A montadora chinesa GWM anuncia oficialmente, na próxima terça-feira (30), a instalação de sua segunda fábrica no Brasil, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. A cerimônia será realizada no terreno onde será construída a unidade, em Barra do Riacho, e contará com a presença do Diretor Global de Produção da empresa, Mr. Meng, além do governador Ricardo Ferraço.
A nova fábrica ocupará uma área de 1,7 milhão de metros quadrados no Parque Industrial de Aracruz. O investimento faz parte do plano de R$ 10 bilhões que a GWM destinará ao Brasil, sendo uma parcela significativa aplicada no empreendimento capixaba.
Segundo o Governo do Estado, a unidade terá capacidade para produzir até 200 mil veículos por ano e contará com um processo industrial completo, incluindo estamparia, soldagem, pintura e montagem final. A expectativa é que seja a fábrica mais moderna da GWM nas Américas.
Durante a fase de construção, deverão ser gerados entre 1.500 e 3.500 empregos, principalmente na construção civil. Quando estiver em plena operação, a fábrica poderá criar até 10 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia de Aracruz e de toda a região Norte do Estado.
A escolha do Espírito Santo foi resultado de negociações iniciadas em 2023. De acordo com a montadora, o Estado apresentou as melhores condições de competitividade, logística e infraestrutura. O projeto também aproveitará a proximidade com o complexo portuário de Barra do Riacho.
O anúncio oficial marca mais um passo para a implantação de um dos maiores investimentos industriais da história recente do Espírito Santo. A expectativa agora é pelo início das obras e pela definição do cronograma para que os primeiros veículos produzidos em Aracruz saiam da linha de montagem.
