A confiança dos empresários do comércio capixaba voltou a subir em junho, registrando crescimento pelo segundo mês consecutivo. O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) no Espírito Santo atingiu 100,3 pontos, de acordo com levantamento do Connect Fecomércio-ES, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). O número está acima da linha dos 100 pontos, considerada como zona de otimismo em relação ao ambiente de negócios.
O resultado coloca o Espírito Santo entre os estados com os melhores desempenhos da região Sudeste. O índice nacional também cresceu, chegando a 102,2 pontos. Em comparação, São Paulo marcou 101, Minas Gerais ficou em 99,5 e o Rio de Janeiro recuou para 93,2.
A alta foi puxada principalmente pelas expectativas dos empresários quanto ao futuro da economia e do setor. O subíndice de Expectativas Futuras subiu 4,7% (124,6 pontos), enquanto o de Intenções de Investimento avançou 5,3%, chegando a 107 pontos. A pretensão de contratação de funcionários aumentou 6,6%.
Para André Spalenza, coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, o avanço indica que o varejo capixaba começa a vislumbrar uma retomada gradual dos investimentos, apesar das incertezas econômicas. “Há uma melhora nas expectativas, o que abre espaço para modernização, ampliação de estoques e contratações, mesmo que de forma cautelosa”, avalia.
Segundo José Carlos Bergamin, 3º vice-presidente do Sistema Fecomércio-ES (Sesc/Senac), o estado tem apresentado crescimento real próximo de 3%, com destaque para o desempenho do varejo popular. “A recuperação da renda, os programas sociais e a alta empregabilidade têm contribuído para essa movimentação positiva”, afirma.
O levantamento completo está disponível no site portaldocomercio-es.com.br.