O jovem atleta Luca Sathler, de apenas 11 anos, é o representante da Serra na equipe capixaba que disputa o Campeonato Brasileiro de Surf de Base, promovido pela CBSurf. A competição acontece entre os dias 3 e 11 de maio, em Ipojuca, Porto de Galinhas (PE), e reúne 248 atletas de 15 federações estaduais, definindo os campeões brasileiros amadores das categorias de base. Bolsista do programa Serra Atleta, Luca começou a competir aos 6 anos, em outubro de 2020. Com poucos meses de treino, já demonstrava talento ao disputar finais na categoria sub-12 — dois níveis acima da faixa etária recomendada para sua idade na época. Hoje, seu sonho é ser campeão mundial de surf e inspirar outras pessoas a acreditarem em seus objetivos, independentemente das circunstâncias. “Eu amo surfar e penso nisso o dia inteiro”, diz o garoto. O Serra Atleta é uma iniciativa da Prefeitura da Serra, coordenada pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que apoia atletas e paratletas do município em competições de modalidades individuais. “As competições dentro e fora do Estado são importantes, pois promovem a troca de experiências, fortalecem os laços entre os jovens e os incentivam a sonhar e a buscar seus objetivos. São oportunidades de crescimento e aprendizado”, destaca o secretário Anderson Madeira. Equipe Capixaba em crescimento A equipe capixaba de base vem ganhando destaque no cenário nacional. Em sua primeira participação no campeonato, ficou na 11ª colocação entre as 15 federações. No ano seguinte, subiu para o 10º lugar e, em 2024, alcançou a 7ª posição. Em 2025, o objetivo é defender e superar esse resultado com uma equipe mais experiente e preparada. Atualmente, o programa Serra Atleta beneficia 127 atletas e paratletas do município. Para participar, é necessário ter no mínimo 12 anos, ser morador da Serra, estar regularmente matriculado e com frequência escolar comprovada. Informações e foto: PMS
Arco-íris duplo encanta moradores de Vitória na manhã desta segunda (6). Entenda o fenômeno
Um espetáculo da natureza surpreendeu quem passou pela orla de Camburi, em Vitória, logo cedo nesta segunda-feira (5). Por volta das 6h38, a psicóloga Janaina Pereira registrou a cena enquanto levava a filha à escola: um arco-íris duplo atravessava o céu nublado, emoldurado por coqueiros e pelo mar, criando um cenário de beleza impressionante. Mas afinal, o que é um arco-íris duplo? De acordo com meteorologistas, o fenômeno ocorre quando a luz solar é refletida duas vezes dentro das gotas de chuva suspensas na atmosfera. A primeira reflexão gera o arco-íris principal, que é mais brilhante e com as cores mais nítidas. A segunda reflexão, mais fraca, forma um segundo arco acima do primeiro, com as cores invertidas — o vermelho na parte interna e o violeta na parte externa. Não é raro, mas exige uma combinação exata entre a posição do sol, a presença de nuvens com gotas de chuva e o ângulo certo de observação. O fenômeno durou apenas alguns minutos, mas foi suficiente para encantar quem já começava a semana em movimento na capital capixaba.
