O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, participou nesta quinta-feira (7), em Vitória, do “Diálogo Público Espírito Santo – Encontro de Ideias e Soluções”, evento voltado ao debate sobre gestão pública, economia e os principais desafios enfrentados pelos municípios capixabas. O encontro foi realizado em parceria entre o TCU e o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, reunindo prefeitos, vereadores, parlamentares, gestores públicos e especialistas para discutir temas ligados à governança, transparência e eficiência na administração pública. Também participaram da abertura o presidente do TCE-ES, Luiz Carlos Ciciliotti, e o governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço. Durante os discursos, as autoridades destacaram a importância da cooperação entre instituições e da troca de experiências para melhorar os serviços prestados à população. “Não existe boa governança sem escuta, sem troca de experiências, sem cooperação entre instituições. O controle externo moderno não se faz isoladamente”, afirmou Vital do Rêgo durante a abertura do evento. A programação abordou temas diretamente ligados à realidade dos municípios capixabas, como captação de recursos federais, financiamento de políticas públicas, aplicação de recursos das chamadas “emendas PIX” e os impactos da reforma tributária nas administrações municipais. Durante o encontro, o presidente do TCU também destacou indicadores positivos do Espírito Santo, citando o desempenho do Estado em rankings de transparência, investimentos e controle da dívida pública. Mais de 300 pessoas participaram da programação ao longo do primeiro dia do evento, realizado na capital capixaba. Entre os painéis técnicos promovidos estiveram debates sobre transferências federais, financiamento de políticas públicas descentralizadas e os reflexos da reforma tributária nos municípios. A programação continua nesta sexta-feira (8) com a oficina “Questões práticas sobre contratações públicas e prestação de contas”, direcionada especialmente a gestores municipais e servidores públicos.
Com quase 150 estabelecimentos, Vitória em Dobro fortalece a cena gastronômica capixaba
Vitória entrou oficialmente no clima de mais uma edição do “Vitória em Dobro”. O projeto gastronômico, que vem ganhando força entre restaurantes e consumidores da capital, lançou nesta quinta-feira (7) a sua terceira edição, chegando ainda mais robusto e com quase 150 estabelecimentos confirmados. A pré-venda para acesso ao aplicativo foi aberta às 20h desta quarta, dentro do próprio app, pelo valor promocional de R$ 129,90. Tradicionalmente, a oferta possui quantidade limitada e costuma se esgotar rapidamente nas primeiras horas. O projeto tem se consolidado no cenário capixaba ao conectar restaurantes e consumidores por meio de benefícios exclusivos, ampliando a visibilidade dos estabelecimentos participantes e incentivando o público a explorar novas experiências gastronômicas pela cidade. Salsa Pizzaria À frente da curadoria dos restaurantes em Vitória está a influenciadora e empresária Danielle Ewald, sócia-embaixadora do projeto na capital e responsável pela seleção das casas participantes. “O Vitória em Dobro é muito mais do que comer em dobro. É proporcionar ao público novas experiências e a oportunidade de conhecer lugares pela cidade que, muitas vezes, nem sabiam que existiam. Além disso, o app também é uma ferramenta estratégica para os restaurantes se conectarem com novos clientes e terem a oportunidade de fidelizá-los”, afirma. O funcionamento da plataforma é simples: ao pedir um prato, o cliente ganha outro. O aplicativo não funciona no modelo de assinatura mensal. Com um único pagamento, o usuário desbloqueia todos os cupons disponíveis e tem um ano para utilizar os benefícios nos estabelecimentos participantes, com direito a um cupom por local. Nesta nova edição, o projeto reúne quase 150 estabelecimentos, incluindo nomes já consolidados entre o público capixaba, como Coco Bambu, Johnny Rockets, Gelato Borelli Vitória, Tero Gastronomia, Peppe Restaurante, Salsa Pizzaria, Piu Restaurante, Domus Itálica Ristorante, Divino