Evento reúne 20 atletas em um dos cenários mais desafiadores do bodyboarding brasileiro O município de Vila Velha será novamente palco de um dos eventos mais extremos do bodyboarding nacional. A terceira edição do Slab Bodyboarding Contest promete reunir ondas pesadas, alto nível técnico e muita adrenalina nas bancadas de pedra localizadas a cerca de 1,2 quilômetro da Praia da Costa, em uma área conhecida pelos atletas como D2. Organizada pelo coletivo Slab BB, a competição será realizada em uma única manhã, dentro da janela de espera iniciada no dia 8 de abril e que segue até o fim do inverno de 2026. A definição da data acontecerá de acordo com as melhores condições de mar e vento, monitoradas por um moderno sistema de previsão utilizado pela organização para identificar o momento ideal para a disputa. O campeonato contará com a participação de 20 atletas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, todos experientes em ondas sobre bancadas de pedra — um dos formatos mais perigosos e técnicos do esporte. Entre os destaques confirmados está o capixaba Lucas Nogueira, 12 vezes campeão estadual e vencedor da primeira edição do Slab Bodyboarding Contest, que retorna em busca de mais um título. A premiação total será de R$ 2.500, distribuída entre os quatro primeiros colocados: R$ 1 mil para o campeão, R$ 700 para o vice, R$ 500 para o terceiro lugar e R$ 300 para o quarto colocado. O evento também terá premiação especial para a melhor onda do campeonato, além de troféus exclusivos. Entre os atletas confirmados estão André Paiva (RJ), Anderson Lima (ES), Adeilson Fernandes (ES), Antonio Japa (RJ), Alex Kundera (ES), Bruno Leitão (RJ), Diego Estevão (ES), Edson Júnior (RJ), Eduardo Souza (RJ), Fillipe Matias (ES), Leonardo Andara (ES), Leonardo da Silva (RJ), Lucas Nogueira (ES), Marcelo Muniz (RJ), Oruan Couto (RJ), Ricardo Barrão (RJ), Ronieris Viana (ES), Ramon Valuche (RJ), Thiago Abul (ES) e Yuri Sales (RJ). Além da competição, o Slab Bodyboarding Contest também busca promover conscientização ambiental e incentivar ações de preservação das praias e do litoral capixaba, valorizando ondas icônicas de Vila Velha, como Avalanche e Coral do Céu. A terceira edição do evento conta com apoio de marcas locais e nacionais, fortalecendo o turismo esportivo e movimentando a economia do município. O campeonato é apresentado pela CâmbioLube. Entre os patrocinadores master estão Fruteria Brasil, Cabana da Orla e Invert Style. Já os patrocinadores apoiadores incluem DroneVini_027, Romeritto Filmmaker, Point Auto Peças, Ari Fotos Esportivas, JP Petiscaria, Raizes, Vimercati, Lojas Balãozinho, Laranja’s Natural, Vida de Ilha, Silmer, Modolo ArtWorks e Ride It TV.