Semana começa com tempo instável e termina com sol na Grande Vitória
A previsão do tempo para a semana na Grande Vitória indica início com instabilidade e possibilidade de chuvas, mas com tendência de melhora nos próximos dias. Segundo dados do Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a semana será marcada por temperaturas amenas, céu nublado e pancadas passageiras, principalmente até quarta-feira. Segunda-feira (05/05): A capital e os demais municípios da Região Metropolitana terão céu nublado com possibilidade de chuva leve ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre 22°C e 27°C, com umidade relativa do ar elevada. A manhã deve ter maior incidência de precipitações, seguidas por diminuição de nuvens à tarde. Terça-feira (06/05): O tempo segue instável, com possibilidade de chuvas rápidas durante o dia e céu parcialmente encoberto. A mínima prevista é de 21°C e a máxima de 26°C. Quarta-feira (07/05): Ainda com céu parcialmente nublado, mas com menor probabilidade de chuva. As temperaturas começam a subir gradualmente, variando de 22°C a 27°C. À noite, o tempo fica firme. Quinta-feira (08/05): A previsão indica tempo mais firme, com sol entre nuvens e temperaturas entre 21°C e 27°C. A chance de chuva é baixa, favorecendo atividades ao ar livre. Sexta-feira (09/05): Dia de sol com poucas nuvens e clima agradável. As temperaturas oscilam entre 22°C e 28°C, com sensação térmica mais elevada durante a tarde. Fim de semana (10 e 11/05): O sábado deve ser de céu limpo e tempo seco, com mínima de 20°C e máxima de 27°C. Já no domingo, há possibilidade de chuvas passageiras, especialmente no fim da tarde, mas o dia deve começar com sol. As temperaturas variam entre 20°C e 27°C.
Turismo interno: capixabas viajam mais pelo ES e dão nota 7,69 para serviços
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae-ES revelou que os capixabas não apenas reconhecem a importância do turismo para o desenvolvimento do Estado, como também são protagonistas na valorização dos atrativos locais. De acordo com o levantamento, cerca de metade dos moradores das seis regiões turísticas do Espírito Santo realizou pelo menos uma viagem com estadia dentro do próprio estado no último ano — em média, foram cinco viagens por pessoa. A pesquisa, feita com 2.400 moradores, mostrou que o capixaba está cada vez mais interessado em consumir o turismo regional, impulsionado principalmente pela diversidade de opções, proximidade, belezas naturais e bom custo-benefício. Essa tendência interna fortalece o setor e cria um ciclo positivo para o desenvolvimento econômico e cultural. Pedra azul está entre os destinos mais desejados Entre os destinos mais recomendados e desejados estão o Convento da Penha, em Vila Velha, a Pedra Azul, em Domingos Martins, e o Mosteiro Zen, em Ibiraçu. Notas Os serviços turísticos no Espírito Santo obtiveram nota média de 7,69 na pesquisa. Os dados mostram que os visitantes destacam principalmente a diversidade de opções de lazer, a hospitalidade e o bom custo-benefício como atrativos do turismo capixaba. Clique aqui e confira a matéria especial do nEwS Espírito Santo sobre o crescimento do turismo em Pancas. A região das Montanhas foi a mais bem avaliada, com nota 8,09, sendo elogiada pela qualidade dos produtos e serviços. Em seguida aparecem o Central e Noroeste (7,93) e o Caparaó e Sul (7,89), onde a hospitalidade também se destacou positivamente. Já a Grande Vitória recebeu a menor nota (7,27), com críticas à pouca promoção de eventos para turistas, embora tenha sido reconhecida pela variedade de opções de lazer. Os preços cobrados foram apontados como ponto negativo em praticamente todas as regiões. Confira no quadro: Outro dado relevante é o alto índice de recomendação do Estado como destino turístico: 72% dos entrevistados indicariam o Espírito Santo para outras pessoas, e o NPS (Net Promoter Score) do turismo capixaba ficou em 65,7 pontos, inserido na zona de excelência. Mais de 70% dos moradores veem o crescimento do turismo como algo positivo e acreditam que o número de visitantes vai aumentar nos próximos cinco anos. Desafios Apesar do cenário promissor, a pesquisa também apontou desafios a serem superados: melhorias na infraestrutura e transporte, ampliação das opções de lazer e preços mais acessíveis estão entre os principais pontos de atenção. Ainda assim, a percepção geral é de que os impactos positivos do turismo — como geração de empregos, valorização da cultura local e fortalecimento da economia — superam os negativos. Com esse novo olhar para dentro de casa, o Espírito Santo consolida um movimento de valorização interna que reforça sua identidade e potencial turístico. O capixaba está, cada vez mais, viajando dentro do próprio estado — e se encantando com o que vê.
