Evento promovido pela Sicredi Serrana reúne empresários e associados para discutir perspectivas econômicas e tendências para 2026 Com os desafios e oportunidades econômicas de 2026 no radar de empresários e investidores, cresce também a busca por soluções financeiras mais acessíveis, sustentáveis e conectadas ao desenvolvimento regional. Nesse contexto, o cooperativismo financeiro segue ampliando sua presença no Brasil ao oferecer um modelo baseado na colaboração e na participação dos associados. É com essa proposta que a Sicredi Serrana promove, no próximo dia 12, no Hotel Comfort Suits, em Vitória, o “Café com Negócios”, evento voltado para convidados e que contará com a participação do economista-chefe do Sicredi, André Nunes de Nunes. Durante o encontro, o especialista abordará o tema “Cenários Econômicos”, apresentando análises e projeções sobre o ambiente econômico e os impactos para negócios, investimentos e planejamento financeiro nos próximos meses. As cooperativas de crédito, como a Sicredi, se diferenciam das instituições financeiras tradicionais por terem os próprios associados como donos do negócio. Esse modelo permite que os resultados sejam reinvestidos nas comunidades onde atuam, além de ampliar o acesso ao crédito, estimular a inclusão financeira e oferecer condições mais competitivas. “O cooperativismo financeiro tem um papel essencial no fortalecimento da economia. Ele amplia o acesso ao crédito, estimula a educação financeira e contribui para o crescimento sustentável das regiões”, destaca o economista. A iniciativa reforça o compromisso da Sicredi Serrana com a disseminação de conhecimento, o fortalecimento do ambiente de negócios e o desenvolvimento das comunidades onde atua. O evento também integra as comemorações pelos cinco anos de atuação da cooperativa no Espírito Santo.
Fotógrafo capixaba Gabriel Lordello leva a exposição “Simples Assim” para Barcelona
A mostra reúne 36 fotografias e será inaugurada no dia 16 de maio, marcando a segunda exposição individual de Lordello O cotidiano e a beleza da simplicidade são o fio condutor da exposição “Simples Assim”, que o fotógrafo capixaba Gabriel Lordello apresenta na Sur Galeria, em Barcelona, a partir de 16 de maio. O convite partiu da galerista Franquilandia Gonçalves, que selecionou esta série autoral para ocupar o espaço da única galeria na Espanha dedicada exclusivamente à arte contemporânea latino-americana. A exposição apresenta 36 fotografias com curadoria da própria Franquilandia, historiadora da arte com vasta experiência em gestão cultural e mediação em museus. Segundo a curadora, o público catalão terá acesso a edições limitadas de uma série que celebra a vida comum. “É um trabalho que foge do artificial e da idealização dos corpos. Nas imagens de Lordello, a infância, a fé e a vida em comunidade se articulam em uma composição sincronizada com a natureza e as periferias, resgatando nossa essência mundana e mortal”, explica. Olhar humanista Com mais de 20 anos de estrada e formação em jornalismo, Gabriel Lordello iniciou sua produção autoral nos anos 2000, conciliando a técnica apurada com a investigação sensível de temas humanistas. “Este convite chega em um momento vital, marcando o retorno do meu foco ao trabalho autoral. ‘Simples Assim’ traduz minha essência: o olhar para o outro com respeito e dignidade”, afirma o fotógrafo. A obra de Lordello bebe da fonte de mestres como Walter Firmo, Luiz Braga e Sebastião Salgado. Desta herança, ele extrai a fotografia humanista e a habilidade de criar com as luzes e cores que o próprio cotidiano oferece. O cachorro que adormece sobre um muro, o barbeiro trabalhando ao anoitecer em sua casa de madeira, as crianças que brincam livremente na baía de Vitória encontram os pequenos foliões dos Reis de Bois, as cores e máscaras da folia de reis e as senhoras que celebram Iemanjá na praia de Camburi, são algumas das cenas que poderão ser vistas na mostra. A presença do artista na abertura em Barcelona conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do ES (Secult-ES), via Funcultura. Além da exposição, Lordello ministrará o workshop “Fotografia Consciente”, na própria galeria, aprofundando o diálogo sobre a prática fotográfica. Sobre a exposição “Simples Assim”, de Gabriel Lordello Local: Galería Sur – C/ Ros de Olano, 10-2, Barcelona, 08012 Inauguração: 16 de maio de 2026, às 18h Visitação: De terça a sábado, das 16h às 20h (até 26 de junho) Instagram: @sur.galeria Web: galeriasur.com
Semana deve ter mudança no tempo, chuva e queda nas temperaturas na Grande Vitória