Botequim, Coffetown, The Coffee e The Best Açaí, reforçando a diversidade da cena gastronômica local. O Vitória em Dobro integra o ecossistema nacional “Brasil em Dobro”, considerado o maior tour gastronômico do país e atualmente presente em 18 cidades brasileiras. Até 2025, a plataforma já contabilizava mais de 2.370 restaurantes ativos, impacto superior a 3,2 milhões de clientes nos estabelecimentos parceiros e faturamento acima de R$ 303 milhões. Outro dado apontado pelo projeto mostra que, em média, 64% dos consumidores que utilizaram o aplicativo visitaram os restaurantes pela primeira vez, evidenciando o potencial da ferramenta na geração de novos clientes e no fortalecimento do setor gastronômico. Na edição mais recente realizada em Vitória, os números também chamaram atenção. A segunda edição reuniu quase 120 restaurantes participantes, gerou mais de 150 mil clientes para os estabelecimentos parceiros e movimentou mais de R$ 10 milhões em faturamento. Além do impacto financeiro, o projeto também aposta em estratégias de marketing e influência digital para ampliar a presença dos restaurantes nas redes sociais e fortalecer as marcas junto ao público. “Com crescimento contínuo e resultados expressivos em todo o país, o Vitória em Dobro se consolida como uma iniciativa que une tecnologia, gastronomia e experiência, contribuindo diretamente para o fortalecimento do setor e para a valorização da culinária local”, destaca Thigas, sócio-fundador do aplicativo e diretor de marketing do grupo Brasil em Dobro.
Royalties do petróleo: voto no STF pode evitar perdas bilionárias para o ES
O julgamento sobre a divisão dos royalties do petróleo no Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (7) e pode ter impacto direto nas finanças do Espírito Santo. A ministra Cármen Lúcia votou para manter a atual distribuição dos recursos entre estados e municípios produtores, posição que beneficia diretamente o ES, além do Rio de Janeiro e de São Paulo. Relatora do processo, a ministra defendeu a inconstitucionalidade da Lei 12.734/2012, aprovada pelo Congresso Nacional, que ampliava a distribuição dos royalties para estados e municípios não produtores. A norma está suspensa desde 2013 por decisão liminar da própria Cármen Lúcia e agora volta a ser analisada pelo plenário do STF. No voto, a ministra argumentou que os royalties possuem caráter compensatório, já que os estados produtores convivem diretamente com impactos ambientais, sociais e econômicos da atividade petrolífera. Segundo ela, essas unidades federativas assumem maiores custos administrativos e estruturais devido à exploração de petróleo e gás. Para o Espírito Santo, o julgamento é acompanhado com atenção porque uma eventual mudança na divisão dos royalties poderia provocar perdas expressivas de arrecadação. Estimativas apontam que o Estado poderia deixar de receber cerca de R$ 500 milhões já em 2025 caso a redistribuição prevista na lei fosse validada pelo STF. A exploração de petróleo tem peso estratégico na economia capixaba, especialmente em municípios produtores e regiões ligadas à cadeia de óleo e gás. Cidades como Presidente Kennedy estão entre as mais impactadas diretamente pela atividade petrolífera e pelos recursos provenientes dos royalties. Durante o voto, Cármen Lúcia também ressaltou que os estados produtores abriram mão da cobrança de ICMS na origem sobre petróleo e energia dentro do pacto federativo estabelecido pela Constituição de 1988, tendo os royalties como forma de compensação financeira. Após o voto da relatora, o ministro Flávio Dino pediu vista do processo, suspendendo temporariamente o julgamento no STF. Foto: Findes
Doenças silenciosas ameaçam a visão e reforçam alerta sobre prevenção ocular