João Gualberto: “A política como espetáculo”
A política como espetáculo migrou do rádio e cinema para as redes sociais, onde gestos teatrais e narrativas simplistas dominam a comunicação pública Desde pelo menos os anos 1980, sociólogos franceses como Alain Touraine e Michel Mafessoli trabalham a ideia de que na época em que vivemos – que desde então Mafessoli chama de pós-modernidade – estamos imersos na sociedade do espetáculo, fato que é hoje muito fácil de ser verificado. Já nos anos 1960, o filósofo Guy Debord falava do mesmo tema. Todos esses autores têm uma abordagem bastante crítica quanto ao conteúdo que vai sendo substituído pela forma, tornando-nos cada vez mais superficiais como sociedades. Mais do que isso, só quem consegue caminhar pelas superfícies consegue se comunicar com esse mundo cada vez mais raso, onde o aprofundar-se resta inútil. Na verdade, podemos ver os sinais dessa política espetáculo no alvorecer do século XX na Alemanha de Hitler, que foi o primeiro líder a utilizar de forma massiva e organizada os modernos instrumentos da comunicação à época, como o rádio. Há mesmo um cinema nazista, elemento mais do que importante na campanha de doutrinação ideológica que construiu o Terceiro Reich. Nele se destacam obras como O Triunfo da Verdade, de Leni Riefentahl, pura propaganda do regime. Por falar em cinema, o documentário Hitler, uma carreira é uma obra importantíssima sobre a imagem pública do dirigente nazista, feito com a colaboração do historiador Joachim Fest, seu biógrafo, com trechos de discursos e dos noticiários cinematográficos da época. Fica muito claro, no filme, como foi construída com detalhes a narrativa que conquistaria não apenas os alemães, mas também boa parte da opinião pública europeia. Foi ela que permitiu o crescimento de uma extrema direita que chegou ao poder em muitos países como Portugal, Espanha e Itália, criando uma legião de colaboradores em outros países com a França, possibilitando a expansão do nazismo. O requinte de detalhes de Hitler, uma carreira permite muito bem compreender porque podemos dizer que o marketing político moderno começa na Alemanha dos anos 1930. Tudo isso embasa a premissa de que os expedientes para transformar a conquista do poder em um espetáculo e desse modo despolitizar a política não surgiram recentemente, como pode ser pensado; na verdade, eles vieram de épocas pretéritas. No fundo é uma espécie de aggiornamento das práticas de conquista do voto, de expansão das doutrinas ideológicas, de determinado partido ou grupo político, possibilitado pela tecnologia, que foi se transformando. Mesmo países como o Brasil da Era Vargas utilizaram o rádio e inclusive o cinema, em larga escala, para construir uma vasta aceitação popular de seus dirigentes. Quando a sociologia política começou a tratar da política espetáculo, ela era praticada com vasto apoio da televisão, o meio de comunicação que ganhou o mundo a partir do fim da segunda guerra, ampliando o papel dos velhos palanques das eleições. A televisão brasileira começa logo no início dos anos 1950. Essa ampliação dos palanques deveu-se à capacidade de sedução ampliada pelas tecnologias, sobretudo a das cores. Hoje ela tem uma catapulta gigantesca: as redes sociais. Eu diria mesmo que a política migrou para as redes sociais, é ali que as pessoas comuns vão se informar no seu cotidiano. É ali, com inúmeros artifícios tecnológicos, que todos podem ampliar suas capacidades de produzir coisas inusitadas. Mais do que isso, é nas redes sociais que os atores políticos brasileiros passaram a produzir suas carreiras. O maior deles, Jair Bolsonaro, não existiria sem as redes sociais. Por meio delas elegeu-se presidente da república sem partido político, sem tempo de televisão, sem uma rede de políticos importantes. Depois aprendeu a sobreviver nessas condições, tanto que, mesmo eleito presidente, usou e abusou de uma estratégia de projetar-se como um homem simples. Sua fala depois da posse foi apoiada em uma mesa improvisada com uma prancha de surfe. Comeu farofa de forma a parecer um brasileiro simples do povo, posou com sandálias quase