Terracota inaugura na Praia da Costa com proposta voltada às habilidades do futuro
Um novo espaço dedicado à primeira infância acaba de ser inaugurado na Praia da Costa. A Terracota Educação chega ao município com uma proposta pedagógica contemporânea, focada no desenvolvimento integral das crianças e na formação de habilidades consideradas essenciais para o futuro, como comunicação, criatividade, autonomia e inteligência emocional. Voltada atualmente para crianças de 1 a 5 anos, a escola funciona nos turnos matutino, vespertino e integral. A metodologia aposta em experiências que vão além do modelo tradicional de ensino, integrando atividades culturais, estímulos linguísticos e práticas voltadas ao desenvolvimento socioemocional desde os primeiros anos de vida. Entre os diferenciais da proposta estão oficinas de musicalização, artes, teatro, culinária e jardinagem, além de ambientes planejados para incentivar a experimentação, a convivência e o contato com diferentes formas de aprendizado. As atividades também incluem vivências relacionadas a sabores, aromas e linguagens, estimulando a curiosidade e a expressão das crianças. A formação em língua inglesa acontece diariamente, com aulas inseridas na rotina escolar e abordagens voltadas à familiarização precoce com o idioma. Paralelamente, a escola desenvolve atividades específicas ligadas à inteligência emocional, incentivando o reconhecimento das emoções, o autoconhecimento e a construção de relações saudáveis. Os sócios e idealizadores da Terracota, Luiz Henrique Lellis e Almir Moreira Neto, destacam que a proposta da escola busca unir repertório cultural, desenvolvimento intelectual e fortalecimento das chamadas soft skills desde a primeira infância. “Entendemos que é nessa fase que se constroem bases fundamentais, como comunicação, empatia, autonomia e inteligência emocional. É um processo de aprendizado que envolve se reconhecer, entender o outro e aprender a conviver. Também acreditamos muito na força dos ambientes ao ar livre, no contato com a natureza, com a luz natural, com o tempo das coisas como parte essencial dessa formação mais sensível e conectada”, afirmam. A literatura também ocupa papel central na metodologia da instituição. A escola aposta no incentivo à leitura desde cedo, utilizando livros selecionados de forma estratégica para estimular imaginação, empatia e construção de repertório cultural. A estrutura inclui uma biblioteca com palco voltado para apresentações teatrais e atividades de contação de histórias. Estrutura e proposta pedagógica Com mais de mil metros quadrados e projeto arquitetônico assinado por Sandro Pretti, a Terracota foi planejada para oferecer um ambiente acolhedor e estimulante. O espaço conta com oito salas de aula, sala do sono, enfermaria, sala de oficinas, biblioteca, áreas externas com parquinho, horta, refeitório e piscina. A rotina escolar inclui acompanhamento multidisciplinar com psicólogo, pediatra e nutricionista, além de refeições inclusas durante a jornada das crianças. O nome da escola também traduz a proposta pedagógica da instituição. Inspirada no conceito do barro em estado moldável, a palavra “Terracota” representa a construção contínua do indivíduo, respeitando o tempo, as características e as potencialidades de cada criança. Alimentação como parte do aprendizado Na Terracota, a alimentação também faz parte do processo educativo. O planejamento alimentar é desenvolvido pela nutricionista Dieli Nunes, enquanto as refeições são preparadas diariamente pela chef Jaiane de Sant’Anna. Além da alimentação equilibrada, a proposta inclui experiências práticas ligadas à educação alimentar, com participação das crianças em atividades na horta e contato com diferentes sabores, aromas e texturas, estimulando autonomia e escolhas mais conscientes desde cedo. Trajetória na educação A criação da Terracota surge da parceria entre Luiz Henrique Lellis e Almir Moreira Neto, que acumulam experiência na área educacional. Luiz traz a influência da família fundadora da Escola São Camilo, instituição com mais de 50 anos de atuação. Já Almir iniciou sua trajetória na escola em 1999 como professor, assumindo posteriormente a direção pedagógica do ensino médio e, em 2019, a gestão geral da instituição. Em 2020, Luiz também passou a integrar a direção da escola. SERVIÇO Terracota Educação Endereço: Avenida Henrique Moscoso, 365, Praia da Costa, Vila Velha Informações e matrículas: (27) 3227-9245 | (27) 99236-8989 Instagram: @terracota.educacao
