos falando de vidas impactadas diretamente por esse tipo de apoio. Essa parceria vai fazer a diferença na vida de muitas famílias”, declarou. Responsabilidades e próximos passos Pelo acordo, o NAS se compromete a: – Realizar o atendimento aos consumidores superendividados; – Orientar sobre educação financeira e renegociação de dívidas; – Intermediar negociações com credores; – Promover audiências pré-processuais, entre outras ações. Já o Procon de Vitória terá como atribuições: – Identificar e atender consumidores superendividados; – Preencher formulários com dados socioeconômicos dos atendidos; – Informar o público sobre o funcionamento do NAS; – Capacitar servidores para o atendimento especializado. Autoridades presentes Além de Berdeal, Pazolini e Sandra Lengruber, também participaram da assinatura: Luciano Forrechi, secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória; Breno Panetto Morais, gerente de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Vitória); e as promotoras de Justiça Sabrina Coelho Machado Fajardo, dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos do Consumidor (CADC), e Giselle de Albernaz Meira. A expectativa é que a iniciativa seja estendida, em breve, a outros municípios capixabas.
Gleisi Hoffmann vem ao ES para a primeira edição dos Diálogos Federativos
Evento nacional reúne autoridades da União, Estados e Municípios na Assembleia Legislativa do Espírito Santo para fortalecer a governança interfederativa e debater políticas públicas em parceria A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, estará no Espírito Santo no próximo dia 15 para participar da primeira edição do projeto Diálogos Federativos, promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM). O evento acontece na sede da Assembleia Legislativa do Estado (Ales) e conta com o apoio da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e da própria Ales. A iniciativa visa fortalecer a articulação entre União, Estados e Municípios, promovendo uma escuta qualificada e a construção conjunta de soluções para melhorar a efetividade das políticas públicas no país. “A proposta do Diálogos Federativos é que os municípios deixem de ser apenas executores e passem a ser protagonistas na definição de como as políticas públicas chegam na ponta”, afirma o presidente da ABM, Gilmar Dominici. Com programação das 8h30 às 17h, o evento reúne gestores públicos, representantes de consórcios intermunicipais, entidades da sociedade civil, técnicos especialistas e autoridades das três esferas. Pela manhã, acontecem os Grupos de Trabalho Temáticos, divididos em três áreas principais: Governança e Cooperação entre os Entes; Desenvolvimento Econômico Sustentável, com foco em agricultura familiar; Políticas Sociais e Combate às Desigualdades, com ênfase em segurança alimentar e assistência social. À tarde, a programação inclui uma plenária de escuta de alto nível, em que os resultados dos GTs serão apresentados e debatidos com autoridades federais, estaduais e municipais, com vistas à construção de propostas para subsidiar o Conselho da Federação. Presenças confirmadas Além da ministra Gleisi Hoffmann, estão confirmadas as presenças do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário de Assuntos Federativos, José Ilário Marques, do presidente da ALES, deputado Marcelo Santos, do presidente da AMUNES, Mário Sérgio Lubiana, e do presidente da ABM, Washington Quaquá. A metodologia do evento prevê ampla participação, com rodadas de fala igualitárias, relatorias coletivas e priorização conjunta das pautas. Os resultados serão sistematizados em um relatório estadual, que será entregue ao Conselho da Federação. Sobre a ABM Fundada em 1946, a Associação Brasileira de Municípios é a entidade municipalista mais antiga da América Latina. Atua no fortalecimento institucional dos municípios brasileiros, com foco no desenvolvimento sustentável, na articulação federativa e na promoção da cooperação entre cidades no Brasil e no exterior.