O Dia do Oftalmologista, celebrado em 7 de maio, reforça a importância dos cuidados preventivos com a saúde dos olhos e do diagnóstico precoce de doenças que podem levar à cegueira. Entre as principais condições estão o glaucoma, a catarata, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética. Considerado a principal causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma é uma doença silenciosa, que normalmente não apresenta sintomas nas fases iniciais e pode comprometer a visão de forma definitiva quando não tratado a tempo. Para ampliar a conscientização sobre o tema, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) lançaram a campanha “24 Horas pelo Glaucoma – 24 Dias de Cuidado”. No Brasil, cerca de 1,7 milhão de pessoas convivem com a doença, muitas delas sem diagnóstico. Dados da Agência Brasil apontam que, entre janeiro de 2019 e dezembro de 2025, mais de 12 milhões de exames específicos para diagnóstico de glaucoma foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o CBO, embora o número de procedimentos tenha crescido ao longo dos anos, ainda existem desigualdades regionais no acesso aos exames. O total saltou de 1.377.397 exames em 2019 para 2.269.919 em 2025, crescimento de 65%. O Sudeste apresentou aumento de 115%, enquanto o Nordeste registrou crescimento de 36%. Para o oftalmologista Cesar Ronaldo Filho, do Hospital de Olhos de Vitória, a prevenção continua sendo a principal aliada da saúde ocular. “Grande parte das doenças oculares evolui sem sintomas no início. Quando o paciente percebe, a visão já pode estar comprometida. Por isso, o acompanhamento com um especialista é essencial”, afirma. Além do glaucoma, a catarata também exige atenção. A doença é a principal causa de cegueira reversível no mundo e está diretamente ligada ao envelhecimento. “A catarata provoca a opacificação do cristalino, deixando a visão embaçada e progressivamente mais limitada. Apesar de ser tratável com cirurgia, muitas pessoas ainda demoram a buscar atendimento”, explica o médico. Outra condição relevante é a degeneração macular relacionada à idade, que afeta a região central da retina e dificulta atividades como leitura e reconhecimento de rostos. Já a retinopatia diabética, associada ao diabetes, pode causar danos graves à visão quando a doença de base não é controlada adequadamente. O especialista destaca ainda que hábitos do dia a dia têm influência direta na preservação da visão. Controle de doenças como diabetes e hipertensão, alimentação equilibrada, proteção contra radiação solar e pausas durante o uso de telas estão entre as recomendações. “O ideal é não esperar sintomas. A consulta preventiva é o melhor caminho para evitar complicações e garantir qualidade de vida”, reforça Cesar Ronaldo Filho.
Dia das Mães deve movimentar R$ 286,3 milhões no ES e registrar 2º melhor resultado desde 2008
O comércio capixaba deve registrar forte movimentação neste Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro. A expectativa é de que a data gere R$ 286,3 milhões em vendas na Grande Vitória, consolidando o segundo melhor resultado para o período desde 2008. A projeção representa crescimento de 3,1% em relação a 2025, quando o volume movimentado foi de R$ 277,6 milhões. O avanço também confirma uma sequência de expansão pelo terceiro ano consecutivo no setor. Os dados são do Connect Fecomércio-ES, com base em informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segmento de vestuário e calçados deve liderar as vendas, com previsão de movimentar R$ 129,7 milhões, o equivalente a 45% do consumo estimado para a data. Na sequência aparecem farmácias e perfumarias, com expectativa de R$ 64,9 milhões em vendas e participação de 22%, impulsionadas pela busca por presentes mais acessíveis e itens de cuidados pessoais. Também devem registrar crescimento os setores de móveis e eletrodomésticos, com expectativa de R$ 33,6 milhões, além de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, que podem alcançar R$ 29,8 milhões em vendas. Segundo o coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, o cenário é considerado positivo para o varejo capixaba. “O aumento das vendas reforça a atividade do comércio e amplia a circulação de renda no estado. Datas como o Dia das Mães continuam sendo fundamentais para sustentar o dinamismo do setor”, destacou. O levantamento também aponta comportamentos distintos nos preços dos produtos. Enquanto o vestuário apresentou queda, com deflação de 0,12% no mês e de 1,23% no acumulado do ano na Grande Vitória, outros itens seguem pressionando o orçamento das famílias. Alimentos e bebidas registraram alta de 1,3% no mês e 2,47% no ano. Já os artigos de residência subiram 0,75% no mês e 1,7% no acumulado anual. Os serviços de recreação tiveram redução de preços, o que pode favorecer opções de lazer durante a data comemorativa. Já os custos com transporte apresentaram aumento de 1,55% no mês. A pesquisa completa pode ser acessada no site da Fecomércio-ES: Fecomércio-ES