Exagerado segue até domingo movimentando o varejo e a economia capixaba no Pavilhão de Carapina
O Exagerado Espírito Santo 2026 já começou e segue até domingo (10) no Pavilhão de Carapina, reunindo grandes marcas, atrações culturais, gastronomia e experiências voltadas para toda a família. Considerado o maior evento de varejo do Brasil, o Exagerado abriu o calendário nacional de 2026 no Espírito Santo e promete movimentar intensamente o comércio e a economia capixaba ao longo desta semana estratégica para o varejo, impulsionada pelo Dia das Mães. Com expectativa de receber mais de 250 mil pessoas durante os cinco dias de programação e faturamento estimado em cerca de R$ 40 milhões, o evento se consolida como um dos principais motores do setor no país. Além do impacto nas vendas, o Exagerado também contribui diretamente para a geração de empregos temporários, com cerca de 2.800 vagas em áreas como vendas, logística, atendimento e produção. O evento reúne mais de 300 marcas nacionais e internacionais, incluindo Nike, Adidas, Vans, Arezzo, Schutz, Lacoste, Farm, Animale, Colcci e Reserva, com descontos que chegam a até 90%. Entre os destaques estão promoções em moda, acessórios, moda íntima, óculos e produtos infantis. A Quattre aposta em peças autorais com condições especiais, enquanto a Isadora Duncan apresenta linhas promocionais de pijamas e lingerie. Já a Kids Up oferece descontos em vestidos e conjuntos infantis, e a Diniz leva ao evento modelos de óculos de marcas renomadas com preços reduzidos. A Farm também participa da edição com diversas peças e combinações em condições promocionais. Mais do que um outlet, o Exagerado aposta em uma experiência completa de lazer e entretenimento. A programação cultural acontece diariamente, com DJs, apresentações musicais, fanfarra, atrações infantis e performances artísticas. Entre os nomes confirmados estão Jefferson Rodrigues, Laila Orlande, Giovane Oliveira, Dalzy Sales e Fabrício Mistério. Outro destaque é o Food Park, com mais de 40 operações gastronômicas, reunindo hamburguerias, pizzarias, culinária oriental, cafeterias, doces e opções artesanais. O evento também reforça ações de acessibilidade, oferecendo aluguel gratuito de cadeiras de rodas, além de estrutura ampla e preparada para receber públicos de diferentes perfis. Para Victor de Castro, idealizador do projeto e CEO da Alfaiataria de Ideias, o evento se consolidou como uma plataforma de conexão entre marcas, entretenimento e consumidores. “O EXAGERADO já nasceu com o DNA da experiência. Hoje, ele se consolida como um ecossistema que conecta marcas, entretenimento e público de forma dinâmica. O Espírito Santo tem um papel fundamental nessa história e abrir o calendário aqui reforça essa força”, afirma. SERVIÇO Exagerado Espírito Santo 2026 Onde: Pavilhão de Carapina Quando: até domingo (10) Horários: • De 6 a 9 de maio: das 10h às 22h • Dia 10 de maio: das 10h às 20h Entrada gratuita Estacionamento: R$ 20 (diária) Classificação: livre Realização: Alfaiataria de Ideias
Primeiros passos para sair da poupança e fazer o dinheiro trabalhar a favor dos objetivos financeiros
Por décadas, a poupança foi vista como a principal porta de entrada dos brasileiros — e também dos capixabas — no universo financeiro. A praticidade e o fácil acesso fizeram dela a escolha mais comum para guardar dinheiro. Mas, diante de um cenário econômico mais dinâmico e de investidores cada vez mais atentos à rentabilidade e à proteção do patrimônio, esse modelo já não acompanha as necessidades de quem busca crescimento financeiro no longo prazo. Dados da B3 mostram que o Brasil já soma quase 5,5 milhões de investidores pessoa física em renda variável, impulsionado pela entrada de mais de 205 mil novos CPFs na bolsa somente em 2025. No Espírito Santo, o movimento também avança: o número de investidores passou de 109 mil em 2024 para mais de 114 mil neste ano, crescimento de 4,83%. Para Cecília Perini, líder da XP Investimentos no Espírito