A semana começa com mudança nas condições do tempo na Grande Vitória. Depois de um fim de semana de calor e tempo mais firme, a previsão aponta aumento de nebulosidade, possibilidade de chuva em diferentes momentos e temperaturas mais amenas nos próximos dias, segundo informações do Climatempo e do Inmet. De acordo com o Incaper, a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste deve provocar mudanças no clima já nesta segunda-feira (11). A previsão para a Grande Vitória é de muitas nuvens e chuva em alguns momentos do dia, com temperaturas entre 18°C e 28°C. O Climatempo também prevê aumento da instabilidade ao longo da semana, com períodos de céu nublado e pancadas de chuva, principalmente entre a tarde e a noite. As máximas, que chegaram perto dos 33°C neste fim de semana, devem cair gradualmente nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu ainda um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em parte do Espírito Santo no início da semana. O aviso prevê possibilidade de acumulados de até 50 milímetros por dia e ventos entre 40 km/h e 60 km/h em municípios capixabas. Segundo meteorologistas, a frente fria que avança pelo Sudeste está associada a uma massa de ar mais frio que também deve provocar queda nas temperaturas em diversas regiões do país nos próximos dias. A tendência para a Grande Vitória é de tempo mais instável ao longo da semana, alternando períodos de abertura de sol com momentos de chuva rápida e aumento de nebulosidade. Apesar da mudança, não há previsão de frio intenso na região metropolitana.
Agência participa da Brazil Week em Nova Iorque para ampliar atração de investimentos ao ES
A NOVA ES – Agência de Atração de Investimentos do Espírito Santo participa, na próxima semana, da Brazil Week, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, considerada uma das principais agendas internacionais voltadas à promoção de negócios, investimentos e articulações institucionais ligadas ao mercado brasileiro. A diretora-presidente da agência, Patrícia Gouvêa, representará o Estado em uma série de compromissos estratégicos voltados à prospecção de parcerias e à atração de novos investimentos para o Espírito Santo. A programação reúne empresários, executivos, instituições financeiras, fundos globais e representantes do setor público em debates sobre economia, infraestrutura, inovação, tecnologia, logística e perspectivas para o Brasil no cenário internacional. Segundo Patrícia Gouvêa, a participação do Espírito Santo busca fortalecer o posicionamento do Estado como ambiente competitivo para expansão de negócios e implantação de projetos estratégicos. “Temos trabalhado para consolidar o Espírito Santo como uma plataforma de investimentos cada vez mais atrativa, com segurança jurídica, localização estratégica, vocação logística e capacidade de receber empreendimentos de diferentes setores. Estar presente em uma agenda como a Brazil Week amplia nossa conexão com investidores e fortalece a visibilidade do Estado no ambiente internacional de negócios”, afirma. A agenda começa na segunda-feira (11), com a participação da diretora-presidente no Fórum Brazilian Regional Markets, promovido pela ApexBrasil. O evento reúne representantes de estados brasileiros, empresas e investidores globais para discutir oportunidades regionais de investimento e estratégias de desenvolvimento econômico. Ainda na segunda-feira, Patrícia Gouvêa participa do BEE4 Dinner, encontro voltado a executivos dos setores financeiro e de tecnologia, além de investidores ligados ao mercado de capitais. O jantar contará com palestra de Mirian Abe, executiva sênior de investimentos da IFC (International Finance Corporation), instituição do Grupo Banco Mundial dedicada ao financiamento do setor privado em países emergentes. Na terça-feira (12), a diretora-presidente estará presente em painel promovido pelo Deutsche Bank, que reunirá economistas e especialistas em geopolítica para discutir cenários macroeconômicos globais e os impactos para o ambiente de negócios brasileiro. A programação inclui ainda um encontro entre representantes de agências estaduais de atração de investimentos, voltado à troca de experiências, fortalecimento institucional e construção de parcerias para o desenvolvimento econômico regional. Encerrando a agenda da Brazil Week, Patrícia Gouvêa participa, na quinta-feira (14), de almoço institucional promovido pela BlackRock, maior gestora de ativos do mundo. O encontro reunirá investidores institucionais, gestores e parceiros estratégicos para debater perspectivas econômicas e oportunidades de investimento relacionadas ao Brasil. Sobre a NOVA ES A NOVA ES é a agência de atração de investimentos do Espírito Santo e atua como elo entre o poder público e o setor privado para fomentar o desenvolvimento da economia capixaba. A agência trabalha para posicionar o Estado entre os principais destinos de investimento do país, adotando o modelo one-stop-shop, que concentra em um único atendimento a articulação necessária para reduzir burocracias e facilitar a jornada do investidor.