Fabio Junger – “Serra: quando a liderança impulsiona o desenvolvimento”
A Serra vive um momento de destaque nacional. Segundo levantamento recente do Centro de Liderança Pública (CLP), o município aparece em sexto lugar no Brasil e lidera o ranking do Espírito Santo em taxa de investimentos públicos. Um dado que vai muito além dos números: ele revela um modelo de gestão que tem como foco o desenvolvimento sustentável, a competitividade e, sobretudo, o bem-estar do cidadão. Investir 23,19% do orçamento municipal em áreas-chave como infraestrutura, saúde, educação e bens duráveis é sinal de planejamento sério, visão de longo prazo e compromisso com as reais necessidades da população. Para se ter uma ideia, esse percentual supera em 9% o do segundo colocado capixaba e mais que dobra o índice da capital. É resultado de uma gestão eficiente, fiscalmente responsável e com metas bem definidas. Mas o protagonismo da Serra não se resume aos dados orçamentários. A cidade se firma como um polo industrial, logístico e tecnológico estratégico, unindo localização privilegiada, mão de obra qualificada, infraestrutura sólida e ambiente regulatório favorável. Tudo isso é potencializado por uma parceria madura e transparente entre a Prefeitura, a iniciativa privada – representada por entidades como a ASES – e instituições como o Ministério Público. Essa construção coletiva tem sido essencial para que o município avance com consistência. O diálogo constante, a transparência nos processos e a definição de metas conjuntas fortalecem um ecossistema onde investir se torna natural. E quando o poder público e o setor produtivo caminham juntos, todos ganham. Outro ponto fundamental nessa trajetória é o papel das lideranças políticas. A Serra tem colhido os frutos de um planejamento estratégico mantido ao longo das últimas duas décadas. O atual prefeito, Weverson Meireles, tem dado continuidade a essa visão, reforçando que uma gestão estável, comprometida e com propósito pode transformar realidades. Na ASES, temos orgulho de fazer parte desse processo. Recentemente, por exemplo, estamos atuando ativamente nas discussões sobre a expansão da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para o município – uma iniciativa que pode colocar a Serra ainda mais em evidência no cenário nacional e internacional. A Serra mostra que é possível liderar com responsabilidade, crescer com inteligência e inspirar com resultados. É esse espírito que nos motiva a seguir contribuindo para uma cidade cada vez mais moderna, inclusiva e preparada para os desafios do futuro. Porque onde há liderança com propósito, há progresso que se multiplica. *Fabio Junger é presidente da ASES – Associação dos Empresários da Serra *A opinião do articulista é de total responsabilidade dos autor e não reflete necessariamente a posição do portal News Espírito Santo
Avanço no turismo capixaba: ES já tem quase 62 mil empresas com atividades no setor
O turismo no Espírito Santo tem ganhado cada vez mais força. Do ano passado para cá, os números demonstram o desenvolvimento do segmento no Estado: quase 62 mil empresas de turismo estão em operação, das quais 97,74% são pequenos negócios. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (30) em um evento promovido Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES). Em 2024, a instituição adotou um novo propósito de trabalho, e desde então inúmeras ações vêm sendo implantas e intensificadas em todo o Espírito Santo. Esse conjunto de iniciativas já vem se traduzindo em resultado, potencializado por parcerias entre o Sebrae/ES), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), entre outras entidades do segmento. Evento reuniu jornalistas de diversos veículos no clube Italo Brasileiro, na Ilha do Boi No evento Comunicar para Transformar, ocorrido nesta quarta, o Sebrae-ES informou que neste ano de 2025 os negócios voltados para o turismo chegaram a 61.723. Somente o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas – de alimentação tem mais de 44 mil empreendimentos. A meta é até 2026 aumentar em 30% o total de empresas de turismo capixabas. Já o turismo de experiência passou de 78 atrações registradas até 2024 para 179 até abril deste ano. Com isso, o estado aumenta sua oferta em 129% de novas experiências. Mais de 30 famtours e presstrips impulsionaram a visibilidade, comercialização e valorização dos destinos turísticos