Santo, o principal desafio ainda está relacionado à informação financeira. “Muitas pessoas permanecem concentradas em uma única solução por desconhecerem outras possibilidades que também são seguras e oferecem maior potencial de rendimento. Quando o poupador dá os primeiros passos como investidor, passa a compreender melhor seus objetivos e as alternativas disponíveis, consegue tomar decisões mais conscientes e alinhadas ao que espera do próprio dinheiro”, afirma. Os números reforçam uma mudança de comportamento em curso no país. Segundo dados do Banco Central do Brasil, a poupança registrou saques líquidos superiores a R$ 85 bilhões em 2025, sinalizando que parte dos brasileiros já começou a migrar para alternativas consideradas mais eficientes. Simulações de mercado apontam que manter R$ 100 mil na poupança pode representar uma diferença de até R$ 130 mil em um período de 10 anos, quando comparado a produtos conservadores com melhor rentabilidade. Além disso, especialistas alertam que a poupança nem sempre consegue preservar o poder de compra do dinheiro no longo prazo, especialmente em cenários de inflação elevada. “Não se trata de abrir mão da segurança, mas de dar um próximo passo. O investidor pode sair da poupança de forma gradual, preservando liquidez e controle”, explica Cecília. O primeiro movimento, segundo ela, passa pela organização financeira e pela construção da reserva de emergência — etapa que exige aplicações com liquidez, previsibilidade e facilidade de resgate. A partir disso, o investidor pode conhecer alternativas como o Tesouro Selic, CDBs e investimentos isentos de imposto de renda, como LCIs e LCAs. No fim das contas, deixar a poupança não significa assumir riscos excessivos, mas buscar mais eficiência na construção do patrimônio. Para muitos investidores capixabas, esse passo pode representar uma estratégia importante para preservar o poder de compra, superar a inflação e alcançar objetivos financeiros de forma mais consistente ao longo do tempo.
Contagem regressiva para o encontro entre Filipe Ret, Matuê e Orochi no Kleber Andrade
A espera está chegando ao fim. Neste sábado (9), o Estádio Kleber Andrade recebe a segunda edição do Maestria, reunindo três dos principais nomes do rap e do trap nacional: Filipe Ret, Matuê e Orochi. O crescimento do rap e do trap no cenário brasileiro se reflete nos números das plataformas digitais e na força que os artistas conquistaram junto ao público. O Maestria promete reunir milhares de fãs capixabas em uma noite marcada por grandes hits e performances de alguns dos nomes mais influentes da música urbana atual. Filipe Ret se destaca pelas letras que retratam a realidade urbana e questões sociais com autenticidade. Matuê conquistou espaço nacional com sua sonoridade moderna, batidas marcantes e estilo inovador. Já Orochi vive um dos momentos de maior projeção da carreira, impulsionado pelos grandes shows e pelo sucesso da gravadora Mainstreet Records. “A segunda edição do Maestria chega ao Estádio Kleber Andrade, que já consideramos o templo do trap, mantendo a proposta de reunir os maiores nomes do segmento. Entre os destaques desta edição está o Orochi, que representa a força das batalhas de rima ao sucesso atual. Seguimos firmes no propósito de fortalecer a cultura hip hop com grandes encontros”, afirma o produtor e sócio do Maestria, Márcio Rodrigues. O evento é realizado pela Aquarius Produções em parceria com a Tríade Entretenimento. SERVIÇO MAESTRIA Data: 9 de maio (sábado) Atrações: Matuê, Filipe Ret, Orochi, Deddus, Bero + ML da Vila e Fabricio V Abertura dos portões: 18h Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica Classificação: 18 anos INGRESSOS Área Vip – 4º lote R$ 360,00 (inteira) R$ 180,00 (meia) R$ 216,00 (solidária) Pista – 4º lote R$ 180,00 (inteira) R$ 90,00 (meia) R$ 108,00 (solidária) PONTOS DE VENDA Online: Zig Tickets https://zig.tickets/eventos/maestria Os ingressos estão sujeitos à taxa de conveniência. Os valores podem sofrer alterações de acordo com o lote vigente, sem aviso prévio. A meia-entrada exige apresentação de documento comprobatório previsto em lei. Já a meia solidária pode ser adquirida mediante a doação de 1kg de alimento não perecível no acesso ao evento.