Cecília Perini – “Mães, dinheiro e sobrecarga: o desafio da segurança financeira feminina no Brasil”
O Dia das Mães costuma reforçar o papel central das mulheres na organização da vida familiar. São elas que, em milhões de lares brasileiros, administram o orçamento, priorizam despesas essenciais e garantem o equilíbrio financeiro da casa. Mas, por trás dessa responsabilidade cotidiana, existe um dado preocupante: quem cuida das contas da família também está entre as pessoas mais pressionadas financeiramente no país. O cenário revela uma contradição importante. As mulheres avançaram em autonomia, ampliaram sua presença no mercado de trabalho e passaram a liderar financeiramente milhões de famílias. Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), mais de 41 milhões de lares brasileiros já são chefiados por mulheres. No entanto, esse protagonismo vem acompanhado de acúmulo de responsabilidades, desigualdade de renda e maior vulnerabilidade financeira. Os números mostram que as mulheres concentram hoje os maiores índices de estresse financeiro no Brasil. Também são maioria entre as pessoas que gastam mais do que ganham, realidade que reduz a capacidade de poupar, investir e construir segurança patrimonial no longo prazo. Na prática, isso significa maior exposição a imprevistos e menos proteção financeira para o futuro. A ausência de reserva de emergência, o adiamento da aposentadoria e a dificuldade de investir fazem parte da realidade de muitas brasileiras que, frequentemente, priorizam o bem-estar dos filhos e da família em detrimento do próprio planejamento financeiro. Essa lógica tem raízes estruturais. Mulheres ainda recebem, em média, salários menores do que homens e acumulam uma carga significativamente maior de trabalho doméstico e cuidado familiar. Isso reduz tempo, energia e capacidade de organização financeira de longo prazo. Outro ponto fundamental é o acesso à educação financeira. Embora o tema tenha ganhado espaço nos últimos anos, grande parte da população ainda possui pouca familiaridade com investimentos, planejamento patrimonial e construção de reserva financeira. Entre as mulheres, esse desafio muitas vezes é agravado pela sobrecarga da rotina e pela cultura histórica de afastamento das decisões econômicas. Ao mesmo tempo, há sinais importantes de transformação. O número de mulheres investidoras cresce de forma consistente no Brasil, inclusive em produtos de renda variável. Esse movimento revela uma mudança de comportamento relevante: mais mulheres buscam autonomia financeira, acesso à informação e participação ativa nas decisões sobre patrimônio e futuro. No Espírito Santo, essa mudança também já é perceptível. O crescimento da presença feminina no mercado financeiro local demonstra que as mulheres estão cada vez mais interessadas em planejamento, investimentos e construção de independência econômica. Mas o avanço ainda exige atenção. Educação financeira não deve ser tratada como privilégio ou conhecimento técnico distante da realidade cotidiana. Ela é uma ferramenta de proteção, autonomia e redução de desigualdades. Criar o hábito de poupar, investir regularmente e organizar objetivos financeiros precisa fazer parte da rotina, mesmo que com pequenos valores. Mais do que administrar as contas da casa, mulheres precisam ser incentivadas a construir segurança financeira própria. Afinal, cuidar da família também significa garantir estabilidade para quem sustenta diariamente esse cuidado. O debate sobre maternidade e finanças não pode se limitar ao consumo ou ao orçamento doméstico. Ele precisa incluir planejamento de longo prazo, aposentadoria, independência financeira e acesso à informação. Porque autonomia econômica também é uma forma de proteção social — e de liberdade. *Cecília Perini sócia e líder da XP no Espírito Santo
João Gualberto – “O Coronel Soares e Porto da Barra”