capixabas, e ganharam espaço em mídias nacionais, potencializando a ampliação do fluxo de visitantes. Como resultado dessas iniciativas, seis novas operadoras passaram a oferecer pacotes com o Espírito Santo desde o ano passado. O cadastro de empreendimentos turísticos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, apresentou um aumento de 28,5% durante o ano de 2024. O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, salienta a participação da instituição nesses importantes resultados. “Em 2024, foram investidos R$28.089 milhões diretamente no atendimento ao turismo, sendo R$16.389 milhões provenientes de recursos exclusivos do Sebrae/ES. Outros R$11.700 milhões foram viabilizados por meio de parcerias estratégicas, ampliando o alcance das ações e fortalecendo a estruturação do setor”. Rigo adianta ainda que o Sebrae/ES traz novas estratégias para 2025, com foco em direcionar esforços para territórios prioritários. Territórios prioritários Na lista dos territórios prioritários da nova estratégia para este ano estão: a Rota Quilombola, em São Mateus e Conceição da Barra; a região do Grande Buda, em Ibiraçu; Lajinha, em Pancas; Polo Cervejeiro e Araçatiba, em Viana; Pindobas, em Venda Nova do Imigrante; Araguaia, em Marechal Floriano; a Rota da Ferradura, em Guarapari; e os 7 Cumes, no Caparaó. O superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, ressaltou que é preciso focar em locais com potenciais do ES “Vamos reposicionar alguns territórios como referências turísticas. A escolha desses territórios é fruto de um trabalho meticuloso com todas as regionais do Sebrae/ES no estado. Continuaremos trabalhando em todos os territórios, mas entendemos que é preciso focar em lugares potenciais para ter ainda mais êxito nessas ações. Mais do que uma diretriz institucional, nosso propósito representa um compromisso real com as pessoas, os negócios e os municípios que fazem do Espírito Santo um estado dinâmico e repleto de oportunidades”, afirma Rigo. Para orientar as ações em cada território, o Sebrae/ES considera o estágio de maturidade turística das regiões. Nos locais onde o turismo ainda é incipiente, o foco está na sensibilização e no fortalecimento da governança local. Já em destinos com maior potencial ou atividade consolidada, os esforços se concentram na melhoria de infraestrutura, no acesso a mercados e no desenvolvimento de negócios, criando um ecossistema integrado e competitivo. A governança local, composta por representantes do setor público, privado e terceiro setor, é um dos pilares dessa estratégia. Ao longo de 2024, o Sebrae/ES também priorizou o fortalecimento dessas parcerias, garantindo que as ações sejam sustentáveis, equilibradas e alinhadas às necessidades de cada território. Fortalecimento turístico Em 2024, o Sebrae/ES avançou no fortalecimento do setor turístico do Espírito Santo, alcançando 19.261 empresas — o equivalente a 33,8% dos negócios do estado enquadrados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) ligadas ao turismo. Essa presença expressiva reflete o foco na valorização das economias regionais e no apoio estratégico às vocações locais. Por meio de iniciativas que atendem às demandas locais, a instituição fortalece a sustentabilidade dos negócios turísticos, promovendo o crescimento alinhado às características de cada território. A meta para novos produtos turísticos de experiência é alcançar 500 experiências turísticas até novembro de 2026, com o objetivo de chegar a 179 empresas com experiências formatadas até o ano de 2025. Além disso, há uma proposta para que a variação do número de novas empresas de atividades turísticas no estado seja ≥ 30% acima da variação geral de empresas no Espírito Santo, conforme dados da Receita Federal de 24 de abril de 2025. Já no desempenho do turismo, destaque para o faturamento no Espírito Santo em janeiro de 2025, que apresentou um crescimento de 11,8% em relação a 2024. Em termos de posição nacional, o estado ocupa o segundo lugar, com um diferencial de apenas 0,1% em relação ao primeiro colocado, Goiás, segundo dados da FecomércioSP, com base na Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo IBGE. Por fim, a meta para governanças fortalecidas é atingir 100% das governanças com pontuação acima de 9 até novembro de 2026. Para isso, estão sendo aplicados diagnósticos de maturidade nas governanças municipais, regionais e estaduais.