Morre Dona Telma Dias Ayres, referência histórica da Afecc-Hospital Santa Rita
O Espírito Santo se despede de uma de suas mais importantes referências sociais e filantrópicas. Morreu na noite desta terça-feira, 5 de maio, Dona Telma Dias Ayres, aos 93 anos, figura central na história da Afecc-Hospital Santa Rita, instituição à qual dedicou mais de cinco décadas de trabalho voluntário e liderança. Após 35 anos à frente da presidência da Afecc, ela deixou o cargo, em 2018, quando ocupou o papel simbólico de presidente honorífica, título que reconhecia não apenas sua história, mas sua identidade inseparável da própria Afecc. Conhecida carinhosamente como “Dona Telma”, ela construiu uma trajetória profundamente ligada ao crescimento e à consolidação do Hospital Santa Rita como referência no tratamento do câncer no estado. Sua atuação foi decisiva na ampliação de serviços, na captação de recursos e no fortalecimento das ações humanizadas voltadas aos pacientes e familiares atendidos pela instituição. A Afecc, entidade mantenedora do hospital, se tornou sob sua liderança um dos principais pilares da saúde filantrópica capixaba, unindo voluntariado, gestão e assistência social. Ao longo dos anos, Dona Telma esteve à frente de campanhas, projetos e iniciativas que ajudaram a transformar a realidade de milhares de pessoas em tratamento oncológico. Ela também exerceu uma influência decisiva na formação de novas lideranças dentro da Afecc, especialmente na figura de Marilucia Dalla, que assumiu a presidência da instituição após sua saída. Reconhecida pela postura firme, sensível e comprometida com as causas sociais, Dona Telma foi, para Marilucia, uma referência constante de gestão humanizada e dedicação ao próximo. Mais do que uma sucessão administrativa, a transição representou a continuidade de um legado. “Dona Telma deixa um exemplo marcado pela solidariedade, pelo amor ao próximo e pelo compromisso social, que seguirá como parte fundamental da nossa essência. Hoje é um dia muito triste para todos nós, mas seguiremos firmes no propósito”, comenta Marilucia Dalla. Lea Penedo, diretora da Afecc, relembra com muito carinho um dos momentos marcantes quando Dona Telma recebeu a Comenda Jerônimo Monteiro. “É o mais alto reconhecimento que alguém pode alcançar por seus méritos. Ter visto Telma ser agraciada com essa honraria encheu a todos nós de orgulho. Mais do que a distinção, ela representa uma trajetória construída com dignidade, dedicação e, sobretudo, humildade. Telma sempre nos ensinou, com suas atitudes, a importância de se colocar no lugar do outro, de agir com empatia e respeito. Essa é a verdadeira herança que ela nos deixa”, afirma. A notícia de sua morte causa grande comoção entre profissionais de saúde, voluntários e pacientes que conviveram com sua atuação. Dona Telma estava internada no Hospital Santa Rita, local onde faleceu recebendo os cuidados de toda a equipe. O velório será nesta quarta, das 13h às 16h, no Memorial House Primícias, na Rua Misael Pedreira da Silva, 170, Santa Lúcia, Vitória. O sepultamento será no Cemitério Santo Antônio – horário a confirmar.