ES produz 145 ovos por segundo e impressiona com força da avicultura
O Espírito Santo registrou uma produção de 380,6 milhões de dúzias de ovos em 2024, segundo dados da Produção Pecuária Municipal do IBGE. Na prática, isso representa cerca de 4,57 bilhões de ovos produzidos ao longo do ano no Estado. Os números chamam atenção quando traduzidos para o ritmo da produção: foram aproximadamente 12,5 milhões de ovos por dia, 521 mil por hora, 8,7 mil por minuto e cerca de 145 ovos por segundo. Com população estimada em pouco mais de 4,1 milhões de habitantes, a produção capixaba equivale a cerca de 1.114 ovos por pessoa ao ano — média de pouco mais de três ovos por dia para cada morador do Estado. A força da produção está concentrada principalmente em Santa Maria de Jetibá, responsável por 91,1% de toda a produção estadual. O município produziu sozinho cerca de 346,6 milhões de dúzias, o equivalente a aproximadamente 4,16 bilhões de ovos em 2024. Depois aparecem Santa Teresa, Santa Leopoldina, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, que também têm participação relevante na avicultura de postura capixaba. Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Tesch, o desempenho é resultado da organização e dos investimentos feitos no setor ao longo dos anos. “O desempenho da avicultura de postura no Espírito Santo é resultado de muito trabalho, organização e investimento ao longo dos anos. Temos uma cadeia produtiva eficiente, com forte participação da agricultura familiar e alto nível tecnológico”, destacou. A produção de ovos é uma das atividades mais fortes do agronegócio capixaba, especialmente na região serrana, movimentando a economia, gerando empregos e consolidando o Espírito Santo como referência nacional no setor. Foto: Governo ES
Ranking destaca Espírito Santo como referência em gestão pública no país
O Espírito Santo alcançou a primeira posição nacional em gestão pública e foi apontado como o estado que mais avançou na área econômica nos últimos três anos, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados – Eleições 2026, divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento analisou o desempenho das unidades da federação entre 2023 e 2025, considerando tanto os resultados atuais quanto a evolução registrada no período. Na dimensão Gestão Pública, o Espírito Santo apareceu na liderança nacional, com destaque para a eficiência administrativa, equilíbrio fiscal e melhoria contínua dos indicadores. Já na dimensão Economia, o Estado foi apontado como o ente federativo que mais evoluiu nos últimos três anos. O estudo levou em consideração fatores como capital humano, infraestrutura, inovação e potencial de mercado. Segundo o governador Ricardo Ferraço, o resultado reflete o planejamento e o compromisso da gestão estadual com a responsabilidade fiscal e a eficiência administrativa. “Saímos da terceira posição em 2023 para a liderança, um resultado pautado, principalmente, pelo nosso equilíbrio fiscal e pela melhoria da eficiência administrativa. Esse desempenho reafirma que o modelo capixaba de gestão é sólido e entrega resultados concretos para a sociedade”, afirmou o governador. O secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, destacou que o desempenho também está ligado à disciplina fiscal adotada pelo Estado. Segundo ele, o Espírito Santo lidera há dois anos consecutivos o ranking nacional de solidez fiscal elaborado pelo CLP. O Ranking de Competitividade dos Estados é produzido anualmente pelo Centro de Liderança Pública e avalia indicadores relacionados à gestão, economia, sustentabilidade, segurança pública e qualidade de vida em todas as unidades da federação.
