Por Rachel Martins
Neste sábado (11/10), os capixabas podem começar a preparar suas cangas para curtir muita música com Rodrigo CX, DJ Nuts e DJ Negana durante a 4ª Festa da Baleia Jubarte 2025, na Praça do Papa. Além do som, de altíssimo nível, a vibe tem como pegada experiências voltadas ao turismo sustentável, arte, música e educação ambiental, com o objetivo de valorizar o mar, a biodiversidade e o turismo responsável.

Curtir o DJ Nuts (Foto acima/ crédito Rafael Kent) com a tarde caindo neste cenário será um presente para os capixabas – ele traz no currículo uma colaboração com Marcelo D2 na criação do Álbum “Eu Tiro Onda (1998), onde utilizou técnicas de sample e produção para fundir o hip hop com a brasilidade do samba e de outros ritmos brasileiros, utilizando samples de artistas como Fundo de Quintal, Baden Powell, e o Zimbo Trio, além da participação de músicos como João Donato e Dom Um Romão.
A DJ Negana é conhecida por um vocabulário sonoro que dialoga com a cultura hip hop, a música africana e diversas vertentes da música de rua, além de sonoridades femininas e periféricas, um trabalho que se debruça sobre a diáspora afrofuturista e as tecnologias musicais ancestrais.

Já Rodrigo CX (foto acima / crédito Thiago Bonfim), que está à frente da produção da festa, traz para o palco o seu projeto inovador “Bossa-Reggae”, uma fusão inédita entre os ritmos da Bossa Nova e do Reggae, que ele apresenta em shows com releituras de clássicos e canções autorais. O projeto busca criar uma sonoridade original e autêntica, celebrando a beleza desses dois poderosos estilos musicais.
“Esse evento vai fazer os capixabas ativarem a memória afetiva, já que mistura vários estilos musicais e com grandes artistas. É um momento único e em uma atmosfera praiana com a vibe do entardecer na Praça do Papa, uma celebração entre as pessoas e o mar. Mas a programação vai além, inclui visita guiada ao Museu da Baleia Jubarte, embarque institucional para avistamento de baleias, palestras educativas, espaços de experiências artísticas e uma feira regenerativa que reúne artistas, artesãos e produtores locais”, explica Rodrigo CX.
Ele explica que o Espaço Experiência oferecerá aquarela ao vivo e artes do mar, enquanto o Live Painting, com o artista Eduardo Trama, promete transformar a energia do oceano em cor e expressão. A Feira Regenerativa apresentará produtos sustentáveis, criações autorais e ações voltadas à economia circular, aproximando o público da arte e da natureza.
O evento é uma realização do Instituto Baleia Jubarte, com apoio da Prefeitura de Vitória e da Secretaria Estadual de Turismo, produção da MDM Áudio Projetos de Arte, Cultura e Música e parceria da Petrobras.
Saiba como participar:
Local: Espaço Baleia Jubarte – Praça do Papa – Vitória/ES
Data: 11 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: das 15 às 22h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia) / Crianças até 7 anos não pagam
Venda: Compra direta no local (sujeito à lotação)
Realização: Instituto Baleia Jubarte
Apoio: Prefeitura de Vitória/Secretaria Estadual de Turismo
Produção: MDM Áudio Projetos de Arte Cultura e Música
Parceria: Petrobras