O Espírito Santo teve, ao longo de sua trajetória histórica, grandes empreendedores, que construíram o nosso progresso, antecipando pressões sobre investimentos só agora realizados. Um deles foi certamente foi José Marques Soares, o Coronel Soares, um próspero proprietário de terras, fazendeiro de sucesso, criador de gado no município de Itapemirim, no Sul de nosso Estado, a partir da segunda década do século XX. A empresa Soares & Irmãos, com a qual operou no porto, foi constituída em 1921. Seu acervo foi preservado por sua filha Ivilisi, sua guardiã, e vem sendo organizado e digitalizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Itapemirim e Marataízes. Na política, foi vereador por dois mandatos, tendo inclusive sido presidente da Câmara Municipal. Nas eleições que disputou foi o mais votado, sendo o responsável pela organização e apuração dos votos, o que não era pouca coisa na primeira república, quando as eleições eram decididas nos bastidores. Seu irmão e sócio, o Joca, foi prefeito de Itapemirim. Ainda assim, sua marca existencial foi a do empreendedor que operou no Porto da Barra de Itapemirim, e muito lutou para o seu crescimento. É esse o elemento que quero destacar. Mesmo considerando a importância da dimensão empreendedora em sua vida, é importante registrar que, em seu tempo, as possibilidades de fazer sucesso nos negócios sem levar em conta dimensão dos relacionamentos políticos era quase impossível. Isso certamente o aproximou da poderosa família Monteiro de Cachoeiro de Itapemirim. Não por acaso, o Coronel Marcondes de Souza, ligado a essa família, e o próprio Bernardino Monteiro foram entusiastas da obra da Estrada de Ferro Itapemirim quando governaram o Espírito Santo, o primeiro entre 1912 e 1916, e o segundo entre 1916 e 1920. A ferrovia viabilizaria o porto. Eles ficaram convencidos de que era importante construir uma ferrovia e um porto de porte na Barra do Itapemirim. Seria o escoadouro natural do café produzido na região. O porto natural exigia a construção de um cais para os navios atracarem, além de outros equipamentos para a sua operação. Assim, foi construída a estrada de ferro que ligou Cachoeiro de Itapemirim a Marataízes, passando pelo porto da Barra, mas os outros investimentos nunca ocorreram, e essa foi a razão da vida do Coronel Soares. Outro elemento importante na lógica política daquela época é que o seu irmão Joca, prefeito de Itapemirim nesse período, foi peça importante nesse xadrez do poder. Juntos davam uma dimensão importante à articulação entre o progresso econômico da região e os relacionamentos políticos. Essa, aliás, sempre foi a alma do coronelismo, sistema de controle da política que ambos fizeram parte. A primeira onda do café no Espírito Santo, digamos assim, ficou concentrada em grande parte na região sul, sobretudo no Vale do Itapemirim. Devido a sua proximidade com o Vale do Rio Paraíba, região pioneira na produção da cafeeira na região sudeste do Brasil, a grande produtora nesse período. O litoral, onde se situa Itapemirim, ficou muito vinculado à cana de açúcar, sendo a produção do café feita no interior. Cachoeiro do Itapemirim, no vale do mesmo rio, acabou polarizando o processo, e, assim, fluía para Cachoeiro boa parte do que era produzido na região. As estradas de ferro que começariam a ligar os pontos mais distantes do território capixaba começaram a existir em função desse processo econômico. Faltava um porto, que poderia ser construído na Barra, mas acabou sendo instalado em Vitória. A fundação do porto da capital completa 120 anos agora, em março de 2026. Por um lado, era uma demanda econômica da sociedade, mas de outro seria uma boa oportunidade de negócios para o setor empresarial local. Os negócios dos irmãos tiveram o abrigo da empresa Soares & Irmãos, que passou a operar o porto e o trapiche na Barra. Mas, eram necessários investimentos como os que estavam sendo feito no Porto de Vitória, que se modernizava para atender a exportação do café. A escala dos negócios era tímida diante da ousadia do Coronel Soares, que vislumbrava uma economia pujante para a região. Hoje vemos o governo estadual e o capital privado viabilizando um empreendimento portuário de grande porte na região sul. Certamente será um elemento importante para o progresso regional. Um visionário, o Coronel Soares, já tinha entendido isso há um século. Sonhou com um porto regional moderno e bem equipado, sabendo do impacto econômico que teria. Operou um trapiche, um conjunto de armazéns dos quais temos apenas um resto de ruínas. Hoje, sem ter realizado o seu sonho, o Coronel Soares merece justas homenagens, agora que seu sonho vai se realizar, tão próximo do local que imaginou poder tornar mais desenvolvido.