Modal Expo 2026 projeta mais de R$ 100 milhões em negócios e reforça logística do ES
O Espírito Santo vive um novo ciclo de expansão logística e a realização da Modal Expo 2026 reforça esse movimento. A feira, que chega à segunda edição entre os dias 16 e 18 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra, deve reunir os principais nomes dos setores de transporte, comércio exterior, infraestrutura e distribuição. A expectativa dos organizadores é que o evento ultrapasse R$ 100 milhões em novos negócios e antecipe até 30% das negociações previstas pelas empresas participantes ao longo do ano. A realização da feira acontece em um momento estratégico para o Estado, que vem consolidando sua posição como um dos principais hubs logísticos do país. Impulsionado por investimentos públicos e privados, o Espírito Santo concentra atualmente cerca de R$ 137,6 bilhões em investimentos previstos até 2029, distribuídos em mais de 1.200 projetos, segundo dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Desse total, aproximadamente R$ 35 bilhões estão diretamente ligados à infraestrutura logística. O setor portuário lidera esse processo de transformação. Entre os principais investimentos estão projetos como Porto Central, Porto da Imetame, a modernização dos terminais de Vitória e Vila Velha e a implantação de um novo terminal em Aracruz, com aporte estimado em R$ 2,7 bilhões e previsão de operação a partir de 2026. A expectativa é ampliar significativamente a capacidade de movimentação de cargas no Estado. Além dos portos, obras de infraestrutura rodoviária e ferroviária também impulsionam a integração entre modais e fortalecem a conexão do Espírito Santo com importantes polos produtivos nacionais. A ampliação da BR-101 e os projetos ferroviários em andamento contribuem para aumentar a eficiência logística e reduzir custos operacionais, ampliando a competitividade capixaba. É nesse cenário que a Modal Expo busca se consolidar como uma plataforma de negócios e conexões estratégicas. A proposta é aproximar empresas, operadores logísticos, investidores e entidades do setor em um ambiente voltado à geração de oportunidades e aceleração de negociações. “A Modal Expo nasce justamente com esse propósito de conectar os principais elos da cadeia logística em um momento extremamente favorável para o Espírito Santo. Estamos falando de um estado que vem recebendo investimentos robustos e se consolidando como um dos principais hubs logísticos do país. A feira funciona como um acelerador de negócios, encurtando distâncias entre empresas, investidores e projetos”, afirma Marcos Milanez, diretor da feira. A edição de 2025 já havia demonstrado a dimensão do evento. Durante os três dias de programação, a feira reuniu mais de 7 mil visitantes de 22 estados brasileiros, contou com mais de 100 marcas expositoras, 74 painelistas e cerca de 72 horas de conteúdo, além de gerar uma projeção superior a R$ 65 milhões em negócios. A Modal Expo é promovida pelo Sindiex, Sincades e Transcares. A realização é da Milanez & Milaneze e da Liga de Marketing.
Capixaba usa pistola de ar contra corais invasores no Brasil e ganha destaque internacional
Uma técnica inovadora para combater corais invasores tem apresentado resultados promissores no Brasil – e conta com a participação de um pesquisador capixaba à frente dos estudos. O biólogo Guilherme H. Pereira Filho (Universidade Federal de São Paulo) integra a equipe que testou o uso de ar comprimido subaquático para eliminar colônias de corais-sol, espécies invasoras que ameaçam a biodiversidade marinha. O estudo foi publicado na Ecological Solutions and Evidences – revista cientifica publicada pela British Ecological Society e ganhou repercussão internacional ao ser destaque em reportagem da Science News, tradicional publicação norte-americana de jornalismo científico, que amplia o alcance de pesquisas ao conectá-las ao público geral. No Brasil, o estudo também foi repercutido pela revista Náutica, publicação especializada no setor marítimo. Na publicação, o estudo brasileiro é apresentado como uma alternativa promissora no combate aos corais invasores, destacando a eficácia do uso de ar comprimido para destruir os tecidos das colônias e impedir sua regeneração. Enquanto corais ao redor do mundo enfrentam declínio causado por fatores como mudanças climáticas, acidificação dos oceanos, sobrepesca e doenças, os corais-sol (do gênero Tubastraea) avançam rapidamente sobre áreas ricas em biodiversidade. Segundo o pesquisador, essas espécies são altamente agressivas e capazes de se espalhar com facilidade: pequenos fragmentos podem dar origem a novas colônias, substituindo corais nativos e alterando o equilíbrio dos ecossistemas. “Desenhamos nossos experimentos em busca de soluções para Áreas Marinhas Protegidas onde já investigamos processos ecológicos há