Velhice em pauta: historiadora Mary Del Priore ministra palestra gratuita no ES
A forma como a sociedade encara o envelhecimento está no centro de um debate cada vez mais necessário. Esse será o ponto de partida da palestra da historiadora Mary Del Priore, uma das mais reconhecidas pesquisadoras do país, que estará no Espírito Santo no próximo dia 26 de maio. Com o tema “A velhice em destaque”, o encontro acontece às 19h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, na Enseada do Suá, em Vitória. A participação é gratuita. Promovido pela Academia Espírito-santense de Letras (AEL) e pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o evento marca o início de um ciclo de debates ao longo do ano, voltado a temas contemporâneos de interesse público. “Queremos aproximar as reflexões dos livros da vida prática, estimulando o diálogo sobre questões como o etarismo e os estigmas associados à velhice”, afirma o presidente da AEL, jornalista e escritor Jonas Reis. Autora de mais de 50 livros, Mary Del Priore integra a Academia Paulista de Letras e foi professora da USP e da PUC-Rio. Ao longo da carreira, recebeu três prêmios Jabuti e se consolidou como uma das principais responsáveis por tornar a história mais acessível ao grande público. A palestra propõe uma reflexão sobre como o envelhecimento é tratado atualmente e o que a história revela sobre esse processo. Em um contexto de aumento da longevidade, o debate se mostra essencial para pensar políticas públicas, relações sociais e caminhos para uma sociedade mais inclusiva. A iniciativa conta ainda com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Tribunal de Contas do Estado. Serviço Palestra: A velhice em destaque Com Mary Del Priore Data: 26 de maio Horário: 19h Local: Auditório do Tribunal de Contas do ES (Enseada do Suá) Entrada gratuita
Dia das Mães: empório aposta em cestas artesanais e collab exclusiva de cerâmicas
Catálogo especial reúne cestas de café da manhã com produção própria e parceria com cerâmicas artesanais desenvolvidas por Thanandra Torres e Mariana Vilas As cestas de café da manhã seguem entre as opções mais procuradas para presentear no Dia das Mães, especialmente quando combinam qualidade, apresentação e significado. Em Vitória, o Empório Joaquim lança seu catálogo especial para a data, apostando em uma experiência que reúne produtos artesanais feitos pela própria casa e uma curadoria de itens selecionados que remetem ao cuidado e à memória afetiva. Neste ano, a novidade é uma parceria com a marca de cerâmicas artesanais Mariana Villas e a influenciadora Thanandra Torres. A collab traz canecas com frases exclusivas para o Dia das Mães, que podem ser incluídas nas cestas como complemento do presente. Entre as opções disponíveis, a Cesta “Bom Dia, Mãe” reúne clássicos da padaria e confeitaria da casa, como bolo formigueiro em formato de coração com brigadeiro — desenvolvido especialmente para a data —, brioche com açúcar e canela, croissant de queijo e presunto, pão de queijo Canastra, além de patê de haddock defumado, bowl de frutas, suco de laranja e itens selecionados como geleia St. Dalfour e doce de leite Rocca. Já a Cesta “Dia de Rainha” aposta em uma composição mais completa, com pães artesanais, quiche, focaccia, presunto italiano, queijo gruyère e doces como cinnamon roll, croissant de Nutella, cookie pink lemonade e mini bolo formigueiro especial. A cesta inclui ainda bowl de frutas, suco de tangerina e acompanhamentos selecionados. Além das opções prontas, o empório também oferece a possibilidade de personalização, permitindo que os clientes montem suas próprias cestas com os produtos preferidos. Serviço Pedidos pelo WhatsApp até 6 de maio: (27) 99612-3779 Retiradas: 07/05 (quinta), 08/05 (sexta) e 09/05 (sábado): 9h às 18h 10/05 (domingo): 9h às 12h As retiradas devem ser feitas na loja. Excepcionalmente, não haverá serviço de entrega. Canecas da collab Mariana Villas: consultar preço e disponibilidade.
Hospital Santa Rita avança e realiza transplante inédito de medula óssea no ES