Aniversário Vidigal reúne lideranças e apoio à pré-candidatura de Serginho à Câmara Federal
A comemoração do aniversário de 69 anos do ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), reuniu mais de 200 lideranças políticas em um café da manhã realizado neste sábado. Entre os presentes estavam o governador Ricardo Ferraço, o ex-governador Renato Casagrande e o prefeito da Serra, Weverson Meireles, além dos deputados estaduais Alexandre Xambinho, Vandinho Leite e Fábio Duarte. Durante os discursos, lideranças destacaram a trajetória política de Vidigal e os investimentos realizados na Serra ao longo das últimas décadas. O governador Ricardo Ferraço afirmou que a transformação vivida pelo Espírito Santo começou ainda na década de 1990, durante a gestão de Vidigal no município. O encontro também teve espaço para manifestações de apoio à possível candidatura de Serginho Vidigal à Câmara dos Deputados. O prefeito Weverson Meireles declarou: “A continuidade do trabalho de Vidigal tem nome: Serginho Vidigal”. O ex-prefeito Sérgio Vidigal também comentou sobre a possibilidade de o filho disputar uma vaga em Brasília. “Se Deus permitir, nós vamos ter em Brasília mais um Vidigal para representar o nosso estado”, afirmou. O deputado estadual Fábio Duarte disse: “Conte conosco, que vamos ajudar a colocar você na Câmara Federal. O Estado merece um homem de caráter como você”. Já Alexandre Xambinho defendeu a representatividade do município no Congresso Nacional. “Precisamos ter um deputado federal da Serra”, declarou. Serginho Vidigal falou sobre a possibilidade de ingressar na vida pública. “Dentro de casa eu entendi que o propósito da nossa vida é servir. A maior obra de Sergio Vidigal é o exemplo, o compromisso e humildade que ele tem em casa e fora de casa. Se eu quero servir, eu preciso ter coragem de sair da zona de conforto e assumir o desafio de entrar para a vida pública”, afirmou. A ex-deputada federal Sueli Vidigal também discursou durante o evento. “Você tem uma missão linda que é ampliar o legado do seu pai, o legado da família. Eu tô muito feliz”, disse. A programação contou ainda com a apresentação de um coral infantil, que emocionou o ex-prefeito da Serra durante a celebração. Fotos: Gabriel Felipe
Semana S do Comércio reúne serviços gratuitos, qualificação e shows nacionais no ES
Mais de 270 ações e serviços gratuitos vão movimentar a Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Espírito Santo, entre os dias 9 e 16 de maio. O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, em parceria com sindicatos empresariais, terá programação voltada à inovação, networking, qualificação profissional, cultura, entretenimento e cidadania, com expectativa de público superior a 20 mil pessoas. A iniciativa acontece simultaneamente em todas as capitais brasileiras, liderada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), com o objetivo de mostrar o impacto do Sistema Comércio no desenvolvimento econômico e social do país. No Espírito Santo, a programação inclui palestras sobre economia, geopolítica, inovação e competitividade, além de shows nacionais, apresentações culturais e mutirão de serviços gratuitos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Fecomércio-ES ou pela plataforma Semana S ES. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro (foto), a proposta é unir desenvolvimento econômico, cidadania e valorização das pessoas. Já o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, afirmou que a Semana S representa o compromisso do Sistema Comércio com o desenvolvimento econômico e social sustentável do país. Entre os dias 9 e 14 de maio, empresários de diferentes segmentos poderão participar de encontros e palestras em unidades do Sesc e Senac de norte a sul do Espírito Santo, debatendo tendências de mercado, inovação, gestão e competitividade. O principal momento da programação empresarial será no dia 15 de maio, no Ilha Buffet, em Vitória. A abertura oficial contará com falas institucionais e a entrega da Comenda Antônio Oliveira Santos, homenagem concedida pela Assembleia Legislativa a empresários e lideranças que contribuem para o fortalecimento do setor produtivo capixaba. Na sequência, o público acompanhará o Innovation Day, com a palestra “Felicidade dá lucro: bem-estar, inovação e performance nos negócios”, ministrada por Pedro Salomão. Depois, o painel “Global Voices” reunirá o economista Eduardo Giannetti e o cientista político Oliver Stuenkel para debater economia, geopolítica e os impactos das decisões internacionais nos negócios brasileiros. O jornalista Mário Bonella encerra a programação com a provocação: “Como o Espírito Santo entra nesse jogo?”