toscas. Isso todo mundo conhece, porque viu a ópera bufa se desenvolver. Estamos vendo hoje o ápice da política espetáculo com o personagem Donald Trump, com seu gestual teatral, com sua foto oficial demoníaca e suas palavras e atitudes chulas, ocupando a mídia o tempo todo, promovendo bizzarices permanente. Parece que com ele chegamos ao máximo de um tempo marcado pela absoluta ausência de conteúdo e socialização de projetos, tanto que ninguém sabe ao certo onde ele quer chegar. É o tempo dos grandes atores e dos grandes espetáculos. Mas uma hora o ciclo acaba, pois, como tudo, também se esgotará sua capacidade de produzir resultados. João Gualberto Vasconcellos é mestre e professor emérito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Doutor em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciência Política de Paris, na França, Pós-doutorado em Gestão e Cultura. Foi secretário de Cultura no Espírito Santo entre 2015 e 2018. *A opinião do articulista é de total responsabilidade dos autor e não reflete necessariamente a posição do portal News Espírito Santo
Nova tabela do Imposto de Renda entra em vigor; veja o que muda
Quem ganha dois salários mínimos não pagará imposto Começou a valer nesta quinta-feira (1º) a isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para quem recebe até R$ 3.036 por mês, o equivalente a dois salários mínimos em valores atualizados. A medida confirma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de garantir, durante seu mandato, a isenção no mínimo para quem ganha até dois salários mínimos. Uma primeira atualização da tabela do IR já havia sido sancionada em 1º de maio do ano passado. A nova atualização deve ser sentida pelo contribuinte no ano que vem, quando for aberto o período de entrega da declaração do IRPF 2026, que leva em consideração os rendimentos recebidos neste ano. Assim como no ano passado, contudo, as mudanças ocorrem apenas nas duas primeiras faixas de cobrança. Os demais intervalos da tabela progressiva seguem com os mesmos valores inalterados desde 2015. De todo modo, quem tiver recebido mais de dois salários mínimos (R$ 3.036) por mês, de maio de 2025 em diante, deverá pagar imposto de renda sobre os rendimentos de acordo com faixas. Veja como fica: Um projeto de lei com a reforma ampla da tabela do Imposto de Renda, com isenção para quem ganha até R$ 5 mil, foi enviado ao Congresso pelo governo em março e ainda deve ser analisado. O projeto prevê, por exemplo, compensar a perda de arrecadação com os contribuintes de menor renda por meio da cobrança de alíquotas fixas adicionais para quem ganha acima de R$ 600 mil, progressivamente. Caso haja aprovação neste ano, as novas regras podem valer já a partir de 2026. Salário mínimo Neste ano, o salário mínimo foi estabelecido por decreto em R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro. O valor representa um ganho maior do que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apurado nos 12 meses até novembro de 2024. Presidente Lula sancionou, em dezembro, uma lei que alterou a metodologia de cálculo do salário mínimo. Pela nova legislação, a concessão de um aumento real em 2025 levou em consideração, além da inflação medida pelo INPC, a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) medido nos dois anos anteriores, mas com uma limitação de 2,5%. Uma das principais políticas de distribuição de renda, o salário mínimo foi criado para limitar o valor mais baixo da remuneração que alguém pode receber em troca de seu trabalho. O salário mínimo serve também como valor base de benefícios assistenciais e previdenciários pagos pelo governo, como Bolsa Família, aposentadorias, pensões e benefícios de prestação continuada (BPC). Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 59 milhões de pessoas no Brasil têm rendimento ligado ao salário mínimo. Aproximadamente 19 milhões de aposentados e pensionistas recebem o valor do salário mínimo. Medida Provisória Apesar do novo mínimo estar vigente desde o início do ano, somente em meados de abril o governo pôde publicar a Medida Provisória (MP) que atualizou o valor da isenção do Imposto de Renda, para que quem ganha até dois salários mínimos voltasse a ser beneficiado, levando em consideração os valores de 2025. O atraso se deu pela demora do Congresso em aprovar o orçamento deste ano, que foi sancionado apenas em abril, depois de Executivo, Legislativo e Judiciário terem firmado um acordo para garantir maior transparência e rastreabilidade às emendas parlamentares feitas ao orçamento. Informações e Foto: ABf