Procedimento alogênico com coleta em centro cirúrgico foi realizado em paciente com aplasia medular; hospital já soma mais de 900 transplantes O Hospital Santa Rita (HSRC) alcançou um marco inédito na medicina do Espírito Santo ao realizar o primeiro transplante de medula óssea alogênico com células coletadas em centro cirúrgico. O procedimento foi realizado em um paciente de 21 anos diagnosticado com aplasia medular. A coleta ocorreu em um doador aparentado, irmão do receptor, por meio de múltiplas punções no osso da bacia, bilateralmente. O volume coletado, de aproximadamente 1.000 ml, foi infundido no mesmo dia. Ambos evoluíram bem e já receberam alta hospitalar. “Demos um salto qualitativo na forma como tratamos doenças hematológicas graves no estado, ampliando as possibilidades terapêuticas e trazendo perspectivas de cura para pacientes. Essa conquista reflete o amadurecimento da equipe e nosso compromisso com a ciência, a inovação e, sobretudo, com a vida”, afirma Marcelo Aduan (foto), hematologista e coordenador do Serviço de Onco-Hematologia e Transplante de Medula Óssea do hospital. Com o procedimento, a instituição também atingiu a marca de 903 transplantes realizados. “Iniciamos nossa contagem regressiva para o milésimo transplante. Somos o centro mais capacitado do estado para a realização dessas terapias”, destaca o médico. De acordo com o especialista, o hospital deve ampliar em breve as opções terapêuticas com a introdução do tratamento com CAR-T cells, técnica que utiliza células do próprio sistema imunológico do paciente, modificadas em laboratório para reconhecer e atacar células doentes, especialmente as cancerígenas. Aplastia medular A aplasia medular é uma condição rara e grave caracterizada pela falha da medula óssea, responsável pela produção das células do sangue. Com isso, há redução de plaquetas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, o que pode causar anemia, maior risco de infecções, sangramentos e hematomas. A doença pode ter diferentes causas, como alterações autoimunes, exposição a substâncias tóxicas, uso de determinados medicamentos, infecções virais ou até origem desconhecida. “O tratamento depende da gravidade, podendo incluir medicamentos imunossupressores e, quando estes falham, o transplante de medula óssea é a única opção curativa”, explica Marcelo Aduan. No Brasil, o primeiro transplante alogênico foi realizado no Paraná em um paciente com aplasia medular. “Infelizmente, em 1979, os recursos não eram os que temos hoje e o paciente faleceu”, relata o hematologista. Transplante alogênico No transplante alogênico, as células-tronco hematopoéticas são provenientes de um doador compatível, geralmente um familiar ou um voluntário cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). As células podem ser obtidas por diferentes métodos. A coleta diretamente da medula óssea é feita no osso da bacia, sob anestesia, por meio de punções. Após o procedimento, o doador pode apresentar desconforto leve, com recuperação rápida. O organismo repõe naturalmente a medula retirada. Outra possibilidade é a coleta por sangue periférico, na qual o doador recebe medicação para mobilizar as células-tronco para a corrente sanguínea. Em seguida, o sangue é processado por uma máquina que separa as células necessárias e devolve o restante ao corpo. Trata-se de um método menos invasivo. Também é possível utilizar o sangue do cordão umbilical, coletado logo após o nascimento, sem causar dor à mãe ou ao bebê. Esse material é armazenado em bancos especializados para uso futuro. Vantagens e etapas No caso da aplasia medular, o uso da medula óssea como fonte apresenta vantagens, como menor risco de doença do enxerto contra o hospedeiro e boa taxa de enxertia, especialmente em pacientes jovens. O procedimento envolve etapas como o condicionamento, com uso de quimioterapia para eliminar a medula doente; a infusão das células-tronco, realizada por via intravenosa; e a fase de enxertia, quando as células passam a produzir sangue, geralmente entre duas e quatro semanas. Durante esse período, são necessários cuidados rigorosos para prevenir infecções e complicações. Histórico no Espírito Santo O Hospital Santa Rita acumula histórico de pioneirismo no estado. Foi o primeiro a realizar transplante autólogo, em 2008; transplante alogênico, em 2018; transplante haploidêntico aparentado, em 2023; e transplante não aparentado, em 2024. A instituição é referência em transplante de medula óssea tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto pela saúde suplementar. “Alcançar mais de 900 transplantes reforça que estamos no caminho certo, consolidando um serviço sólido de alta complexidade, preparado e em constante evolução. Nós respeitamos nossos pacientes e temos o compromisso com a verdade”, conclui Marcelo Aduan.