. No dia 16 de maio, também no Ilha Buffet, a Semana S será aberta ao público, das 13h às 22h30, mediante inscrição e doação solidária de 2 kg de alimentos não perecíveis, preferencialmente leite em pó ou leite de caixinha, destinados ao programa Sesc Mesa Brasil. Durante todo o dia haverá estandes da Fecomércio-ES, Sesc-ES e Senac-ES, além de unidades móveis com atendimentos gratuitos nas áreas de odontologia, saúde da mulher, tecnologia da informação, gastronomia e saúde. Entre as atrações estão o Sesc Okê – Karaokê do Sesc, serviços da Caravana Sesc com orientações nutricionais, saúde ocular, maquiagem e trancista voltadas especialmente para pele negra, além de espaço dedicado à economia criativa feminina. A programação cultural terá shows nacionais de Mestrinho, Os Garotin e Grupo Cria, além de contação de histórias com Fafá Conta, Marcelino Xibil e Adélia Oliveira. O diretor regional do Sesc-ES, Luiz Toniato, destacou que a programação foi pensada para toda a família, reunindo cultura, lazer, bem-estar e solidariedade. Já o Senac-ES preparou uma programação voltada à qualificação profissional, inovação e desenvolvimento de carreira. Um dos destaques será a palestra da atriz e humorista Lara Santana, no dia 16, às 16h, com o tema “Percursos formativos e criatividade: o estudo e a formação abrem portas”. O público também poderá participar de oficinas e experiências interativas, como o Turismo Wellness, com massagem e realidade virtual; o InspiraTec, com demonstrações de impressora 3D e óculos de realidade virtual; e a Sala de Ideações, que trabalhará soluções para desafios reais de empresas capixabas. A programação inclui ainda oficinas sobre inteligência artificial aplicada à carreira, simuladores imersivos no Roblox, oficinas gastronômicas, experiências de autocuidado, práticas de estética e demonstrações tecnológicas voltadas à formação profissional. Segundo o diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, a proposta é aproximar a educação profissional das pessoas e das demandas reais do mercado de trabalho. Programação do dia 15 de maio Às 15h acontece a abertura oficial da Semana S do Comércio, seguida pelas falas institucionais, às 15h10. Às 15h30 será realizada a entrega da Comenda Antônio Oliveira Santos, homenagem concedida pela Assembleia Legislativa, em parceria com o Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, a empresários e lideranças do setor de comércio, serviços e turismo. Às 16h45 começa o Innovation Day, com a palestra “Felicidade dá lucro: bem-estar, inovação e performance nos negócios”, conduzida por Pedro Salomão. Às 17h45 será realizado o painel “Global Voices – O novo tabuleiro global: o Brasil está pronto para o jogo?”, com Eduardo Giannetti e Oliver Stuenkel, abordando economia, geopolítica e impactos internacionais no ambiente de negócios. Às 18h45, o jornalista Mário Bonella promove o debate “Como o Espírito Santo entra nesse jogo?”, conectando os temas globais ao cenário econômico capixaba. A programação do dia será encerrada às 19h30 com coquetel e música ao vivo. Programação do dia 16 de maio Os portões serão abertos às 13h, com início simultâneo dos atendimentos nos estandes do Sesc-ES, Senac-ES e Fecomércio-ES, além das unidades móveis de saúde, odontologia, tecnologia e gastronomia. A Caravana Sesc funcionará durante todo o evento, oferecendo serviços e orientações ao público. Às 14h acontece a contação de histórias “Fafá conta histórias pra brincar”, além da oficina “Destrave sua carreira com IA”, voltada à elaboração de currículos e posicionamento profissional. Também a partir das 14h começam atividades como aulas-show gastronômicas, Turismo Wellness, InspiraTec, Sala de Ideações e experiências de relaxamento e criatividade promovidas pelo Senac-ES. Ao longo da tarde, o público poderá participar de oficinas de skin care, simuladores imersivos no Roblox, oficinas de serviços de restaurante e oficinas de arranjos florais em kokedama. Às 15h acontece o show infantil do Grupo Cria. Às 16h, o chef Josemar Strelow participa de aula-show do Sesc Mesa Brasil e, no mesmo horário, Lara Santana ministra palestra sobre formação profissional e criatividade. Às 16h30 será realizada a contação de histórias “Causos pra gente miúda”, com Marcelino Xibil. Às 18h
Ferramentas de integração tecnológica impulsionam vendas e fortalecem fidelização no varejo