Governo federal abre 3,4 mil novas vagas para programa Mais Médicos
Os médicos interessados em aderir ao programa Mais Médicos podem se inscrever a partir desta segunda-feira (5). O novo editaldo programa foi lançado pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (2), com 3.174 vagas. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde levando médicos até as regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, onde há escassez ou ausência desses profissionais. Os trabalhadores do Mais Médicos integram as equipes de Saúde da Família e oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população. A meta do Ministério da Saúde é chegar a 28 mil profissionais até o fim de 2025. Distribuição No edital deste 41º ciclo do programa, a oferta das vagas do programa considerou o cenário atual de distribuição de profissionais no país, conforme dados do estudo Demografia Médica 2025, que aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões do país. Do total de vagas (3.174), 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). As vagas do novo edital contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%). As vagas disponibilizadas está publicada na página eletrônica, no link Quadro de Vagas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também publicou em sua rede social as localidades nas cinco regiões do país que terão vagas do programa federal. Perfil do profissional As oportunidades no 41º ciclo do Mais Médicos estão distribuídas entre três perfis profissionais: 1. médicos formados no Brasil com registro no registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no Brasil; 2. médicos brasileiros formados no exterior (intercambista brasileiro); 3. médicos estrangeiros com habilitação para o exercício da medicina no exterior (intercambista estrangeiro). O Ministério da Saúde esclarece que para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho. A documentação e as demais condições exigidas para os médicos brasileiros com registro no Brasil e para os intercambistas(brasileiros e estrangeiros) estão descritas no site. Entre elas: estar em situação regular na esfera criminal perante a justiça estadual e federal no Brasil, do local em que reside ou residiu nos últimos 6 (seis) meses; estar em situação regular com as obrigações militares, se o médico for sexo masculino; estar em situação regular na justiça eleitoral, se for brasileiro. Inscrição Os profissionais médicos devem realizar as adesões ao programa, por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre 5 e 8 de maio. No ato da inscrição no SGP, o médico candidato deverá anexar declaração de próprio punho, datada e assinada, atestando que, se estrangeiro, possui conhecimento da língua portuguesa e, independentemente da nacionalidade, tem ciência das regras de organização do SUS, bem como dos protocolos e diretrizes clínicas no âmbito da atenção primária à saúde. No exercício das atividades pelo Mais Médicos, os profissionais médicos brasileiros e estrangeiros terão direito a benefícios descritos no site do programa, como de bolsa formação, ajuda de custo, auxílios. Eles poderão permanecer no programa por até 48 meses, sem vínculo empregatício de qualquer natureza. Cadastro reserva Neste novo chamamento público para adesão e renovação de vagas do Mais Médicos, o Ministério da Saúde criou a possibilidade de cadastro reserva do programa. Esse mecanismo oferece flexibilidade e agilidade na reposição de profissionais pelos municípios e DSEIs, logo que a necessidade for identificada. Com isso, 2.450 municípios brasileiros e oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que já haviam preenchido vagas em editais anteriores