Governador assina decreto e lança estudos do ParkLog Sul Capixaba
O governador do Estado, Ricardo Ferraço, assinou nesta segunda-feira (4) o decreto que institui o ParkLog Sul Capixaba como um programa estruturante de caráter estratégico. A medida consolida uma agenda de desenvolvimento para o sul do Espírito Santo baseada em planejamento, integração logística e atração de investimentos, além de marcar o início dos estudos técnicos que vão orientar a organização dos ativos regionais e impulsionar um novo ciclo de crescimento econômico no Estado. O ParkLog Sul Capixaba surge como uma aliança público-privada voltada à transformação da região em um cluster logístico-industrial de padrão internacional. A proposta conecta infraestrutura portuária, ferroviária, rodoviária, aeroportuária e energética dentro de uma estratégia integrada de desenvolvimento sustentável, seguindo o modelo do ParkLog Espírito Santo, já em execução no norte do Estado. “Um Espírito Santo conectado, inovador e eficiente passa pela nossa capacidade de planejar o futuro. O que fizemos no ParkLog de Aracruz mostra isso: o planejamento nos permitiu atrair investimentos importantes, como a fábrica da GWM. Agora, no sul capixaba, o objetivo é organizar e integrar os ativos que já existem, potencializando a capacidade da região de gerar desenvolvimento, emprego e renda. Temos muito potencial ali, mas ele precisa de direção e escala. O Sul não conta com os mesmos incentivos do norte, mas não podemos ficar parados. Temos oportunidades concretas e precisamos dar velocidade a esse projeto, com planejamento, parceria e presença do Estado”, destacou o governador. Com a publicação do decreto, a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) assume a coordenação do programa e ficará responsável pela criação de um Comitê Executivo que acompanhará os estudos. O grupo contará com representantes do Instituto Capixaba do Transporte e Logística (ICTL), da Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo (Fetransportes), do Porto Central, da Samarco e do movimento ES em Ação. Nesta fase inicial, o programa estabelece a governança institucional necessária para a elaboração dos estudos técnicos que irão subsidiar o plano de ação. O objetivo é definir diretrizes, prioridades e estratégias para a integração dos ativos regionais. Entre os principais vetores logísticos estão os portos de Ubu, em Anchieta, e o Porto Central, em Presidente Kennedy, além do Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim. Juntos, esses ativos formam um tripé estratégico para ampliar a conexão do Espírito Santo com mercados nacionais e internacionais. O projeto também considera a integração com grandes obras estruturantes, como a Ferrovia EF-118 e a ampliação da BR-101, além do potencial de geração de energia, especialmente no segmento eólico offshore. O planejamento definido pelo decreto prioriza quatro frentes principais: a conceituação do modelo de plataforma logística; o inventário dos ativos existentes e das necessidades complementares; as diretrizes para o masterplan da retroárea direta e indireta; e a elaboração de um plano de ação com modelo de monitoramento e governança. O secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, destacou que o ParkLog Sul Capixaba surge em um momento estratégico de crescimento e reorganização econômica do Estado. “Estamos estruturando um ambiente mais eficiente para novos investimentos, conectando ativos existentes com planejamento e infraestrutura. O ParkLog Sul Capixaba vai contribuir para reduzir custos logísticos, aumentar a competitividade e gerar emprego e renda na região.” “O ParkLog Sul Capixaba nasce a partir de uma construção integrada entre o poder público e a iniciativa privada, com base em estudos e diagnóstico territorial. O objetivo é transformar o potencial logístico e industrial da região em resultados concretos, com definição de prioridades, governança e mecanismos de monitoramento”, afirmou o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Sedes, Celso Guerra. O presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, ressaltou que o sul do Espírito Santo já possui vocação logística consolidada, que tende a ser potencializada com a iniciativa. “O Sul do Espírito Santo já reúne ativos importantes e uma posição estratégica no contexto logístico nacional. O ParkLog vem para integrar esses elementos, enfrentar gargalos históricos e ampliar a competitividade da região. Com planejamento e articulação, conseguimos criar um ambiente mais favorável para investimentos e para o crescimento sustentável das atividades produtivas”, disse. Já o presidente do ES em Ação, Fernando Saliba, enfatizou a importância dos estudos para orientar as próximas etapas do programa. “Os estudos vão nos dar um direcionamento claro sobre quais são as prioridades, quais cadeias produtivas devem ser fortalecidas e onde estão as melhores oportunidades de investimento. É a partir desse diagnóstico que o ParkLog Sul Capixaba deixa de ser uma visão e passa a se consolidar como um plano de ação estruturado, alinhado às diretrizes de desenvolvimento de longo prazo do Estado”, acrescentou.