MPES deflagra “Operação Redentor” para combate ao crime organizado em Vitória
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-Central), com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), deflagrou a fase ostensiva da “Operação Redentor” nesta quarta-feira (30/04). A investigação foi instaurada pelo GAECO com o objetivo de identificar as ações delituosas de integrantes da facção criminosa autointitulada Primeiro Comando de Vitória (PCV), que estão agindo de forma organizada e contínua, planejando e executando crimes, em especial o tráfico de entorpecentes e crimes conexos, notadamente na região do Bairro Jesus de Nazareth, em Vitória. A deflagração da operação tem por objetivo o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão no município de Vitória, em cumprimento de decisão judicial da 5ª Vara Criminal da Capital. Os trabalhos de deflagração da parte ostensiva contaram com a participação de Policiais Militares do Batalhão de Missões Especiais (BME), 1º Batalhão e militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, que atuaram nas buscas e apreensões de objetos. Durante as diligências, foi localizado, ainda, Alan Reis do Santos, vulgo Xaiene, que tinha mandado de prisão em aberto e estava foragido da justiça, inclusive, figurando na lista dos criminosos mais procurados do Estado. Os autos seguem sob sigilo judicial. Fonte: MPES
Rua da Lama recebe nova edição da Feira de Antiguidades neste sábado (3)
A Rua da Lama, em Jardim da Penha, será novamente cenário da tradicional Feira de Antiguidades, que acontece neste sábado (3), das 9h às 16h. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), o evento ocorre todo primeiro sábado do mês e já se consolidou como ponto de encontro para quem valoriza a memória, a arte e o convívio entre gerações. A feira atrai tanto moradores do bairro quanto visitantes de outras regiões da cidade e até de municípios vizinhos. Desde que completou seu primeiro ano de atividades, em dezembro passado, o evento vem ganhando cada vez mais destaque pela proposta única de reunir expositores, artistas e colecionadores em um ambiente descontraído e acolhedor. Ao longo do dia, cerca de 20 expositores apresentarão uma seleção cuidadosa de itens repletos de histórias e significados: porcelanas, objetos de bronze, móveis antigos, moedas, selos, bibelôs, bijuterias, tapetes, peças de prata e os nostálgicos discos de vinil. Cada peça tem o poder de evocar memórias afetivas e encantar visitantes de todas as idades. Mas a experiência vai além do comércio de antiguidades. A programação inclui atrações artísticas variadas, com a presença de músicos, pintores, caricaturistas e artistas de rua — entre eles, as já conhecidas estátuas vivas. O resultado é uma verdadeira imersão cultural a céu aberto, onde arte e história se encontram em pleno espaço urbano. Para o secretário municipal de Cultura, Edu Henning, o evento é mais do que uma feira. “É um espaço de trocas, onde colecionadores apaixonados compartilham histórias e saberes sobre cada objeto. De pequenas peças decorativas a relíquias raras, cada item convida o visitante a reviver o passado e refletir sobre suas próprias memórias”, afirma. A participação é gratuita, e por ser ao ar livre, a feira proporciona um ambiente seguro, acessível e cheio de possibilidades para todos os públicos. Serviço Feira de Antiguidades da Rua da Lama Quando: sábado (3), das 9h às 16h Onde: Avenida Anísio Fernandes Coelho – Rua da Lama, Jardim da Penha Entrada franca | Evento ao ar livre Informações e foto: PMV
Com paisagem de tirar o fôlego, Pancas é o novo destino do turismo de aventura
Por Rachel Martins Referência no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, para a prática de esportes de aventura, Pancas é reconhecida como a Capital Estadual do Esporte Radical e do Balonismo. Localizada no Noroeste Capixaba, o município cresceu espremido entre as montanhas. De qualquer ponto é possível apreciar os paredões de pedras que, além de paisagens lindíssimas, proporcionam desafios para quem gosta de uma boa adrenalina. Além disso, o município oferece uma imersão na vida rural, com destaque para a gastronomia regional e a valorização da cultura, já que a cidade também atraiu imigrantes, incluindo os pomeranos. Foi essa mistura de aventura, com ou sem emoção, e a possibilidade de fazer uma imersão na vida rural, incluindo algumas experiências gastronômicas, que nos