A integração tecnológica entre lojas físicas, e-commerce e marketplaces tem se tornado uma das principais estratégias do varejo para ampliar vendas, melhorar a experiência do consumidor e aumentar a fidelização dos clientes. Em um cenário cada vez mais digital e competitivo, empresas vêm investindo em automação, sistemas integrados e uso de dados em tempo real para tornar as operações mais eficientes e acompanhar o comportamento do novo consumidor. Com o avanço do modelo omnichannel, os consumidores passaram a circular entre diferentes canais de compra sem enxergar barreiras entre o ambiente físico e o digital. Hoje, é comum pesquisar produtos online, finalizar a compra pelo aplicativo e retirar na loja física, exigindo das empresas uma experiência mais fluida, rápida e integrada. Segundo o CTIO da Globalsys, Beto Yunes, o omnichannel deixou de ser apenas presença em múltiplos canais e passou a depender diretamente da integração tecnológica entre eles. “Não se trata mais de estar presente em vários canais, mas de fazer com que todos eles conversem entre si em tempo real”, afirma. De acordo com o especialista, a automação se tornou uma ferramenta importante para reduzir falhas operacionais, otimizar estoques e acelerar processos logísticos e comerciais. Com sistemas integrados, informações sobre vendas, entregas, comportamento do consumidor e disponibilidade de produtos podem ser atualizadas instantaneamente, permitindo decisões mais rápidas e assertivas. O uso de dados em tempo real também vem ampliando a capacidade das empresas de entender o perfil de consumo e antecipar tendências de demanda. “Quando o varejista trabalha com dados em tempo real, ele consegue antecipar demandas, personalizar ofertas, otimizar estoques e melhorar significativamente a experiência do cliente. Isso impacta diretamente a satisfação do consumidor e os resultados do negócio”, destaca Beto Yunes. Entre as principais tendências do varejo omnichannel em 2026 estão a integração entre sistemas legados, plataformas digitais e marketplaces, o fortalecimento da personalização da experiência do cliente e o crescimento do outsourcing de TI como alternativa para ampliar inovação, escalabilidade e eficiência operacional nas empresas.
Igreja jesuíta do Brasil colônia é restaurada e ganha espaço cultural em fazenda histórica de Viana
Lugar que ajudou a construir a história do Espírito Santo durante o período colonial, antiga Fazenda de Araçatiba ganha novo espaço de visitação e preservação cultural em Viana A antiga Igreja Nossa Senhora da Ajuda, monumento histórico do século XVIII localizado na comunidade de Araçatiba, em Viana, foi entregue à população capixaba nesta quinta-feira (7), após passar por um amplo processo de restauração e readequação. O espaço agora integra o novo Centro de Interpretação Fazenda de Araçatiba, concebido para reunir preservação histórica, experiências interativas, ações culturais e valorização da memória jesuíta no Espírito Santo. Mais de mil pessoas, entre moradores, autoridades e religiosos, participaram da solenidade de entrega do espaço. O monumento pertence à Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo. A obra foi realizada pelo Instituto Modus Vivendi por meio do edital Resgatando a História, do BNDES, com patrocínio da EDP e da Vale, através da Lei Rouanet. Além da igreja, o projeto contemplou áreas anexas, incluindo a antiga residência dos jesuítas — que estava em ruínas —, o espaço onde funcionou uma unidade da Cesan, áreas de convivência, museu interpretativo, café, loja e novos espaços de visitação. A proposta do Centro de Interpretação Fazenda de Araçatiba é oferecer ao público uma imersão na história e na cultura local por meio de uma linguagem contemporânea e interativa. Durante a inauguração, a Mitra Arquidiocesana de Vitória e a Prefeitura de Viana assinaram um Termo de Anuência relacionado aos terrenos no entorno do monumento. Pelo acordo, a Mitra doou os terrenos a moradores da região e a Prefeitura assumiu o compromisso de regularizar os imóveis sem custos para as famílias em até 90 dias após o evento. Antes do restauro, o monumento esteve interditado pelo Corpo de Bombeiros por anos devido às condições precárias da estrutura, incluindo buracos no telhado de quase um metro e instalações elétricas sem condições de uso, colocando em risco tanto o patrimônio arquitetônico quanto as pessoas que circulavam pelo local. Restauro envolveu pesquisa histórica e recuperação