puderam ingressar no cadastro reserva do da política pública. Mais Médicos O Programa Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Atualmente, são 24,9 mil médicos, atuando em 4,2 mil municípios, o equivalente a 77% do território nacional. Os profissionais trabalham identificados com coletes verdes. Dentre essas localidades, 1,7 mil apresentam altos índices de vulnerabilidade social. Do total de médicos em atividade pelo programa federal, 601 deles atuam em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). O Ministério da Saúde espera que a política pública, lançada em julho de 2013, gere impactos positivos nas comunidades atendidas, como a ampliação do acesso aos serviços de saúde na atenção primária, a redução do tempo de espera por atendimento com a utilização do prontuário eletrônico do SUS (e-SUS APS), além de avanços significativos na saúde indígena. Informações e foto: ABr
Festival em Baixo Guandu traz Forró Bemtivi, Paulo Moreno e Maya Ribeiro
O Nosso Festival divulgou os três últimos nomes que completam a programação musical da edição 2025, marcada para os dias 15 e 16 de maio, na Praça São Pedro, em Baixo Guandu (ES). Os artistas Forró Bemtivi, Paulo Moreno e Maya Ribeiro se juntam aos quatro nomes já anunciados: Virona 81, DJ KG, Igor do Forró e Dayane Paixão — estes selecionados por meio de votação popular que recebeu 960 votos na plataforma do evento. Com sete atrações no total, o line-up do festival inclui diferentes estilos e representações artísticas, compondo uma programação que também prevê oficinas criativas, feira de economia criativa e espaço gastronômico. Sobre o evento O Nosso Festival é um projeto cultural de caráter multiplataforma, com foco na diversidade, na coletividade e na valorização da produção local. A proposta é reunir música, arte, ações sustentáveis e experiências de formação em uma programação gratuita e aberta à comunidade. Realizado pela Molaa, o festival conta com apoio da Reparação – Bacia do Rio Doce (por meio do Edital Doce) e da Prefeitura de Baixo Guandu. Molaa Responsável pela realização do evento, a Molaa é um laboratório de soluções criativas que atua desde 2017 na produção de projetos culturais e socioambientais, conectando arte, inovação e impacto social em diferentes regiões do país. Mais informações em: www.molaa.co. Serviço Nosso Festival – Edição Baixo Guandu Datas: 15 e 16 de maio de 2025 Horário: das 16h às 22h Local: Praça São Pedro – Baixo Guandu (ES) Informações: www.nossofestival.com.br | Instagram: @nossofest
Vitória sedia etapa oficial da COP 30 com conferência sobre sustentabilidade
De 11 a 14 de junho, o Espírito Santo será sede de uma etapa oficial da COP 30. A capital Vitória recebe a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que será realizada na Praça do Papa e discutirá políticas públicas, inovação, justiça social e temas ambientais. O evento, gratuito e aberto ao público, é organizado pelo Instituto Sustentabilidade Brasil e faz parte do calendário preparatório da COP 30, que acontece em Belém (PA) em 2025. Segundo o presidente do Instituto, Elias Carvalho, a iniciativa é fruto de um processo iniciado há cinco anos na região do Caparaó. “É uma construção coletiva que ganhou relevância ao longo do tempo”, afirma. Ele destaca a posição estratégica do Espírito Santo como um fator que favoreceu a escolha do estado como sede da conferência. A programação foi estruturada a partir de uma pergunta central: “Que solução prática levaria à transformação?”, e será dividida em 13 trilhas temáticas interligadas. A proposta é promover a integração entre áreas diversas como finanças, saúde, agro e comunicação, fugindo de painéis tradicionais e incentivando o debate entre setores que normalmente não dialogam. Segundo as curadoras do evento, Dani Klein e Mariana Klein, o modelo adotado visa provocar encontros improváveis e garantir diversidade e representatividade. “Queremos conteúdo autêntico e não uma vitrine”, afirmam. Trilhas temáticas As trilhas abrangem temas como: Do Rio a Belém – Conexão ES: articula a agenda da COP 30 com o contexto capixaba; Comunicação e Educação