levou no lançamento desta coluna “na EStrada”, dentro do mais novo portal de notícias, o nEwS, a escolher seis atrações de Pancas como nossa primeira indicação de destino capixaba. Boa leitura! A Capadócia é aqui Os voos de balão acontecem aos sábados, domingos e feriados, mas podem ser cancelados devido às condições climáticas. A aventura começa, normalmente, às 4h30, no Restaurante do Degas, onde a equipe se reúne com os passageiros se deslocando até o local de decolagem, que são vários. Cada dia é em um cenário diferente. Experiência única: confira o vídeo com o cenário imperdível do voo de balão em Pancas: As decolagens acontecem a partir das 6 horas. O voo tem duração de 30 minutos podendo se estender em até uma hora. É uma experiência única, agraciando quem participa da aventura com cenários deslumbrantes, como o Monumento Natural dos Pontões Capixabas, incluindo a Pedra do Camelo, a Pedra Agulha, a Pedra Gaveta, a Pedra da Cara, a Pedra do Vidal, entre outros. Além disso, a cidade realiza o maior Festival de Balonismo do Estado do Espírito Santo. Este ano, a terceira edição acontecerá entre os dias 1º e 3 de agosto. Saiba mais pelo telefone (27) 99803-8611 ou pelo perfil no Instagram @voepancas (fotos e videos Renan César/Pancas Pontões Adventure) Sobre duas rodas Entusiasta de esportes de aventura, o técnico em edificações em construção civil Thiago Ferreira Belo atua em Pancas levando grupos apaixonados em percursos off road por meio de pedal a bordo de mountain bikes. Ele também participa de um projeto inovador criado pelo empresário Evaldo Venturim, ao lado de mais dois amigos, André Santos e Renan Carvalho, também empresários, que leva apaixonados por motocicletas Big Trail, de grande porte, projetadas para a aventura, com capacidade de andar tanto em estradas pavimentadas quanto em terrenos mais acidentados, para desafiar as belezas da região dos Pontões Capixabas, enfrentando lama, pedras e subidas íngremes. O 3º Tour Off Road Big Trail Pontões Capixabas está programado para os dias 30 de maio e 1º de junho. As vagas são limitadas para 18 participantes. O percurso leva a paisagens impressionantes e algumas paradas estratégicas como a rampa de voo livre e a tirolesa, tudo com muita adrenalina e emoção. Além disso, é oferecida uma infraestrutura completa, com hospedagem na charmosa Pousada Sítio Colonial, alimentação gourmet com pratos típicos no Recanto da Prata e no Pesque Pague Aconchego e serviços profissionais de fotografia e filmagens. Saiba mais pelo telefone (27) 99744-0172 (Thiago Belo) ou (91) 98127-9787 (Evaldo Venturim) ou pelos perfis no instagram @thiagobelo84 ou @pancas_pontoes_adventure. (Fotos e vídeos: Fabiano Natali e Evaldo Venturim) Caminhar é preciso O Monumento Natural dos Pontões Capixabas, em Pancas, também atrai quem gosta de se aventurar caminhando por trilhas. O guia de turismo Claudio Nass proporciona a grupos de amigos, de família, entre outros, de todas as idades, caminhadas desafiadoras. Uma experiência única por lugares imperdíveis, proporcionando uma conexão com a natureza e momentos inesquecíveis ao ar livre. São várias trilhas que levam a Pedra do Camelo, à Pedra do Vidal, à Pedra Operário, à Pedra da Tirolesa, à Pedra da Rita, à Pedra da Gaveta, à Pedra da Agulha, à Pedra do Elefante, entre outros cenários. É importante lembrar que para explorar todas as belezas do local, é primordial o acompanhamento de um guia experiente, que tenha formação na área, conhecimento e que proporcione segurança aos participantes. Saiba mais pelo telefone (27) 99836-9692 ou pelo perfil no Instagram @nassclaudio. (Fotos e vídeos: Cláudio Nass) Veja o vídeo com o cenário das montanhas da região: Tirolesa radical Para quem gosta de tirolesas, Pancas também oferece essa aventura, inaugurada em agosto de 2024. São dois circuitos: um que sai do ponto mais alto, de 2,1 km, com 400 metros de altura, onde a descida alcança uma velocidade de 120 por hora, e outro de 900 metros que acaba no ponto mais baixo, onde tudo começa, no Parque de Exposição. Atualmente, ela funciona nos finais de semana, é gratuita e administrada pela Prefeitura Municipal. O funcionamento depende sempre das condições climáticas. São distribuídas 50 senhas no sábado e a mesma quantidade no domingo, a partir das 6 horas. No local, são colocados todos os equipamentos de segurança nos participantes e dadas as instruções. Posteriormente, são formados dois