Composto presente em frutas pode inibir metástase em pacientes com câncer, revela estudo

Pesquisa japonesa identificou que o benzaldeído, encontrado em frutas como damasco e figo, foi mais tóxico para células tumorais e pode aumentar a resposta a tratamentos como a radioterapia

Um composto natural presente em frutas como amêndoas, damascos e figos pode representar um avanço importante no combate ao câncer. De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores japoneses, o benzaldeído demonstrou capacidade de inibir tanto a metástase quanto a resistência de células tumorais a tratamentos oncológicos.

A pesquisa, publicada nas revistas científicas Cellular and Molecular Biology e Nature, identificou que o composto impediu a interação entre duas proteínas: a 14-3-3ζ e a histona H3, bloqueando mecanismos essenciais para a migração das células cancerígenas para outros órgãos e também para sua resistência a determinadas terapias.

A oncologista Virgínia Altoé Sessa, do Hospital Santa Rita, explica que a metástase e a resistência ao tratamento ainda são os maiores desafios no enfrentamento da doença. “Os estudos dessa pesquisa ainda são laboratoriais, ou seja, ainda serão necessários testes clínicos, em humanos, para termos maiores conclusões. Contudo, esse estudo sinaliza um avanço importante, pois muitos casos de tumores infelizmente evoluem para uma metástase ou não respondem bem aos tratamentos aplicados. E a alimentação saudável é, sem dúvidas, uma aliada do tratamento oncológico e também da prevenção do câncer”, afirmou.

Um dos pontos que mais chamou a atenção dos cientistas foi o fato de que o benzaldeído se mostrou significativamente mais tóxico para células tumorais do que para as saudáveis. Outro achado relevante foi que células cancerosas resistentes à radioterapia apresentaram maior sensibilidade ao composto.

Embora os testes ainda estejam restritos ao ambiente laboratorial, os resultados indicam que o benzaldeído pode se tornar uma importante ferramenta complementar no tratamento de pacientes com câncer — especialmente em casos de tumores agressivos ou refratários aos tratamentos tradicionais.

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.