de estruturas originais O processo de restauração foi desenvolvido a partir de estudos históricos aprofundados e seguiu normas internacionais de conservação do patrimônio, tendo como referência a Carta de Veneza, documento internacional voltado à preservação de bens culturais. A obra incluiu restauração, conservação e modernização das estruturas, recuperação de muros, paredes e pinturas, além do restauro do mobiliário antigo e implantação de novos ambientes destinados à visitação pública. Entre os espaços criados estão o museu interpretativo, café, loja, banheiros e áreas de convivência voltadas à comunidade e aos visitantes. O café recebeu o nome de “Mãe da Ajuda”, escolhido após votação popular promovida pelo Instituto Modus Vivendi. O conjunto histórico é formado pela Igreja Nossa Senhora da Ajuda, a antiga residência dos jesuítas — hoje transformada em parte do museu —, pátio externo, café, loja e áreas paisagísticas contemplativas. Segundo o projeto, o monumento remonta aos séculos XVII e XVIII e é considerado um dos principais símbolos da presença jesuíta no Brasil. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o espaço é a única construção remanescente da antiga Fazenda de Araçatiba, que ocupava extensa área territorial e foi posteriormente dividida em sete partes: Araçatiba, Cachoeira, Jucuruaba, Jucuna, Camboapina, Palmeiras e Ponta da Fruta. Pinturas históricas e imagem sacra passaram por recuperação Durante o restauro, foram realizadas novas prospecções estratigráficas, com remoção de camadas de tinta até alcançar as pinturas mais antigas do monumento. O trabalho revelou pinturas marmorizadas na nave e sacristia, além de cores originais nos adornos do arco cruzeiro. Um dos destaques do projeto foi a restauração da imagem de Nossa Senhora da Ajuda, considerada uma das primeiras devoções marianas do Brasil. A peça, de origem portuguesa e esculpida em cedro, passou por minucioso processo de recuperação, incluindo remoção de sucessivas camadas de pintura aplicadas em intervenções anteriores, revelando a policromia e os douramentos originais. Outro importante trabalho envolveu o restauro do retábulo do altar-mor, entalhado em madeira rara, além da recuperação de crucifixos, castiçais antigos de madeira, bancos, púlpito, objetos litúrgicos e altar lateral. Também foram implantadas melhorias estruturais e funcionais, incluindo acessibilidade, climatização, sistemas de combate a incêndio, SPDA, iluminação, sonorização e novas instalações elétricas. Museu interpretativo terá maquete, objetos históricos e realidade virtual A antiga residência dos jesuítas, antes em ruínas, foi integrada ao novo museu interpretativo. No local foi instalada uma grande caixa de vidro que abriga uma maquete da antiga fazenda com aproximadamente 4 metros por 2,5 metros. O ambiente conta ainda com climatização, telas interativas, objetos históricos e uma área dedicada aos povos indígenas. O espaço também terá sala de realidade virtual. A antiga estação da Cesan foi incorporada ao conjunto museológico para ampliação das áreas de visitação. Roteiro Jesuítico do Espírito Santo O restauro integra o projeto Roteiro Jesuítico Espírito Santo, considerado o mais completo roteiro jesuítico do Brasil, com 137 quilômetros de extensão. O trajeto parte do Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta, passa por Araçatiba, em Viana, pelo Palácio Anchieta, em Vitória, e termina na Igreja dos Reis Magos, na Serra. Segundo o material institucional, a Fazenda de Araçatiba foi a maior fazenda jesuítica do Espírito Santo no século XVIII. Os jesuítas utilizavam as propriedades para sustentar as atividades de catequização e educação no Brasil colonial. O local escolhido para construção da igreja e da residência jesuíta foi próximo ao Morro Araçatiba, cujo nome significa “lugar de araçás”. A fazenda prosperou economicamente principalmente com a produção de açúcar. Autoridades destacam importância histórica e cultural do projeto O arcebispo de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari, afirmou que a entrega do monumento simboliza renovação para a comunidade local. “Inaugurar o restauro da igreja de Araçatiba, dedicada à Nossa Senhora da Ajuda é um sinal de que aqui a vida continua. A história das pessoas, a caminhada da comunidade, o crescimento do lugar que ao longo do tempo acolhe novos moradores que se integram e se tornam vizinhos, amigos, parentes e ao mesmo tempo fortalecem as memórias e agregam novos modos de ser e novas esperanças”,