grupos de 25 que sobem separadamente, de ônibus, até o primeiro circuito. Quem enfrenta o desafio é agraciado com um “mar de pedras”, tendo uma visão completa do vale, e a chance de ver de frente a Pedra do Camelo e a Pedra Agulha. Saiba mais pelo perfil no instagram @megatirolesapancas. Hospedagem com jeito de roça Para quem gosta de uma hospedagem no estilo cama e café, com acomodações simples e confortáveis, a dica em Pancas é o Recanto da Prata, localizado na comunidade do Córrego da Prata, zona rural do município. O empreendimento oferece, ainda, uma experiência completa de turismo rural com foco no acolhimento, na gastronomia regional e na valorização das raízes locais. Com agendamento de um dia de antecedência, e para no mínimo quatro pessoas, é possível experimentar as massas artesanais preparadas de acordo com o pedido do cliente, em duas opções, talharim ou espaguete fresco, e nos sabores bolonhesa, quatro queijos ou Alfredo com frango e bacon. Saiba mais pelo telefone (27)
Motorista pode pegar “até 11 anos de prisão” por atropelar animais em Vila Velha
Investigação da Polícia Civil concluiu que os atropelamentos de capivaras e gato foram intencionais; condutor responderá por quatro crimes de maus-tratos com resultado morte. A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), concluiu na última sexta-feira (25) a investigação sobre a morte de três capivaras e um gato, ocorrida na madrugada do dia 9 de abril, no bairro Morada do Sol, em Vila Velha. Após a análise de imagens de videomonitoramento, ficou comprovado que os atropelamentos foram intencionais. O motorista, um homem de 25 anos, foi identificado através do cerco eletrônico do município e indiciado por quatro crimes de maus-tratos com resultado morte — três referentes às capivaras, que são animais silvestres, e um ao gato, animal doméstico. O delegado Marcelo Nolasco, responsável pelo caso, destacou que as imagens registradas mostram claramente o condutor direcionando o veículo em alta velocidade contra os animais, inclusive retornando para atropelá-los novamente. “O vídeo é claro e não deixa dúvidas. O motorista visualiza a capivara, desvia a rota do veículo, a atinge e, em seguida, atropela os demais animais. Ele contorna a rua e retorna para atropelar novamente”, afirmou o delegado. Apesar de alegar que os atropelamentos não foram intencionais, o motorista admitiu estar ao volante no momento dos fatos. Diante das provas, a Polícia Civil considerou que houve dolo (intenção) nas ações. A DEPMA aplicou o concurso material, ou seja, cada conduta foi considerada um crime distinto. Com isso, a pena pode ser significativamente maior. “É como no caso de homicídios dolosos: cada ato configura um crime distinto. A pena pelas mortes das capivaras varia de seis meses a um ano por animal, enquanto a do gato é de dois a cinco anos. Com a causa de aumento prevista pela legislação, a pena total pode chegar a, aproximadamente, 11 anos de reclusão”, explicou o delegado. O inquérito foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário, com o pedido de aplicação da pena máxima prevista diante da gravidade dos crimes apurados.
Mutirão nesta quarta (30) terá 108 vagas para quem busca o 1º emprego na Serra
Com o objetivo de incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho, o Sine Serra promove na próxima quarta-feira (30), a partir das 9h, um mutirão de empregabilidade no Pró-Cidadão, localizado em Portal de Jacaraípe. A ação é voltada para homens e mulheres com mais de 18 anos que tenham o ensino fundamental ou médio completos e estejam em busca do primeiro emprego. Esta é uma excelente oportunidade para quem ainda não possui experiência profissional, mas deseja iniciar uma trajetória de crescimento e desenvolvimento no mundo do trabalho. A iniciativa reconhece a importância do primeiro emprego como porta de entrada para a autonomia, a cidadania e o futuro profissional. Confira as vagas disponíveis: Ensino Fundamental Completo Auxiliar de logística – 20 vagas Auxiliar de produção – 10 vagas Ensino Médio Completo Operador de caixa – 20 vagas Ajudante de cozinha – 15 vagas Atendente de lanchonete – 3 vagas Repositor de mercadorias – 20 vagas Repositor de frios e laticínios – 20 vagas Serviço: Sine Serra Endereço: Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416 – Portal de Jacaraípe Horário de funcionamento: 7h às 17h Informações: (27) 98182-1229 Texto e foto: PMS