Ambiental; Transformação, com foco em tecnologias como IA e modelos regenerativos; Economia Azul; Direitos Humanos e Justiça Climática; Agronegócio; Transição Energética, entre outras. Jornada científica A conferência também contará com a Jornada Científica Sustentabilidade Brasil, realizada em parceria com a Ufes. O espaço será voltado à apresentação de trabalhos acadêmicos relacionados a mudanças climáticas e justiça social. A submissão de artigos vai até 7 de maio e os melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro, além de publicação nos anais do evento. Entre os eixos da jornada estão ESG, comunicação ambiental, infraestrutura sustentável e conexões entre o Espírito Santo e a agenda da COP. Perspectivas A diretora-executiva do Instituto Sustentabilidade Brasil, Letícia Vieira, afirma que o principal objetivo é criar redes duradouras de colaboração. “A ideia é que as conexões feitas no evento gerem impacto mesmo após o encerramento oficial”, diz. O presidente do instituto, Elias Carvalho, também destaca a atuação do governo estadual na agenda ambiental. “O governador Renato Casagrande tem buscado posicionar o Espírito Santo como referência nacional em desenvolvimento sustentável”, afirma. Serviço Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 Data: 11 a 14 de junho de 2025 Local: Praça do Papa, Vitória – ES Entrada: gratuita Submissão de artigos: até 7 de maio, pelo link https://forms.gle/C7nkbyDrJ1MHweyw9 Foto: Thiago Guimarães
Serra inicia implantação da primeira avenida inteligente do Espírito Santo
A Prefeitura da Serra deu início à implantação da primeira avenida inteligente do Espírito Santo. O projeto será executado na Avenida Eudes Scherrer de Souza, que liga os setores leste e oeste do município. A iniciativa integra o planejamento estratégico da cidade e envolve as secretarias municipais de Obras, Serviços, Segurança Pública e Inovação, Ciência e Tecnologia. O projeto prevê a instalação de semáforos com sistema adaptativo, iluminação pública com LED de intensidade regulável, câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial, faixas de pedestres com iluminação própria, botoeiras inteligentes para pessoas com mobilidade reduzida, além de pontos de ônibus com carregadores de celular abastecidos por energia solar, estações de bicicletas compartilhadas e vagas com recarga para veículos elétricos. De acordo com o prefeito da Serra, Weverson Meireles, a iniciativa é uma continuidade de ações iniciadas na gestão do ex-prefeito Sergio Vidigal. “Logo teremos a oportunidade de entregar ao Espírito Santo a primeira avenida 100% inteligente do Estado”, afirmou. O projeto também inclui um sistema de atendimento ao cidadão integrado à rede de iluminação. Cada poste terá tecnologia que permitirá ao usuário acionar pedidos de manutenção ou registrar demandas diretamente com a administração municipal. Entre os equipamentos previstos, destacam-se os semáforos inteligentes com visibilidade ampliada. Os dispositivos exibem a fase semafórica por até 300 metros e contam com barras luminosas no piso, próximas às travessias, voltadas especialmente à segurança de pedestres distraídos ou com deficiência visual. O sistema de controle de tráfego contará com sensores instalados no asfalto para ajustar automaticamente os tempos dos sinais conforme o fluxo de veículos. Segundo a Secretaria de Obras, esse modelo busca reduzir o tempo de viagem e aumentar a fluidez no trânsito. Seis estações de bicicletas compartilhadas serão instaladas ao longo da avenida, além de outras quatro na orla de Jacaraípe. Também estão previstas três vagas com estrutura para carregamento de carros elétricos. “Estamos em busca de soluções mais avançadas para a mobilidade urbana da cidade”, disse a secretária de Obras, Izabela Roriz, ao comentar sobre o projeto. Ela ressaltou que a avenida terá faixas de pedestres com iluminação própria em toda a sua extensão. Para o secretário de Inovação, Pedro Trindade, a expectativa é que a Avenida Eudes Scherrer se torne referência estadual. “O projeto tem potencial para se tornar um case de sucesso”, afirmou. Informações e foto: PMS