Cardiologista alerta para aumento de casos de parada cardíaca

Quatro casos de parada cardíaca foram atendidos em apenas uma semana no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV). Os pacientes deram entrada entre os dias 23 de junho e 3 de julho no pronto-socorro cardiológico da unidade.

Segundo o coordenador do serviço de cardiologia do HEVV, Dr. Diogo Barreto, os casos chamam atenção por apresentarem características semelhantes. “É uma situação preocupante. Os pacientes que chegaram aqui tinham basicamente o mesmo perfil. Todos eram homens, com idade acima de 40 anos e não tinham o hábito de fazer atividade física”, afirmou o médico.

Entre os pacientes está Luciomar Mageski, de 65 anos. Ele começou a sentir os sintomas em casa e foi levado ao hospital por um vizinho. Durante o trajeto, o carro apresentou problemas mecânicos e precisou ser escoltado pela Guarda Municipal de Vila Velha.

“Meu pai chegou ao hospital desmaiado. Ele teve quatro paradas cardíacas. Após ser atendido na emergência, já foi encaminhado para o setor de hemodinâmica, onde passou por uma angioplastia e colocou quatro stents”, relatou Gesiane Mageski, filha do paciente e técnica de enfermagem do HEVV há mais de 14 anos.

Após o atendimento, Luciomar afirmou que pretende mudar de hábitos. “Eu sou um milagre. Nasci de novo. Eu fumava desde os 13 anos e bebia muito café, mas agora vou parar. Vou mudar completamente, voltar a fazer natação e cuidar melhor da minha saúde”, disse.

O Dr. Diogo Barreto explica que a parada cardíaca e o infarto são condições distintas. “O infarto é a interrupção do fluxo sanguíneo para uma parte do músculo do coração, enquanto a parada cardíaca é a interrupção rápida e intensa da função de bombeamento do coração, podendo levar à morte se não tratada rapidamente”, esclareceu.

Segundo o médico, os quatro pacientes atendidos no período estão estáveis. “Todos os pacientes estão bem, sem sequelas, e estão recebendo alta hospitalar”, afirmou.

Atendimento especializado

Referência em cardiologia, o HEVV atende cerca de 60 casos de infarto por mês. Para agilizar o socorro em situações graves, o hospital adota o Protocolo de Dor Torácica, que prevê a realização imediata de um eletrocardiograma no pronto-socorro, com análise rápida feita por um cardiologista.

Se for identificado um infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST — condição considerada grave — o paciente é encaminhado diretamente para o setor de hemodinâmica. O tempo médio entre a chegada e o início do procedimento no HEVV é de até 58 minutos.

O atendimento é realizado de forma integrada por equipes de enfermagem, clínicos, cardiologistas e especialistas em intervenção, com foco na rapidez e na segurança do paciente.

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.