mais de uma década. No entanto, esse novo método de jateamento pode ser ainda mais estratégico para eliminar o coral-sol de cascos de navios e estruturas portuárias.” Tradicionalmente, a remoção desses corais é feita com martelos pneumáticos, um método que, além de trabalhoso, pode acabar agravando o problema ao liberar fragmentos que voltam a se fixar no ambiente. Buscando uma alternativa mais eficiente, a equipe desenvolveu um sistema que utiliza uma pistola de ar conectada a um regulador de mergulho. A técnica foi testada no Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, onde mergulhadores aplicaram jatos de ar comprimido em 48 colônias, comparadas a outras 14 não tratadas. O resultado foi significativo: a maior parte das colônias atingidas foi praticamente eliminada. Os pesquisadores acompanharam os efeitos da intervenção ao longo do tempo e também analisaram amostras em laboratório para verificar a possibilidade de regeneração. Nenhum dos fragmentos coletados voltou a crescer, indicando que o método pode ser eficaz não apenas na remoção, mas também na prevenção do reaparecimento dos corais. “Como essas embarcações são os principais vetores de dispersão, atuar nesses locais é preventivo. A grande vantagem é ser um método eficiente e de baixo custo frente ao enorme prejuízo ambiental que a espécie invasora gera”, explicou o pesquisador. Para especialistas da área, o estudo representa um avanço importante no manejo ambiental. A expectativa agora é ampliar a aplicação da técnica para áreas maiores e desenvolver equipamentos mais robustos, capazes de atuar também em estruturas artificiais, como cascos de navios – um dos principais vetores de disseminação de espécies invasoras. A participação de um pesquisador capixaba em um estudo com impacto internacional, agora repercutido por publicações de referência, reforça a relevância da produção científica ligada ao Espírito Santo e sua contribuição para soluções ambientais inovadoras. Fotos: Léo Francini
Homenagens em Vila Velha celebram o Dia Nacional do Líder Comunitário
Cerca de 300 lideranças comunitárias de Vila Velha foram homenageadas na noite desta terça-feira (5), durante evento em comemoração ao Dia Nacional do Líder Comunitário. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Vila Velha em parceria com o Governo do Estado e reuniu representantes de diversas comunidades do município. A solenidade aconteceu na sede do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães), no bairro Novo México. Participaram do encontro o prefeito Arnaldinho Borgo, o governador Ricardo Ferraço, o deputado federal Victor Linhalis, a ex-secretária de Estado de Governo Emanuela Pedroso, o presidente do Sindipães, Junior Jodima, além de secretários municipais, vereadores e familiares dos homenageados. A data é instituída pela Lei Federal nº 11.287, de 27 de março de 2006. Durante o evento, Arnaldinho Borgo destacou a importância das lideranças comunitárias na construção de políticas públicas mais conectadas às necessidades da população. “Se hoje Vila Velha é a melhor cidade do Espírito Santo e uma das melhores do país, é porque vocês fazem parte dessa transformação que construímos todos os dias. É um trabalho coletivo, feito por muitas mãos”, afirmou o prefeito, ao lado do governador. Arnaldinho também ressaltou o papel das lideranças na aproximação entre o poder público e as comunidades. “Os líderes comunitários exercem uma função essencial ao aproximar o poder público da população. São pessoas que conhecem de perto as necessidades dos bairros e contribuem para que as ações e os serviços cheguem com mais eficiência a quem precisa. Esta homenagem reconhece o trabalho sério e a dedicação de cada um de vocês”, completou. O governador Ricardo Ferraço também enfatizou a relevância da atuação comunitária no fortalecimento da sociedade e no desenvolvimento das comunidades. “Vocês são a representação legítima da população de Vila Velha. As lideranças comunitárias têm papel essencial no diálogo entre a população e o poder público. São agentes que ajudamos a construir soluções e impulsionar o desenvolvimento das comunidades, muitas vezes de forma voluntária e com grande compromisso. Porque ninguém faz nada sozinho”, destacou. Representando os homenageados, o presidente do Conselho Comunitário de Vila Velha (CCVV), Lúcio Real, agradeceu a homenagem e destacou a importância do reconhecimento às lideranças que atuam nos bairros da cidade. “Estamos muito felizes. Este reconhecimento fortalece nosso trabalho e nos motiva a seguir atuando em prol das comunidades, buscando melhorias e mais qualidade de vida para todos”, afirmou. Segundo ele, a receptividade da administração municipal no atendimento às demandas apresentadas pelas lideranças também contribui para fortalecer o trabalho realizado nas comunidades. Fotos: Alessandro Reis